Vous êtes sur la page 1sur 6

Introduo ao estudo dOs Lusadas

Os Lusadas de Lus de Cames Em Os Lusadas, Lus de Cames conta a histria gloriosa do povo portugus. Ambos, autor e obra, representam ao mais alto nvel a literatura portuguesa e marcaram, decididamente, a literatura universal.

Contextualizao da poca Os Lusadas so uma obra do sc. XVI. Este sculo, caracterizado por uma grande viragem no pensamento humano, marcado por trs grandes movimentos culturais: o Humanismo, o Renascimento e o Classicismo.

Humanismo No Humanismo, o homem encontra-se no centro das atenes, dando lugar ao antropocentrismo (antropos significa Homem) que se ope ao teocentrismo (Deus no centro). Trata-se de um movimento intelectual europeu que procurou vigorosamente descobrir e reabilitar a literatura e o pensamento da Antiguidade Clssica e que tem como interesse central o Homem, no pleno desenvolvimento das suas virtualidades e empenhado na ao, havendo aqui a ntida oposio conceo hierrquica e feudalista do Homem medieval.

Renascimento O Renascimento desenvolveu-se em pases da Europa Central e Ocidental, como a Itlia (passando sucessivamente de Florena a Siena e depois a Roma, e alastrando posteriormente a toda a Pennsula italiana), nos sculos XIV a XVI e veio a irradiar e a ter fundas repercusses na cultura de praticamente todos os pases do continente europeu. As figuras de proa do movimento gostavam de se apresentar como crticos do obscurantismo medieval, numa atitude de contestao tradicional influncia da religio na cultura, no pensamento e na vida quotidiana ocidental. O movimento renascentista comea por ser uma contestao da

ideologia dominante durante o milnio medieval: civilizao crist contrape-se uma ideologia antropocntrica, revelando um desejo de fazer renascer a Antiguidade greco-latina, que, na interpretao ento prevalecente, se caracterizara precisamente por colocar o Homem no centro do Universo e representava um ideal de civilizao natural.

Classicismo O Classicismo consiste num sentimento de admirao pela antiguidade clssica e no desejo de imitao da cultura greco-romana e de retoma dos seus valores, reflectindo-se em todas as artes como a pintura, a escultura e a literatura. Com base nos modelos clssicos greco-romanos, este movimento tem como principais valores a harmonia, a simplicidade, o equilbrio, a preciso e o sentido das propores. Refira-se, como exemplo, na pintura Leonardo da Vinci e Rafael. Os estudos das poticas de Horcio e de Aristteles disciplinam a desordem artstica medieval. O enriquecimento filosfico e esttico que oferece o estudo de Plato, Homero, Sfocles, squilo, Ovdio, Virglio e Fdias d aos valores ocidentais maior dignidade artstica e intelectual. A Itlia, detentora dos valores clssicos, latinos e gregos, considerada o bero deste movimento, com Dante, Petrarca e Boccaccio.

Lus de Cames (1524? 1580)


Foi durante o sculo XVI que viveu Lus de Cames. Concretamente, com base documental, sabe-se muito pouco da sua histria. Pensa-se que ter nascido por volta de 1524. A sua formao acadmica foi realizada em Coimbra. A sua vida foi especialmente marcada por duas atividades: as armas, serviu como soldado em Ceuta, por volta de 1549-1551, a perdendo um olho, e as letras. Ter sido na ndia que o poeta iniciou a escrita do primeiro canto dOs Lusadas. Mais tarde, em Macau, ter composto mais seis cantos. Conta-se que durante uma viagem para Goa, o barco em que Cames seguia, naufragou e o poeta salvou o seu poema pico, nadando apenas com um brao e erguendo o outro fora da gua. Pensa-se que foi em Moambique que terminou a epopeia, que veio a ser publicada em 1572 com o apoio do rei D. Sebastio. Esta obra , hoje, mundialmente conhecida e Cames tornou-se o escritor portugus mais clebre. Apesar da sua grandiosidade, Cames viveu sempre com muitas dificuldades e desiluses. A sociedade corrompida e decadente em que se inseria nunca o reconheceu. As pessoas do seu tempo no souberam valorizar nem a obra nem o poeta. Aps vrios

anos amargurados pela doena e pela misria, o poeta morreu em 1580, no dia 10 de Junho. Lus Vaz de Cames considerado o maior poeta de lngua portuguesa e dos maiores da Humanidade. O seu gnio comparvel ao de Virglio, Dante, Cervantes ou Shakespeare. Das suas obras, a epopeia Os Lusadas a mais significativa.

