Vous êtes sur la page 1sur 7

Normas Especficas para Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas Propagadas In Vitro 1. Dos Objetivos.

Estas normas tm por objetivo complementar as Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas e estabelecer, para todo territrio nacional, as exigncias para a produo de mudas por propagao in vitro, visando garantir a identidade e a qualidade fsica e fitossanitria. 2. DAS CONCEITUAES. (Mencionar e definir os itens significativos para essa norma). 1. Entende-se por material gentico os propgulos (tubrculos, rizomas, estacas, borbulhas, bulbilhos, bulbos ou mudas) de espcies propagadas obrigatria ou preferencialmente por via vegetativa, obtidos no processo de desenvolvimento de uma cultivar, hbrido ou gentipos promissores que, mantidos pelo melhorista ou empresa responsvel ou ainda por quem de direito designado pelos detentores da cultivar ou hbrido, seja representativa das caractersticas nicas e diferenciadoras da cultivar ou hbrido, segundo os descritores da espcie; rea de Limpeza. Finalidade: local para a desinfestao do material proveniente do meio externo e tambm lugar destinado esterilizao dos meios de cultura). (CONCEITUAO) Sala de Preparo de Meio de Cultura. Finalidade: local adaptado para a confeco e esterilizao do meio de cultura. (CONCEITUAO) Sala de Transferncia. Finalidade: local para a operacionalizao do processo de repicagem ou subcultivo. (CONCEITUAO) Sala de Crescimento ou Sala de Incubao. Finalidade: local de crescimento inicial das plntulas. (CONCEITUAO) Casa de Vegetao. Finalidade: local para aclimatao das mudas ou, quando so comercializadas mudas de raiz nua, aclimatao. (CONCEITUAO) pr-

3. DOS PRODUTORES. 3.1. Da Inscrio dos Produtores, Das Exigncias e Das Obrigaes. A inscrio, as exigncias e as obrigaes dos produtores de mudas propagadas in vitro devem seguir as exigncias previstas na Lei 10.711, de 2003, Regulamento aprovado pelo Decreto 5.153, de 2004, e Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 4. Da Inscrio da Unidade de Propagao In Vitro ou Biofbrica.

4.1. Alm das exigncias previstas nas Normas Gerais de Produo e Comercializao de Mudas, tambm so requisitos para a inscrio da unidade de propagao in vitro, a observao das seguintes etapas e equipamentos, considerados bsicos para o desenvolvimento do processo de produo de mudas por propagao in vitro: 4.1.1. A produo de mudas de alta qualidade fitossanitria dever ser realizada em unidade de propagao in vitro ou biofbrica. 4.1.2 A biofbrica deve possuir, no mnimo, os seguintes ambientes: rea de recepo e limpeza do material vegetal, rea de lavagem de vidraria, sala de preparo de meio de cultura, sala de transferncia, sala de crescimento e banheiros; 4.1.3. A biofbrica, quando realiza aclimatao ou pr-aclimatao, deve tambm possuir,: uma estufa, casa de vegetao ou telado com proteo antiafdica, com bancadas (preferencialmente), com sistema de irrigao, piso revestido (concreto, brita ou similar) e com boa drenagem; 4.1.4. A biofbrica deve apresentar um sistema adequado para descarte de produtos qumicos utilizados no processo de produo; 4.1.5 A biofbrica deve apresentar ambientes limpos, preferencialmente com piso liso, de cermica e paredes com pintura antimofo, epxi ou equivalente; 4.1.6. Na biofbrica deve ser mantido um controle eficiente de fungos, bactrias, caros e insetos; 4.1.7. O acesso biofbrica deve ser restrito ao pessoal autorizado; 4.1.8. A entrada de pessoas autorizadas na biofbrica deve ser permitida apenas com vestimenta adequada, sendo indispensvel o uso de jaleco, touca e protetor de sapatos; 4.1.9. A sala de preparo de meio de cultura e/ou lavagem deve dispor de bancada, pia, mesa, cadeiras, armrios e, pelo menos, os seguintes equipamentos: balana de preciso, destilador de gua, reservatrio de gua destilada, peagmetro, autoclave ou equipamento equivalente de esterilizao, forno microondas ou fogo, bico de Bunsen e geladeira; 4.1.10. A sala de transferncia deve dispor dos seguintes equipamentos: capela assptica ou cmara de fluxo laminar, estereomicroscpio e demais instrumentos e utenslios necessrios manipulao in vitro, alm de um sistema de controle de temperatura e de iluminao, visando a qualidade do ambiente de trabalho durante a manipulao do material vegetativo; 4.1.11. A biofbrica deve, preferencialmente, dispor de portas de, no mnimo, 0,90 m de largura por 2,10 m de altura, com sistema automtico de fechamento; 4.1.12. A sala de crescimento ou sala de incubao deve dispor de prateleiras com sistema adequado de iluminao, controle de fotoperodo e temperatura; 5. Da produo de muda propagada in vitro.

