Vous êtes sur la page 1sur 9

Materiais de construo I

Agregados para argamassas e betes

Grupo: Filipa Cunha n63339 Soraia Lemos n58776 Olinda Lagido n62166 Escolastica Fernandes n61793 Vitor Ferreira n 61859

2 ano

ndice
Contedo
Introduo ..................................................................................................................................... 2 Definio de argamassas ............................................................................................................... 3 Definio de beto ........................................................................................................................ 3 Agregados...................................................................................................................................... 4 Agregados finos: ................................................................................................................ 4 Agregados grossos:............................................................................................................ 4

Origem de diferentes tipos de agregados ..................................................................................... 5 Britas ......................................................................................................................................... 5 Materiais provenientes do mar................................................................................................. 5 Materiais provenientes do rio ................................................................................................... 5 Areias dos cabedelos ................................................................................................................. 5 Classificao das areias ............................................................................................................. 5 Aspetos importantes a ter em considerao ................................................................................ 6 Utilidade e desempenho dos agregados para argamassas e beto .............................................. 6 Concluso ...................................................................................................................................... 7 Referncias bibliogrficas ............................................................................................................. 8

Introduo

Neste trabalho vamos abordar o conceito de argamassas, betes e agregados. Iremos definir cada um deles nomear as suas vantagens e desvantagens e como se utilizam no mercado. E relacionar com o seu custo. Pretendemos perceber de que forma os agregados interagem com as argamassas e betes para que possamos avaliar a forma como sero utilizados.

Definio de argamassas
Argamassa o nome que se d mistura feita com pelo menos um ligante, agregados finos e gua. Como ligantes temos o gesso, o cimento e a cal, o agregado mais utilizado a areia podendo ser utilizado tambm o p de pedra. A argamassa tem diversas funcionalidades sendo a principal permitir unir diversos materiais de construo como fim de assentar tijolos e blocos, tacos de madeira, azulejos, cermicas e ladrilhos, regularizar, dar acabamentos s superfcies e impermeabilizar superfcies. Os componentes utilizados no fabrico da argamassa so escolhidos conforme o fim a que se quer dar a mesma, mas sendo a mistura mais utilizada o cimento, areia e gua. A argamassa atua como uma cola que permite unir diversos tipos de materiais de construo e em vrias situaes utilizada para melhorar as caractersticas de adeso. Na produo de argamassas pode-se utilizar fibras para alterar a composio das mesmas de forma a torna-las mais viveis. Conforme as suas caractersticas de composio e respetiva finalidade a argamassa pode ser classificada em 3 tipos: Argamassas para assentamento de alvenarias, para revestimento e para assentamento do revestimento.

Definio de beto
O beto um material constitudo pela mistura proporcionada de agregados, ligantes hidrulicos e por vezes adjuvantes e adies. Os agregados podem ser caracterizados em finos e grossos e podem ser de origem natural, artificial e reciclados. Podendo estes ser aglomerados aos ligantes anteriormente referidos. Os ligantes podem ser hidrfilos, que se dividem em areos (cal e gesso) e hidrulicos (cal hidrulica e cimento), sendo que os primeiros no resistem gua ao contrrio dos segundos. Os ligantes podem ser tambm hidrfobos, como por exemplo o alcatro, que repele a gua, ou seja, esta no tem qualquer papel na produo e endurecimento do aglomerado.

Agregados
Agregados na construo civil so materiais portadores das propriedades adequadas para o fabrico de beto e argamassas. Estes tm as mais variadas formas e volumes. Os agregados podem ser classificados como finos e grossos. Sendo que podem ser tambm de origem natural, artificial e reciclados. Os agregados naturais so os que se encontram na natureza e no sofrem qualquer modificao na sua utilizao, so exemplos de agregados naturais as areias das dunas e depsitos e godos. Os agregados artificiais so de origem mineral e resultam de um processo industrial envolvendo por exemplo modificaes trmicas. Tem-se como exemplo os materiais que resultam da fragmentao propositada de rochas, tais como, areias de triturao, britas e p da pedreira. Os agregados reciclados so aqueles que resultam do processamento de materiais inorgnicos anteriormente utilizados na construo civil. Tal como foi dito anteriormente os agregados so classificados em dois tipos: agregados grossos e finos. Agregados finos: Tm dimenses inferiores a 4mm; Pode ter origem na alterao natural das rochas; Ou no tratamento de agregados artificiais.

Agregados grossos: Tm dimenso superior ou igual a 4mm; Tm dimenso inferior maior ou igual a 2mm.

Para a distino deste tipo de materiais utilizam-se peneiros que nos permitem a caracterizao em finos e grossos.

Origem de diferentes tipos de agregados


Britas
Materiais artificiais obtidos por fragmentao de britadeiras; No tm uma classificao uniforme; A sua dimenso varia com o tipo de obra.

Materiais provenientes do mar


Predominncia de elementos esfricos e arredondados; Os sais e fragmentos de conchas prejudicam a resistncia e so responsveis pelo aparecimento de manchas nas paredes.

Materiais provenientes do rio


Tem formas alongadas; Podem surgir partculas vegetais que prejudicam e impedem uma reao normal no endurecimento; Surgem argilas que necessitam de mais gua, por isso prejudicam a resistncia.

Areias dos cabedelos


Contem grandes quantidades de filler e so areias monogranulares; Grande nmero de vazios.

Classificao das areias


Finas: menor do que 0,5mm Mdias: entre 0,5mm e 2mm Grossas: entre 2mm e 5mm

Aspetos importantes a ter em considerao


Deve-se sempre utilizar o agregado adequado ao tamanho da pea a construir para que os vazios da brita e dos godos sejam preenchidos pela areia e os desta pelo cimento. Para que o beto no altere as caractersticas deve-se conservar a mistura o mais homognea possvel evitando assim fenmenos de segregao. Podendo este fenmeno acontecer quando e beto e transportado em betoneiras. Para isto ser evitado a mistura deve conter uma maior quantidade de finos.

Utilidade e desempenho dos agregados para argamassas e beto


A principal aplicao dos agregados na fabricao de beto e argamassas onde, em conjunto com um aglomerante, constituem uma rocha artificial, com diversas utilidades na construo civil. Assim a principal funo dos agregados compor os diversos elementos estruturais de beto armado (lajes, vigas, pilares, sapatas, etc). Os agregados so imprescindveis no fabrico de betes, ocupando 70 a 80% do volume do beto devido basicamente s suas funes econmicas e tcnicas e ficando assim tambm menos homogneo. Com a utilizao dos agregados reduz-se o uso de cimento conseguindo assim uma reduo bastante relevante dos custos, uma vez que os materiais utilizados neste componente so de baixo custo unitrio. Tecnicamente, os agregados possibilitam que algumas outras propriedades da rocha artificial a ser formada apresentem um melhor desempenho, nomeadamente: reduo da retrao da pasta de cimento, aumento da resistncia ao desgaste, melhor trabalhabilidade, reduz as variaes de volume e aumento da resistncia ao fogo. O objetivo deve de ser o uso da maior quantidade possvel de agregados tal que as suas partculas sejam aglomeradas pela pasta de cimento, ou seja, deve ser utilizado agregado com partculas de maior dimenso possvel campatvel com as condies da obra, com granulometria desde a areia fina ao agregado grosso de modo a minimizar o contedo de vazios na mistura de agregados como tambm a quantidade de pasta de cimento necessria, como j tinha referido.

Concluso
O uso de agregados em conjunto com argamassas e betes faz com que o preo da obra seja menor para alem de oferecer mais resistncia e durabilidade s construes. A utilizao dos diferentes agregados depende da finalidade desejada dependendo da superfcie onde o mesmo se vai utilizar.

Referncias bibliogrficas

Vous aimerez peut-être aussi