A epopeia clssica
Cames escreveu Os Lusadas sob a forma de narrativa pica ou epopeia, forma muito utilizada na Antiguidade Clssica e que Cames conhecia bem.

Para saber
Definio de epopeia Uma epopeia, forma literria da Antiguidade Clssica, define-se como uma narrativa, estruturada em verso, que narra, atravs de uma linguagem cuidada, os feitos grandiosos, de um heri, com interesse para toda a humanidade.

Aristteles, filsofo grego que viveu durante o sc. III a. C., descreveu os requisitos necessrios composio de uma epopeia.

Protagonista = Heri Ao Insero de consideraes do poeta no texto -unidade -variedade -verdade -integridade

Estrutura interna: - proposio - invocao - dedicatria - narrao

Epopeia
Narrao in medias res

Estrutura externa: Narrativa em verso

Interveno do maravilhoso / sobrenatural

A epopeia de Lus de Cames


Ao analisarmos Os Lusadas, e depois de conhecermos os elementos constituintes de uma epopeia, conclumos que Cames segue, em muitos aspetos, o modelo clssico apresentado. Protagonista O heri d Os Lusadas um heri coletivo e no individual, como nas antigas epopeias. O povo portugus o protagonista desta epopeia, o peito ilustre lusitano, simbolicamente representado por Vasco da Gama, que, ao narrar a histria da ptria ao rei de Melinde, revela a heroicidade do seu povo. Ao A ao d Os Lusadas plena de herosmo, pois narra a descoberta do caminho martimo para a ndia, um acontecimento com interesse universal. A ao d Os Lusadas apresenta quatro qualidades:

Ao

unidade

variedade

verdade

integridade

- unidade: um todo harmonioso, todos os factos esto intrinsecamente ligados; - variedade: apresenta grande variedade de episdios: mitolgicos, blicos, lricos, naturalistas e simblicos; - verdade: o assunto quase na totalidade real, com alguns momentos de verosimilhana; - integridade: a narrativa pode ser dividida em trs momentos determinantes introduo ( Canto I, estrofes 1 a 18), desenvolvimento ( Canto I, estrofe 19, a Canto X, estrofe 144) e concluso (Canto X, estrofes 145 a 156). Narrao In medias res (a meio da ao) No inicio da narrao (estrofe 19, Canto I), a ao apresenta-se numa fase adiantada, in medias res J no largo Oceano navegavam; mais adiante, atravs de uma analepse, narram-se os preparativos da viagem, as despedidas em Belm, o discurso do Velho do Restelo e a partida para a ndia (Canto IV). Maravilhoso nOs Lusadas h interveno de entidades sobrenaturais pags, os deuses venerados na civilizao greco-latina, que favorecem os portugueses adjuvantes, como Jpiter e Vnus ou os que prejudicam oponentes, como Baco, que se revela o principal opositor dos marinheiros. Trata-se do maravilhoso pago. H tambm splicas feitas a Deus, Divina Providncia. Trata-se do maravilhoso cristo. Estrutura Interna Os Lusadas dividem-se em quatro partes:

Estrutura interna

Proposio

Invocao

Dedicatria

Narrao

- Proposio: o poeta expe os seus objetivos (Canto I, estrofes 1 a 3); - Invocao: Cames pede inspirao s Tgides (ninfas do Tejo) (Canto I, estrofes 4 e 5); - Dedicatria: o poeta dedica a sua obra ao rei D. Sebastio (Canto I, estrofes 6 a 18); - Narrao: a ao iniciada in medias res (Canto I, estrofe 19 at ao fim). Estrutura Externa Quanto estrutura externa, o poema est dividido em dez cantos, com o total de 1102 estrofes. As estrofes so oitavas, os versos so decassilbicos. Predominando o verso herico. A rima cruzada nos seis primeiros versos e emparelhada nos dois ltimos: abababcc. Consideraes do Poeta Cames faz algumas intervenes na narrativa, sobretudo no incio e no final dos Cantos, mas so reduzidas.

Gruta de Cames em Macau

Bom trabalho! Maria Filomena Ruivo Ferreira Santos

Vous aimerez peut-être aussi