Vous êtes sur la page 1sur 24

REAVALIAO DO PASSADO E DISCUSSO DO FUTURO: U M A PERSPECTIVA C E N T R A D A NO CRESCIMENTO ECONMICO

Antonio Barros de C A S T R O

RESUMO: Este artigo analisa as possibilidades de crescimento que se oferecem hoje economia brasileira. Retoma, para isso, a noo de crescimento rpido e as suas principais modalidades - ocupao de fronteiras novas, montagem de estruturas por polticas ativas e organizao de capacidades empresariais superiores. Num segundo movimento, so confrontadas as crises recentes de pases como a Coria do Sul, as Filipinas, a Indonsia e o Mxico, para concluir que, comparativamente, a crise da desvalorizao brasileira foi bem-sucedida. A parte final do artigo dedicada ao exame dos bloqueios e das possibilidades do crescimento rpido, mostrando que seu sucesso depender da capacidade de combinar elementos de cada uma das modalidades discutidas inicialmente. PALAVRAS-CHAVE: Crescimento rpido; ajuste econmico; desvalorizao cambial.

Introduo
Aps vinte anos de estagnao da renda per capita, o possvel retorno do crescimento vem contribuindo para aquecer o debate acerca

1 Trabalho apresentado no XII Frum Nacional, Rio de Janeiro, maio de 2000. Posteriormente, ele foi tambm apresentado em Araraquara, em julho de 2000, no Seminrio "Limites e possibilidades do Brasil nas Configuraes Produtivas Globalizadas", promovido pelo Grupo de Estudos em Economia Industrial sediado na UNESP. 2 Instituto de Economia - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - 22453-900 - Rio de Janeiro-RJ.

da herana histrica e das possibilidades futuras da economia brasileira. A discusso, porm, imediatamente tropea n u m problema da prpria cincia econmica. De fato, a preocupao central da economia cristalizou-se em torno da representao formalizada de como os mercados, funcionando livres e desimpedidos, geram preos de equilbrio. Nessa perspectiva, o crescimento da economia surge como conseqncia das decises dos indivduos de expandir os seus negcios a partir das oportunidades reveladas pelos mercados. J o crescimento rpido de certos pases e a estagnao de outros so usualmente vistos como situaes excepcionais que no merecem a ateno da teoria econmica - e, alis, devem desaparecer como resultado da ao saneadora e normalizadora da competio. No obstante o olmpico distanciamento da corrente central da economia, episdios de crescimento rpido foram sendo registrados ao longo do tempo - e se multiplicaram na segunda metade do sculo X X . Sintticamente, podemos classific-los em trs tipos:
3

1 Economias com recursos naturais abundantes, subitamente tornados disponveis para a explorao econmica. Nesse tipo de experincia sobretudo necessrio que os mercados estejam desimpedidos, para que recursos possam ser deslocados massivamente em direo s novas oportunidades - e o crescimento rpido se materialize. Trata-se, em suma, de u m caso de (acentuadas) vantagens comparativas, subitamente reveladas e exploradas. U m a das mais notveis ilustraes o crescimento da Argentina de 1870-1914. E esse , a rigor, o nico caso que encontra acolhida na teoria econmica convencional - sendo til frisar que nele o crescimento rpido surge como resposta a algo constitutivo ou intrnseco s economias: sua dotao de fatores. J nos outros dois tipos a seguir apontados, as condies que levam ao crescimento rpido devem ser de alguma maneira construdas, para que ele venha a ocorrer. 2 Economias em que a montagem de u m a estrutura econmica moderna surge como projeto levado a efeito por meio de polticas de Estado. Trata-se, em ltima anlise, do transplante massivo de solues

3 Os modelos de crescimento chegaram a ser uma obsesso no MIT dos anos 60 Mas alm de ter baixssima capacidade de explicar o crescimento empricamente observado (deixando resduos da ordem de 65 a 75%), tais modelos absolutamente no se prestavam ao estudo das experincias comparadas (questo qual Robert Solow chegou a referir-se como tarefa para "socilogos desocupados"). Os prprios modelos contemporneos de crescimento endgeno, ainda quando enriquecidos por idias procedentes das teorias do desenvolvimento, continuam a ignorar temas essenciais distino entre crescimento rpido e frustrao do crescimento.

alcanadas em pases mais avanados (catch up). A Alemanha de Bismarck, o Japo Meiji, o Brasil (at 1980), a Coria, bem como a Itlia e a Frana do ps-Segunda Guerra Mundial seriam casos exemplares. Nesse tipo de experincia, a anlise pouco avana se no se tiver em conta as instituies, as polticas - e os atores, em sua singularidade. E m tais condies, no de surpreender o desconforto por parte dos mais zelosos praticantes da cincia econmica diante dessas experincias. Como observou Paul Baran, ainda nos anos 50, o Japo costumava ser visto nos meios econmicos como o anlogo de u m besouro, que de acordo com as leis da aerodinmica no deveria voar, mas voa. Sintomaticamente, esse tipo de experincia passou alis a ser referido como "milagre".
4

3 Economias em que u m conjunto de empresas desenvolve solues organizacionais superiores e com isto adquirem u m forte impulso expansivo, direta e indiretamente transmitido economia como um todo. Assim, os EUA do final do sculo XIX suplantam a Inglaterra, como mostra Alfred Chandler (1977), pela superioridade das corporaes que lideravam a sua indstria. U m outro importante exemplo fornecido pelo Japo a partir de meados da dcada de 1970. O relevante neste ltimo caso o surgimento de u m novo tipo de empresas que, entre outras mudanas inovadoras: "mantm relaes de longo prazo com seus supridores, compartilham informaes tcnicas e sobre custos com eles e os envolvem tanto no desenvolvimento de produtos quanto na produo" (Pankaj, 1999, p.56). Esse novo tipo de empresa revelou-se capaz de inovar incessantemente, ofertando produtos de qualidade a preos altamente competitivos. Apontados sucintamente os caminhos do crescimento rpido, acrescento algumas observaes para, a seguir, enquadrar a industrializao brasileira na tipologia que acaba se ser apresentada. O desconforto da teoria econmica quanto s experincias de catch up provm, sobretudo, da natureza primordialmente poltica do seu impulso bsico. J no caso do crescimento rpido a partir de mutaes organizacionais (levadas a efeito pelas empresas), o embarao tem por origem a pretenso universalista e atemporal da cincia econmica. M a i s concretamente h nela uma relutncia aparentemente insupervel

4 O Japo apresenta-se como particularmente desconcertante porque, rigorosamente ao contrrio do que seria de esperar, no se verificaram ali a superao do tradicionalismo nem tampouco o florescimento do individualismo e a acentuao da mobilidade social. Por isso mesmo, talvez, no ocorreu naquele pas a drstica (e por vezes fatal) reduo da coeso social que inviabilizou outras experincias (como a do Ir).

em admitir que o ator-empresa - ou qualquer outro ator - mude ao longo do tempo.


5

N e n h u m dos caminhos apontados para o crescimento rpido deve ser considerado como algo que pode ser sustentado indefinidamente. Pelo contrrio, cabvel pensar que a cada tipo (de crescimento rpido) tende a corresponder uma forma de esgotamento. Nada impede, contudo, que uma mesma nao transite exitosamente de u m para outro tipo de crescimento. Assim, por exemplo, possvel sustentar que os EUA transitaram do crescimento rpido propelido por abundantes e atraentes recursos naturais para aquele comandado pela qualidade superior de suas empresas lderes. O Japo, por sua vez, passou do catch up para o terceiro tipo de crescimento. J a Argentina e o Brasil, excepcionais, respectivamente, no que concerne ao crescimento base de recursos naturais e ao catch up (tema a seguir explorado), patentemente no souberam reinventar o crescimento rpido.
6 7

O Brasil e o catch up de 1930-1980

O perodo de cinqenta anos, daqui para diante focalizado, usualmente referido como de vigncia do Modelo de Substituio de Importaes. Essa denominao coloca num mesmo conjunto a experincia brasileira e a das demais economias latino-americanas, especialmente as de mdio e grande porte. Alm disso, consensualmente se admite que esse tipo de experincia apresenta uma primeira fase em que o crescimento vigoroso (e "fcil"), mas posteriormente se exaure.

5 Obviamente, no se est aqui sugerindo que a microeconomia, como tal, no se renove. O que est sendo afirmado que qualquer caracterstica, ao ser percebida, tende a ser concebida como um avano terico (e definitivo). Vale dizer, aplicvel tanto ao presente quanto ao passado e ao futuro. Assim, por exemplo, o fenmeno do moral hazaid, uma vez incorporado, passa a ser entendido como presente em todos os tempos e experincias. 6 Observe-se que alguns dos novos mtodos de relacionamento empresa-empresa e empresa-trabalhador desenvolvidos no Japo rapidamente se difundiram nos Estados Unidos - o que combinado com a liderana na revoluo tecnolgica centrada na informao contribuiu decididamente para o vigor apresentado pelo crescimento contemporneo norte-americano. 7 A experincia de Taiwan representa, talvez, mais do que qualquer outro caso, um exemplo de utilizao dos trs tipos de crescimento rpido. O uso intensivo da mo-de-obra barata para a exportao de manufaturas tradicionais sustentou a primeira fase; o catch up foi praticado intensamente de 1960 at o final dos anos 80; e dai por diante numerosas empresas progressivamente se destacaram pela capacidade de renovar-se incessantemente.

Durante a vigncia do referido modelo, observou-se, na Amrica Latina, urna escalada das crticas que apontando as suas limitaes e prevendo o seu "esgotamento" (Hirschman, 1981). E quanto herana por ele deixada, numerosos autores apontaram, alm do esgotamento (e da necessidade de criao de novas bases para o crescimento), uma estrutura industrial ineficiente e a acentuao da desigualdade distributiva. A lista dos pecados imputados industrializao por substituio de importaes foi, alis, crescendo com o tempo - com o que o legado dessa etapa histrica passou a ser visto como algo a ser inteiramente negado e superado. Procuro, no que segue, deixar patenteado que, no caso brasileiro, esse diagnstico pode ser frontalmente questionado. A Tabela 1 mostra que o perodo correspondente substituio de importaes teve significado radicalmente diverso na Argentina e no Brasil. Enquanto na Argentina a renda per capita reduziu-se de 2/3 (66%) da norte-americana para u m pouco menos que a metade (45%); no caso do Brasil, a abissal distncia entre a renda per capita do pas e a norteamericana foi substancialmente reduzida no mesmo perodo. E m outras palavras, na Argentina observou-se u m severo recuo relativo (da renda pe capita), enquanto no caso brasileiro houve u m autntico salto (sempre em termos relativos). O contraste to grande entre o ocorrido numa e noutra economia, que haveria de suspeitar de qualquer generalizao acerca do significado para o Brasil e a Argentina do tal modelo de substituio de importaes. A rigor, o que o quadro abaixo concretamente sugere que, enquanto o "modelo primrio exportador" foi u m enorme xito na Argentina - e um patente fracasso no Brasil - , o contrrio pode ser dito a propsito da industrializao. Tabela 1 - Renda per capita relativa dos E U A (EUA = 100) Dlares de 1990
Ano 1930 1980 1998 EUA 100 100 100 Brasil 17 29 22 Argentina 66 45 36

D a d o s calculados por Geary Khamis, citado e m C u n h a , 1999.

O mero crescimento econmico no visto hoje como prova do xito de uma experincia. Considera-se indispensvel tomar a questo por

outros ngulos e, muito particularmente, avaliar o grau ou intensidade em que o crescimento se traduz e m melhoria do bem-estar social da populao. N o que segue, apresento algumas evidncias relativas crtica questo da incidncia da pobreza. Entende-se aqui como pobreza uma situao em que a renda familiar per capita insuficiente para o atendimento das necessidades bsicas (Albuquerque & Rocha, 2000). Entre 1970 e 1980, quando a industrializao atingiu sua fase mais intensa - e mais agressiva se mostrou a poltica para ela voltada - , a incidncia da pobreza reduziu-se dramaticamente no Brasil. Como a Tabela 2 mostra, o indicador de pobreza sofreu uma reduo de extraordinrios 33 pontos e m apenas dez anos. Tabela 2 - Brasil: incidncia percentual da pobreza 1970
68,3

1980
35,3

1983
41,2

1985
35,0

1986
23,7

1987
28,3

1990
30,2

1993
30,4

1995
20,6

1997 20,9

Fonte: I B G E . C e n s o s de 1970 e 1980, P N D S . A l b u q u e r q u e e R o c h a , 2000.

Cabe destacar que, na chamada "dcada das reformas" (anos 90), o percentual de incidncia da pobreza voltou a sofrer considervel reduo. Trata-se, no entanto, de uma queda de apenas 9 pontos. Mais importante do que isso, a reduo verificada nos anos 70 no parece ser o resultado de qualquer episdio singular - tendo possivelmente se distribudo ao longo do tempo. J a reduo (trs vezes menor) verificada na dcada das reformas ocorreu estritamente na passagem da alta inflao (1993) para a relativa estabilidade (1995). Fica assim sugerido que o avano ocorrido nos anos 70 inerente ao processo histrico ento em curso. N a experincia dos anos 90, contudo, a melhoria fortemente se relaciona com uma nica transformao: a estabilizao. Confirma esta suspeita o fato de que uma queda da mesma ordem de grandeza verificou-se por ocasio do episdio do Plano Cruzado (1986) - e em grande medida desapareceu aps o seu fracasso.
3

A Idade de Ouro da Industrializao foi, tambm, uma fase de vigorosa melhoria das condies de vida da parte mais pobre da populao.

8 A rigor, e como claramente sugerido por Pastore & Silva (2000), a retrao da pobreza verificada na fase urea da industrializao est intimamente associada com a urbanizao - e mais concretamente com a passagem em massa, no curso de uma gerao, da posio de trabalhador manual rural para a de trabalhador manual urbano (no qualificado).

Isso no significa, porm, que a distncia entre ricos e pobres tenha sido reduzida no perodo. Significa, sim, que a proporo de pobres na populao estava sendo rapidamente reduzida - ao contrrio de crena fortemente arraigada. Como terceira e ltima ponderao convm advertir para o fato de que a produtividade do trabalho cresceu a um ritmo extremamente elevado (da ordem de 6% ao ano) durante a fase urea da industrializao. A esse propsito cabe mais uma vez u m confronto com o presente. bem verdade que nos anos 90 a produtividade do trabalho no Brasil se elevou rapidamente - a u m ritmo situado no intervalo entre 5% ao ano (segundo as Contas Nacionais) e 8% ao ano (segundo o ndice de produo fsica do IBGE-PIM). H, no entanto, um profundo contraste. N a fase em que culmina a industrializao, o emprego crescia a aproximadamente 4,5% ao ano, enquanto nos anos 90, a indstria desempregou massivamente. No preciso frisar que o aumento rpido tanto da produtividade quanto do emprego (que s possvel com uma elevao extremamente veloz da produo) consiste numa espcie de ideal, j que permite combinar aumento de salrios com elevao da competitividade e multiplicao dos postos de trabalho.
9

A o arrepio dessas evidncias, a tendncia geral, inicialmente por parte das correntes de esquerda e posteriormente sob a hegemonia neoliberal, foi ver a industrializao brasileira como u m a mera reedio do fracassado modelo de substituio de importaes. M i n h a viso frontalmente contrria. A substituio de importaes tem a ver com u m a face apenas da industrializao - e s vai alm da etapa a que a Cepal tradicionalmente se refere como "fcil", quando alavancada por instituies e polticas pblicas de grande gravitao. No Brasil, esse processo completou-se, exitosamente, por volta de 1980 (Castro & Souza, 1985).
10

Enquanto o lado real da economia emergia renovado, a fragilidade macroeconmica do pas mostrar-se-ia, no entanto, dramaticamente acentuada. Diversas tentativas de estabilizao levariam da em diante a economia a uma estonteante sucesso de choques, que s terminariam com o xito alcanado pelo Plano Real.

9 Bonelli & Fonseca, 1988. Uma discusso abrangente das idias e evidncias concernentes ao fenmeno da elevao da produtividade pode ser encontrada em Carvalho, 2000. 10 Uma tentativa de reinterpretao da industrializao brasileira como um caso exitoso foi feita em Castro (1994). Peter Evans (1995) elabora alguns dos temas indispensveis discusso da experincia brasileira de industrializao.

O paradigma hegemnico nos anos 90 e sua (rpida) eroso


De acordo com a viso hegemnica ao longo dos anos 90, a crtica situao da economia brasileira era vista como uma decorrncia dos erros e vcios do passado. E por passado se entende aqui, indistintamente, tanto a chamada dcada perdida (anos 80), quanto a fase de ouro da industrializao. Mais concretamente, a ineficincia do Estado, o fechamento, a hiperinflao e o atraso tecnolgico (as "carroas" de Collor) seriam traos inerentes ao modelo de substituio de importaes. Diante de tais caractersticas, somente a adoo de reformas estruturais levaria o pas a acertar o passo com a modernidade.
11

C o m o recuo generalizado das interferncias polticas nos mercados, com o avano da integrao internacional das economias - e a maior agilidade conferida pela revoluo da informao - , os mercados passariam a operar muito mais desimpedidos e, portanto, muito melhor. No seria pois de se esperar a ocorrncia de crises econmicas procedentes do mercado internacional. Alm disso, na medida em que surgissem, os gestores da poltica econmica saberiam trat-las - seja mediante o aprofundamento das reformas, seja por polticas monetrias essencialmente voltadas para a recuperao da confiana. til lembrar, a este propsito, que no incio dos anos 1990 fenmenos tais como "comportamento de manada" eram praticamente ignorados - ou mesmo referidos como idiossincrasias de um passado definitivamente superado.
12

C o m as reformas, o pas estaria se rendendo, ainda que relutantemente, a u m conjunto de regras j adotadas em outras partes - e racionalidade nelas embutida. Neste sentido, estaria em curso, tambm no Brasil, u m processo de convergncia tendente a igualar o ambiente brasileiro ao encontrado nos demais pases (e no prprio mercado internacional). O pas estaria assim deixando de ser estrutural ou comportamentalmente diferente - e passando a distinguir-se apenas pelo arcasmo remanescente e pela injustia herdada do passado. Aceitas as idias anteriores, convm insistir, as crises que eventualmente surgissem seriam atribudas a deformaes e idiossincrasias dos prprios pases. A s s i m ocorreu com a crise mexicana de 1994. Nos casos

11 A mais ardorosa defesa dessas idias coube, no Brasil, a Gustavo Franco (1998), principal formulador da poltica econmica do pas de 1996 at o final de 1998, 12 Para um balano crtico deste quadro, ver Krugman, 1998.

da Tailandia, da Indonsia e da Coria, tambm foram tentadas explicaes ad hoc para as dificuldades surgidas em 1997. A rpida sucesso de crises em contextos to marcadamente diversos no tardou, contudo, em desmoralizar a prtica de se criar uma explicao para cada colapso. Avanava com isso a suspeita de que a redeno mediante reformas liberalizantes continha a possibilidade de graves problemas. No caso do Brasil, diversos fatores contriburam para o desgaste da crena n u m novo paradigma de modernidade. Primeiramente, os pfios resultados em termos de crescimento e a marcante instabilidade do nvel de atividades de 1994-1998. Alm disso, o incessante agravamento do quadro macroeconmico, seja pelo prisma do balano de pagamentos, seja pela tica fiscal. Finalmente, a incapacidade de escapar da desvalorizao, evidenciada em janeiro de 1999, aps anos de pregao apontando a depreciao do cmbio como expediente tpico de u m passado definitivamente enterrado. Indubitavelmente, no entanto, facilitou a eroso das novas idias o fato de que, tardia na adoo das reformas, a economia brasileira experimentou as primeiras dificuldades a elas associadas j eram evidentes, em outras partes, a intensificao da especulao financeira e da instabilidade.

