Vous êtes sur la page 1sur 5

O Projeto de Pesquisa e seus Passos Lcia Santaela

Toda pesquisa comea pela elaborao de seu projeto. Tudo deve ser planejado, elaborado. O projeto como uma radiografia antecipada da pesquisa. A pesquisa contem os passos dados pela pesquisa. No se deve fechar para o inesperado, para o novo, para a criatividade. Projetar significa, portanto, antever e metodizar as etapas ou fases para a operacionalizao de um trabalho ( Santaella, 2001, p. 151). O Projeto de Pesquisa precisa ser flexvel quando o pesquisador descobrir possveis e necessrias mudanas em seu objeto. O projeto uma etapa na pesquisa, ele um guia para a execuo da pesquisa. 1. Questes de um Projeto a) b) c) d) e) f) g) h) i) Escolha de um tema, Coleta de informaes preliminares, Delimitao do problema Justificativa Objetivos Levantamento das hipteses, Referencial terico Coleta dos dados/anlise/interpretao Cronograma.

Perguntas clssicas que um projeto deve enfrentar: O qu? Por qu Para quem? Onde? Como? Com qu? Quanto tempo? O que ser pesquisado? Por que a pesquisa necessria? Como ser pesquisado? Que recursos humanos, intelectuais, bibliogrficos, Tcnicos, instrumentais e financeiros sero mobilizados? Em que perodo?

Tema: estudos preliminares, leituras bibliogrficas, visitas a locais especficos, discusses com especialistas e colegas, reviso bibliogrfica. O tema no ainda um problema. O problema a questo fundamental de toda a pesquisa. Ele precisa ser recortado, delimitado, formulado. Reviso bibliogrfica: trabalhos j publicados em relao ao problema que a pesquisa prope. nesse momento que a argumentao sobre a relevncia do trabalho se constitui. Verificar se j no existe outro pesquisador realizando a mesma pesquisa. Definio dos objetivos: que fins a pesquisa visa atingir? Quais so os aspectos que o problema envolve e que sua soluo resultar no tocante a cada um desses aspectos? Formulao das hipteses: so suposies de respostas para o problema proposto. As hipteses direcionam a pesquisa. o que a pesquisa comprovar ou no. Quadro terico: toda hiptese pressupe um quadro terico de referncia. Mtodo: so os procedimentos de raciocnio e analticos mais amplos. aqui que surge a necessidade de responder se a pesquisa ser terica ou aplicada, histrica ou tipolgica, crtica ou sistmica, emprica com trabalho de campo ou de laboratrio etc. Tendo o problema em mente, o pesquisador deve se perguntar: Como e com que meios poderei resolv-lo? O mtodo sinaliza o caminho a ser percorrido para comprovar Sua hiptese Cronograma: indicao das etapas a serem cumpridas em cada perodo Lista bibliogrfica preliminar: envolve duas partes, uma j consultada e outra a ser consultada no decorrer da pesquisa. 2 A Escolha do Tema: Ele sempre algo que nos fisga. Ele nasce de um desejo obscuro. A indefinio inicial de um tema normal. Os estudos preliminares ajudam na definio do tema. 3 Estudos Preliminares: Por onde comear? Buscando informaes sobre o tema, seja de ordem factual, seja de ordem terica.... Em que rea ou sub-rea do conhecimento nosso tema se situa para que possamos determinar os fundamentos tericos que lhe servem de base....? Ir para biblioteca ler sobre o assunto: enciclopdias, livros, peridicos, catlogos, teses, dissertaes, jornais, vdeos, bancos de dados = levantamento bibliogrfico. Dilogo com especialistas. Panorama de fundo.

3.1 O Pr-Projeto: O anteprojeto assim uma primeira proposta de sistematizao para ser testada, modificada e aperfeioada....(Santaella: 2001, p. 161). o momento de partida onde o pensamento sintetiza tudo ao mesmo tempo. 4 A Elaborao do Projeto: Pesquisa qualitativa e quantitativa. 4.1 Os Antecedentes: o momento em que o pesquisador, j tendo realizado pesquisas anteriores, faz referencia pessoal de seu percurso. Ex. quando o pesquisador pretende desenvolver temas que foram tratados no mestrado. 4.2 A Definio do Problema: A definio do problema acontece, num primeiro momento, de forma intuitiva. Ele depende dos conhecimentos e da percepo do pesquisador. Ex. vamos supor que algum queira fazer uma pesquisa sobre delinqncia juvenil. Esta afirmao ainda muito vaga. Da podemos pensar as questes referentes a populao e aos crimes cometidos pelos delinqentes. Se elaborarmos de outra forma: se deseja saber se certos crimes que os delinqentes cometem so ocasionados pelo efeito do uso de txicos, temos a duas variveis. Uso de txicos (varivel independente) ocasiona os crimes (varivel dependente). A amplitude do tema j especificou uma pergunta. Temos a passagem do tema ao problema. Todo problema implica uma indagao central, uma dificuldade que se quer resolver. Ele uma interrogao. No podemos resolver o problema pela intuio, pelo senso-comum. 4.3 O Estado da Questo: Tambm chamada de bibliografia comentada. ....a reviso bibliogrfica significa... seguir a informao como um detetive procura pistas: com imaginao e obstinao. , alis, esse aspecto do trabalho, agir como um detetive, que, com freqncia, torna prazerosa a realizao da reviso da literatura ( Santaella, 2001, p. 168). Na ausncia de um repertrio j formado de leituras, o pesquisador, vi ade regra, se v perdido em um labirinto de idias, tendncias e posies, sem conseguir, de imediato, dar a elas uma configurao coerente. (Santaella, 2001, p. 169/170). ....a reviso , sobretudo, um percurso crtico que deve ter em mira a pergunta que se quer responder.(Santaella, 2001, p. 171). 4.4 A Apresentao das Justificativas: A justificativa deve discorrer sobre a importncia da pesquisa. Ela aparecer em seguida da bibliografia comentada. A bibliografia comentada ao comentar as principais concluses a que outros autores chegaram e, aos constatar alguma lacuna em sua pesquisa deseja preencher, o pesquisador j est preparando o terreno para justificar a importncia de sua pesquisa.

A contribuio, ou seja, a justificativa da pesquisa pode ser de ordem cientficaterica ou ampliao do conhecimento terico j existe, ou preencher lacunas detectadas no conhecimento da rea, ajudar na compreenso de conceitos tericos complexos. A contribuio pode tambm ser de ordem cientfico-prtica etc. A contribuio pode ser de ordem social; um conhecimento prtico pode intervir numa realidade social. Por que a pesquisa relevante? De onde vem sua pertinncia? Qual o mbito ou quais so os mbitos da contribuio. Que ela trar? 4.5 A Explicitao dos objetivos: O objetivo diz respeito ao fim que se pretende atingir. Quando se atira uma flecha, mira-se em um algo. Os objetivos da pesquisa se parecem, portanto, com uma flecha na direo de um algo. O que a pesquisa visa alcanar? ( Santaella, 2001, p. 174). O objetivo visa o problema que ele pretende resolver. Os verbos devem estar no infinitivo: analisar, compreender, identificar e interpretar. 4.6 A Formulao das Hipteses: A hiptese est ligada ao problema da pesquisa. o problema que o pesquisador circunscreveu, isto , conseguiu recortar de um fundo temtico muito amplo, tema forma de uma indagao, uma interrogao, uma pergunta para a qual, no seu percurso, a pesquisa buscar respostas. Ora, a hiptese uma resposta antecipada, suposta, provvel e provisria que o pesquisador lana e que funcionar como guia para os passos subseqentes do projeto e do percurso da pesquisa. (Santaella, 2001, p. 176). Existe a hiptese fundamental e a secundria. A segunda complementa a primeira. A hiptese a bssola da pesquisa. Ela prev uma soluo antecipada. Ex. A falta de desenvolvimento de atividade de lazer conduz intensificao do grau de tenso do indivduo que vive nas cidades (Santaella, 2001, p.180). Sem problema bem definido e hipteses bem elaboradas, no possvel haver pesquisa, seja ....experimental, quantitativa ou qualitativa, terica ou aplicada (Santaella, 2001, p.182). 4.7 O quadro terico de referncia: As pesquisas no-quantitativas devem encontrar seu caminho em um emaranhado de teorias e mtodos. A soluo de determinados problemas podem ser encontradas por meio do auxlio de teorias. Opes tericas s podem nascer das exigncias internas que o problema da pesquisa cria (Santaella, 2001, p.183). A fundamentao terica nasce do levantamento bibliogrfico. So os pressupostos tericos que daro forma e interpretaes aos problemas. S conseguimos fazer uso realmente eficaz dos conceitos tericos quando eles como que entram em nossa corrente sangunea com tal intimidade a ponto de no sentirmos mais sua presena como estranha (Santaella: 2001, p. 184).

4.8 A seleo do Mtodo: Definir o tipo de pesquisa a ser realizado, pois disto dependero as regras metodolgicas. preciso definir se a pesquisa emprica, com trabalho de campo ou de laboratrio, se terica, histrica, tipolgica ou se hbrida. importante definir se o ngulo da abordagem da pesquisa econmico, poltico, social, cultural, histrico, tcnico etc. Mesmo uma pesquisa terica preciso fazer uma coleta de dados: idias, conceitos, categorias. 4.9 A equipe de Pesquisa Neste momento cabe nomear os responsveis pela pesquisa, desenhar o perfil de cada um indicando a tarefa que cada membro ir desenvolver. 4.10 O Cronograma Planejamento do tempo. Cada etapa deve ser pensada, prevendo o tempo que cada etapa deve desenvolver. . 4.11 Os recursos necessrios. Recursos materiais, infraestruturais e financeiros. 4.12 A Bibliografia Reviso bibliogrfica. No projeto de pesquisa dever constar a bibliografia j utilizada e a bibliografia que ser utilizada.

Bibliografia SANTAELLA, Lcia. Comunicao e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. So Paulo: Hacker editoras, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi