Vous êtes sur la page 1sur 16

PRINCPIOS PENAIS So os valores fundamentais que inspiram a criao e a manuteno do sistema jurdico.

Os princpios, dentro do direito penal, possuem uma importncia de enorme destaque. Afinal, constituem verdadeiras garantias do cidado perante o poder punitivo estatal. A maioria desses princpios encontra previso no artigo 5 da Constituio Federal, sendo, portanto, clusulas ptreas do ordenamento jurdico brasileiro. 1 - Princpio da Interveno mnima. (ltima ratio- o ltimo recurso a ser utilizado,
pois tolhe a liberdade do cidado)

O Direito Penal o ramo do Direito que apresenta a pior sano: a pena, a possibilidade de privao da liberdade. Assim sendo, apenas os bens jurdicos mais importantes devem ser tutelados pelo Direito Penal. Por isso se fala que o Direito Penal a ultima ratio, pois uma conduta s deve ser criminalizada se constituir meio necessrio e indispensvel para a proteo de determinado bem jurdico. Logo, todos os meios polticos e jurdicos de controle social devem ser esgotados antes que se busque a tutela do bem pela via do Direito Penal, ou seja, o Direito Penal deve atuar somente quando os demais ramos do direito se revelarem incapazes de dar a tutela devida a bens relevantes na vida do indivduo e da prpria sociedade. Do princpio da interveno mnima decorrem outros dois que a fragmentariedade e a subsidiariedade. 2 - Princpio da Fragmentariedade Nem todas as aes que lesionam bens jurdicos so proibidas pelo Direito Penal, como nem todos os bens jurdicos so por ele protegidos. O direito penal limita-se a castigar as aes mais graves praticados contra os bens jurdicos mais importantes, decorrendo da o seu carter fragmentrio, uma vez que se ocupa somente de uma parte dos bens jurdicos protegidos pela ordem jurdica. O princpio da fragmentariedade indica que nem todas as leses a bens jurdicos protegidos devem ser tuteladas e punidas pelo direito penal. Apenas alguns bens jurdicos devem ser penalmente tutelados, apenas uma parte, apenas alguns FRAGMENTOS, apenas os mais graves.

3- Princpio da Subsidiariedade A atuao do Dieito Penal Cabvel unicamente quando os outros ramos do direito e os demais meios estatais de controle social tiveram se relevado impotentes para o controle da ordem pblica.

4- Princpio da Alteridade ou transcendental Esse princpio probe a incriminao de atitude meramente interna do agente, bem como do pensamento ou de condutas moralmente censurreis, incapazes de invadir o patrimnio jurdico alheio. Ningum pode ser punido por causar mal apenas a si mesmo, ou seja, impossibilidade de punio a autoleso (ex.suicdio), bem como a atipicidade da conduta de consumir drogas. O princpio da alteridade, tambm em sintonia com o princpio da insignificncia, veda a incriminao de conduta meramente subjetiva ou que no ofenda a nenhum bem jurdico. Por exemplo: a tentativa de suicdio ou a autoleso no sero considerados crimes se no provocarem outros danos materiais a terceiros e se no houver inteno de fraude contra seguradora. 5- Princpio da Responsabilidade subjetiva No Direito Penal a responsabilidade subjetiva (provar culpa ou dolo), ou seja, por fora do princpio da responsabilidade subjetiva no basta que o fato seja materialmente causado pelo agente: para que se possa faz-lo responsvel se requer, ademais, que o fato tenha sido querido (dolo) ou, pelo menos, que tenha sido previsvel o resultado (culpa). No h responsabilidade objetiva no DP. Deste modo, ningum pode ser responsabilizado sem que rena todos os requisitos da culpabilidade.

6- Princpio da Humanidade Esse princpio visa vedao de penas degradantes, e adoo de penas perptuas. Determina a inconstitucionalidade de qq pena ou consequncia do delito que crie uma deficincia fsica (morte, amputao, castrao ou esterilizao, interveno neurolgica, etc) como tambm qualquer consequncia jurdica inapagvel do delito.

Esse princpio sustenta que o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem constituio fsicopsquica dos condenados". Ex.: infraestrutura das penitencirias impedir a degradao e a dessocializao dos condenados so corolrios deste princpio. Resumo: Na Constituio Federal no art. 1 inciso III, est previsto a dignidade da

pessoa humana, no art. 5 incisos III e XLIX, est previsto o principio da humanidade. Do inciso III, do art. 5 que diz "ningum ser submetido tortura nem a tratamento desumano ou degradante", ficam estabelecidas certas garantias

processuais que de o processo penal no pode expor o homem a situaes degradantes e torturante, no pode ele mesmo assumir forma desumana, no pode aplicar penas de tortura ou pena de morte, cabendo assim a todos direitos que devem ser providenciados pelo Estado como: um processo acusatrio rpido, limitao a priso preventiva, separao de presos condenados dos processados e dos provisrios, bem como a integridade fsica e moral do preso (art. 5 inciso XLIX), pois o processo penal priva o homem da sua liberdade mais no da sua dignidade.
7 Princpio da personalidade da pena ou da intranscedencia Ningum pode ser responsabilizado por fato cometido por terceira pessoa. Assim a pena no de passar da pessoa condenado.************Ningum pode ser
responsabilizado por fato cometido por outra pessoa. A pena no pode passar da pessoa do condenado (CF, art. 5, XLV).

8- Princpio da Individualidade da pena Este princpio determina que as sanes impostas aos infratores devem ser personalizadas e particularizadas de acordo com a natureza e as circunstncias dos delitos e luz das caractersticas pessoais do infrator. Assim, as penas devem ser justas e proporcionais, vedado qualquer tipo de padronizao.

Ex: crime cometido por vrios infratores, cada um receber sua pena diferente, levando em considerao vrios fatores (idade maior/menor 18 anos, primrio/reincidente, etc)

9- Princpio da Proporcionalidade A pena dever guardar proporo com a gravidade da ofensa, ou seja, aplicar a pena de acordo com a gravidade do delito, podendo trabalhar dentre o mnimo e o mximo, porm dentro da proporo. ******as penas devem ser aplicadas de acordo com a gravidade da infrao penal cometida, levando se em conta as circunstncias pessoais do condenado. Como, por exemplo, bons antecedentes, primariedade, reincidncia e menoridade relativa (maior de 18 e menor de 21 anos). Exemplo: Art. 157 do CP Indivduo A - 6 anos Indivduo B - 7 anos Indivduo C R 6 anos e 6 meses 10- Princpio da Adequao Social Para essa teoria, o Direito Penal somente tipifica condutas que tenham certa relevncia social. O tipo penal pressupe uma atividade seletiva de comportamento, escolhendo somente aqueles que sejam contrrios e nocivos ao interesse pblico, para serem erigidos categoria de infraes penais; por conseguinte, as condutas aceitas socialmente e consideradas normais no podem sofrer este tipo de

valorao negativa, sob pena de a lei incriminadora padecer do vcio de inconstitucionalidade. No se pode confundir o princpio em anlise com o da insignificncia. Na adequao social, a conduta deixa de ser punida por no mais ser considerada injusta pela sociedade; na insignificncia, a conduta considerada injusta, mas de escassa lesividade.

11- Princpio ofensividade ou lesividade No h crime quando a conduta no tiver oferecido ao menos um perigo concreto, real, efetivo e comprovado de leso ao bem jurdico. Portanto, no existe infrao penal quando a conduta no tiver oferecido ao menos perigo de leso ao bem jurdico. Assim, para que haja um crime no basta que este esteja somente descrito na lei, tem que lesar concretamente o bem jurdico tutelado. Ex: Para ser crime formalmente (descrita na lei) _ materialemnte (lesar ou por em perigo o bem jurdico tutelado Exemplo: lei 10826/03 art. 12 = arma de fogo perigo ao bem jurdico tutelado (a segurana). Porte ilegal de arma Uma arma de fogo dentro de casa gera insegurana. Se esta arma, a qual no tenho porte, estiver dentro de um cofre, trancada com chave, que somente eu tenho acesso. crime? No, pq no est colocando em risco o bem jurdico tutelado. E eu se eu estiver, andando com esta arma na rua, e eu no tenho porte, mas ela no tem munio. Segundo o entendimento do STF tb no est colocando em risco a segurana. Para o prof., h perigo pois mesmo sem munio a arma pode ser utilizada para outros tipos de crime. LESO=LESIVIDIDADE CRIME ----------------BEM JURDICO TUTELADO (ex. porte ilegal de arma = segurana) PERIGO DE LESO 12- Princpio da insignificncia ou da criminalidade da bagatela Ainda que pratique uma conduta que lese o bem jurdico, este tem que ter significncia, ou seja, no h diminuio do patrimnio. Ex, furto de dois ou trs alfinetes de uma alfaiataria. A leso to diminuta que o crime no se considera caracterizado. No basta que o valor seja reduzido, possui outros requisitos de ordem objetiva e subjetiva. O que insignificante para mim pode no ser para outra pessoa. Tem que levar em considerao o que o valor vale para a vtima. Ex. cidado que roubo uma barra de ferro de 1m que estava joganda, abandonada, da estrada de Ferro America Latina - princpio da insignificncia. Ex. na rea tributria se eu dever at 20.000,00 para a Unio esta no vai me executar. Fica a dvida mas no executa princ.. insignificncia. A dvida fica pendente esperando o devedor pagar ou at prescrever. Comparando isto com o D.P. Se no direito administrativo que inferior ao Direito Penal, 20.000,00 insignificante, o DP no pode prender por sonegao se for dvida abaixo de 20.000,00.

Ex. Na rea ambiental este princpio tb muito usado. Ex. matar capivara. Segundo a lei matar animal silvestre crime. Se matar uma capivara insignificante. At porque , h muita capivara causando dano a natureza. S no pode matar jacar. Funciona como causa de EXCLUSO DA TIPICIDADE. O cabimento do princpio deve ser analisado em cada caso concreto, de acordo com as suas especificidades, e no no plano abstrato. A anlise h de ser efetuada levando-se em conta o contexto em que se deu a prtica da conduta, especialmente a importncia do objeto material, a condio econmica da vtima, as circunstncias do fato e o resultado produzido, bem como as caratersticas pessoais do agente. Com a caracterizao desse princpio, opera-se to somente a tipicidade formal, isto , adequao entre o fato praticado pelo agente e a lei penal incriminadora.. No h, entretanto, tipicidade material, compreendida como o juzo de subsuno capaz de lesar ou ao menos colocar em perigo o bem jurdico penalmente tutelado. 13- Princpio da retroatividade e irretroatividade Art. 1 - legalidade = para ser crime tem que estar descrito na lei + Anterioridade = a lei tem que ser existente. A lei tem que ser anterior ao fato. Art. 2 --------+ 2 outros princpios = analisa a lei penal no tempo (ver abx resumo). Lei revogada somente por outra lei (e no por desuso) = surge: - retroatividade benefca e a irretroatividade. Art. 2 no caput abolitio criminis No = novatio legis in mellis

Princpio da Retroatividade da Lei Penal (art. 2. Do CP; Art. 5., XL da CF: CF: A Carta Magna, em seu artigo 5, inciso XL, preceitua que a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru novatio legis in mellius ou lex mitior lei nova mais favorvel que a anterior. abolitio criminis abolio do crime, a lei nova j no incrimina fato que antes era considerado ilcito penal, ou seja, aquilo que era considerado crime, para o Estado no importa mais. Significa que a lei penal nova mais benfica, sempre retroagir para abranger situaes j consolidadas, transitadas ou no em julgar. Toda a lei penal nova que d tratamento mais favorvel ao sujeito retroagir. Pode ainda ocorrer que nova lei deixe de considerar crime fato anteriormente tipificado como ilcito penal, chamado deabolitio criminis, havendo descriminalizao e neste caso julga se extinta a punibilidade em razo da abolio de crime, permanecendo os efeitos civis.

Irretroatividade da Lei Penal: se a lei penal for mais severa, ela no retroage, ou seja, no se aplica a fatos anteriores sua vigncia, sendo portanto, irretroativa. Lei posterior de qualquer modo agravar a situao do ru no retroage, s sendo aplicada para aqueles que praticarem a conduta a partir da data de sua vigncia, ao contrrio da abolitio criminis, pode a nova lei, considerar fato anteriormente no incriminar como crime, ou seja, a conduta que nos era considerada como crime, passa a ser. Sendo lei mais severa no alcanar o fato praticado antes da sua vigncia, at porque h o princpio da anterioridade. Ultratividade da Lei Penal: a lei penal embora revogada continua a ser aplicada, pois a conduta / fato ocorreu na sua vigncia. O fenmeno da Ultratividade s ocorre se a lei penal nova for mais severa. (data da conduta), ou seja, que se d quando uma lei penal continua sendo aplicada a uma conduta, mesmo aps ter cessado sua vigncia.

Exemplo: H uma lei em vigor dizendo que para o crime de leso corporal a pena de 6 meses a 1 ano de deteno. O Agente A pratica o delito em 15/10/2001. em 05/09/2002 surge uma lei penal mais severa determinando para o referido crime a pena de recluso (regime de penas) de 06 meses a 1 ano. A lei nova mais severa s ser aplicada para aqueles que a transgredirem a partir de 05/09/2002. esta lei jamais retroagir assim quando o agente A for julgado, o juiz deve verificar a data da conduta do agente, pois no caso deve ser aplicada a pena da lei j revogada. Obs: s vezes, o fato criminoso verificou se sob a vigncia de uma lei e o julgamento se realiza muitos anos mais tarde quando j est em vigor outra lei mais severa ou mais benigna, ser aplicada a mais benigna. O que importa a data do fato Princpio da Anterioridade da Lei ART. 1. do CP Nullum crime, nulla poena, sine previa lege( ningum pode ser punido sem que no esteja descrito em lei o tipo penal). Significa que uma lei penal incriminadora somente pode ser aplicada a um fato concreto, caso tenha tido origem antes da prtica da conduta. (Lei anterior a conduta) Exemplo: Em 10/01/19997 passa a vigorar uma lei que define como crime o fato de algum furar a orelha de criana menor de 8 anos de idade. Assim, ningum pode ser condenado por tal crime se tiver praticado at 09/01/1997.

A LEI PENAL NO TEMPO


Artigo 2 do CP - Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado.

Em Direito, a regra geral que se aplique a lei vigente poca do fato, o princpio denominado tempus regit actum , ou seja, aplica-se ao crime a lei que estiver vigorando quando de seu cometimento. Da, em tese, a lei no poderia alcanar fatos ocorridos anteriormente a sua vigncia ou aplicar-se a fatos posteriores a sua revogao. Entretanto temos dois dispositivos legais a excetuar tal princpio. Preceitua o artigo 2 do CPB : Ningum pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria. Pargrafo nico: a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado . Como solidificador de tal dispositivo, h a imperiosa imposio constitucional prevista no art. 5 XL, CF - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru . Depreende-se, portanto, de tais disposies que possvel a retroatividade da lei penal mais benfica, como tambm a ultratividade. Tais institutos so de suma importncia , pois, havendo o princpio do tempus regit actum harmonizado com o princpio da reserva legal, nada a ser questionado quando, por exemplo, determinada pessoa pratica um crime sob a gide de determinada ordem e julgado , condenado e a pena executada sob o manto de tal lei.

Porm, o problema reside quando, por exemplo, praticado um delito sob vigncia de determinada lei, esta for modificada sem que o curso das conseqncias jurdicas tenha se esgotado. Surge de tal circunstncia um conflito de lei penal no tempo. A soluo de tais conflitos, advm da Extratividade da Lei Penal mais benfica, que por sua vez extrado dos dispositivos citados ( art. 2 CPB e 5 XL CF). Extratividade: a possibilidade de aplicao de uma lei a situaes ocorridas fora de sua vigncia, podendo ser retroativa ou ultrativa. Retroatividade: a aplicao de uma lei penal benfica a um fato ocorrido antes do perodo de sua vigncia. Ultratividade: a aplicao de uma lei penal benfica j revogada a um ocorrido durante o seu perodo de vigncia. As hipteses de conflitos de leis penais no tempo so: I Novatio legis incriminadora. Trata-se de quando lei nova torna tpico fato anteriormente no incriminado. Neste caso, a lei nova no poder ser aplicada a fatos anteriores em decorrncia do princpio da anterioridade do art. 5 XXXIX CF e do art. 1 do CPB. A lei nova que passa a tipificar fato que no o era e, portanto irretroativa. II Abolitio criminis. Trata-se de quando lei nova deixa de incriminar fato que antes era considerado ilcito penal. , portanto, lei mais benfica. De acordo com o art. 2 , caput, CPB ningum ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime.... Diante de tal, aplica-se a retroatividade da lei nova. Tal aplicao decorrente da idia de que a lei nova seria mais perfeita que a anterior, demonstrando nesse caso que o Estado no tem mais interesse em punir autor de determinado fato. Este dispositivo alcana, inclusive, os fatos j definitivamente julgados, incluindo a sentena e todos efeitos penais. , de acordo com artigo 107, III do CPB, causa extintiva da punibilidade. Se autor estiver preso ser posto em liberdade e volta a ser primrio ( se for o caso). Restam porm, os efeitos civis do ato do autor. III Novatio legis in pejus. a edio de nova lei prejudicial ao acusado, ou seja, edio de lei mais severa que a anterior. E decorrncia da previso da CF em seu art. 5 XL ( A lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru) ----- em tal circunstncia ocorre a irretroatividade da lei. Assim seria, por exemplo: caso lei nova mantenha a redao de lei anterior e altere a pena de deteno para recluso, ou aumente o limite da pena em abstrato, ou acrescente causa de aumento de pena, ou acrescentem circunstncia qualificadora, exijam mais requisitos para benefcios, etc. IV Novatio legis in mellius. o surgimento de lei nova benfica ao ru, ou seja, edio de lei mais benigna que a anterior. De acordo com o art. 2 , parg. nico: a lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se a fatos anteriores, ainda que decididos por sentena condenatria transitada em julgado. ---- Em tais circunstncias ocorre a retroatividade da lei. Assim, p. exemplo, quando lei pena comina pena menos rigorosa ( qualidade ou quantidade), acrescenta circunstncia atenuante, elimina agravante, etc.

V Lei intermediria. Supondo-se que haja trs lei sucessivas, deve-se aplicar sempre a que for mais benigna ao acusado, assim, por exemplo, A pratica fato durante vigncia de Lei A e durante o processo surge Lei B e no momento da sentena passa a vigorar Lei C, o juiz dever aplicar a que for mais benigna das trs .

VI Combinao ou conjugao de leis.


Pode ocorrer situao em que no se possvel detectar qual lei mais favorvel ao acusado, uma vez que , uma lei pode favorecer o ru em um aspecto e a outra lei em outro aspecto, por exemplo: Lei A prev pena mais branda porm sem sursis enquanto lei A prev pena mais severa , mas com sursis e ainda uma terceira que imponha somente multa, mas bem alta, qual aplicar ? Surgem duas questes de ordem doutrinria: 1) - Para alguns autores admitem a combinao de leis, ou seja, aplicar os dispositivos que sejam mais benficos ao ru, entendendo que no caso, o julgador estaria somente fazendo uma integrao dentro dos ditames legais, como ainda, de que se o julgador est afeto a escolher o todo para o ru ter tratamento penal mais favorvel, nada obste que possa selecionar parte de um todo e de outro para adequar-se a CF que manda aplicar o que for mais favorvel. TJ aceita combinar as leis. 2) Outros autores no admitem a combinao de leis, entendendo que fazendo tal combinao, o juiz estaria vestindo-se de legislador, criando uma nova lei distinta das demais, ou seja, uma terceira. Para os que no admitem a combinao das leis, aplica-se o que for mais benfica (lei nova ou lei velha). o entendimento do supremo.

VII Leis temporrias ou excepcionais

Art. 3

lei excepcional ou temporria, embora decorrido o perodo de sua durao ou cessadas as circunstncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigncia.

CARACTERSITCAS - autorrevogveis; - criada por prazo determinveis; -abolio dos efeitos penais, mas no civis - ultrativa Temporria = tm vigncia previamente determinada, seu tempo de durao no prprio texto. Excepcionais = norma feita para vigorar em determinada situao anormal ( ex. calamidade pblica, terremoto, guerra, inundaes, epidemia ) . Ocorre o fenmeno da ultratividade da lei penal, ou seja, essas leis mesmo aps o termino da sua vigncia caso seja constatado que na poca ela foi infringido, o agente ser processado, caracterizando o fenmeno puro da ultratividade, pois o mesmo aps a sua revogao elas so aplicadas, a no ser que tenha ocorrido a prescrio da pretenso punitiva do Estado. (so as que possuem vigncia previamente fixada pelo legislador).

Obs: Sobre essas leis no se aplica o princpio da retroatividade, pois perderiam toda a sua forma intimidativa, caso o agente j soubesse de antemo que aps cessada a vigncia acabaria no sofrendo nenhuma punio em razo do princpio da retroatividade. ****Norma Penal em Branco

TEMPO DO CRIME

Art. 4 - Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda


que outro seja o momento do resultado.

Importncia:
a) determina o momento da prtica do crime, para se aplicar a lei vigente durante a sua prtica; b) capacidade do agente para que se avalie a questo da menoridade ou no do agente (imputabilidade a aferida ao tempo da conduta, no se podendo punir um adolescente que, s vsperas de completar 18 anos, atira na vtima, que vem a falecer depois de atingir a maioridade penal) c) quanto a prescrio prazo que o Estado tem para punir o criminoso.

Teorias:
1) da atividade ou da ao: considera praticado o crime no momento da ao ou omisso (=conduta) do agente, pouco importando quando se deu o

resultado; 2) do resultado: considera praticado o crime no momento do resultado; 3) mista ou unitria: considerado tempo do crime tanto o momento da

ao/omisso como a do resultado. Teoria adotada pelo CPB: teoria da atividade, onde o tempo da infrao penal tanto o da ao como o da omisso, independentemente do resultado. Exceo: crime permanente, continuado e habitual.

Crimes crimes materiais: so aqueles em que o tipo penal aloja em seu interior uma
conduta e um resultado naturalstico (h uma modificao no mundo exterior perceptvel pelos sentidos), sendo a ocorrncia deste ltimo necessria para a consumao (ex: o homicdio, neste crime o resultado exterior a morte de algum a conduta matar algum, e o resultado naturalsito ocorre com o falecimento da vtima, operando-se com ele a consumao). (exige resultado naturalstico)

Crimes formais (ou consumao antecipada ou de resultado cortado): so


aqueles (assim como nos crimes materiais) onde h uma conduta e um resultado naturalstico, mas este ltimo desnecessrio para a consumao. O crime est consumado com a mera prtica da conduta. Ex. art. 317 (corrupo passiva ) e art. 333 (corrupo ativa); art. 159 (extorso mediante sequestro); art. 147 (ameaa). (o resultado est previsto mas no exigido)

Crimes de mera conduta (ou de simples atividade): so aqueles em que o


tipo penal se limita a descrever uma conduta, ou seja, no contm resultado naturalstico, razo pela qual ele jamais poder ser verificado. Ex. art. 233 ato obsceno; porte ilegal de armas no existe o resultado. (o resultado no est previsto e nem exigido)

Crime Permanente: so aqueles em que o momento consumativo se alonga


no tempo sob a dependncia da vontade do agente, se iniciado sob a eficcia de uma lei e prolongado sob outra, aplica-se esta, mesmo que mais severa. Crime habitual: D-se a mesma soluo.

LUGAR DO CRIME (espao)

Art. 6 resultado.

Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou

omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o

Objetivo da norma: estabelecer o ponto do territrio em que realmente foi cometido o

fato punvel e da o sistema penal que tem de reg-lo.

TEORIAS - Atividade lugar do crime aquele em que foi praticada a conduta


(ao/omisso)

- Resultado- lugar do crime aquele em que se produziu ou deveria produzir-se o


resultado, pouco importando o local da prtica da conduta.

- Mista (ubiquidade) lugar do crime tanto aquele em que foi praticada a


conduta (ao/omisso) quanto aquele em que se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

- Teoria adotada pelo CPB teoria mista (art. 6) qualquer lugar onde uma parte do crime aconteceu no territrio brasileiro. Inclusive se for de passagem. Ex. Droga sai da Bolivia, ir passar pelo Brasil para ir Europa. ****A
discusso acerca do local do crime tem pertinncia somente em relao aos crimes distncia, isto , aqueles em que a conduta praticada em um pas e o resultado vem a ser produzido em outro pas.

Excees diplomatas, etc.


O Brasil aplica as seguintes teorias: Para saber o Tempo do Crime, utilizamos a Teoria da ATividade -tempo =atividade. Para saber o LUgar do Crime, utilizamos a Teoria da Ubiquidade lugar = ubiquidade.

Art. 5 -Aplica-se

a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional.
1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar. 2 - E tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

A lei penal brasileira aplica-se no territrio nacional, de regra, a todos, independentemente da condio de estrangeiro ou nacional. A exceo a que se refere o termo tratados e regras de direito internacional so os agentes diplomticos, que somente podem ser julgados pelo governo que representam. Porm, as embaixadas e as representaes estrangeiras so territrios do pas onde esto instaladas. Portanto, adota-se como regra a aplicao da lei penal brasileira no territrio
nacional. Entretanto, em determinadas hipteses, permite a aplicao de lei penal estrangeira a fatos cometidos no Brasil (princpio da Territorialidade temperada).

O territrio nacional, em sentido estreito, inclui o solo; o subsolo; as guas interiores; o mar territorial (que a extenso de 12 milhas mar-dentro, a contar da baixa mar); e o espao areo (sobre a base territorial - terra + mar territorial - faz-se, imaginariamente, uma coluna vertical. A, o espao areo correspondente ao territrio nacional) Em sentido amplo, considera-se territrio nacional, apesar de estar fora do territrio prprio: 1- Embarcao ou aeronave brasileira pblica (em qualquer lugar do globo). 2- Embarcao ou aeronave brasileira privada a servio do Estado brasileiro (em qualquer lugar do globo). 3- Embarcao ou aeronave brasileira mercante ou privada, desde que no estejam em territrio alheio. Nas hipteses mencionadas nos nmeros 1 e 2, a embarcao ou aeronave brasileira est representando o Estado brasileiro. Assim, em qualquer lugar do globo (sobrevoando ou em pouso; navegando ou

aportada em territrio estrangeiro ou no) considerada territrio nacional. Com isso, se dentro dela (aeronave ou embarcao) ocorre atividade ou resultado o crime foi cometido no territrio nacional. Territrio por extenso, assimilao, certo. Mas, territrio nacional. J no caso do nmero 3, a embarcao ou aeronave, em que pese brasileira, no est a servio do Estado brasileiro. Com isso, em respeito bandeira que ostenta ser considerada territrio nacional, quando, apesar de fora do territrio prprio, no tenha ingressado em territrio estrangeiro. Portanto, est sobrevoando ou em pouso, navegando ou aportada em territrio de ningum (guas de ningum ou terras de ningum- sem soberania)

Art. 7 - Ficam sujeitos lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro:


Inciso I extraterritorialidade incondicionada - quando, para a sua aplicao, no necessria a implementao de qualquer condio. Assim, basta prtica do fato delituoso, para, da, aplica-se a lei penal brasileira fora do territrio nacional. Inciso II extraterritorialidade condicionada - ser, quando para sua aplicao fora do territrio nacional, a lei exigir a superao de certas condies.

A extraterritorialidade incondicionada prevista para os crimes: a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da Repblica
Aqui, adota-se o princpio da proteo ou da defesa, segundo o qual a lei penal ser aplicada para proteger ou defender o bem jurdico nacional: a VIDA ou a LIBERDADE do Chefe do Executivo

b) contra o patrimnio ou a f pblica da Unio, do Distrito Federal, de Estado, de Territrio, de Municpio, de empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao instituda pelo Poder Pblico.
Adota-se, aqui, tambm o princpio da proteo ou da defesa, j que, para aplicao da lei penal brasileira, leva-se em conta a nacionalidade do bem jurdico protegido (f pblica ou patrimnios nacionais).

c) contra a administrao pblica, por quem est a seu servio

Mais uma vez adotado, para aplicao da lei penal brasileira no exterior, o princpio da proteo ou da defesa

d) de genocdio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil


H uma divergncia quanto ao princpio adotado. Mas, Aplica-se o princpio da personalidade ativa ou do domiclio.

A extraterritorialidade condicionada prevista para os crimes: a) que, por tratado ou conveno, o Brasil se obrigou a reprimir.
Aplica-se o princpio da justia universal segundo o qual ser ao criminoso aplicada a lei do pas onde se encontrar, apesar de o crime ter sido cometido noutro lugar.

b) praticados por brasileiro.


Aplica-se o princpio da personalidade ativa, segundo o a qual ser ao nacional aplicada a lei penal brasileira, quando no exterior cometer crime.

c) praticados em aeronaves ou embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em territrio estrangeiro e a no sejam julgados.
Aplica-se o princpio da bandeira ou da representao, segundo o qual ao fato cometido dentro de embarcao ou aeronave nacionais, ser aplicada a lei penal brasileira.

Nos casos previstos no pargrafo anterior, aplicao da lei brasileira somente possvel se obedecidos os seguintes requisitos: a) entrar o agente no territrio nacional.
necessrio que o agente ingresse no territrio nacional. No se exige a permanncia. Basta, portanto, a simples passagem, mesmo que ilegal. A entrada no territrio nacional pode tambm ser compulsria (extradio pedida pelo Brasil) ou voluntria.

b) ser o fato punvel tambm no pas em que foi praticado.


O fato delituoso deve ser tambm punvel no pas onde foi praticado. Se praticado em pas que entende lcita a conduta, a esta, apesar de punvel no Brasil, no ser aplicada a lei penal. Exemplo clssico o crime de bigamia. Caso a conduta seja cometida em pases que admitem inclusive a poligamia masculina (vrios casamentos), no ser, em que pese para ela criminosa a conduta, aplicada a lei penal brasileira

c) estar o crime includo entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradio.
Necessrio que o crime praticado no exterior seja daqueles que a lei brasileira admite a extradio. O Estatuto do Estrangeiro trata das condies de admissibilidade da extradio. A Lei 6.815/80, (Estatuto do Estrangeiro) prev, no art. 77, os casos em que a extradio no pode ser concedida.

d) no ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou no ter a cumprido a pena;


Caso o agente foi absolvido no estrangeiro, no se admite a aplicao da lei penal brasileira. O mesmo ocorre quando, condenado, l cumpriu a pena imposta. Observe que o fato de l ter sido julgado no impede a aplicao da lei penal brasileira, quando no houve o cumprimento da pena. Se condenado, no cumpriu a pena, admite-se a aplicao da lei penal brasileira. Caso, entretanto, l absolvido, no se permite a aplicao da lei penal nacional.

e) no ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, no estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorvel.
Se o agente foi perdoado no exterior ou, por outro motivo qualquer, estiver extinta a punibilidade, no se aplicar a lei penal brasileira. Aqui, levar-se- em conta a lei mais favorvel. Portanto, se extinta a punibilidade, por qualquer motivo, no se aplicar a lei penal brasileira.

DA EXTRATERRITORIALIDADE CONDICIONADA DO ART. 7, 3. 3 - A lei brasileira aplica-se tambm ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condies previstas no pargrafo anterior: a) no foi pedida ou foi negada a extradio; b) houve requisio do Ministro da Justia.

Finalmente, em complemento aos requisitos enumerados no pargrafo anterior, a lei ainda prev o cumprimento das seguintes condies caso o crime tenha sido cometido por estrangeiro contra brasileiro no

exterior (trata-se de aplicao do princpio da personalidade passiva): a) no foi pedida ou foi negada a extradio
o caso do crime cometido contra brasileiro, no exterior, por estrangeiro. Pensemos que este (o estrangeiro) tenha, aps o crime, ingressado no territrio nacional (compulsria ou voluntariamente). A ele ser aplicada a lei penal brasileira, se, estando aqui, no foi requerida pelo pas onde foi praticado o crime a sua extradio ou, tendo sido, no foi ela deferida. Trata-se de hiptese pouco provvel.

b) houve requisio do Ministro da Justia


uma das rarssimas hipteses de ao penal pblica que conta com essa condio de procedibilidade. Alm da condio anterior, necessria a requisio do Ministro da Justia para que se possa aplicar a lei penal brasileira ao estrangeiro que, no exterior, praticou crime contra o brasileiro.

A eficcia da lei brasileira fora dos limites do territrio nacional deve obedecer a um dos seguintes critrios (princpios):

a) princpio da defesa, real ou de proteo: aplica-se a lei do pas a que pertencer o bem jurdico lesado ou ameaado de leso pelo crime. b) princpio da personalidade: aplica-se a lei penal do pas de nacionalidade do autor (personalidade ativa) ou da vtima do crime (personalidade passiva); c) princpio do domiclio: aplica-se a lei penal do pas em que o agente for domiciliado, mesmo que seja estrangeiro nesse pas; d) princpio da representao, da bandeira, subsidirio ou de proteo: adotase a lei do pas em que estiver registrada a embarcao ou aeronave; e) princpio cosmopolita ou da justia penal internacional: aplica-se a lei penal do pas, mesmo que o crime tenha sido cometido fora de seu territrio, no envolva seus cidados nem afeta seus bens jurdicos.

Art. 8 -

A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no

Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela computada, quando idnticas.
Este artigo dispe sobre a no incidncia do bis in idem, ou seja, o agente no pode cumprir a pena de mesma natureza duas vezes.

Como visto, o CP adotou, quanto ao lugar do crime, a teoria da ubiquidade, ou seja,

considera-se praticado o crime tanto onde foi realizada a ao ou omisso quanto onde foi produzido o resultado. A adoo dessa teoria poderia levar a situaes em que uma pessoa condenada pelo mesmo crime no Brasil e em algum pas estrangeiro. A mesma situao pode acontecer nos casos de extraterritorialidade incondicionada, nos quais a pessoa que cometer um crime em pas estrangeiro pode ser processada e julgada no Brasil mesmo que tenha sido condenado naquele pas.

Por isso, o CP prev que a pena cumprida em pas estrangeiro sempre deve ser considerada no Brasil. Nesse sentido, existem duas situaes: a) a pena cumprida no estrangeiro tem a mesma natureza da pena a ser

cumprida no Brasil: na sentena, o juiz deve fazer a computao, ou seja, subtrair a quantidade de uma pena pela de outra. Assim, se a pessoa j cumpriu quatro anos de recluso na Argentina e aqui foi condenada pelo mesmo crime pena de dez anos, dever cumprir apenas seis anos. Porm, se a pena cumprida no estrangeiro for maior que a determinada no Brasil, no restar nada a cumprir, havendo extino de punibilidade; b) a pena cumprida no estrangeiro tem a natureza diversa da pena a ser

cumprida no Brasil: na sentena, o juiz deve atenuar a pena imposta. Assim, se a pessoa recebeu na Argentina como pena o pagamento de multa, no Brasil a pena de recluso, o juiz pode atenuar a pena.

Art. 9 -

A sentena estrangeira, quando a aplicao da lei brasileira produz na

espcie as mesmas conseqncias, pode ser homologada no Brasil para: I - obrigar o condenado reparao do dano, a restituies e a outros efeitos civis; II - sujeit-lo a medida de segurana.

Vous aimerez peut-être aussi