Vous êtes sur la page 1sur 12

1

Responsabilidade socioambiental: estudo de caso em uma empresa de sistemas de distribuio eltrica para o setor automobilstico
RESUMO
A responsabilidade socioambiental vem levantando discusses na atualidade, e, faz se necessrio cada vez mais busca por fontes seguras de produo, sem prejudicar o meio ambiente, e os mtodos que mantenham a qualidade de vida e integrao social, ao mesmo tempo em que mantm a lucratividade. Dentro deste contexto, para proporcionar uma melhor visualizao da realidade socioambiental, fez-se um levantamento de informaes utilizando a aplicao de um questionrio junto empresa Alcoa Itajub - MG, com o objetivo de demonstrar atravs do estudo de caso realizado na empresa, a importncia da aplicao da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental, e os resultados positivos que, no s as empresas, mas a sociedade como um todo pode adquirir utilizando desta prtica. Pode ser observado atravs deste trabalho um alto comprometimento da empresa em relao ao tema, pois a mesma gera benefcios aos seus funcionrios, acionistas, clientes, fornecedores, e as comunidades nas quais opera, alm da prtica de valores na construo do sucesso financeiro, da excelncia ambiental e da responsabilidade social, por meio das parcerias. Concluiu-se com esta pesquisa que a empresa Alcoa est no caminho certo em relao ao tema abordado, e com essa prtica tende a melhorar cada vez mais sua imagem pblica, tornando-se cada vez mais competitiva. Palavra Chave: Responsabilidade social, Responsabilidade ambiental e Sustentabilidade.

1. INTRODUO A preocupao mundial em relao a questo socioambiental caminha para um consenso em torno da adeso a um novo estilo de desenvolvimento que deve combinar eficincia econmica com justia social e prudncia ecolgica. A combinao desses elementos somente ser possvel se houver um esforo conjunto de todos com objetivo de atingir o bem-estar geral no futuro, sendo assim, indiscutvel o fato de que a questo socioambiental exerce papel importante no mercado e na sociedade, influencia consumidores, comunidades e setor empresarial, ainda que se tenha um caminho longo a percorrer at que se chegue a uma forma de desenvolvimento sustentvel. As empresas precisam aliar seus processos produtivos com a questo socioambiental, e muito se tem discutido sobre a melhor forma de conciliar essa relao. Segundo Franklin L. Feder, Presidente da Alcoa (2008), o compromisso da Alcoa com a Sustentabilidade nunca esteve to forte e profundo. Esse compromisso pode ser sentido no s por meio de vrios reconhecimentos externos advindos dos nossos stakeholders, mas principalmente mediante a evoluo da nossa ao nas seis questes de sustentabilidade mais relevantes para Alcoa: desenvolvimento local e regional; gesto e desenvolvimento de pessoas; estratgias das relaes do trabalho; gesto de resduos e emisses; acesso energia e seu uso eficiente; e conservao e biodiversidade todos interligados pelos dois temas transversais: dilogo com partes interessadas; e transparncia e responsabilidade. O objetivo deste artigo demonstrar atravs do estudo realizado na empresa, a importncia da aplicao da sustentabilidade e da responsabilidade scio ambiental, e os resultados positivos que, no s as empresas, mas a sociedade como um todo pode adquirir