Desvalorizao: a ruptura que d lugar continuidade


Como evidencia o Grfico 1, a desvalorizao brasileira foi, em termos histrico-comparativos, u m grande xito. Destaco no que segue algumas caractersticas estruturais e comportamentais da economia brasileira, que seguramente contriburam para o sucesso da megadesvalorizao ocorrida em 1999. A s observaes a seguir apresentadas no tm certamente a pretenso de oferecer uma interpretao do sucesso alcanado. Visam apenas chamar a ateno para a importncia de certas caractersticas procedentes do passado, que contriburam para a originalidade do episdio - rigorosamente discrepante das previses de conhecidos analistas e do prprio governo. Alm disso, por meio delas introduzo elementos que sero reaproveitados nas consideraes finais acerca de possveis estratgias de crescimento.
13

13 Sobre os efeitos da desvalorizao sobre a inflao, ver Goldajn & Werlang, 2000.

PIB REAL - VAR (%)

Mxico Coria d o S u l Filipinas Brasil Indonsia

INFLAO - IPC A C U M U L A D O N O A N O

Mxico Indonsia Filipinas Coria do Sul Brasil

GRFICO 1 - Impacto da desvalorizao (T = A n o da desvalorizao).

Apesar de haver se elevado fortemente entre 1990 e 1998 (saltando de 5,9% para 19,3% no caso da indstria), o coeficiente de importaes
14

14 O dado se refere ao coeficiente Importaes/Consumo Aparente (Moreira, 1999).

dessa economia continua a ser comparativamente baixo. N a prtica, isso significa que e m numerosos casos as empresas deparavam com a possibilidade de absorver boa parte da majorao de custos derivada da desvalorizao. O denso tecido produtivo domstico tambm implicava a possibilidade de se contar, ao longo das cadeias produtivas - mas especialmente nos etapas Analizadoras - , c o m fornecedores locais vidos por recuperar e/ou aumentar seus espaos no mercado. No caso particular da cesta de consumo dos trabalhadores, incidncia relativamente pouco importante de artigos importados veio a somar-se (acidentalmente) o declnio das cotaes e m dlares de diversos produtos de exportao. Esses fatos, decididamente reforados pela retrao em que se encontrava a economia por ocasio da mudana do cmbio, contriburam sem dvida para afastar o espectro da reindexao dos salrios no perodo ps-desvalorizao - e isso no obstante o fato de que a memria inflacionaria mantinha-se, supostamente, bastante v i v a .
15

Uma segunda grande caracterstica a ser aqui ressaltada a relativa imunidade revelada ante a drstica majorao dos juros. Para entend-la h de ter em conta, antes de mais nada, o baixo coeficiente de endividamento das empresas e bancos. Alm disso, preciso considerar o fato de que empresas e famlias, nessa economia, tm uma inusual familiaridade com mudanas bruscas de cenrio - inclusive, ou mesmo, destacadamente, para pior. Nesse quadro, no s as reaes a juros estratosfricos tendem a ser rpidas, como os ganhos da derivados tendem a ser por muitos considerados como renda. Estamos pois diante de caractersticas e padres comportamentais herdados do passado. N o que toca s cadeias industriais, chama a ateno o fato de que a industrializao por substituio de importaes deixou estruturas altamente integradas. Por outro lado, h a resilincia desenvolvida no meio ambiente turbilionrio caracterstico da alta inflao em que, alis, o ativismo das polticas monetrias j vinha sendo levado ao paroxismo.
16

A esses traos haveria, no entanto, que acrescentar propriedades desenvolvidas ao longo da prpria "dcada das reformas".

15 Evidentemente tambm favoreceu a no-indexao o fato de que a economia brasileira jamais atingiu um alto grau de dolarizao. Mesmo quando, com a hiperinflao praticamente instalada, a indexao tornou-se forward looking, os ndices de referncia continuaram a ser definidos localmente. 16 Talvez se possa mesmo afirmar que a freqncia das drsticas alteraes de cenrio - e muito particularmente da variao dos juros reais - havia (j) levado exacerbao uma viso de portflio, por parte dos prprios integrantes do lado real da economia.

Desde o incio da dcada de 1990, a indstria vinha passando por u m processo de reestruturao que ganhou momento s vsperas da desvalorizao (1997-1998) (Bieschosky et al., 2000). Como conseqncia disso, ainda quando os desequilbrios macroeconmicos se apresentassem em franca deteriorao, u m amplo contingente de empresas havia, em boa medida, se adaptado abertura e ao cmbio vigentes na economia. Entre as empresas de propriedade nacional, a adaptao muitas vezes consistia em estratgias de "entrincheiramento" (Castro, 1999), visando assegurar posies sustentveis no mercado domstico (e por vezes no Mercosul). N o tocante s empresas estrangeiras, pode-se tambm afirmar que, em regra, unicamente os mercados domsticos (possivelmente estendidos ao Cone Sul) lhes eram assignados pelas matrizes. Duas importantes concluses podem ser extradas do anterior. Primeiramente, lcito inferir que o produto potencial encontrava-se em expanso, enquanto o produto efetivo encontrava-se travad o . Dessa ponderao por sua vez se infere que a economia se encontrava sujeita a uma crescente presso competitiva, originada no meio ambiente domstico. Esse fato, alis, oferece uma explicao para a relativa facilidade com que se mostrou possvel desvalorizar o cmbio a taxas ligeiramente superiores s da inflao em 1997 e 1998. A segunda concluso deriva do fato de que, havendo se preparado ao longo dos ltimos anos (desde 1994) para conviver com u m real valorizado, as atividades produtoras de bens transacionveis - ressalvados casos de elevado endividamento - passaram a contar, a partir da desvalorizao, c o m uma situao de folga. O mercado externo, inicialmente muito adverso, e a prpria inrcia a ser vencida para que as exportaes fossem ampliadas e diversificadas, introduziram contudo uma significativa defasagem na reao das vendas externas da economia. J no primeiro trimestre de 2000, contudo, as exportaes a preos constantes acusaram u m aumento de 34,5% sobre o primeiro trimestre de 1997 (antes da deflagrao da crise externa), deixando poucas dvidas sobre o potencial de resposta a mdio prazo.
17 18 19

17 Parece haver se formado um relativo consenso entre os estudiosos, no sentido de que de incio (1991-1995) a reestruturao esteve centrada na racionalizao e reorganizao de empresas, essencialmente via cortes. S posteriormente surgiria o "miniciclo" de investimentos caracterstico do final da dcada (Bieschosky et a l , 2000). 18 No caberia apresentar ou discutir aqui as razes do agravamento do quadro macroeconmico, acerca do qual existe abundante produo. Vale sim sublinhar a assimetria dos movimentos micro-macro. Ver, a propsito, Castro, 1996. 19 Sobre as fases da poltica cambial pr-desvalorizao, ver Souza, 1999.

