Vous êtes sur la page 1sur 6

Indutores

Definio:
Indutor ou bobina constitudo de um fio de material condutor, como cobre por exemplo, enrolado helicoidalmente, sobre um ncleo, que pode ser de ar, ferro ou ferrite. Os indutores possuem a capacidade de armazenar energia em forma de campo magntico e de se opor a variaes de corrente. A simbologia dos indutores a seguinte:

I.

indutor com ncleo de ar

II.

indutor com ncleo de ferrite

III.

indutor com ncleo de ferro

Os indutores so caracterizados por sua indutncia. A indutncia a capacidade do indutor de armazenar energia na forma de campo magntico. A indutncia depende das dimenses do indutor (comprimento e dimetro do enrolamento), do material constituinte de seu ncleo (ferro, ferrite ou ar), e do nmero de espiras. representada pela letra L e medida em Henry (H), em homenagem ao fsico norte-americano Joseph Henry, que descobriu diversos fenmenos eletromagnticos e criou o telgrafo magntico. Em um indutor, a tenso diretamente proporcional variao de corrente, sendo L esta constante de proporcionalidade, que dada por:

Onde:

u(t) = tenso no indutor L = indutncia di(t) / dt = variao da corrente em funo do tempo

Calculo para indutncia para indutores cilndricos com ncleo de material no magntico (ncleo de ar). Basicamente estas indutncias so representadas pela frmula abaixo:

L= valor de indutncia medida em Henry;


2 2

= permeabilidade magntica do ncleo; * N= n de espirais R= raio da bobina; (no dimetro) em metro; = largura da bobina; em metro; K= fator de forma da bobina;( tabela abaixo )

= 3,14.
*permeabilidade do meio, ncleo de ar, = 4 10-7 H/m.

Abaixo tabela fator de forma da bobina: Bobinas Curtas < 2R Bobinas Longas >=2R

K
0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 0 0,2 0,32 0,41 0,47 0,53 0,57 0,61 0,64 0,67 0,69 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1

K
1 0,96 0,92 0,88 0,85 0,82 0,79 0,76 0,74 0,71 0,69

Corrente em circuito com indutores:


Quando uma corrente alternada (CA) senoidal flui por um indutor, uma tenso alternada senoidal (ou fora eletromotriz, Fem) induzida. A amplitude da Fem est relacionada com a amplitude da corrente e com a frequncia da senide pela seguinte equao:

Onde a frequncia angular da senide definida em termos da frequncia f por:

A medida da oposio que o indutor oferece variao da corrente dada pela sua reatncia indutiva representada por XL e medida em Ohm (). O valor, em mdulo, da reatncia indutiva diretamente proporcional indutncia e frequncia f da corrente (ou de sua frequncia angular), sendo calculada por: Onde: XL= mdulo da reatncia indutiva em Ohm () L= indutncia da bobina em Henry(H) f= frequencia da corrente em Hertz(Hz)

= frequncia angular da corrente em radianos/ segundo (rd/s)


Quanto maior a indutncia(L) e frequncia (f ou ), maior reatncia (XL) do indutor. O indutor ideal age como um curto-circuito em corrente contnua e como uma resistcia eltrica em corrente alternada. Para uma frequncia muito alta o indutor age como um circuito aberto. Para se achar a indutncia equivalente (Leq) em circuito de indutores em paralelo usa-se:

Na rede de indutores cada indutor em paralelo possui a mesma diferena de potencial d.d.p ( tenso ) que os demais

Para se achar a indutncia equivalente (Leq) em circuito de indutores em srie usa-se:

A corrente atravs de indutores em srie permanece a mesma, mas a tenso de cada indutor pode ser diferente. A soma das diferenas de potencial igual a tenso total

Aplicaes:
Os indutores so usados extensivamente em circuitos analgicos e processamento de sinais, incluindo recepes e transmisses de rdio. Como a reatncia indutiva XL muda com a frequncia, um filtro eletrnico pode usar indutores em conjunto com capacitores e outros componentes para filtrar partes e especficas da frequncia do espectro. Outro exemplo do uso de indutores so os sensores de semforos. Suponhamos que se faam canaletas no cho e, dentro delas, se coloquem indutores com medidores de tenso verificando assim qual a sua indutncia. Quando um carro estacionado sobre a bobina a sua indutncia aumenta, devido ao grande objeto de ao posicionado no campo magntico do indutor. O carro estacionado age como o ncleo do indutor e sua presena muda a indutncia. O sensor constantemente testa a indutncia do indutor na rua, se houver aumento da mesma sabe-se que h algum carro esperando.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALBUQUERQUE, Rmulo Oliveira- Circuitos em Corrente Alternada- So Paulo: rica, 1997. (Coleo Estude e Use. Srie Eletricidade). INTERNET, http://ciencia.hsw.uol.com.br/indutores3.htm; INTERNET, http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_fYAJ/indutores ALVES, R. L.; BARBI, I.; FONT, C. H. I.; Projeto Fsico de Indutores e Transformadores, Monografia. Florianpolis, SC: INEP- UFSC, Maro, 2002. BIASI, R. S. D; Eletricidade e Eletrnica, -Princpios e Aplicaes da eletrnica-, vol.1, Rio de Janeiro, RJ, Editora Record, 1980. BRAGA, C. N.; Capacitores em paralelo. Disponvel em

<:http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/1979m101.html>,Acesso em 15 de set. 2012. BRAGA, C. N.; Reatncia Indutiva. Disponvel em

<:http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/2153m115.html>,Acesso em 19 de set. 2012. LBERO, V. L.; REDONDO, D. M. Conceitos Bsicos Sobre Capacitores e Indutores. Rev. Brasileira de Ensino de Fsica, Vol. 18, n 2, So Carlos, SP: USP, Junho, 1996. MUSSOI, F. L. R.; VILLAA, M. V. M. Capacitores, Monografia. Florianpolis, SC: CEFET, 2000. OLIVEIRA, A. L. S. Capacitor e Indutor, Leopoldina, MG, CEFET, Campus III, Novembro, 2008. SERRALHEIRO, W. A. O. Apostila de Eletricidade- Eletricidade, Ararangu, SC, CEFET, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi