Vous êtes sur la page 1sur 2

PGINA 4

Os v.12-14 continuam na mesma linha de argumentos. Trata-se de ver quem convidar na perspectiva do Reino. Devem ser convidados os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos... pois estes no tem com que retribuir(v.13-14). O usual, porm seria convidar justamente os amigos, os irmos, os parentes e os vizinhos ricos(v.12). Estes podem retribuir o convite. Eles podem convidar, por sua vez, e isto j ser a recompensa. Mas as coisas do Reino so diferentes. Ele dos que, de acordo com as convenes sociais vigentes, esto margem. O Reino a festa dos pobres. Texto extrado do Proclamar a Libertao auxlios para o anncio do evangelho, Ed. Sinodal, vol.29, p 247-249. Comentrio 2: PROPSITOS DE DONS E MINISTRIOS 1. Aperfeioamento dos santos - Ef 4.11-13. Segundo o texto bblico um dos propsitos de Dons e Ministrios o aperfeioamento de todos os membros para a edificao da Igreja. A palavra grega usada para aperfeioamento katartizo. Esta palavra significa literalmente e no seu sentido primitivo restaurar, por no lugar certo, colocar na condio ideal, completar. Seu sentido primitivo era consertar ossos quebrados. Ela aparece em outros textos com outras tradues: Mateus 4.21 - consertando a rede para a pesca. O pescador voltando da pesca conserta as redes para o prximo dia de pescaria; Lucas 6.4, Romanos 9.22 - equipando, instruindo; I Tessalonicenses 3.10 reparando as deficincias da f. A Igreja, na sua plenitude atravs dos Dons e Ministrios, conserta as quebraduras e as machucaduras de seus membros, exercendo assim uma tarefa pastoral e preparando-os/as para o servio cristo. Segundo o Bispo Nelson Luis Campos Leite, esta plenitude caracterizada na vida da Igreja atravs de Dons e Ministrios (9). 2. Unidade, diversidade e mutualidade. Paulo, para falar dos Dons e Ministrios, usa a figura do corpo humano - I Co 12.4-30. Com isto quer mostrar que os membros do Corpo de Cristo tm funes diferentes. Nenhum membro consegue fazer tudo sozinho. Para o bom funcionamento do corpo todos os membros devem estar ativos nas suas funes. Significa tambm que as diversas partes do corpo funcionam em benefcio de todos e para cumprir a plenitude do ministrio de Cristo no mundo. 3. Perspectiva missionria. Em Mateus 9.36-10.1 Jesus tem sob seu prisma uma multido fatigada e aflita e que andava como ovelha sem Pastor, perdida e desorientada. Compadecido com esta viso, chama os discpulos e envia-os para a misso. Todo o captulo 10 de Mateus trata deste envio missionrio. Podemos afirmar que a igreja de Mateus foi uma comunidade missionria que se abriu para os gentios. O Evangelho de Mateus pode ter sido escrito como um pequeno manual de misses, sobretudo este captulo.
Fonte: LAZIER. Servir a Deus com nossos Dons, Ministrio e Ardor Missionrio. Dilogo Pastoral, Belo Horizonte, abri 2004.

ESTUDO BBLICO PARA JOVENS

DE PARBOLAS AS

JESUS

ESTUDO 8
Orientaes para o/a Facilitador/a

OS PRIMEIROS LUGARES
Objetivos Ponto de Partida

Lucas 14.7-11

Por dentro do assunto

- Pensar a respeito da tenso entre Rena o grupo em Leia o texto do estudo humildade e vai- subgrupos e convide com o grupo e faa as necessrias. as pessoas a refletirem reflexes dade;
- Destacar o Reino de Deus como um espao inclusivo e regido por valores que valorizam a vida, o ser e no o ter. sobre a letra da msi- Para auxiliar utilize as ca Tudo Vaidade informaes da sesso (Joo Alexandre) Para saber mais. Destaque em sua reflexo que no Reino de Deus h espao no para disputa de poder, mas sim para pessoas compromissadas com o servio e com o amor ao prximo. Estimule as pessoas ao engajamento sincero na misso e a uma disciplinada vida devocional requisitos mais do que

Aps um tempo de discusso (15min), pea para que os subgrupos apresentem as - Despertar e/ou suas reflexes. fortalecer o comprometimento misLeia o texto bblico sionrio como fruto sugerido, em seguida de louvor a Deus e apresente os objetivos no de valorizao da aula. pessoal.

PGINA2

AS

PARBOLAS DE

JESUS

ESTUDO

PGINA 3

relevantes na construo de uma vida onde os valores do Reino de Deus so predominantes e orientadores das nossas aes, da nossa conduta. Veja o comentrio 2 da sesso Para saber mais.

Msica Tudo Vaidade (Joo Alexandre)


Vaidade no comprimento da saia, no cumprimento da lei Vaidade exigindo prosperidade por ser o filho do Rei Vaidade se achando a igreja da histria Vaidade pentecostal Vivendo e correndo atrs do vento, tudo vaidade Vaidade juntando a f e a vergonha Chamando todos de irmos Vaidade de quem esconde a verdade Por ter o povo nas mos Vaidade buscando Deus em si mesmo Querendo fugir da cruz No crendo e sofrendo, perdendo tempo Tudo vaidade Falsos chamados apostolados do lado oposto da f Dinheiro, sade, felicidade aquele que tem contra aquele que Rdios, tvs, auditrios lotados ouvindo o evangelho da marcha r A morte se esconde atrs dos templos Tudo vaidade AONDE EST A HONRA DOS ORGULHOSOS A SABEDORIA MORA COM GENTE HUMILDE LIBERDADE, LIBERDADE.
Fonte: http://letras.terra.com.br/joaoalexandre/398248/

Para saber mais... Lucas 14.7-11 to conhecida a preocupao do ser humano por reconhecimento, honra e mrito. A busca por mais espao, por posio de destaque, pelo primeiro lugar nos familiar. uma tentao tambm na vida dos cristos. Mesmo as igrejas no esto livres dela. As comunidades crists no tiveram, no incio da sua histria, posio de destaque. Ao contrrio, foram perseguidas. Mas a converso do imperador Constantino, no incio do quarto sculo, introduziu um momento novo para a Igreja. Ela no mais precisou temer o crcere, nem viver na clandestinidade. Os bispos receberam ttulos de nobreza e passaram a viver em palcios. O Estado dava apoio e proteo Igreja. At hoje, as igrejas deixam-se levar pelo fascnio do poder e pela luta por um lugar de destaque na sociedade. Jesus se encontra numa ceia festiva na casa de um dos lderes dos fariseus. Para os judeus, por ocasio de uma ceia formal, era especialmente importante observar as regras vigentes para a tomada dos lugares mesa. O critrio a posio social dos convidados. Jesus observou atentamente esse procedimento. Notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Ento contou-lhe uma parbola: quando fores convidado para uma festa de casamento, no ocupes o primeiro lugar.... Jesus utiliza a situao como termo de comparao para trazer uma mensagem que vai muito alm de uma simples regra de etiqueta. Ele fala do Reino. O Reino de Deus no admite discusso sobre quem o maior, o mais importante, quem merece o primeiro lugar. Jesus ensina: quando fores convidado, vai sentar-te no ltimo lugar. No h mais espao para clculos. No importa a instruo para uma eficaz aplicao de regras gerais de comportamento. Conforme Lucas, Jesus toma uma situao da vida cotidiana, ou seja, a preocupao dos convidados a uma ceia com a correta e criteriosa escolha dos lugares, para falar do Reino. O assunto passa no a ser o clculo, mas a contraposio de honra e humilhao. pois todo aquele que se exalta ser humilhado, e quem se humilha ser exaltado(v.11). O Reino dos cus tem a ver com ser pequeno (Mt. 18.4). Estas afirmaes costumam ser usadas nos evangelhos quando discutida a questo quem o maior no Reino dos cus. Quem quiser ser o maior entre vs seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vs seja o escravo de todos (Mc 10.43-44).

E por fim...

- Quem sou eu? O que gosto de fazer? Em que ministrio quero trabalhar? Como desempenho meu trabalho na igreja local. Diante das reflexes realizadas em aula, pea para que cada pessoa responda essas perguntas. Tenha um momento de orao e de chamada ao comprometimento com a misso.
- Responda as perguntas propostas em ao final do estudo.

Vous aimerez peut-être aussi