Voltemos, contudo, questo da convivncia com os juros leoninos que se seguiram desvalorizao. Neste pas, como em outras experincias recentes, o governo agiu pr-ciclicamente, ao elevar drasticamente a taxa de juros, aps o colapso cambial. A o faz-lo, no obstante tentasse proteger a economia, corria o risco de, a curto prazo pelo menos, contribuir fortemente para o agravamento do quadro. J ressaltamos sumariamente u m conjunto de motivos para que as empresas no fossem gravemente atingidas pela desvalorizao - e at mesmo atuassem, em muitos casos, como pequenos diques de conteno s presses inflacionarias. Falta referir-se, de forma igualmente sinttica, atitude dos consumidores. Caso os consumidores adotassem uma atitude defensiva diante do novo quadro, revendo para baixo as expectativas no tocante s suas rendas permanentes, restringiriam os prprios gastos, contribuindo decisivamente para o agravamento do quadro. Tudo sugere, no entanto, que isso no ocorreu. O u seja, no obstante a severa interveno refreadora por parte do governo (e as previses extremamente negativas procedentes das mais diversas fontes), o cidado brasileiro manteve basicamente inalterados os seus padres de conduta. A o no entrar em fase com as decises do governo (e a ao dos especuladores), antepunha uma resistncia a mais ao autocumprimento das profecias pessimistas. E m resumo, o que acaba de ser dito que por diferentes razes e ao contrrio do ocorrido em outras experincias - as decises econmicas de empresas e consumidores possivelmente amorteceram os impactos da desvalorizao sobre a inflao e sobre o nvel de atividades. A isso se soma o fato de que o (novo) regime de cmbio flutuante contribuiu para aumentar a resilincia da economia. Mais que isso, a superao do cmbio fixo alimentou a percepo de que o pas voltava a contar com algum grau de autonomia na determinao da sua sorte. De qualquer forma fica registrado que a desvalorizao e o novo regime de cmbio recriaram em certa medida u m quadro - tradicional na histria deste pas - em que o cmbio defende o balano de pagamentos, em vez de disciplinar ou punir os produtores domsticos. Presso competitiva, alis, presentemente no falta - procedente tanto do exterior como, destacadamente, dos prprios produtores domsticos. Enquanto isso os juros deixam de ser usados para equilibrar o balano de pagamentos 20

20 Isso, porm, deve ser entendido por contraste com o ocorrido em outras experincias contemporneas - e no vis-a-vis o passado da prpria economia brasileira.

reabrindo-se a possibilidade de que venham a atuar em benefcio do nvel de atividade domstico. O conjunto de mudanas detonado pela desvalorizao aponta, pois, para o restabelecimento de u m certo grau de autonomia decisoria na gesto da economia. Ou, pelo menos, libera a poltica econmica do imperativo de atuar pr-ciclicamente. Essas ltimas consideraes serviro de ponto de partida para a reflexo acerca das (possveis) estratgias de crescimento no caso brasileiro. Antes, porm, faz-se necessria uma pequena digresso sobre estratgias nacionais.

Pequena digresso sobre estratgias de crescimento


A capacidade dos poderes pblico de formular e implementar transformaes do porte verificado no passado (para o bem ou para o mal) virtualmente desapareceu no Brasil. Por outro lado, a complexidade adquirida pela economia brasileira, o amadurecimento democrtico do pas (e conseqente proliferao dos centros decisrios) e a prpria velocidade das transformaes contemporneas fortemente sugerem que no seria nem factvel nem desejvel a realizao de planos monocntricos como os do passado. Mais que isso, a centralizao das decises fez bastante sentido quando se tratava de erguer estruturas produtivas. Quando, porm, estas j se encontram em boa medida montadas e em operao, mudam os papis e se multiplicam os atores em cena. A o s poderes pblicos, em suas diversas instncias, cabe construir vises de longo prazo, bem como motivar/cooptar atores para que se incorporem ao movimento geral. Cabe-lhe, tambm, isoladamente ou em parceria com interesses privados, concentrar esforos numas poucas grandes tarefas, pouco atraentes para a esfera privada, mas consideradas de elevado interesse pblico. Admitido o anterior, parece-me importante acrescentar algumas advertncias. No mais possvel ignorar o fato de que pases menos desenvolvidos podem crescer durante longos perodos a taxas jamais alcanadas por pases situados na fronteira do desenvolvimento. Constatada a evidncia, faz sentido inverter a viso convencional e admitir que no caso dos pases de menor desenvolvimento relativo, o crescimento lento prova da perda de oportunidades e desperdcio de potencial. Para que esse ponto fique suficientemente realado, convm assinalar que o Fundo

Monetrio Internacional, na sua mais recente edio dos cenrios de crescimento, prev uma taxa de expanso do PIB da ordem de 5,8% ao ano, em mdia, para os pases em desenvolvimento no perodo 2002 a 2004. Sendo o Brasil, u m dos mais destacados "grandes mercados emergentes", sua taxa de crescimento poderia, em princpio, ultrapassar aquele resultado mdio esperado. Isso, entretanto, dificilmente poderia ser alcanado na ausncia de uma viso de longo prazo que permitisse s decises das empresas ir alm de uma postura meramente reativa - e economia explorar possveis atalhos na assimilao de avanos j difundidos nos pases desenvolvidos. A segunda ponderao tem tambm a ver com a impossibilidade de se orquestrar (segundo a velha metfora) as decises econmicas. Como j foi assinalado, as vantagens e ganhos de eficincia tendem a provir, sim, da maior consistncia - mas tambm, destacadamente, da maior motivao. E nesse sentido, j existindo na sociedade instancias de poder (Estados e municpios) e outras instituies (pblicas e privadas) dotadas de grande poder de gravitao, a coordenao das decises e a prpria energia poltica posta a servio da estratgia, dependero da capacidade de eleger objetivos comuns, compartilhando-se funes e responsabilidades. Finalmente, convm chamar a ateno para o fato de que no se est aqui tentando justificar a adoo de estratgias para que a economia meramente passe a crescer. A longa estagnao de que estamos saindo foi, sobretudo, uma conseqncia do extenuante stop and go a que os agentes econmicos estiveram submetidos. O que estamos tratando de discutir a possibilidade do crescimento rpido - objeto das sees finais deste trabalho.

Sobre as novas estratgias que despontam no mundo ps-reformas


No presente clima de tomada de conscincia das dificuldades, subsistentes (ou mesmo agravadas) no mundo das reformas liberalizantes e da globalizao, est sendo superada a hiptese da convergncia para u m s tipo de economia. De fato, premidos pelas circunstncias, refns de decises irreversveis, e/ou verdadeiramente em busca de novos caminhos, diferentes grupos de pases vm ensaiando a busca de solues e acomodaes prprias. Tento no que segue caracterizar essa

nova situao, contrastando trs padres de conduta. O caso brasileiro ser retomado mais adiante.

Estratgias de fuso integral no mercado internacional (ou em economias lderes)


Neste primeiro grupo, encontram-se pases que avanaram bastante nas reformas e no que poderamos denominar internacionalizao dos mercados domsticos. E m maior ou menor medida frustrados com os resultados at o presente alcanados, mas sem visualizar alternativas (ou prisioneiros de mudanas dificilmente reversveis), esses pases se encontram presentemente dedicados a uma espcie de fuga para a frente. Tal movimento pode ou mesmo tende a culminar com o abandono da moeda local. Nesses pases, a poltica econmica est integralmente voltada para a conquista de confiana - e, caractersticamente, s pode atuar de forma pr-cclica. Mais concretamente, ante a eventualidade de movimentos adversos procedentes do exterior, no se cogita sequer de tentar compens-los localmente. Muito provavelmente eles sero respondidos por novos apertos fiscais promovidos pela poltica domstica... Percebida e introjetada pelos agentes econmicos individuais, esta ltima propriedade os leva a agir de forma tambm pr-cclica. No caso dos consumidores, muito particularmente, pela pronta reviso da renda permanente (esperada). Existe sem dvida a possibilidade de que, ante o espetculo patrocinado pelo generalizado auto-refreamento, melhorem as expectativas dos financiadores externos. Nesse caso - e sendo a confiana externa uma varivel verdadeiramente crtica - , a reavaliao do quadro poder propagar-se no plano domstico, tornando possvel a (rpida) recuperao da economa. A sincronizao da conduta de tantos atores sociais poder, todavia, ter conseqncias drasticamente negativas. Alis, difcil imaginar que esse tipo de situao no tenha conseqncias desastrosas sobre a coeso social e a sustentabilidade poltica.

Estratgias de (re)afirmao nacional


No plo oposto da estratgia de fuso anteriormente referida surge o caso de pases como a China e a ndia. Neles, a preservao da auto-

nomia e da identidade nacional, se que foram em algum momento postas em questo, no mais se encontram questionadas. importante, no entanto, lembrar que mesmo no caso de uma nao to vasta, complexa e peculiar quanto a russa, houve, no incio dos anos 90, a iluso de que seria possvel a fuso indiferenciada no mercado global. A experincia foi, porm, espetacularmente desastrosa. A o final da dcada de reformas, a renda per capita russa havia se reduzido metade - enquanto na China, onde as reformas foram assumidamente condicionadas pelo contexto local, e os esforos voltados para o desenvolvimento econmico do pas jamais foram abandonados, a renda per capita mais do que dobrou (Stiglitz, 1999). No tentarei desenvolver aspectos desse segundo tipo. Fica apenas advertido que neles a abertura controlada e a privatizao nada tem de semelhante ao big-bang ensaiado na Rssia. Poderamos em sntese afirmar que nesse grupo de pases, tambm se tem procurado aumentar a gravitao dos mercados na tomada de decises econmicas. Mas as mudanas neles so dosificadas e filtradas por instituies, valores e objetivos locais. C o m o que a coeso social tem mais chances de ser preservada - e a eficcia global das mudanas tem se revelado bastante satisfatria.

Estratgias de "reforma das reformas"


Entre os dois plos que acabamos de caracterizar, situa-se u m nmero possivelmente crescente de experincias que implcita ou explicitamente se encontram engajadas naquilo que Ffrench Davis (1999) denominou "reforma das reformas". Esse tipo de postura significa, no fundamental, que sob o impacto de graves crises, ou frustrados pela insuficincia dos resultados obtidos, diferentes pases esto buscando recuperar u m certo grau de autonomia decisria, inclusive no que toca busca do crescimento econmico. Aponto, sumariamente, dois casos representativos.
21

De 1976 at 1982, o Chile levou a extremos a sua experincia pioneira de reformas pr-mercado. Os primeiros resultados dessa experincia so bastante conhecidos: o pas mergulhou, em 1982, numa brutal crise, que se estendeu por aproximadamente trs anos. E m 1985, comearam a ser introduzidas mudanas mais tarde referidas como reforma das reformas.

21 Uma provocativa introduo ao tema da preservao das diferenas nacionais pode ser encontrada em Berger & Dore, 1996.

A especificidade chilena desenvolvida aps o dramtico mergulho de 1982-1985 consiste, sobretudo, na reabilitao das polticas macroeconmicas ativas. Cabe s novas polticas de gerenciamento macroeconmico, em sntese, manter a economia numa rota considerada sustentvel de crescimento, tratando de evitar tanto o sobre-aquecimento quanto a recesso. Alm disso, importante e caracterstico da experincia chilena a filtragem/dosificao de impulsos procedentes do exterior, mediante controle do ingresso de capitais. A s polticas ativas levadas a efeito no Chile, no entanto, desdobram-se tambm (moderadamente) em outras direes. De fato, ainda quando no seja o forte da experincia chilena, ali tambm vieram a ser desenvolvidas polticas especiais voltadas para o lado real da economia. Cabe citar, a esse respeito, a conduo pelos poderes pblicos da estratgica economia do cobre (que jamais foi privatizado) e, alm disso, umas poucas experincias de articulao pblico-privada na montagem de clusters (como, exemplificando, o do salmo). Vista em perspectiva, o que mais chama a ateno na experincia chilena o esforo bastante exitoso, por parte de uma pequena economia, de descondicionar (parcialmente) a poltica macroeconmica domstica, do timing e sobressaltos do mercado internacional. A s mais recentes dificuldades sugerem, no entanto, que isso no o bastante para imunizar a economia l o c a l - mas no significam que a relativa autonomizao da poltica econmica do pas tenha sido posta em questo.
22

U m outro exemplo interessante que poderia ser caracterizado como de estratgia (implcita) intermediria verifica-se na Coria. Nesse pas, a adoo de polticas prprias - que alteravam profundamente as propostas (inicialmente aceitas) do FMI - surgiu da ameaa de reproduo, em propores talvez ampliadas, do mergulho por que estavam passando a Tailndia e outros pases do sudeste asitico. Note-se, portanto, que assim como o Chile, a diferenciao renasce em decorrncia de acontecimentos precipitadores - ocorridos ou capazes de ocorrer. Tentarei mostrar no que segue que o Brasil pode ser considerado u m forte candidato ao ingresso na vasta zona intermediria, situada entre as estratgias explicitas de reafirmao nacional e o posicionamento de pases empenhados em nada mais ser - no plano econmico -

22 A "reprimarizao" por que passou a economia chilena nas ltimas dcadas dificilmente permitiria que o pas fosse poupado da instabilidade dos mercados externos. Sobre a referida reprimarizao, ver Katz, 2000.

que uma frao do mercado internacional. E m outras palavras, creio que o pas pode (e mesmo tende) a realizar a sua prpria verso da "reforma das reformas". Para tentar efetivamente demonstr-lo, deveria percorrer trs complexos temas: como completar a construo de um regime macroeconmico capaz de assegurar uma relativa autonomia para o gerenciamento do nvel de atividades; como alcanar u m crescimento vigoroso e sustentvel; e como posicionar-se diante dos problemas da desigualdade e da pobreza. Dessas trs grandes questes, tocarei apenas na segunda e na terceira.