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

utilizando desta prtica, visualizando o que uma empresa pode fazer para atender as expectativas da sociedade em geral e ao mesmo tempo adquirir benefcios. 2. METODOLOGIA Para elaborao do presente trabalho foi utilizado um Relatrio de sustentabilidade fornecido pela empresa, e tambm um questionrio, o qual foi aplicado junto empresa, que atua no mercado reconhecendo a importncia do desenvolvimento de atividades voltadas a questes scio-ambientais. A empresa em estudo afirma ter resultados satisfatrios a nvel econmico, devido a esse envolvimento eticamente correto com o meio ambiente, e ao contato direto com a sociedade. Foi realizada uma pesquisa descritiva utilizando, para tal, as metodologias: pesquisa bibliogrfica e o estudo de caso. Vergara (2000) define a pesquisa bibliogrfica como sendo um estudo sistematizado com base em material publicado e acessvel ao pblico. A mesma autora define o estudo de caso como sendo limitado a uma ou poucas unidades, entendidas estas como pessoas, organizaes, entre outras, com estilo de profundidade e detalhamento. Os resultados obtidos atravs do relatrio fornecido pela empresa pesquisada, fundamentaram o desenvolvimento deste trabalho, que envolveu as seguintes etapas: I. Levantamento de dados e informaes sobre Gesto socioambiental. Nesta primeira etapa fez-se um levantamento de dados sobre gesto socioambiental e sustentabilidade e sua importncia para as empresas e para sociedade como um todo. II. Escolha da empresa para anlise prtica do tema abordado. Para descrio e anlise prtica do tema abordado, fez-se a escolha de uma empresa, utilizando informaes em fontes secundrias colhidas nos seus respectivos sites e revistas. Para complementao da pesquisa foi desenvolvido e aplicado um questionrio estruturado dentro da prpria empresa. III. Anlise e concluso. Com base no questionrio foi realizada uma anlise da empresa e em seguida a concluso. A coleta de dados foi feita utilizando o fluxo apresentado na (fig. 1) abaixo:

Pesquisa Bibliogrfica

Elaborao do Questionrio

Levantamento dos Dados

Anlise e concluso

Fig. 1: Fluxo de procedimento metodolgico Fonte: Elaborado pelos autores

3. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 3.1. RESPONSABILIDADE SOCIAL Para Oliveira (2005), no existe uma lista rgida de aes que uma empresa deve fazer para ser socialmente responsvel, ou seja, no existe uma definio consensual. Responsabilidade social envolve uma gesto empresarial mais transparente e tica e a insero de preocupaes sociais e ambientais nas decises e resultados das empresas.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

De acordo com Melo Neto e Froes (2001), A Responsabilidade Social das Empresas consiste na sua deciso de participar mais diretamente das aes comunitrias na regio em que est presente e minorar possveis danos ambientais decorrente do tipo de atividade que exerce.
Segundo a Pesquisa do Milnio sobre Responsabilidade Social das Empresas, realizada pela Environics International em 1999, ao formar uma impresso sobre uma empresa, as pessoas em todo o mundo se baseiam mais em sua contribuio para causas sociais e sua relao com o meio ambiente do que na reputao da marca ou em questes financeiras. Metade da populao de 23 pases pesquisados atenta para a atuao social das empresas um em cinco consumidores disse que voltou a comprar ou deixou de comprar de empresas por causa de sua atuao social, e quase o mesmo nmero pensava em fazer o mesmo. (GRAYSON e HODGES, 2002).

Para Ashley (2003), a responsabilidade social empresarial pode ser definida como: O compromisso que uma organizao deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo especfico, agindo pro ativamente e coerentemente no que tange a seu papel especfico na sociedade e na prestao de contas para com ela. 3.2. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL De acordo com Maimon (1994), a dcada de 80 marca uma mudana na maneira como as empresas passaram a ver a questo ambiental associada ao seu processo produtivo. A responsabilidade socioambiental passa a ser encarada como uma necessidade de sobrevivncia, levando empresas adoo de uma estratgia diferente da anterior, marcada agora por um comportamento tico-ambiental. Segue abaixo uma ilustrao da motivao da empresa para com a proteo ambiental.

Fig. 2: Motivao para proteo ambiental na empresa Fonte: Callenbach et al (1993)

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Para os autores Andrade, Tachizawa e Carvalho (2000), gesto ambiental um processo contnuo e adaptativo, por meio do qual uma organizao define e redefine seus objetivos e metas relativas proteo do ambiente e sade e segurana de seus empregados, clientes e comunidade. Segundo Dias (2007), a gesto ambiental o principal instrumento para se obter um desenvolvimento industrial sustentvel. O processo de gesto ambiental nas empresas est profundamente vinculado s normas que so elaboradas pelas instituies pblicas (prefeituras, governos estaduais e federais) sobre o meio ambiente. Conforme Souza (2000), gesto ambiental pode ser entendida como o conjunto de procedimentos que visam conciliao entre desenvolvimento e qualidade ambiental. 3.3. SUSTENTABILIDADE Podemos definir sustentabilidade como um conjunto de prticas adotadas que visam a diminuir os impactos gerados pelas atividades humanas que poderiam prejudicar o meio ambiente. (HERMANSON, Sebrae, 2009) O conceito de sustentabilidade ambiental refere-se s condies sistmicas segundo as quais, em nvel regional e planetrio, as atividades humanas no devem interferir nos ciclos naturais em que se baseia tudo o que a resilincia do planeta permite e, ao mesmo tempo, no devem empobrecer seu capital natural, que ser transmitido s geraes futuras. (MANZINI, VEZZOLI, 2005, apud RABELO). A sustentabilidade das empresas nada tem a ver com filantropia, no entanto esta tem obrigao de gerar um fluxo de benefcios para todos seus stakeholders (acionistas, empregados, clientes, parceiros de negcios e para a comunidade que opera). Entre os stakeholders externos podem ser citada comunidade, investidores, ONGS, rgos pblicos, reguladores, imprensa - e at futuras geraes. (SAVITZ e WEBER, 2007). Desenvolvimento sustentvel aquele que busca atender as necessidades da gerao presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de atender suas prprias necessidades. (Comisso Brundtland, 1987, Ethos). Sustentabilidade a condio essencial que sanciona, interna e externamente, tanto as aes que criam valor quanto os seus resultados e as suas destinaes. Pode-se mesmo dizer que, sendo sustentveis as relaes benefcios-custos e fins-meios envolvidas com a criao de valor, dificilmente se questionam a destinao dada aos resultados assim gerados. (SEBRAE, matria 14850). Para Will (2007), sustentabilidade pode ser considerada como uma abordagem para o reforo da competitividade atravs das oportunidades que esto surgindo e gerir os riscos relacionados com as tendncias globais como as alteraes climticas. Por isso, parece ser necessrio analisar possveis desenvolvimentos futuro sem uma forma sistemtica, a fim de construir uma viso a longo prazo em mercados futuros e na sociedade atravs de desafios e estratgias para obter bom negcio. Segundo Sobol (2007), sustentabilidade no apenas proteger o ambiente, ou controlar o crescimento econmico, como freqentemente retratada, mas tambm as relaes entre o ambiente e as pessoas. 4. ESTUDO DE CASO: ALCOA 4.1. CARACTERIZAO DA EMPRESA

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

A Alcoa EES do Brasil em Itajub-MG iniciou suas operaes em Janeiro de 1996. A empresa conta com aproximadamente 800 funcionrios e referncia em desenvolvimento de projetos e manufatura de sistemas de distribuio eltrica para o setor automobilstico, com foco no mercado interno. Situada a 445 quilmetros da capital mineira e a 261 quilmetros da capital paulista, est localizada estrategicamente com fcil acesso pela malha viria, com estradas municipais, estaduais e federais.

Foto 1: Alcoa do Brasil em Itajub-MG Fonte: Alcoa

O sistema de distribuio eltrica de um automvel, aparentemente simples, envolve uma complexa engenharia. Por meio de seus circuitos, passam praticamente todos os comandos feitos pelo motorista, desde a ignio do motor at a abertura das travas das portas, acionamento do limpador de pra-brisas, faris, lanternas, buzina e de qualquer outro mecanismo do carro que dependa de impulsos eltricos. Todos os produtos tm qualidade assegurada. Em Janeiro de 1997, a Alcoa EES recebeu a indicao para o nvel Q1 da Ford, distino reservada para fornecedores da montadora que tem padres de qualidade inquestionveis. Para 1998, o primeiro desafio foi a certificao segundo os rigorosos critrios da ISO 9002, logo aps vieram as certificaes QS 9000, ISO 14001, ISO/TS 16949, ISO 9001(que substitui a ISO 9002) e a BS 8800, a qual em conjunto com a OHSAS 18001 define os requisitos de um sistema de gesto de segurana e sade ocupacional, at ento conquistada por poucas empresas no Brasil. Em 2005, a Alcoa EES recebeu nota A, a mxima em avaliao de qualidade, da MWM International Motores, maior fabricante de motores diesel do Mercosul. Em 2006, a Alcoa EES recebeu o Prmio de Excelncia da Visteon, em reconhecimento ao seu destacado desempenho em Qualidade, Entrega e Comercial dos

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

produtos fornecidos. J, em 2007, a empresa obteve a Manuteno das Certificaes ISSO 14001 e OHSAS 18001, as quais contribuem para melhorar a qualidade e a competitividade da empresa e produtos, protegendo o meio ambiente e oferecendo bem-estar sociedade. Para a Alcoa, Sustentabilidade a prtica de seus valores na construo do sucesso financeiro, da excelncia ambiental e da responsabilidade social, por meio das parcerias, de forma a gerar benefcios aos seus funcionrios, acionistas, clientes, fornecedores e s comunidades nas quais opera. (Franklin L. Feder, Presidente da Alcoa, 2008). Segue abaixo o modelo de Sustentabilidade da Alcoa, que reflete a viso e os valores da empresa, contemplam seu sistema de gesto, produtos que desenvolve e comercializa sua relao socialmente responsvel com as partes interessadas e meio ambiente.

Fig. 3: Modelo de Sustentabilidade da Empresa Alcoa. Fonte: Alcoa

4.2. ANLISE DOS RESULTADOS Aps o estudo de caso, obtiveram-se os seguintes resultados representados na figura abaixo:

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Fig.4: Anlise da empresa Fonte: Elaborado pelos autores

Anlise 1 - Responsabilidade ambiental Segue abaixo a figura representando os fatores da responsabilidade ambiental da empresa:

Fig.5: Anlise da Responsabilidade Ambiental da empresa Fonte: Elaborado pelos autores

A empresa busca reduzir o impacto ambiental utilizando o alumnio, metal infinitamente reciclvel, transformando-os continuamente em novos produtos teis ao dia-adia da humanidade e para preveno da poluio a empresa visa reduo de emisses e medidas de eco eficincia que contribuem para diminuir os impactos ao meio ambiente. Um eficiente e eficaz sistema de gesto ambiental de fundamental importncia para o meio ambiente e tem influncia na sade e na segurana dos funcionrios e das comunidades prximas s operaes. A empresa tenta reduzir o impacto ambiental de suas operaes, produtos e servios de forma a contribuir para a conservao dos recursos naturais que no s melhoram suas

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

condies de operao, como tambm geram valor para as comunidades vizinhas. A manuteno da licena para operar, no longo prazo, depende de uma estratgia empresarial que preserve e renove habitats naturais e recursos ambientais crticos. A atividade de minerao consiste no uso apenas temporrio da terra, mas causa impacto nos recursos naturais e na biodiversidade. A implantao de projetos de energia hidreltrica tambm gera impactos. O alumnio, material 100% reciclvel, proporciona cadeia de utilizao desse material, economias significativas de recursos naturais. Ter uma viso ampla de sustentabilidade fundamental para que sejamos uma Empresa cidad em cada localidade onde atuamos. Temos de ir alm do papel de s fazer alumnio. (Nilson Pereira Souza, vice-presidente de Produtos Primrios, Alcoa, 2008). Anlise 2 - Responsabilidade social Segue abaixo a figura representando os fatores da responsabilidade social da empresa:

Fig.6: Anlise da Responsabilidade Social da empresa Fonte: Elaborado pelos autores

Em relao responsabilidade social, a empresa possui programas de incentivo e conscientizao dos seus colaboradores, preparando-os para conduzir projetos e atividades levando em conta a questo da sustentabilidade, alm de projetos comunitrios e programas de voluntariado, tendo como principal objetivo melhorar a condio de vida das comunidades onde a Companhia e suas subsidirias atuam, atravs de doaes das empresas do grupo, alm de recursos adicionais provenientes da Alcoa Foundation, o Instituto financia projetos que atendam s reais necessidades e carncias das comunidades. As reas consideradas prioritrias para a realizao de aes ou projetos comunitrios so: educao, sade, infra-estrutura, meio ambiente, bem estar social, saneamento bsico, esporte e utilidade pblica. Para Franklin L. Feder, presidente da Alcoa, a sustentabilidade em longo prazo, uma organizao na qual cada colaborador esteja absolutamente engajado e tenha atitude no que faz e tambm um bom relacionamento com os stakeholders, interagindo com toda a sociedade e toda a natureza. Anlise 3 Reconhecimento da Empresa Alcoa Segue abaixo a figura representando as certificaes da empresa:

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Fig.7: Anlise dos reconhecimentos da empresa. Fonte: Elaborado pelos autores

Algumas das aes desenvolvidas pela Alcoa resultaram em 29 prmios no Brasil em 2008, em diversos segmentos. Os reconhecimentos concedidos por instituies, prefeituras, publicaes, entre outros, certificam o compromisso da Companhia pela sustentabilidade. A Alcoa uma das lderes mundiais na produo de alumnio, e se destaca pelo seu desempenho e capacidade estratgica em tratar questes ambientais e sociais. Essa busca constante pelo desenvolvimento sustentvel levou a Companhia a ser nomeada, pela quinta vez consecutiva em 2009, uma das empresas mais sustentveis do mundo, durante o Frum Econmico Mundial em Davos, Sua. Para atuar com qualidade em todas as reas, a Alcoa busca constantemente a excelncia. Ela atestada por meio de certificaes internacionalmente reconhecidas, comprovando o respeito ao meio ambiente, a preciso de suas operaes e o ambiente de trabalho seguro de seus funcionrios. Os padres de qualidade da Alcoa esto alm dos padres exigidos no mercado. Tendo as certificaes: ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, ISO 9001:2000, ISO /TS 16949:2002. Anlise 4 Fator econmico Segue abaixo a figura representando os fatores econmicos da empresa:

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

Fig.8: Anlise dos fatores econmicos da empresa. Fonte: Elaborado pelos autores

A empresa gera retornos financeiros substanciais, que permitem crescimento rentvel e que resultam em significativo valor agregado para os acionistas. Os esforos da empresa esto voltados no s a garantir o futuro dos negcios, do desenvolvimento socioeconmico e ambiental das comunidades, mas tambm a atender, dentro dos limites, as elevadas expectativas dos stakeholders, sejam acionistas, colaboradores, integrantes da sociedade e comunidades onde a empresa atua. Anlise 5 Proteo dos funcionrios Segue abaixo a figura representando alguns fatores relacionados proteo dos funcionrios da empresa:

Fig.9: Anlise da proteo dos funcionrios da empresa. Fonte: Elaborado pelos autores

O compromisso da empresa com a sustentabilidade se traduz em respeito ao ambiente em que seus funcionrios atuam e em todas as outras esferas em que est presente. A Alcoa procura tambm cuidar do bem estar e desenvolvimento de sua equipe. Para isso, investe em programas de qualidade de vida e na formao profissional, por meio de diversos programas corporativos, que visam reconhecer, apoiar e promover o bem-estar de seus funcionrios e familiares. Referncia mundial em Sade, Segurana no Trabalho e Meio Ambiente, a Alcoa investe cada vez mais em melhorias para dar continuidade sua meta de ndice zero de incidentes registrados com afastamento nas unidades onde opera. O objetivo principal de que todas as pessoas que atuam na empresa, sejam funcionrios ou terceiros, voltem para casa nas mesmas condies em que chegaram ao trabalho. As melhores sugestes dos funcionrios relacionadas segurana no trabalho so premiadas e avaliadas por uma equipe de analistas e podem se tornar normas de segurana. Para a Alcoa, importante manter um ambiente de trabalho livre de incidentes, e por isso, a adoo de medidas preventivas que contribuem para alcanar o ndice zero de ocorrncias desse tipo.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

