Vous êtes sur la page 1sur 2

ESCOLA EB 2,3 Abao

Ano lectivo 2009/10

CINCIAS NATURAIS- Actividade Experimental

8 ANO

INLFLUNCIA DA LUZ NO DESENVOLIMENTO DAS PLANTAS


COMPETNCIAS: Compreender da luz na germinao.

PROTOCOLO EXPERIMENTAL
MATERIAIS:
3 Placas de Petri Algodo Esguicho com gua Sementes de plantas (feijoeiro, ervilheira, tremoceiro, outras) Caixa de carto ou outro material opaco.

PROCEDIMENTO:
Para realizar esta experincia, a turma (ou turno) deve ser dividida em trs grupos. Cada grupo prepara uma placa de acordo comos seguintes passos: 1- Coloca uma camada de algodo no fundo de cada uma das placas de Petri; 2- Humedece, com o esguicho, o algodo em cada placa de Petri, utilizando aproximadamente a mesma quantidade de gua. 3- Coloca o mesmo nmero de sementes em cada recipiente. 4- Cada grupo posiciona a sua placa do seguinte modo:

Grupo 1 - junto da janela; Grupo 2 - longe da janela (entre 3 a 4 metros) Grupo 3 - perto da janela, mas coberta com dispositivo, por exemplo, uma caixa de carto, de forma a
no deixar passar a luz. 5- Rega, quando necessrio, utilizando a mesma quantidade de gua. 6- Observa o desenvolvimento durante duas semanas. Para registo dos resultados utiliza a tabela abaixo.

RESULTADOS:
Grupo Crescimento dos rgos areos (caule e folhas) Cor dos rgos areos Robustez do caule Orientao dos rgos areos em relao fonte de luz

1
(na janela)

2
(longe da janela)

3
(na janela e coberto)

QUESTIONRIO / INTERPRETAO DOS RESULTADOS:


1- Refere o factor ecolgico estudado. 2- Indica, justificando, a que tipo de factores ecolgicos pertence o factor estudado. 3- Justifique o humedecimento do algodo (passo 2) 4- Compara e interpreta os resultados obtidos a) nas placas 1 e 2 b) nas placas 1 e 3 5- Se a experincia se prolongasse por mais alguns dias, prev o que aconteceria na placa 3 (coberta pela caixa).

Relatrio do Trabalho de Grupos Tema: Influncia da luz no desenvolvimento das plantas


Competncias:
Reconhece a luz como um factor abitico; Compreende a influncia da luz no desenvolvimento das plantas; Reconhece a importncia da luz e da clorofila na fotossntese; Reconhece que a clorofila um pigmento que d cor verde s plantas.

Estrutura do Trabalho:
Capa (deve constar o nome da escola, ano lectivo, disciplina, tema, e autores do trabalho) Introduo - corresponde sntese de conhecimentos tericos onde constam conceitos que ajudem na interpretao dos resultados. Pode ser indicado, por exemplo: - conceito de factor abitico; - a luz como factor abitico; - a importncia da luz no desenvolvimento das plantas; - conceito de fotossntese; - a necessidade de luz e clorofila para a fotossntese; - a relao entre a intensidade luminosa e a produo de clorofila; - a relao entre a intensidade da coe da planta e a clorofila;

Resultados (deve constar os resultados observados, que podem estar sob a forma de quadros, tabelas ou grficos). Desenvolvimento corresponde anlise e interpretao dos resultados obtidos com base nos conhecimentos tericos referidos na introduo. Concluso corresponde a uma anlise breve sobre a validade dos resultados obtidos e a sua aproximao aos resultados esperados. Bibliografia: 1 obras por ordem alfabtica dos seus 2 Cada obra comea pelo apelido do autor principal em letra maiscula, segue-se o ano da publicao, o ttulo da obra, a editora. Podem ser especificado pginas consultadas.
EX: ANTUNES, C.; BISPO, M. & GUINDEIRA, P.(2006). Descobrir a Terra Sustentabilidade na Terra. Areal Editores. Porto pp. 24-28.

Webgarfia - Endereo do site e data quando foi consultada.


EX: http://www.cientic.com, consultado em Janeiro de 2009

Nota: Todas as pginas devero ser numeradas. Se apresentarem figuras tambm devem ser numeradas e legendadas. O trabalho dever ter, no mximo, 5 pginas e deve ser escrito na letra Times New Roman, de tamanho 12 e com espao entre linhas de 1,5.

Data de entrega do Relatrio: _______ /________________ / 2009

Vous aimerez peut-être aussi