5.1. Do material de origem. 5.1.1. Com relao cultivar ou variedade a ser propagada in vitro, o material de origem deve ser oriundo de plantas matrizes registradas e na ausncia destas, deve-se selecionar plantas produtivas e livres de pragas, com caractersticas prprias da cultivar ou variedade para exciso de explantes. 5.1.2. Deve-se proceder indexao para patgenos especficos para as espcies e cultivares que apresentem metodologia. 5.2. Da inscrio de matrizes. 5.2.1. O registro das plantas matrizes e do pomar selecionado, e tambm a identificao de matrizes, devem cumprir as exigncias previstas nas Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 5.3. Da Seleo e Coleta de Material Propagativo. 5.3.1. Para produo de mudas por propagao in vitro, os explantes excisados das matrizes selecionadas devem ser desinfestados em condies asspticas. 5.3.2. Todo lote de muda, a ser micropropagado, deve ser iniciado por meio de explantes obtidos de plantas matrizes cultivadas no campo ou em casas de vegetao, sendo proibida a utilizao de material in vitro.

5.4. Do processo de multiplicao. 5.4.1. 5.4.2. Deve-se respeitar o limite de subcultivos mencionado em normas especficas e padres de cada espcie, para manter a percentagem de variantes abaixo do limite estabelecido para cada espcie. O processo de multiplicao deve ocorrer com a formao de lotes uniformes de mudas. Os protocolos de multiplicao in vitro sero definidos de acordo com a espcie (exigncias nutricionais, hormonais, trmicas e de fotoperodo).

5.4.3.

5.5. Do processo de aclimatao. 5.5.1. No processo de aclimatao devem ser observados os seguintes requisitos: a) as mudas enraizadas devem ser aclimatadas ou pr-aclimatadas em estufas, casas de vegetao ou telados, protegidas do contato de afdeos e outros transmissores de viroses;

b) as mudas devem ser transplantadas para a embalagem definitiva e transportadas para a estufa, casa de vegetao ou telado ou, no caso de mudas pr-aclimatadas, colocadas em embalagem apropriada e enviada ao cliente que assim o desejar;

c) a irrigao das mudas dever ser realizada com gua de boa qualidade.

d)

o substrato deve ser livre de pragas e disposto em bandejas, tubetes, sacos plsticos ou vasos de polietileno;

e) a fase de aclimatao ou pr-aclimatao deve ocorrer em condies de alta qualidade fitossanitria, a fim de se evitar a contaminao por pragas; 5.6. Controle de qualidade das mudas produzidas. 5.6.1. No acompanhamento das mudas deve-se descartar mutantes ou mudas com baixo potencial de desenvolvimento. 5.6.2. Quando o percentual de variantes for maior do que o limite estabelecido para cada espcie, o lote de mudas ser eliminado.

6 Da identificao das mudas micropropagadas. 6.1 Da identificao das mudas na unidade de propagao in vitro. 6.1.1. Na unidade de propagao in vitro o lote de mudas deve ser identificado com plaqueta afixada nas prateleiras ou conter ficha de acompanhamento, contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) nome da espcie e cultivar; b) data do incio da micropropagao; c) nmero de mudas; d) procedncia do material propagativo. (AVALIAR A SUGESTO DE RETIRADA DOS ITENS C E D) 6.1.2. Na casa de vegetao, estufa ou telado, o lote de mudas sob aclimatao ou pr-aclimatao deve ser identificado com placa contendo, no mnimo, as seguintes informaes: a) nome da espcie e da cultivar; b) nome do porta-enxerto, quando for o caso;

c) data da semeadura ou plantio do porta-enxerto, quando for o caso; d) data da enxertia, quando for o caso; e) nmero de mudas; f) procedncia do material propagativo; g) data do incio da aclimatao; h) identificao do lote. 6.2. Da identificao das mudas para a comercializao. A identificao do material propagado in vitro e da muda deve obedecer ao disposto no item 7.2.2 das Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas.

6.3. Da identificao da unidade de propagao in vitro. A identificao da unidade de propagao in vitro deve obedecer o disposto no item 7.3 das Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 7. Da comercializao. 7.1. Podem ser comercializados explantes fase 3 (enraizamento) desde que apresentem condies de iniciar a fase 4 (aclimatao). 7.1.1. As condies referidas no item 7.1 sero definidas em normas especficas de cada espcie. 7.1.2. As razes do explante devem ser isentas de restos de meio de cultura. 7.1.3. Os explantes devem ser embalados vcuo ou acondicionados em caixas de isopor. 7.2. Ao final do processo de aclimatao sero formados lotes de mudas de acordo com os padres estabelecidos para cada espcie. 7.3. No caso de comercializao, sero liberados os lotes ou partes dos lotes de mudas cujo desenvolvimento e vigor atenderem aos padres estabelecidos para cada espcie.

7.4. As mudas devem ser liberadas para comercializao de acordo com as normas e os padres estabelecidos para cada espcie.

8. Da responsabilidade tcnica. A responsabilidade tcnica da unidade de propagao in vitro deve obedecer ao disposto no item 9 das Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 9. Da certificao. A certificao do processo de produo da muda propagada in vitro deve obedecer ao disposto nos itens 10 e 11 das Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 10. Do padro. O padro da muda propagada in vitro deve obedecer ao disposto no item 11 das Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 11. Da vistoria.

11.1. As vistorias obrigatrias, com emisso de Laudo de Vistoria, sero realizadas pelo responsvel tcnico, conforme cronograma previsto no projeto tcnico, e devem ser efetuadas, nas seguintes fases:

a) Fase 1 - estabelecimento in vitro;


b) Fase 2 multiplicao; c) Fase 3 enraizamento; d) Fase 4 - aclimatao. 11.2. As vistorias da muda micropropagada devem ser efetuadas de acordo com as demais recomendaes dispostas no item 13 das Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 12. Da amostragem e anlise de mudas propagadas in vitro. A amostragem e a anlise de mudas micropropagadas deve obedecer ao disposto no item 14 das Normas Gerais

de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 13. Do Termo de Conformidade. O Termo de Conformidade deve obedecer ao disposto no item 15 das Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 14. Da fiscalizao da produo. Alm de atender ao disposto no item 17 das Normas Gerais de Produo, Comercializao Utilizao de Mudas, na fiscalizao da unidade de propagao in vitro recomenda-se que sejam feitas fiscalizaes, preferencialmente, nas fases mencionadas no item 11.1 desta norma.

15. DA FISCALIZAO DO COMRCIO. A fiscalizao do comrcio de explantes e de mudas micropropagadas deve obedecer ao disposto no item 18 das Normas Gerais de Produo, Comercializao e Utilizao de Mudas. 16 DAS DISPOSIES GERAIS. 16.1. As mudas produzidas e comercializadas em desacordo com as normas e os padres estabelecidos, estaro sujeitas s medidas cautelares e penalidades previstas no Regulamento aprovado pelo Decreto n 5.153, de 23 de julho de 2004. 16.2. As sugestes para alterao destas normas devem ser encaminhadas ao MAPA pela Comisso de Sementes e Mudas - CSM.

Vous aimerez peut-être aussi