5. CONCLUSO O tema responsabilidade social e ambiental abrangente e muito vasto, pois envolve os colaboradores da empresa, a comunidade, o meio ambiente, cultura, educao, sade, desenvolvimento urbano entre outros. A empresa que adota a responsabilidade social e ambiental como um de seus princpios, proporciona realizao pessoal a seus funcionrios, gera benefcios para a sociedade, para seus parceiros e tambm ao meio ambiente, melhorando gradativamente a sua imagem pblica e resultando em um diferencial competitivo. Atravs do estudo de caso realizado com a empresa Alcoa, observou-se um alto comprometimento em relao ao tema em estudo. Para a Alcoa, sustentabilidade a prtica de seus valores na construo do sucesso financeiro, da excelncia ambiental e da responsabilidade social, por meio das parcerias, de forma a gerar benefcios aos seus funcionrios, acionistas, clientes, fornecedores, e as comunidades nas quais opera. Constatou-se tambm a importncia da utilizao de materiais reciclveis por parte da empresa, visando no causar danos ao meio ambiente. A Alcoa uma empresa flexvel e reconhece os resultados positivos advindos da implantao de prticas voltadas responsabilidade social e ambiental. Pode-se concluir com este estudo de caso, que a Alcoa est no caminho certo no que diz respeito responsabilidade social e ambiental e se continuar trabalhando em prol do meio ambiente e da sociedade em geral, tende a melhorar cada vez mais sua imagem pblica e com isso se tornar cada vez mais competitiva, pois nos dias atuais uma empresa eticamente responsvel uma empresa reconhecida e valorizada por todos. 6. REFERNCIAS ANDRADE, Rui Otvio Bernardes de; Tachizawa, Takeshy; de Carvalho, Ana Barreiros; Gesto Ambiental Enfoque Estratgico Aplicado ao Desenvolvimento Sustentvel. So Paulo: Makron Books, 2000, p. 113. ASHLEY, Patrcia Almeida (Coord.). tica e responsabilidade social. So Paulo: Saraiva 2003, p.56. CALLENBACH, E., et al. Gerenciamento Ecolgico Eco-Manangement Guia do Instituto Elmwood de Auditoria Ecolgica e Negcios Sustentveis. So Paulo: Ed. Cultrix, 1993, p. 26. CHERQUES, Hermano Roberto Thiry; Responsabilidade moral e identidade empresarial. Janeiro; Revista de Administrao Contempornea RAC, vol. 7, edio especial, 2003. COMISSO BRUNDTLAND, 1987, disponvel em: www.ethos.org.br, acessado em 15/05/2009. DIAS, Reinaldo, Gesto Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade, So Paulo: Atlas, 2007, p.89. DRUCKER, Peter F. Introduo administrao. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

SEGeT Simpsio de Excelncia em Gesto e Tecnologia

FUNDAO PRMIO NACIONAL DA QUALIDADE. Critrios de excelncia. So Paulo: FPNQ, 2005. GRAYSON, David e; HODGES, Adrian. Compromisso Social e Gesto Empresarial. So Paulo: Publifolha, 2002, p. 74. HERMANSON, Boris, disponvel em www.mundosebrae.wordpress/2009, acessado em 1405-2009. MAIMON, D. Passaporte Verde Gesto ambiental e competitividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1996. MANZINI, Vezolli, 2005, p. 27 apud RABELO, Nathaly P.; Acadmica; Faculdade Martha Falco FMF. MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, Csar. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administrao do terceiro setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002, p.78. OLIVEIRA, Jos Antnio Puppim de (2005), "Uma Avaliao dos Balanos Sociais das 500 Maiores", Revista de Administrao de Empresas - RAE Eletrnica, v. 4, n. 1, Art. 2, jan./jul. SAVITZ, A; Weber, K. A Empresa Sustentvel. Rio de Janeiro: Campus; 2007, p.28 e p.65. SEBRAE, Castro Newton de; Setti Arnaldo Augusto; Faria Sueli Corra de; A Questo Ambiental: o que todo empresrio precisa saber. Braslia: ed. Sebrae, 1996. SOBOL, Agnieszka Department of Environmental Protection Management, The Karol Adamieki University, of Economics in Katowice, Katowice, Poland, 2007, p. 3. SOUZA, Marcelo Pereira de; Instrumentos de Gesto Ambiental: Fundamentos e Prtica So Carlos: ed. Riani Costa, 2000, p.27. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatrios de Pesquisa em Administrao, 3a ed., So Paulo: Atlas, 2000. WILL, Markus, Talking about the future within an SME? Corporate foresight and the potential contributions to sustainable development, University of Applied Science Zittau/Go rlitz, Zittau, Germany, 2007, p.2. www.sebrae-sc.com.br/newart/default.asp, acessado em 20/05/2009.

Vous aimerez peut-être aussi