Vous êtes sur la page 1sur 37

TFC Trabalho Final de Curso Produo Multimdia webdesign design grfico vdeo

Produo Multimdia FaAC Universidade Santa Cecilia 2012

Nome do Trabalho: NO PAIN NO GAIN Tema: Vdeo

Aluno(s): Thiago de Oliveira Marques Ribeiro RA: 101751

DE CLARA O

Eu, Thiago de Oliveira Marques Ribeiro, portador do RA 101751, declaro, para os devidos fins, que o sou autor do TFC (Trabalho Final de Curso) com o tema NO PAIN NO GAIN e que as partes no produzidas por mim esto devidamente citadas e referenciadas. Declaro, tambm, que estou ciente de que caso constatadas irregularidades referentes autenticidade e/ou originalidade do trabalho apresentado, este no ser considerado vlido, ficando sujeito s sanes acadmicas previstas pela instituio.

Santos, 07 de novembro de 2012.

Assinatura:____________________________________ Thiago de Oliveira Marques Ribeiro RA: 101751

Apresentao
O projeto NO PAIN NO GAIN um reality show para internet, o nome foi inspirado em uma frase muito utilizada por pessoas que frequentam academia, que na traduo livre significa SEM DOR NO H GANHO e mostra que pra conseguir o objetivo tem que abrir mo de muita. O programa conta a histria de um jovem de 18 anos, Weslei Mota, que pesa 153kg e tem como meta em 4 meses perder 40kg. Sua meta chegar at o final do ano sendo assim os 4 meses pesando 110kg. O reality show apresentado por seus amigos de infncia Wagner e Joo que tem como misso no s apresentar, mas tambm participar de todo seu treinamento e tem o papel de incentivo. Weslei participa de todos os tipos de treinamento, a fim de mostrar aos espectadores que possvel perder uma grande quantidade de peso apenas fazendo exerccio fsico e reeducando sua alimentao. Como em todo reality show, tem provas e novas situaes a fim de trazer novas experincias para o participante, mas tambm aos espectadores. Com a ajuda de profissionais da rea como nutricionista e preparadores fsicos, Weslei conta com todo apoio para de forma correta perder peso sem prejudicar sua sade. Tem o apoio tambm de empresas do ramo que do todo apoio necessrio para conquistar seu objetivo. O reality show dirigido para a parte humorstica, pois seu publico alvo so os jovens e tambm para mostrar que possvel perder peso sem grandes sofrimentos. Pelo fato dos apresentadores serem amigos de infncia de Weslei, eles tratam Weslei com palavras que muitas vezes poderiam dizer que pesadas, mas como amigos se entendem nesses linguajares e sabem que nada passa de uma brincadeira. Brincadeira, palavra que define bem o comeo do projeto, onde Thiago Marques com a ideia de criar um canal de entretenimento na internet para divulgar seus trabalhos e tentar entrar em uma rea nova de canais na internet, convida seus amigos para

criarem pautas. Eles aproveitando a oportunidade de fazer vdeos, atividade j feita por eles desde a infncia, e tambm pelo fato de Weslei querer perder peso, ento decidem jogar na internet toda a rotina dele. Essa rotina que seria seus treinamentos, sua batalha para no comer mais as comidas que comia antes, sua transformao e o mais importante, a equipe tinha como papel no deixar Weslei desistir. Mas felizmente a histria comoveu muita gente, no s os amigos, mas pessoas que se identificaram no perfil dele, pessoas de todo canto do Brasil e at pessoas de fora do Brasil. Aps a mdia como G1.com e emissoras como Band, Redetv e Record mostrarem sua batalha, pessoas do mundo inteiro por meio da pagina na rede social Facebook, vieram deixar sua mensagem de apoio e dizendo que comearam a mudar seu estilo de vida tambm. Agora tudo mudou, a brincadeira passou a ficar sria, mantemos nosso mesmo estilo de conduzir com humor, brincadeiras, mas sabemos da responsabilidade que temos em sermos exemplo pra pessoas do mundo todo. Weslei sabe sua importncia, sabe que ele busca agora no s o melhor para, mas tambm virou um garoto propaganda da sade para muita gente.

Objetivo
O objetivo do programa so dois iniciais que com decorrer dele passou a ter mais. O primeiro seria criar contedo para um canal de entretenimento na internet e o segundo mudar a vida de Weslei, posteriormente com toda repercusso passou a ter mais objetivos envolvendo questo financeira, divulgao para mais pessoas e ser bom exemplo. Tenho o objetivo de se expandir na internet como uma nova televiso onde os telespectadores podem assistir a seus programas a qualquer momento e com mais liberdade de contedo. Hoje pode se viver financeiramente de internet, no fcil, mas uma tima rea para se firmar e se consolidar. As pessoas passam mais tempo na frente do computador do que um televisor e fora poder assistir somente oque for do interesse. O segundo objetivo e mais importante mudar a vida de um menino obeso, que no praticava atividade fsica e tinha uma alimentao errada. Com a ajuda e superviso dos amigos ele comearia uma empreitada na vida muito difcil porem em longo prazo benfico. O quanto antes ele mudar sua rotina mais no futuro evitaria problemas. Fora a parte psicolgica, onde se sentiria mais confortvel e mais social, pois infelizmente as pessoas acima do peso sofrem discriminao. E tambm se tornaria um exemplo, mostrando a todos que possvel, buscando novas formas de exerccio e mostrando que possvel ser feliz sem comer exageradamente e irregularmente.

Pblico
Nosso publico direto so os dois: os internautas e os obesos Os internautas por ser um contedo para a internet e pelo grande poder de compartilhamento que se existe atualmente. Nas redes sociais a partir de que algo postado, no se tem mais controle, desde algo amador a algo profissional e nossa misso criar entretenimento para essas pessoas que passam mais tempo no computador do que na frente de uma televiso. A grande facilidade da internet poder ver quando, o quanto e no local em que quiser. Hoje voc pode na internet assistir aos seus programas, seriados, noticias e qualquer tipo de contedo no seu horrio disponvel, ficando livre para outras atividades. E com o crescimento de mobiles com internet fcil a chance de as pessoas verem o seu trabalho enquanto esto a caminho do trabalho, por exemplo, grande. No podemos desvalorizar a televiso, mas a internet est em crescente e tem de firmar espao maior com o tempo. Outro publico alvo nosso so os obesos ou pessoas com problemas fsicos. Com a repercusso que tomou o programa muitas pessoas se inspiram e se espelham no Weslei. Dizem que mudaram sua forma de viver, seja alimentar ou com exerccios. Pessoa do mundo todo vem mostrando fotos, relatando testemunhos de que esto mudando, ento podemos dizer que hoje temos nosso prprio publico. J nosso publico indireto acabou se tornando involuntariamente os telespectadores de televiso que vem nos acompanhando nas matrias das emissoras e pessoas que admiraram a atitude que os amigos tiveram. Acabamos mostrando a todos que possvel perder peso sem cirurgias e que com muita fora de vontade e determinao a busca por um objetivo pode ter sucesso.

Indiretamente atingimos tambm a classe baixa que podem ver que mesmo sem grandes recursos financeiros ou grandes apoios se consegue chegar a um resultado satisfatrio.