23

O Brasil e as vias do crescimento rpido: bloqueios


No teria cabimento supor, presentemente, a possibilidade de um crescimento rpido e sustentvel para a economia brasileira, mediante qualquer u m dos trs caminhos apontados no incio deste trabalho. De fato, dados o tamanho da economia brasileira (e, muito particularmente, o de sua populao), o grau de urbanizao alcanado e a extrema diversidade das cadeias produtivas, no faria sentido supor que a economia possa se voltar massivamente para oportunidades que tenham por base a explorao de recursos naturais. E m outras palavras, a "reprimarizao" verificada em tantos pases latino-americanos aps a abertura e demais reformas sempre foi u m caminho invivel no caso brasileiro. E isso no apenas pelos fatores que acabam de ser apontados, como pelo fato de que, ao contrrio do ocorrido em outros casos (o Chile seria possivelmente o pior exemplo), a indstria passou relativamente bem pelo teste da abertura. O tema ser mais adiante retomado. No tampouco cabvel supor que o pas busque reeditar, a estas alturas histricas, o caminho dos iate camers. Antes de mais nada, porque esta via indicada, primordialmente, para a cpia e transplante de estruturas existentes nos pases mais avanados. Essa tarefa histrica, tpica de pases industrialmente retardatarios, foi praticamente concluda, neste pas, em 1980. A s s i m sendo, o importante - desde aquele momento - passou a ser influenciar condutas, construir diferenas, re-

23 Num recente debate na Argentina, um destacado economista declarou saber qual a "geografia argentina", mas no o que significa a expresso "economia argentina". A frase, deliberadamente provocativa, parece-me deixar claro a essncia da estratgia implicitamente adotada no pas: mimetizar-se com o mercado, tomando-se uma frao (indistinguvel) da economia internacional.

forar o nimo para assumir riscos etc. E isso flagrantemente contrasta com o prprio sentido do catch up. Por outro lado, ali onde a estrutura econmica do pas (ainda) apresenta graves falhas, tampouco faz sentido pensar na promoo massiva de empreendimentos pelos poderes pblicos. Quando mais no seja, porque estamos agora diante de uma economia muito mais aberta e privatizada - e de uma sociedade muito mais democrtica e demandante. Nessas condies, no fcil proteger atividades, e a restrio fiscal se coloca como u m imperativo permanente. A intensa disputa por recursos, alis, dificulta enormemente a concentrao do gasto pblico em objetivos dispendiosos, dissociados da esfera social - e cujos frutos s aparecero no futuro. Isso no significa, contudo, que a funo promotora de empreendimentos por parte dos poderes pblicos deva ser zerada. Por fim, ainda mais evidente que o pas no dispe de empresas que se destaquem internacionalmente e tendam, espontaneamente, a atuar como base ou microfundamento de um crescimento vigoroso e sustentado. Registrada a inviabilidade de cada u m dos caminhos do crescimento rpido, ficamos diante de uma perturbadora constatao: o Brasil possivelmente dispe de condies excepcionalmente favorveis para combinar ingredientes das trs vias. Ou seja, no podendo reproduzir qualquer das trs solues, o Brasil claramente, insisto, u m candidato a combin-las. Mais que isso, h sintomas de que j est se movendo nessa direo.

Brasil e as vias do crescimento rpido: possibilidades


O ingrediente crescimento via explorao de vantagens comparativas associadas a recursos naturais est amplamente presente pela explorao do cerrado - e muito especialmente do cerrado setentrional. Trata-se de u m imenso arco que se estende do oeste baiano a certas reas do sul da Amaznia - passando por Tocantins, Mato Grosso, sul do Piau e sul do Maranho. Os conhecimentos requeridos para a explorao dessas terras, partindo de contribuies seminais da Embrapa, encontram-se j amadurecidos. Por outro lado, o fato de que essa vasta fronteira dever produzir, basicamente, produtos de baixo valor agregado, no significa que a sua contribuio para o crescimento tenda a ser desprezvel. Para entend-lo basta ter em conta que os custos de produo chegam a ser 30% a 40% inferiores mdia - o que permite

gerar lucros substanciais e pagar salrios atraentes. Inegavelmente, no so poucos os problemas de infra-estrutura e logstica - mas o seu enfrentamento deve ser entendido como u m ingrediente a mais do processo de crescimento... No que se refere componente catch up, diversas advertncias foram j feitas. A q u i tambm pode-se perceber, no entanto, que h espaos para iniciativas apoiadas pelos poderes pblicos, visando ao emparelhamento com os pases mais avanados. No tentarei especific-las. Lembro apenas que as oportunidades deveriam ser cuidadosamente selecionadas - e no massivamente atacadas, como nos casos clssicos de catch up. Convm tambm lembrar que, mais uma vez em contraste com o passado, no se trata de apoiar projetos e sim empresas - a elas cabendo, concretamente, transplantar solues alcanadas nas economias desenvolvidas. Alm disso, idealmente, pelo menos, no se praticaria a mera cpia, buscando-se pelo contrrio, em simultneo com o transplante, perseguir a diferenciao. conveniente, porm, insistir em que no estamos falando, seno muito limitadamente, no uso de recursos fiscais. Por essa e por outras razes cabe tambm lembrar que as empresas estrangeiras, individualmente ou por meio de joint ventures com empresas nacionais, poderiam ter uma grande importncia na transposio para o pas de ramos de atividades ainda ausentes. Isso j ocorreu no passado, e poderia vir a ser uma dimenso da poltica de recuperao do tempo perdido ao longo dos ltimos vinte anos. Finalmente, uma grande importncia deveria ser atribuda adoo, por empresas locais, de estratgias muito mais criativas e ousadas. Refiro-me aqui sobretudo s empresas que tiveram u m b o m desempenho no que toca a sobreviver abertura da economia. Isso, como j foi assinalado, muitas vezes as levou a se entrincheirar em produtos e mercados em que j contavam com u m razovel patrimnio de conhecimentos. Resta, pois, saber em que medida podero assumir novos e maiores riscos, visando futura conquista de (novas) posies. Para que se avance nessa direo, o apoio por parte dos poderes pblicos s atividades de,pesquisa e desenvolvimento, a maior interao entre empresas e universidades e outros itens integrantes da agenda das polticas tecnolgicas, consensualmente decisivo. A sinergia entre as trs dimenses do crescimento aqui apontadas reconhecidamente no grande. Tampouco de se esperar que os interessados no avano de cada linha estratgica busquem se compor ou se articular com os interesses dominantes mas demais linhas. Como, alm

disso, est fora de cogitao o retomo ao centralismo, cabe concluir que os ingredientes do crescimento anteriormente assinalados devem ser assumidamente concebidos como (trs) estratgias singulares de crescimento. Idealmente, cada uma delas teria objetivos claramente definidos, apontaria meios (flexveis) para alcan-los - e admitiria a possibilidade da improvisao.

