Vous êtes sur la page 1sur 6

Civilizao Maia

A civilizao Maia, muito provavelmente, foi a mais antiga das civilizaes pr-colombianas, embora jamais tenha atingido o nvel urbano e imperial dos Astecas e Incas. Distingue-se dois grandes perodos na civilizao maia, chamada de Antigo Imprio e Novo Imprio. O Antigo Imprio teve seu centro no norte da Guatemala, mas se estendeu pelo sul do Mxico e tambm por Honduras. O Novo Imprio ocupou a metade setentrional da pennsula de Yucatn. Jamais foram um imprio, embora possussem uma cultura comum, e sim uma reunio de diferentes grupos tnicos e lingsticos como os huastecas, os tzental-maia e os tzotzil. Provavelmente a primeira civilizao a florescer no hemisfrio ocidental, ocuparam a Amrica Central por mais de vinte sculos e atingiram alto grau de evoluo, no que se refere ao conhecimento de matemtica e astronomia, capaz de sobrepujar as culturas europias da mesma poca. Os ancestrais do povo maia foram, provavelmente, grupos mongis que atravessaram uma faixa de terra entre a Sibria e o Alasca, onde hoje o estreito de Bering, h cerca de 15.000 anos, no final do pleistoceno. Organizaram-se inicialmente em pequenos ncleos sedentrios, baseados no cultivo do milho, feijo e abbora. Construram centros cerimoniais que, por volta do ano 200 da era crist, evoluram para cidades com templos, pirmides, palcios e mercados. Tambm desenvolveram um sistema de escrita hieroglfica, um calendrio e uma astronomia altamente sofisticados.

Sabiam fazer papel a partir da casca de fcus e com ele produziam livros. Extremamente hierarquizada, a sociedade maia contava em cada cidadeestado com uma autoridade mxima, de carter hereditrio, dita halach-uinic ou "homem de verdade", que era assistido por um conselho de notveis, composto pelos principais chefes e sacerdotes. O halach-uinic designava os chefes de cada aldeia (bataboob), que desempenhavam funes civis,

militares e religiosas. A suprema autoridade militar (nacom) era eleita a cada trs anos. Outros cargos importantes eram os guardies (tupiles) e os conselheiros (ah holpopoob).A nobreza maia inclua todos esses dignitrios, alm dos sacerdotes, guerreiros e comerciantes. A classe sacerdotal era muito poderosa, pois detinha o saber relativo evoluo das estaes e ao movimento dos astros, de importncia fundamental para a vida econmica maia, baseada na agricultura, . O sumo sacerdote (ahau kan) dominava os segredos da astronomia, redigia os cdices e organizava os templos. Abaixo do sumo sacerdote havia os ahkim, encarregados dos discursos religiosos, os chilan (adivinhos) e os ahmn (feiticeiros). Os artesos e camponeses constituam a classe inferior (ah chembal uinicoob) e, alm de se dedicarem ao trabalho agrcola e construo de obras pblicas, pagavam impostos s autoridades civis e religiosas. Na base da pirmide social estava a classe escrava (pentacoob), integrada por prisioneiros de guerra ou infratores do direito comum, obrigados ao trabalho forado at expiarem seus crimes.

A base da economia era a agricultura primitiva praticada as milpas, unidades de produo agrria. O trato da terra era comunal, em sistema rotativo de culturas, sem adubagem ou tcnica elaborada, o que levava ao rpido esgotamento do solo e seu conseqente abandono. Praticavam a caa, pesca e criavam animais para a alimentao. Desconheciam no entanto a trao animal, o arado e a roda. Por falta de matria-prima local no conheceram tambm a metalurgia, mas desenvolveram importante indstria ltica (de pedra) que lhes fornecia armas, enfeites e instrumentos de trabalho. Tiveram ainda muita importncia na civilizao maia a produo de cermica (embora no conhecessem a roda de oleiro), a cestaria, a tecelagem e a arte lapidria.A ascendncia de sua cultura revela-se no terreno intelectual, historiadores, para quem a Europa o centro do mundo, chegaram a comparar os maias aos gregos, em termos de importncia cultural. Os sacerdotes, detentores do saber, eram responsveis pela organizao do calendrio, pela interpretao da vontade dos deuses por meio de seus conhecimentos dos astros e da matemtica. Foram seus conhecimentos de aritmtica que lhe permitiram fazer clculos astronmicos de notvel exatido, inventando o conceito de abstrao matemtica.

Graas a estudos minuciosos do movimento celeste em observatrios construdos para essa finalidade, os astrnomos maias foram capazes de determinar o ano solar de 365 dias. No calendrio maia, havia um ano sagrado (de 260 dias) e um laico (de 365 dias), composto de 18 meses de vinte dias, seguidos de cinco dias considerados nefastos para realizao de qualquer empreendimento. Tambm adotavam um dia extra a cada quatro anos, como ocorre no atual ano bissexto. Os dois calendrios eram sobrepostos para formar a chamada roda ou calendrio circular. Para situar os acontecimentos em ordem cronolgica usava-se o mtodo da "conta longa", a partir do ano zero, correspondente a 3114 a.C.. A inscrio da data registrava o nmero de ciclos -kin (dia), uinal (ms), tun (ano), katun (vinte anos), baktun (400 anos) e alautun (64 milhes de anos) - decorridos at a data considerada. Acrescentavam-se informaes sobre a fase da Lua e aplicava-se uma frmula de correo de calendrio que harmonizava a data convencional com a verdadeira posio do dia no ano solar. No auge da civilizao, a arte dos maias era fundamentalmente diferente de todas as outras da regio, por ser muito narrativa, barroca e, com freqncia, extremamente exagerada, em comparao com a austeridade de outros estilos. A arquitetura, voltada sobretudo para o culto religioso, lanava mo de grandes blocos de pedra e caracterizava-se por abbadas falsas e hierglifos esculpidos ou pintados como motivos de decorao. As construes que mais simbolizam a arquitetura da civilizao so os templos decorados com murais e smbolos esculpidos, e construdos sobre pirmides, com topos terraceados. Uma escadaria central num dos lados da pirmide conduzia o sacerdote ao interior do santurio, enquanto o povo permanecia no sop do monumento. Diante da escadaria, ergue-se, quase sempre, um monlito com a figura de um personagem aparatosamente vestido, rodeado de motivos simblicos e hierglifos. Um dos mais importantes monumentos desse tipo est situado nas runas de Chichn Itz. Os palcios, com vrias salas e ptios internos, tinham plantas simples e retangulares. Entre suas construes destaca-se o templo de Kukulkan (no Mxico), que foi usado como observatrio astronmico. As quatro faces do templo esto voltadas para os pontos cardeais e representam as estaes do ano. Nos dias 21 de maro e 23 de setembro,quando o dia tem exatamente a mesma durao da noite, o sol (que incide s 17h e 30min sobre o templo em forma de pirmide) projeta uma sombra nos degraus que forma a imagem de Kukulkan, o deus da serpente emplumada.

A escultura subordinada arquitetura como elemento decorativo; em pedra, estuque e madeiradecoravam lpides, dintis, frisos e escadarias.Na pintura, so importantes os murais multicoloridos, com tcnica de afresco, sobre temas religiosos ou histricos,tambm empregada para decorar a cermica e ilustrar os cdices.exemplos de pintura mural foram encontrados em Bonampak (onde destaca-se a magnfica indumentria representada) e em Chichn Itz. Os afrescos do templo de Cit Chac Cah (estado de Chiapas), possivelmente do sculo VII, foram executados em estilo realista e cores vivas, nas paredes das trs salas de cinco metros de altura, com cenas religiosas e profanas. J a arte da cermica maia pode ser dividida em dois grupos: os utenslios de cozinha no decorados e oferendas fnebres. Os vasos destinados a acompanhar o corpo reverenciado eram geralmente pintados ou entalhados com cenas naturalistas ou freqentemente macabras. Em Uaxactn, encontraram-se estatuetas muito primitivas, todas representando mulheres. Do perodo Chicanel, so outras estatuetas e vasos de formas simples, vermelhos e negros. Na fase seguinte, dita Tsakol, a cermica, mais apurada, apresenta grande diversidade de formas e acentuada estilizao (Tikal e Uaxactn). A fase final, conhecida como Tepeu, caracteriza-se pela delicadeza das formas dos vasos, decorados com cenas e inscries. A pedra mais preciosa para os maias era o jade, bastante trabalhado pelos artesos e modelado principalmente em forma de placas, relevos ou contas de colar. Dos trabalhos em jade, restam alguns exemplos como a placa de Leyden (Tikal) e a do Museu Britnico, de extraordinria perfeio.

No auge de sua civilizao e cultura os maias abandonaram suas cidades, templos, monumentos e tesouros sagrados. Algo incompreensvel ocorreu por volta de 600 d.C., para que este povo, de repente e sem motivo, simplesmente desaparecesse! A selva devorou construes e estradas, quebrou os muros e produziu uma imensa paisagem de runas. Nenhum habitante jamais retornou queles locais. Alguns estudiosos atribuem o

abandono dos centros maias guerra, insurreio, revolta social, invases brbaras etc. De fato, os grandes centros foram abandonados, porm no de sbito, as hipteses mais provveis apontam para uma explorao intensiva de meios de subsistncia inadequados, provocando a exausto do solo e a deficincia alimentar. A cultura maia posterior, fundindo-se com a dos toltecas, prolongou-se no Novo Imprio Maia at a conquista pelos espanhis, a partir de 1523. A cultura maia s comeou a ser explorada durante a primeira metade do sc. XIX, pelo americano John Stephens e o desenhista ingls Frederik Catherwood. Eles descobriram vrias cidades, sendo que a que mais chamou a ateno Chichen-Itz. Publicaram o resultado de suas pesquisas, e foi atravs destas obras que o povo ficou sabendo que no eram simples ndios, mas possuam uma complexa organizao. Ao serem encontrados pelos exploradores, os maias tiveram sua civilizao destruda. Os padres espanhis ao descobrirem que aqueles ndios possuam livros, resolveram destru-los, alegando serem escritos demonacos, mas na verdade, queriam evitar que de alguma forma aquela cultura fosse divulgada para futuras geraes.

O bispo de Yucatn, D. Diego de Landa, ordenou a apreenso e a queima de centenas de volumes de livros chamando isso de um ato de f, alm disso determinou que a utilizao daquela "escrita demonaca" seria punida com a morte. Esse mesmo bispo quando retornou Espanha, escreveu um relatrio intitulado Relacion de las Cosas de Yucatn, em 1566 para justificar sua ao repressiva. Informou que os livros continham descries de cerimnias diablicas e sacrifcios humanos. O relatrio ficou esquecido at 1863, at ser descoberto pelo sacerdote Charles Etienne Brassuer, que era interessado nas culturas pr-colombianas. Salvaram-se apenas 4 livros da destruio, 3 conhecidos h muito tempo e um que apareceu aps a segunda guerra mundial. No que restou da produo literria, sobressai o Popol Vuh, livro sagrado, que contm numerosas lendas, considerado um dos mais valiosos exemplos da literatura indgena.

____________________________

Editado por Maria Luna para Luna e Amigos Fonte: Histria das Sociedades Americanas - Jesus e Oscar Aquino www.mysteriousplaces.com

Vous aimerez peut-être aussi