Mercado
Nosso mercado direto seria internet e o mundo fitness. Na internet buscamos chegar onde pessoas e grupos de forma independente conseguiram criar grande publico e renda. um mercado concorrido, porm aberto, onde todo tem a voz e contato direto com os espectadores. No preciso nenhuma grande produtora investir por trs e acaba trazendo monetizao. Financeiramente no equivalente televiso, mas que com o passar do tempo vem aumentando os valores. Fato esse que est despertando interesses de emissoras televisivas a contratarem WEB Celebridades. Seja como apresentadores ou como redatores. um mercado que deixou o amadorismo e profissionais vem se especializando cada vez mais nessa rea, no s profissionais como empresas vem enxergando com bons olhos o mundo da internet. E para um profissional multimdia a melhor forma de divulgar seus vdeos e seus trabalhos, onde os clientes ou os telespectadores podero opinar o que ficou bom ou o que necessrio melhorar. E com toda repercusso a perda de peso atingimos tambm o mundo fitness, aonde empresas do ramo vem procurando investir na equipe seja com suplementos alimentares ou como material esportivo. A perda de peso de Weslei pode trazer vrios acordos de imagem, pois um garoto que conseguiu perder peso sem ajuda de cirurgia ou medicamentos atrai uma imagem positiva e saudvel.

Nosso mercado indireto cr que fica para a televiso ou mdias que procuram mostrar o desenrolar da historia atraindo mais espectadores que querem ver o andamento do desafio de Weslei, sendo assim atraindo ibope que gera publicidade e gera renda. Toda a mdia precisa de matria e a histria do NO PAIN NO GAIN cai de bandeja, pois mistura amizade, fora de vontade, problema de sade e superao.

Justificativa
O porqu de fazer esse trabalho se da pelo fato de unir o til ao agradvel, o til por criar contedo para um canal de entretenimento na internet e o agradvel por ajudar um jovem a perder peso. Perder peso no fcil e por isso que decidimos gravar e mostrar a todos, por se resultado fosse satisfatrio comprovar que possvel chegar a um resultado somente com fora de vontade e um trabalho que pelo enredo de sua histria chama a ateno de muitas pessoas oque para um canal de entretenimento vital. E o grande diferencial desse trabalho contar a vida de um amigo, oque fortalece a vontade de ajudar e a liberdade de poder brincar e ficar mais a vontade na gravao. Da mesma maneira que a sade importante e sria, pelo fato de ter essa liberdade, com uma conversa mais amistosa possvel fazer provas que de inicio no seria fcil. Ele importante por no s ajudar a uma pessoa em especifico, mas varias pessoas que se identificam com a histria. Ser um trabalho que depois de finalizado, por estar disponvel na internet, poder ser acessado a qualquer momento e a qualquer tempo. Sendo um exemplo para varias pessoas por indeterminado tempo. E com o resultado sendo satisfatrio, ou seja, ele chegando a sua meta. Comprovara que possvel sim conquistar os objetivos independentes das dificuldades. E tem a importncia social, pois com o sucesso da meta, ele se sentiria mais feliz e menos excludo pelo fato de seu peso. Caso que ocorre muito com as pessoas obesas. No s ele, mas todos que se identificarem com a proposta do programa e que decidirem mudarem seu estilo de vida no basta apenas ajuda dos amigos se ele Weslei ou qualquer pessoa que deseja comear no esteja determinado a mudar. A viabilidade de fazer o projeto simples, apenas com uma cmera e com um cone (Weslei) j seria possvel, pois se trata de um projeto que de inicio no necessrio

equipamento e nem utiliza nada financeiramente. Ele pode buscar seu objetivo apenas por conta prpria ou com apoio de pessoas prximas, claro que com a ajuda de profissionais o mais recomendvel e mais correto. O sucesso do programa de resume tambm pela simplicidade que ele passa de imagem as pessoas e isso s foi vivel, pois mostramos de formas caseiras e sem investimento que possvel sim buscar seus objetivos. No foi necessria nenhuma preparao antes do inicio do projeto, utilizamos equipamentos que j tnhamos como cmeras e computadores para edio. Porem pode afirmar que as pessoas confiaram mais no projeto pelo fato de os vdeos buscarem uma forma mais profissional, uma dinmica de televiso para a internet. Concluo que sim vivel fazer esse projeto e/ou projeto similares com poucos recursos. Nosso projeto um exemplo disso.

Pesquisa
Todo o trabalho comeou como uma brincadeira, mas buscamos sempre referencias que possam nos ajudar a melhorar nossa forma de levar o programa e ideias para criao de quadros no programa. Irei citar alguns exemplos: Medida Certa Programa: Fantstico Rede Globo

Programa onde mostra como perder peso e chegar medida certa com auxilio de profissionais, reeducao alimentar e exerccios.

Temos alguma base de como levar um programa no mesmo estilo, porem sem o glamour de um programa global. Tentamos fazer o mesmo na internet com uma pessoa annima, sem a fama do seu lado.

Olho do Tigre Vlog Desce a Letra Cau Moura

Um Youtuber ( usurio do Youtube) famoso chamado Cau Moura comeou na internet um projeto chamado OLHO DO TIGRE em que consistia dizer que ira perder 25kg, baseando pelo fato de perder peso e registrar na internet, nos chamou a ateno e nos ajudou na ideia de registrar online todo o progresso do nosso garoto. Ns acreditamos que experincia desse tipo onde foge um pouco da rotina da internet onde grande parte de usurios so sedentrios, registrar que um usurio da internet esta mudando de vida, poder influenciar mais pessoas a mudar o estilo de vida.

Vivemos em um mundo onde comum registrar suas opinies para as pessoas, assim como sua rotina diria, enfim registrar sua vida na internet. No mais necessrio passar pela grande mdia para se tornar conhecido nacionalmente ou at mundialmente.

Canal Pararfenalha Canal de Entretenimento no Youtube

Seguindo o desejo de criar um contedo para um canal de entretenimento no Youtube, buscamos referencias em canais j existentes no Youtube como o Parafernalha, um dos primeiros canais somente para o Youtube, que tende a se tornar mais comum. H vrios exemplos de canais de vdeos na internet, buscamos neles uma base de que tipo de contedo fazer e as melhores formas de conseguir publicam na internet.

Desenvolvimento
Criao
Todo processo de criao surgiu em uma conversa onde foi se acertado gravar todos os dias as rotinas de treinos de Weslei e o peso semanal. Todos os quadros novos so decididos durante o decorrer do programa, sempre buscando situaes inditas. Toda criao do reality show que gerou o TFC foi feita de forma rpida e instantnea, sem nenhum tipo de pesquisa aprofundada no assunto. Apenas procurei mostrar detalhes relacionados ao tema no vdeo. Como sempre mostrar o lado dramtico do vdeo.

Tcnicas empregadas
Tentamos utilizar a todo o momento as tcnicas utilizadas em programas de televiso, a fim de criar dinmicas, pois precisamos segurar o internauta no vdeo com tempo de em media 10 minutos, oque para a internet muito longo. Ento utilizamos sempre imagens rpidas e com movimento. Somente nos momentos de drama e que requer detalhes, utilizo a cmera lenta para dar nfase nas expresses.

Disciplinas relacionadas e consultadas:


Laboratrio de vdeo Prof. Durval Moretto Principal disciplina, pois nela tentei utilizar todas as tcnicas aprendidas. Nela foi decidida a troca do TFC, pois de inicio seria um trabalho sobre esportes, contando a vida de um ex-atleta, mas como iniciei um projeto novo NO PAIN NO GAIN que acabou me tomando muito tempo, acabei trocando o tema do TFC sugerido pelo prprio professor Durval e coordenadora Marcia. Produo de vdeo Prof. Wanderley Camargo Disciplina que serviu de auxilio e base de como se organizar tanto na parte de operao e gravao, como na parte de ps-produo. Matria que auxiliou na organizao e produo dos vdeos. Procurei aproveitar todo conhecimento obtido nela para poder melhorar muitos pontos, como melhor equipamento para gravao e melhor organizao de quais equipamentos usarem em determinadas locaes. Por exemplo, usar a cmera GoPro em baixo da agua para pegar ngulos diferenciados. Criao, roteiro e direo de vdeo Prof. Durval Moretto Matria que auxiliou em todo processo de criao de vdeos. Embora no utilizamos nenhum roteiro no papel, com todo o conhecimento em criao de roteiros, pude transformar boas ideias para vdeo.

Edio e montagem de som Prof. Edison Delmiro Umas das principais disciplinas utilizadas nesse projeto. Sempre preocupado com a melhor captao de udio, tentei utilizar o conhecimento obtido na matria como melhor equipamento para captar udio, adaptaes em equipamento para determinados locais e formas corretas de captar udio. Utilizamos gravadores externos e microfones BOOM e LAPELA para melhorar captao de som. Edio e montagem de vdeo Prof. Alexandre Alves Valena Barbosa Matria que foi utilizada em todo o processo de ps-produo Todas as tcnicas aprendidas em edio e finalizao de vdeo foram utilizadas na edio de todo o material coletado.

Conceito de criao esttica


Logotipo

O logotipo que consiste na gria NO PAIN NO GAIN que na traduo livre do ingls para o portugus seria algo como SEM DOR NO H GANHO. Gria muito utilizada por quem frequenta academia, sendo assim utilizada no programa a fim de relacionar a sade. Foi utilizada a fonte URBAN BRUSH, pois uma fonte que se aproxima de tipografia usada em pichaes de rua que buscamos trazer para o nosso logotipo. As cores utilizadores foram amarelo, vermelho e branco, as duas primeiras pois so letras que lembram o desejo de comer. E como o reality show sobre algum que pertencia ao mundo da comida foi usada essas cores. O contorno vermelho em um retngulo foi criado aps a criao da vinheta onde se simula um letreiro de boate. Buscamos um logotipo simples e objetivo e de fcil memorizao. Quanto mais o publico se lembrar do logotipo, mais ele ir procurar informaes do reality.

Vinheta A criao da vinheta foi dividida em trs partes. Primeira parte De inicio da vinheta precisava reforar a ideia de que ele um obeso querendo mudar, ento usei ele ao centro com objetos que faziam parte de seu cotidiano.

Como forma de mostrar a vida errada de Weslei e de uma pessoa que no tem uma vida saudvel, montei uma vinheta com alimentos que lembram muita gordura e que geralmente so os mais preferidos de pessoas obesas.

Coloquei somente a imagem de Weslei ao centro com alimentos girando e fazendo uma transio para reforar a ideia que esse o seu mundo antes do programa. Busquei no relacionar nenhuma marca aos produtos, afim de no criar vinculo com nenhuma empresa e evitando problemas futuros de imagem.

Segunda Parte A seguir foi criada a segunda parte da vinheta, uma imagem onde retrata sua nova fase, mais saudvel e com imagens dos dois amigos apresentadores que iriam acompanhar todo seu desafio.

Foram colocadas imagens que reforasse a ideia de sade, esportes e alimentos que iriam ajudar sua nova rotina. Os apresentadores reforam a ideia que eles estariam ali para justamente trazer essa rotina. Um erro que foi percebido apenas depois da divulgao do vdeo foi do Weslei no estar no centro, porem esse erro tem explicao que consiste em no ter material

disponvel para edio. Ento a nica imagem que tinham os trs juntos foi utilizada na vinheta. Mas como podem reparar no existem imagens de fundo, foi feito tanto a primeira quanto segunda parte da vinheta em alpha, pois agora vem a terceira parte que consiste na criao do Background.

Terceira Parte - Background A fim de criar imagens que chamassem ateno e que mostrassem o foco do programa que era a gordura, foi criado vdeos de alimentos gordurosos e cheios de caloria. A primeira cena de leite condensado caindo em cima de bolachas.

A segunda cena mostra uma fritura

Todas essas cenas foram criadas exclusivamente para a vinheta, no sendo copiadas de nenhum outro lugar. Portanto a vinheta consiste na juno dessas trs partes e que no final tambm foi adicionado o logotipo do reality show. Durante o vdeo utilizamos no inicio de todo vdeo semanal uma entrada simulando uma maquina de escrever:

Como forma de lembrar o perodo em que o projeto esta em andamento e qual horrio da ultima gravao na semana, utilizo a entrada no estilo maquina de escrever, pois lembra uma cena de registro. Tambm como forma de reforar uma medida, durante toda pesagem utilizo a mesma tcnica de maquina de escrever mostrando o peso alcanado na semana:

Perfil multimdia de seu projeto


Vdeo destinado a rea de internet com possvel migrao para televiso. Como forma de divulgao e produo de poucos custos, nossos vdeos foram criados para a internet, onde j se comea ter uma valorizao e um investimento de empresas. Publicado no site Youtube (www.youtube.com), semanalmente postado um vdeo para acompanhamento dos telespectadores.

Como o seu trabalho foi desenvolvido


Utilizei basicamente 3 softwares para a criao do projeto. Primeiramente o Adobe Photoshop verso CS6 para criao de todas as imagens que seriam utilizadas nas vinhetas, nos vdeos e na pagina do reality.

Todas as imagens so tratadas no programa, que auxilia tambm na criao de imagens que sero inseridas nos vdeos.

O segundo programa utilizado para criao de todas as vinhetas do programa foi o Adobe After Effects verso CS6. Nele foram feitas todas as chamadas da vinheta

No total de 16 camadas a primeira parte da vinheta.

A segunda parte j contou com menos camadas, pois tinha menos imagens que a primeira parte.

Tambm no programa foi criado o logotipo no formato de vdeo.

No after tambm criada a chamada de peso que depois inserida no vdeo. O programa After Effects facilita muito o trabalho pois com ele podemos criar vinhetas mais avanadas e com mais opes de diversidade. Embora um programa que requer um computador potente se tornou essencial na criao do reality.

O terceiro e mais importante software utilizado o Adobe Premiere verso CS6 onde feita toda a edio de imagens e finalizao. No programa tambm inserido todos os udios.

Com o software foi finalizado a vinheta com juno das imagens e insero dos efeitos sonoros. Todos os vdeos so criados com a proporo e configurao da cmera

Todos os episdios so separados por pastas que contem todos os vdeos gravados.

Em dois meses de programas j foram totalizados mais de 40 horas de udio e vdeo, somados passando a marca de 150 gigas em disco local.

A maioria dos vdeos utilizam 2 camadas de vdeos onde so colocadas todas as cenas selecionas e todos os inserts como patrocnio e vinhetas de informao; e 3 camadas de udio onde so colocadas o udio principal, efeitos sonoros e trilha sonora. Trilha sonora que utilizada por musicas que retratam o momento. Musicas que inspiram o treinamento de Weslei at musicas que fortalecem a ideia do drama. No programa tambm adicionamos telas que ajudam a crescer o projeto nas redes sociais e no canal Youtube.

E agradecimentos a parceiros que esto apoiando a causa

Informaes Adicionais
Os vdeos tm como um padro mdio o tempo de 10 minutos. Busco no ultrapassar esse tempo porque na internet telespectadores tendem a no assistir programas longos.

Os vdeos so lanados na segunda feira, pois dependendo do numero de visualizaes, o Youtube pode colocar o vdeo como destaque aumentando assim a visibilidade do projeto.

Os vdeos tem como padro 2 passagens e 3 quadros por episdio. Sendo essas passagens, a inicial e a chamada para ver o treinamento da semana. Os quadros so separados em treinamento, entretenimento que consiste em algo levado mais ao humor e a pesagem.

So criados a fim de informar e oferecer entretenimento aos telespectadores, vdeos durante a semana chamada Curtinha, onde vdeo no relacionado ao vdeo semanal lanado.

O roteiro do vdeo foi baseado em cima da narrao montada:


Nesse vdeo vamos contar a histria de que pequenas ideias podem acabar tomando rumos que ningum espera.

Thiago Marques com a ideia de criar um canal de entretenimento na internet e assim divulgar seus trabalhos, pede ajuda a seus amigos de infncia para inventar contedos. Surge ento a ideia de fazer um reality show online, chamado NO PAIN NO GAIN, nome muito usado por quem frequenta academia, que na traduo livre ficaria como SEM DOR NO H GANHO. Onde mostraria todo o progresso de um garoto obeso que junto dos amigos teria como meta perder peso. O programa comeou mostrando a abordagem dos amigos em sua casa. Wagner e Joo chegam a Weslei , onde eles assinaram um contrato, mostrando que ele estava disposto a mudar seu estilo de vida. No primeiro dia Weslei estava com 152 quilos. Um peso muito alto para um jovem de apenas 18 anos Weslei teria como meta chegar a 110 quilos no final do programa, que ir at o dia 23 de dezembro sendo assim 4 meses de muito esforo. Weslei junto com os amigos comeam a rotina de exerccios que iria ser acompanhada diariamente pela equipe e semanalmente sairia um episdio na internet. Agora vamos voltar um pouco, exatamente um dia antes do comeo das gravaes, foi criada na Rede Social Facebook, uma pagina onde toda atividade de Weslei seria registrada assim como seus vdeos. Aps o lanamento do vdeo a equipe NO PAIN NO GAIN foi procurada por pessoas interessadas em investir no projeto, empresas do ramo e profissionais que iriam acompanhar todo o progresso de Weslei. Weslei comeou a mostrar que estava dedicado na sua meta, logo na primeira semana ele perdeu 7 quilos, surpreendendo a todos. O projeto comeava a tomar uma proporo maior, veculos de imprensa se interessaram pela histria, com isso a equipe se viu motivada a melhorar a cada semana. Falando em querer o melhor, l no comeo j na edio, Thiago que responsvel pela edio, criao e direo do Reality, passou mais de 10 horas criando todas as vinhetas e imagens para tentar colocar profissionalismo no trabalho. Muitos na regio j conheciam a histria, mas tudo mudou drasticamente com a matria publicada no site do G1.com, aps a publicao da matria varias emissoras procuraram para mostrar o programa.

Com toda repercusso propostas de contrato surgiram como GloboEsporte.com e Programa Hoje em Dia da Rede Record. Sendo esse ultimo aceito, aonde ser feito um acompanhamento do programa e a pesagem final ao vivo no programa. Com a cobertura da imprensa mais pessoas passaram a apoiar a causa, mandaram mensagens e se mostraram motivadas em tambm mudar seu estilo de vida. Weslei virou um exemplo a ser seguido e nos vdeos podemos acompanhar que ele vem se esforando ao mximo, fazendo novos esportes... Passando por provas de fogo... E at mesmo participando de uma corrida de rua. Aps 2 meses de reality show, Weslei ja perdeu a mais de 30 quilos. Mostrando a todos que tudo possvel, s basta querer. A vida de todos os envolvidos no projeto mudou, tiveram que largar estudos e empregos em prol da cobertura do programa, mas todos esto muito satisfeitos pelo resultado que conseguiram com uma simples brincadeira.

O vdeo criado para contar a histria do NO PAIN NO GAIN e usado no TFC tem como durao o tempo de 11 minutos com rea de tela de 1920 x 1080 pixels a 29,97 fps.

O arquivo estar no formato . wmv dentro do DVD.

Concluso

Concluo que aprendi muito na criao do reality show NO PAIN NO GAIN que o tema do meu Trabalho Final de Curso e que tentei de todas as formas colocar todo meu aprendizado em pratica. Fiquei surpreso pelo final obtido com o projeto pois tomou uma proporo bem maior do que a esperada e com isso situaes novas apareceram. Assumo que meu relatrio e meu vdeo no esto entre os padres requisitados, mas tenho convico que ir tirar muitas duvidas do meu projeto. Desde j agradeo ao apoio de todos os professores e responsveis pelo curso e um agradecimento especial aos professores Durval Moretto e Marcia Okida pela compreenso em minhas ausncias e sugesto do meu trabalho final.

Vous aimerez peut-être aussi