Nota sobre a relao entre crescimento, distribuio e pobreza


O crescimento rpido e sustentado ocorrido no passado brasileiro mostrou-se capaz de reduzir fortemente a pobreza, sem, contudo, diminuir a desigualdade. E m outras palavras, a suposio de que o crescimento levaria melhor distribuio se mostrou equivocada - mas a expanso da economia revelou-se eficaz, no que toca retirada de milhes de pessoas da misria. Sabe-se hoje que a drstica reduo da pobreza verificada no auge da industrializao decorreu, fundamentalmente, da multiplicao de ocupaes urbanas no qualificadas, tanto na indstria quanto fora dela. M a s sabe-se tambm que a esperada redinamizao do crescimento industrial no mais trar significativa expanso de postos de trabalho ocupveis pelos pobres. Duvida-se, inclusive, que venha a aumentar expressiva e sustentadamente o emprego no qualificado fora da indstria. Mais que isso, o drstico encolhimento que vem ocorrendo no emprego formal poder resultar em novas redues do rendimento mdio obtido por diferentes tipos de trabalho. O anterior no deve ser entendido como prova ou indcio de que o crescimento no mais interessa sequer reduo da pobreza. O que fica claro que se autonomizaram, como problemas, no apenas a desigualdade, como a prpria pobreza. Nessas condies, o vnculo (indireto) remanescente entre o crescimento da economia e os problemas sociais aqui referidos fica reduzido, basicamente, ao volume de arrecadao de recursos por parte dos poderes pblicos. Mas esse juzo no deve tampouco levar concluso de que o prprio crescimento efetivamente se autonomizou. Pelo menos o crescimento rpido - como deve ter ficado claro ao longo do texto - depende hoje, crucialmente, de vises amplamente compartilhadas sobre o futuro, bem como da mobilizao de numerosas atores pblicos e privados. E isso no pode ser alcanado por sociedades profundamente divididas, em permanente crise de identidade.

Essas ltimas observaes sugerem que o crescimento rpido no apenas permite, como efetivamente requer substancial melhoria das condies de vida da populao. No pelos motivos outrora alegados (formao de mercado interno etc.), e sim por razes morais, polticas - e s indiretamente econmicas.

CASTRO, A. B. de. Rvaluation of the past and analysis of the future: a perspective from the point of view of economic growth. Perspectivas (So Paulo), v.23, p.143-166, 2000. ABSTRACT: This article presents the possibilities of growth that are available for the Brazilian economy. It resumes the idea of fast growth (catch up) and its main possibilities - the possession of new frontiers, the building of structures by active procedures and the organization of the superior entrepreneurial capacities. Then, the recent economic crises of countries such as Mexico, South Korea, Philipines and Indonesia are compared to draw the conclusion that the Brazilian crisis of currency devaluation was successful. The last part is dedicated to the analysis of the barriers and possibilities of fast growth, showing that the success will depend on the capacity of combining the elements of each of those possibilities presented above. KEYWORDS: Fast growth (catch up); federal reserve bank policy (economic adjustment); currency devaluation.

Referncias bibliogrficas
ALBUQUERQUE, R. C., ROCHA, S. Sobre estratgias de reduo da pobreza. In: VELLOSO, J. P. dos R., ALBUQUERQUE, R.C. (Org.). Pobreza, cidadania e segurana. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2000. BERGER, S., DORE, R. (Org.). Nacional diversity and global capitalism. Cornell: Cornell University Press, 1996. BIESCHOSKY, R. et al. Formao de capital no ambiente das reformas econmicas brasileiras dos anos 1990: uma abordagem setonal. In: BAUMANN, R. (Org.). Brasil, uma dcada em transio. Rio de Janeiro: Campus, 2000. BONELLI, R., FONSECA, R. Ganhos de produtividade e de eficincia: novos resultados para a economia brasileira. IPEA/CNI, 1998. (Mmeogr.) CARVALHO, P. G. M . A s causas do aumento da produtividade da indstria brasileira. Rio de Janeiro, 2000. Tese (Doutorado), Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Mimeogr.) CASTRO, A . B. de. Renegate Development: Rise and Demise of State-Led Industrialization in Brazil. In: SMITH et al. Democracy: Markets and Structural Reform in Latin America. Ed. North-South Center, 1994.

CASTRO, A. B. de. A capacidade de crescer com o problema. In: VELLOSO, J. P. dos R. (Org.). O real, o crescimento e as reformas: frum nacional. Rio de Janeiro: s. n., 1996. . Indstria, o aescimento fcil e a inflexo possvel. In: VELLOSO, J. P. dos R. (Org.). A crise mundial e a nova agenda. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1999. CASTRO, A. B. de, SOUZA, F. R. P. A economia brasileira em marcha forada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. CHANDLER, A. Scale and scope the dynamics of industrial capitalism. Cambridge: Harvard University Press, 1977. CUNHA, P. G. Crise scio-econmica brasileira: cenrio internacional de desenvolvimento nacional. So Paulo, 1999. (Mimeogr.). EVANS, P. Embedded Autonomy. States & Industrial Autonomy. Princeton University Press, 1995 FRANCO, G. A insero externa e o desenvolvimento. Revista de Economia Poltica, v.18, jul.-set. 1998. FfRENCH DAVIS, R. Macroeconomia comrcio y nanzas para reformar las Reformas en Amrica Latina. Mc Graw Hill Interamericana, 1999. GHEMAWAT, P. Strategy and the business landscape. New York: Addison Wesley Longman, 1999. GOLDFAJN, I., WERLANG, S. The Pass-through from Depreciatios to Inflation: a panel study. Rio de Janeiro: Departamento de Economia-PUC, 2000. (Mimeogr.). HIRSCHMAN, A. The rise and decline of development economics: essays in trespassing. Economics to politics and beyond. Cambridge: Cambridge University Press, 1981. KATZ, J. Cambios en la estrutura y comportamiento del aparato productivo latinoamericano en los anos 1990: despus del "consenso de Washington", que? CEP AL, Naciones Unidas, 2000. KRUGMAN, P. How Washington Worsened Asia's crash: the confidence game. New Republic, may, 1998. MOREIRA, M . M . A indstria brasileira nos anos 90: o que j se pode dizer. In: GIAMBIAGI, F., MOREIRA, M . M . (Org.). A economia braseira nos anos 90. Rio de Janeiro: BNDES, 1999. NELSON, R. Cambridge Journal of Economies, v.22, n.4, july 1998. PANKAJ, G. Strategy and the business landscape. New York: Addison Wesley Longman, 1999. PASTORE, J., SILVA, N.V. Mobilidade social no Bras. So Paulo: Makron Books do Bras, 2000. SOUZA, F. E. P. A poltica de cmbio do plano real (1994-1998): especificidade da ncora brasileira. Revista de Economia Contempornea, n.5, jan.-jun. de 1999. STIGLITZ, J. Whither reform? AnnualBank Conference on Development Economics, World Bank, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi