Vous êtes sur la page 1sur 11

Escola Politcnica de Pernambuco UPE Disciplina: Direito para Engenheiro Professor: Renato Ludmer Email: ludmer@poli.

br

Aula 02

1 Direito Constitucional - Constitucionalismo

Constitucionalismo consiste numa forma de limitao do poder. Trata-se de um fenmeno relativamente recente na sociedade moderna. Para situar o contexto histrico em que se desenvolveu, temos como marco a etapa final dos Estados Absolutistas, no qual o poder do monarca era incontestvel, pois, at ento, no existiam quaisquer instrumentos formais de limitao de poder. O Estado de Direito Constitucional nasceu da crise dos velhos regimes absolutistas com um duplo objetivo: minimizar o poder subjetivo do soberano e criar uma concepo de sistema poltico, potencializando suas funes e garantias. (Entenda-se, aqui, o termo sistema poltico como a forma de organizao de um Estado a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade.)

Ento comearam a surgir os Estados Constitucionais, cuja principal caracterstica era a de vinculao entre Estado e Constituio. Assim, diante do fechamento desse ciclo histrico dos Estados Absolutistas surge o movimento ideolgico de criar uma forma de limitao do poder, ainda que incipiente, aliado ao controle e instrumentalizao do exerccio de Governo, atravs de direitos mnimos a serem garantidos por parte dos Estados.

A Constituio, portanto, o instrumento, o documento que um Estado tem de limitar as aes do governante, ela quem determina as aes do governo, ela quem determina as garantias dos cidados.

Dessa forma, a Constituio pode ser considerada como a lei fundamental de uma Nao, seria, ento, a organizao dos seus elementos essenciais: um sistema de normas jurdicas, escritas ou costumeiras, que regula a forma do Estado, a forma de seu governo, o modo de aquisio e o exerccio do poder, o estabelecimento de seus rgos, os limites de sua ao, os direitos fundamentais do homem e as respectivas garantias; em sntese, o conjunto de normas que organiza os elementos constitutivos do Estado.

Em outras palavras, a Constituio resulta na concepo de limitao ao exerccio do poder, atravs de um instrumento formal, editado por um ente hierarquicamente igual

quele que exercer a soberania, em um determinado territrio, que por sua vez, legitimado pelo povo, como a maneira racional para o exerccio do poder soberano.

Todas as pessoas de direito pblico (governo federal, estadual ou municipal) esto limitadas expressa ou implicitamente pelas normas constitucionais, devendo observar os ditames dela no exerccio de suas atribuies. Por sua vez, todas as normas que integram o sistema jurdico brasileiro s sero vlidas se estiverem em conformidade com as normas da Constituio Federal. Este o princpio da constitucionalidade, ou seja, a supremacia da Constituio que determina que todas as situaes jurdicas estejam de acordo com os princpios e preceitos nela contidos. Tudo que estiver em desacordo com a Constituio ser considerado inconstitucional e, portanto, no poder ter validade ou eficcia.

Trazendo essa idia de constitucionalismo como forma de limitao de poder, sendo o seu instrumento a constituio, e esta, por sua vez, sendo a lei mxima de um Estado, passemos agora a abordar a nossa atual Constituio Brasileira.

Eis as principais caractersticas da Constituio Brasileira de 1988:

1 Quanto ao contedo: Formal qualquer norma que tenha sido introduzida por meio de um procedimento mais dificultoso (do que o procedimento de elaborao das normas infraconstitucionais), por um poder soberano, ter natureza constitucional, no importando o seu contedo. O que interessa aqui a forma de elaborao da norma, e no o seu contedo.

2 Quanto forma: Escrita Formada por um conjunto de regras sistematizadas e organizadas em um nico documento. Ela no afasta o costume como fonte do direito constitucional.

3 Quanto extenso: Analtica Descem s mincias, estabelecendo regras que vo alm dos princpios fundamentais e estruturais do Estado. Algumas regras previstas na Constituio, na verdade, deveriam estar inseridas em leis infraconstitucionais, como o art. 242 2 da CF/88, que dispe que o Colgio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, ser mantido na rbita federal.

4 Quanto ao modo de elaborao: Dogmtica significa o momento em que ela surge, ou seja, se lentamente ao longo da histria (seriam as histricas) ou num instante especfico (as dogmticas). Todas as nossas Constituies foram dogmticas. E se nascem num determinado momento especfico, porque so necessariamente escritas.

5 Quanto origem: promulgada Elaborada por representantes escolhidos pelo povo, fruto da Assemblia Nacional Constituinte. Observe-se mais adiante quanto trataremos do prembulo da Constituio.

6 Quanto estabilidade: rgida Para modific-la, necessrio um processo mais rigoroso do que o procedimento de elaborao das normas infraconstitucionais. O termo estabilidade no se refere ao tempo de vigncia, de permanncia da norma constitucional.

A Constituio Federal brasileira, tambm chamada de Constituio cidad, foi publicada em 05 de outubro de 1988. Ela foi promulgada, ou seja, formou-se a partir da "vontade do povo", dando seu voto para parlamentares que os representam na Assemblia Constituinte e levam com eles as demandas, as vontades da sociedade como um todo para que elas se transformem em normas constitucionais (so prprias dos regimes democrticos). J as Constitui es outorgadas so elaboradas segundo a vontade de um ou de alguns detentores do poder, no havendo a participao do povo nem de forma indireta e muito menos direta (prprias de governos autoritrios). Elas so impostas, so exemplos as constituies comunistas da formao da Rssia em 1918, a da China comunista de Mao Ts Tung, da Cuba de Fidel e etc. O Brasil j teve algumas Constituies outorgadas (1824, 1937, 1967 e 1969).

no prembulo da nossa Constituio Federal que percebemos que ela foi promulgada. Vejamos: (Entenda-se prembulo como sendo uma nota introdutria)

Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bemestar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Aps o prembulo temos o incio da Constituio Federal propriamente dita. Ela Iniciase com o Ttulo I Dos Princpios Fundamentais. O art. 1 trata da forma de Estado e da Forma de Governo, elencando os seus fundamentos:

TTULO I Dos Princpios Fundamentais

Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.

Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

Dessa forma, o art. 1 da Constituio define sua Forma de Estado (Federao), Forma de Governo (Repblica), alm de elencar os seus Fundamentos. Portanto:

- Forma de Governo brasileiro: Repblica. A Repblica (do latim res publica, "coisa pblica") uma forma de governo na qual o chefe do Estado eleito pelos cidados ou seus representantes, tendo a sua chefia uma durao limitada. A forma de eleio do chefe de Estado, por regra chamado Presidente da Repblica, normalmente realizada atravs do voto livre e secreto. Dependendo do sistema de governo ou regime de governo, o presidente da repblica pode ou no acumular o poder executivo. (O presidencialismo, por sua vez, um sistema de governo no qual o presidente da repblica chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, ele quem escolhe os chefes dos grandes departamentos ou ministrios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separao de poderes: Legislativo, Judicirio e Executivo.)

Forma de Estado brasileiro: Federao. D-se o nome de Federao ou Estado federal a um Estado composto por diversas entidades territoriais autnomas dotadas de governo prprio, geralmente conhecidas como "Estados". Eles so autnomos, isto , possuem um conjunto de competncias ou prerrogativas garantidas pela constituio que no podem ser abolidas ou alteradas de modo unilateral pelo governo central. Entretanto, apenas o Estado federal considerado soberano, inclusive para fins de direito internacional: normalmente, apenas estes possuem personalidade internacional. Diferentemente dos Estados Unitrios, que no sofrem diviso interna, o governo central assume a direo exclusiva de todos os negcios pblicos, somente existe um Poder Executivo, um Legislativo e um judicirio. Exemplos: Frana, Espanha, Itlia e Portugal.

Agora vamos definir os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil:

I Soberania o poder ou autoridade absoluta de um lugar, propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que no deve sua validade a nenhuma outra ordem superior. No plano internacional denominamos independncia.

II - Cidadania - O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" noo de direitos, especialmente os direitos polticos, que permitem ao indivduo intervir na direo dos negcios pblicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formao do governo e na sua administrao, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo pblico (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a prpria definio de Direito, pressupe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivduo so garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade. a participao nas decises polticas.

III Dignidade da pessoa humana - base da prpria existncia do Estado brasileiro e, ao mesmo tempo, fim permanente de todas as suas atividades. a criao e manuteno das condies para que as pessoas sejam respeitadas, resguardadas e tuteladas, em sua integridade fsica e moral, asseguradas o desenvolvimento e a possibilidade da plena concretizao de suas potencialidades e aptides.

IV Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa Aqui a Constituio est se preocupando com duas pessoas. O empregador e o trabalhador. Aqui se reconhece que o Brasil vai crescer com o trabalho de cada cidado e com a livre iniciativa, que vai criar empregos. a livre iniciativa consiste num dos pilares do capitalismo, a liberdade de cada um livremente prover seu capital, constituir empresas, adquirir bens. Os valores sociais do trabalho esto ligados dignidade do homem, necessidade do trabalho de prover seu sustento, ter respeitada sua incolumidade fsica, etc. V Pluralismo poltico - o reconhecimento de que vrios partidos possuem igual direito ao exerccio do poder poltico segundo procedimentos eleitorais claramente definidos. Desta forma, o pluralismo poltico uma das mais importantes caractersticas da democracia moderna. No Pluralismo Poltico temos diversos grupos detentores de uma parcela determinada de poder, no intuito de se evitar que um nico setor adquira influncia desproporcional e, conseqentemente, controle os demais. Assim, a sociedade dividida de forma que os interesses de um grupo sero ora conflitantes e ora concordantes com os interesses de outro grupo. A idia de que todo Estado deva possuir uma constituio e que esta deve conter limitaes ao poder autoritrio e regras de prevalncia dos direito fundamentais desenvolve-se no sentido de consagrao de um Estado Democrtico de Direito e, portanto, de soberania popular.

Voltando ao Pargrafo nico do artigo Primeiro da Constituio Federal: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. O pargrafo acima citado consagra a idia de democracia semidireta ou participativa, ou seja, em alguns momentos a vontade do povo pronunciada indiretamente, atravs dos seus representantes eleitos. Em outras situaes, os cidados participam diretamente, atravs do plebiscito, referendo ou iniciativa popular. Plebiscito e referendo so duas formas de consulta ao povo para que delibere sobre matria de acentuada relevncia, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. A diferena est no momento da consulta: o plebiscito acontece antes da edio do ato legislativo ou administrativo. No referendo, por sua vez, primeiro acontece a publicao do ato, para s depois submet-lo votao do povo, que ir ratific-lo (confirm-lo) ou rejeit-lo. Aconteceu em 1993 quando foi questionada ao povo brasileiro a possibilidade de mudana do sistema de governo de presidencialista para parlamentarista e tambm a mudana da forma de governo (monarquia ou repblica). O referendo mais recente foi sobre o comrcio de arma de fogo (a populao votou pela possibilidade do comrcio de arma de fogo). A iniciativa popular consiste, no mbito federal, na possibilidade da prpria populao apresentar projeto de lei Cmara dos Deputados, preenchidos os requisitos de quantidade na subscrio do projeto (1% do eleitorado nacional, etc.). Dando segmento nossa Constituio, vamos ao art. 2: Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Em sala vamos dar uma explanao geral sobre a estrutura dos Poderes. Ao final desse material, transcrevemos alguns trechos da Constituio Federal que tratam da estrutura dos Poderes. Por ltimo, observe-se um quadro simplificado do Poder Judicirio (na ltima pgina). Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos;

IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Asilo Poltico um instituto jurdico que visa proteo a qualquer cidado estrangeiro que se encontre perseguido em seu territrio por delitos polticos, convices religiosas ou situaes raciais. Entre diversos pedidos de asilo poltico ao governo brasileiro, podemos citar o caso de alguns atletas cubanos que desertaram de sua delegao nos Jogos Pan-americanos (2007) e fizeram tal requerimento. No se deve confundir asilo poltico com refgio. Este ltimo procedimento trata de fluxos macios de populaes deslocadas por razes de ameaas de vida ou liberdade. J o asilo poltico outorgado separadamente, caso a caso. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. O Mercosul, como conhecido o Mercado Comum do Sul, a unio aduaneira (livre comrcio intrazona e poltica comercial comum) de cinco pases da Amrica do Sul. Em sua formao original o bloco era composto por quatro pases: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Desde 2006, a Venezuela depende de aprovao dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada, mais especificamente do parlamento paraguaio, visto que os outros trs j ratificaram-na. No dia 17 de dezembro de 2007, Israel assinou o primeiro acordo de livre comrcio (ALC) com o bloco. No dia 2 de agosto de 2010, foi a vez de o Egito assinar tambm um ALC.

TTULO IV Da Organizao dos Poderes CAPTULO I DO PODER LEGISLATIVO Seo I DO CONGRESSO NACIONAL Art. 44. O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. Pargrafo nico. Cada legislatura ter a durao de quatro anos. Art. 45. A Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal.

1 - O nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por lei complementar, proporcionalmente populao, procedendo-se aos ajustes necessrios, no ano anterior s eleies, para que nenhuma daquelas unidades da Federao tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados. 2 - Cada Territrio eleger quatro Deputados. Art. 46. O Senado Federal compe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princpio majoritrio. 1 - Cada Estado e o Distrito Federal elegero trs Senadores, com mandato de oito anos. 2 - A representao de cada Estado e do Distrito Federal ser renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois teros. 3 - Cada Senador ser eleito com dois suplentes. Art. 47. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

CAPTULO II DO PODER EXECUTIVO Seo I DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA REPBLICA Art. 76. O Poder Executivo exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado. Art. 77. A eleio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica realizar-se-, simultaneamente, noventa dias antes do trmino do mandato presidencial vigente. Art. 77. A eleio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica realizar-se-, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no ltimo domingo de outubro, em segundo turno, se houver, do ano anterior ao do trmino do mandato presidencial vigente. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 16, de 1997) 1 - A eleio do Presidente da Repblica importar a do Vice-Presidente com ele registrado. 2 - Ser considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido poltico, obtiver a maioria absoluta de votos, no computados os em branco e os nulos. 3 - Se nenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeira votao, far-se- nova eleio em at vinte dias aps a proclamao do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos vlidos. 4 - Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistncia ou impedimento legal de candidato, convocar-se-, dentre os remanescentes, o de maior votao.

5 - Se, na hiptese dos pargrafos anteriores, remanescer, em segundo lugar, mais de um candidato com a mesma votao, qualificar-se- o mais idoso. Art. 78. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituio, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a unio, a integridade e a independncia do Brasil. Pargrafo nico. Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de fora maior, no tiver assumido o cargo, este ser declarado vago. Art. 79. Substituir o Presidente, no caso de impedimento, e suceder- lhe-, no de vaga, o Vice-Presidente. Pargrafo nico. O Vice-Presidente da Repblica, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliar o Presidente, sempre que por ele convocado para misses especiais. Art. 80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga. 1 - Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. 2 - Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores. Art. 82. O mandato do Presidente da Repblica de cinco anos, vedada a reeleio para o perodo subseqente, e ter incio em 1 de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio.(Vide Emenda Constitucional de Reviso n 5, de 1994) Art. 82. O mandato do Presidente da Repblica de quatro anos e ter incio em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 16, de 1997) Art. 83. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

CAPTULO III DO PODER JUDICIRIO Seo I DISPOSIES GERAIS Art. 92. So rgos do Poder Judicirio: I - o Supremo Tribunal Federal;

I-A o Conselho Nacional de Justia; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) II - o Superior Tribunal de Justia; III - os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho; V - os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juzes Militares; VII - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios. 1 O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 2 O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores tm jurisdio em todo o territrio nacional. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) OBS.: Temos ainda, alm dos trs Poderes, as funes essenciais Justia, representadas atravs do Ministrio Pblico (promotores), Advocacia Pblica (Procuradores ou advogados pblicos), Advocacia privada(advogados) e Defensoria Pblica (defensores pblicos). Segue abaixo um quadro simplificado da estrutura do Poder Judicirio Brasileiro:

10

11

Vous aimerez peut-être aussi