Vous êtes sur la page 1sur 11

4

Introduo

Qual a funo da cincia em nossa sociedade? Esse provavelmente um dos temas que mais deve ser questionado e discutido. A partir disso, de indubitvel importncia perceber a ao da cincia e seu papel ao longo de toda a histria do homem e das sociedades. O presente estudo, portanto, foi realizado com o intento de se analisar qual foi a importncia do exerccio da cincia na Europa crist no perdo denominado Alta Idade Mdia. O primeiro subttulo abordada a questo da passagem de conhecimentos que j vinham sendo desenvolvidos nos sculos passados. No se tratam apenas de noes referentes s cincias naturais, mas de toda a rea do conhecimento. Na segunda parte levantado o aspecto das condies em que o conhecimento dessas artes liberais pags poderia ser requisitado. Por fim, quais foram as consequncias na prtica para aquela sociedade de uma cincia condicionada. Nas consideraes finais, foi traado um paralelo entre o papel da cincia aqui analisado e o da sociedade de hoje, sendo esse talvez o aspecto mais importante de toda pesquisa histrica: levantar questes proporcionando uma crtica radical da sociedade moderna.

A penosa sobrevivncia do conhecimento

A instalao dos brbaros constituiu uma grande ameaa a todo o acervo de herdada da Antiguidade. De fato, muito se perdeu de todo o conjunto de obras cientficas e filosficas com as invases. Some-se a isso, a condenao de toda a cultura pag da Antiguidade por parte da religio crist. Nesse ponto, acontece um interessante paradoxo, pois apesar dessa averso cultura antiga, o cristianismo est bastante impregnado da mesma, afinal, foi nesse meio que se formou essa nova e poderosa crena.

Mesmo os mais cultos entre os Padres da Igreja, os mais fiis herdeiros do pensamento e da arte clssicos, Santo Agostinho1, por exemplo, concordam com a reao espontnea dos simples e dos ignorantes para condenar a cultura antiga enquanto ideal independente rival da revelao crist (MARROU, 1966, p.488).

No que esta tenha sido negada, pois foram os prprios eclesisticos que reescreveram diversos livros da Antiguidade ao longo de toda a Idade Mdia.

O que se passava na cabea e na imaginao desses escribas quando recopiavam um texto pago, a seus olhos, ora falso, ora licencioso ou indecente? Constatemos primeiro que eles nunca selecionaram ou censuraram. Os escribas eram fiis ao texto. (ROUCHE, 1985, p.523).

Santo Agostinho (354-430) foi um dos mais importantes pensadores do cristianismo do primeiro milnio de nossa era. Suas obras influenciaram todo o cristianismo da alta idade mdia. Podemos citar A Cidade de Deus e Confisses.

Ainda assim a cultura antiga teve seus admiradores, como Bocio2, que alm de traduzir diversas obras clssicas, props o estudo de Plato e Aristteles nas escolas, alm de cincias que se resumiam em aritmtica, geometria, msica e astronomia. Muito dessa cultura do passado, porm, no exerceu influncia na mentalidade crist ocidental como aconteceu na regio oriental no novo perodo que se afigurava. O Oriente por sua vez, principalmente os rabes, podem ser, talvez, considerados os principais transmissores do conhecimento antigo, auxiliados pelo Imprio Bizantino nessa questo. Afinal, enquanto a Roma do Baixo Imprio via a filosofia esmaecendo, Bizncio alm de partilhar do contedo literrio e jurdico romano, desenvolvia uma filosofia de tradio milenar. Dessa forma, os rabes, com suas conquistas no territrio oriental do antigo Imprio, tiveram ao seu dispor todo o legado de uma cultura que vinha sendo cultivada h sculos. Antes da Renascena, muitos clssicos gregos, preservados pelos bizantinos e pelos rabes, ainda eram desconhecidos no Ocidente (LIND, 2000, p.6). Se por um lado, o cristianismo usava um platonismo de uma forma adaptada, esquecendo uma boa parte da cultura pag, a viso de mundo aristotlica com alguns elementos do platonismo predominava entre os sbios rabes. Podem ser considerados como a verdadeira ponte que permitiu a propagao da cincia antiga contribuindo para a formao da cincia moderna ocidental. De qualquer forma, apesar da prudncia com relao propagao da cultura antiga, pag, a viso do homem medieval e seu modo de buscar o conhecimento da natureza no diferiam tanto de seus antepassados. Pode-se dizer que tanto a educao quando a cincia tinham muito daquela cultura passada, com diferentes arranjos. Entre esses arranjos, pode-se citar a fuso que estava acontecendo entre a viso de mundo pregada pelo cristianismo, e toda uma cultura
2

Anicius Manlius Torquatus Severinus Boethius viveu entre 480 e 525. Era adepto de uma filosofia aristoteliana um tanto quanto singular para sua poca, sendo que, o pensamento de Aristteles s comeou a exercer uma verdadeira influncia a partir do sculo XIII com So Toms de Aquino.

pag tpica dos povos invasores que agora ocupavam a Europa. Mas o principal delineador da ao da cincia nesse perodo, foi o fato de estar simplesmente servio da Igreja.

A cincia: uma mera funcionria

O modo de encarar a cincia na Alta Idade Mdia, pode ser percebida atravs de como Santo Agostinho a via. Ele no escreveu nada especificamente relacionado com conhecimentos cientficos, mas sua viso sobre o assunto, foi predominante por muitos sculos. Agostinho argumenta com o pressuposto de que se o mundo uma criao de Deus, naturalmente bom. Sendo assim, o mal simplesmente uma ausncia do bem. Desse pensamento de Agostinho derivam seus incentivos para as cincias naturais. Ora, se o mundo bom, a busca do conhecimento do mesmo por parte do homem, s poderia lhe trazer benefcios com a contemplao da beleza da obra divina. Apesar dessa aprovao da busca do conhecimento, ela tinha suas limitaes. A cincia no era uma preocupao central de Santo Agostinho, assim como no era da Igreja nem do homem medieval. Como a preocupao essencial era a salvao das almas, a cincia foi relegada a um segundo plano. O objetivo dos estudiosos, era nica e simplesmente compreender e interpretar a Sagrada Escritura. A cultura pag, apesar de estar recheada de supersties e mitos, poderia ser usada para auxiliar o estudo das mensagens divinas. O prprio Agostinho deixa claro no segundo livro de De Doctrina Christiana:

No se atrevam a consagrar-se sem inquietao s cincias liberais professadas fora da Igreja, como se elas fossem indispensveis para alcanar a vida feliz.

Os jovens devem submet-las a exame criterioso e sereno, pois as cincias profanas s lhes devem interessar enquanto servirem de adminculo para o estudo da Sagrada Escritura e para o auxlio na tarefa de interpretao das suas passagens obscuras (apud NUNES, 1978, p.208) Sendo assim, surgia outra, e mais influente limitao da cincia: o seu objetivo definido pela Igreja. ...no se observava a natureza para se deduzir explicaes ou levantar hipteses, mas para se ver os smbolos dos desgnios de Deus. (FRANCO, 1986, p.128).

A cincia em ao e o contraste com o Oriente

A cincia quando no usada em sua principal funo, compreender Deus, era acionada quando surgiam questes de preocupao da Igreja, como algumas da rea da agricultura ou ento na determinao da Pscoa. Questes prticas que no exigiam um trabalho terico de profundidade. As limitaes dos conhecimentos cientficos na Europa crist so visveis nas mais diversas reas. A astrologia, por exemplo, enquanto era negada no Ocidente por Santo Agostinho, que a considerava a negao da liberdade de escolha do homem, era vista como a cincia mais nobre entre os rabes, e alm de tudo, intimamente ligada com a religio. Na rea da sade, por sua vez, a busca de um aprimoramento de tcnicas brutalmente retardada. Basta pegar qualquer livro sobre a histria da Medicina para constatar tal fato. Encontraremos descries minuciosas da medicina rabe, chinesa, hebraica, hindu, durante toda a alta idade mdia, mas quando se busca algo relativo ao ocidente, encontra-se uma

verdadeira pgina em branco. A Medicina estava limitada pela idia de que o doente um pecador cuja cura residia na atuao da Igreja (oraes, exorcismos, etc.) (FRANCO, 1986, 128). Agora, junte-se a essa mentalidade, todas as condies precrias de higiene, os grandes perodos de fome, pestes, e tem-se a resposta de como as taxas de natalidade quase foram alcanadas pelas de mortalidade em algumas regies. Enquanto isso, na China existiam hospitais e inclusive uma faculdade de Medicina. Se no Ocidente os padres realizavam exorcismos, os hindus tambm recorriam solues metafsicas. Mas ainda que entre os hindus se buscasse curas atravs de feitios e encantos, eles no se limitaram a isso. Foram desenvolvidos diversos remdios com algumas ervas e partes de animais, alm de idias avanadas para a poca, como a de doenas hereditrias e de pequenos organismos dentro do corpo humano causadores de algumas molstias. Simultaneamente, na Europa crist, as curas milagrosas eram relatadas por monges mdicos. Infelizmente as mos de Deus no foram capazes de impedir em algumas regies, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil extremamente elevada: 45% (ROUCHE, 1985, p.442). A obra de Santo Isidoro3, Etimologias, uma verdadeira enciclopdia com muito da cultura antiga, solitariamente trata da Medicina, mas em um segundo plano, sendo o trabalho direcionado principalmente para o Direito. E basta pegar o objeto de estudo da obra de Marciano Capela4, Sobre as Noves Disciplinas, onde o advogado cartagins (...) deixou de lado a medicina e a arquitetura , por se tratar de disciplinas ocupadas com as coisas mortais e terrestres sem nada ter de comum com o cu. (NUNES, 1979, p.75), para observamos como a rea de sade era encarada.

Nascido entre 560 e 570, Santo Isidoro de Sevilha foi outro importante transmissor da cultura antiga. Entre suas obras esto Crnicas, Histria dos Reis Godos, Vndalos e Suevos, e a j citada Etimologias. 4 Marciano Capela foi um retrico contemporneo Santo Agostinho de indubitvel importncia na preservao do saber antigo.

10

A mineralogia e a botnica, que no Ocidente se limitaram mera observao das plantas e minrio na busca de se encontrarem mensagens divinas, objetivo semelhante em todos os outros campos, opostamente tiveram um acentuado desenvolvimento entre as culturas de outros povos da poca correspondente.

Consideraes finais

11

O mais interessante em se observar a cincia na Alta Idade Mdia, poder comparar o papel que ela representava na poca com a que assume hoje. De uma cincia submissa religio, passamos uma submissa economia. Como frisou bem Fritjof Capra em seu polmico Ponto de Mutao:

O paradigma ora em transformao dominou nossa cultura durante muitas centenas de anos, ao longo dos quais modelou nossa moderna sociedade ocidental e influenciou significativamente o resto do mundo. Esse paradigma compreende um certo nmero de idias e valores que diferem nitidamente dos da Idade Mdia (...). Incluem a crena de que o mtodo cientfico a nica abordagem vlida do conhecimento (...) e a crena do progresso material ilimitado, a ser alcanado atravs do crescimento econmico e tecnolgico.

Se naquele tempo o progresso tecnolgico e cientifico foi de certa forma retardado por um tipo mentalidade dominante, hoje, mais do que nunca, ele incentivado e consegue ser to prejudicial ao homem quanto no passado. Isso serve inclusive para nos mostrar o quanto so falhas as teorias evolucionistas quando usadas para analisar a histria das sociedades. Se podemos por um lado falar de uma evoluo das tcnicas, nem sempre podemos dizer o mesmo de seu uso. O progresso da cincia, aliado ao capitalismo selvagem, esto conseguindo submeter a natureza um processo de explorao brutal, afirmando assim a posio do homem como senhor do mundo. Se entre os Francos pagos, por exemplo, a natureza era um mundo obscuro de violncia que se deve dominar (ROUCHE, 1990, p.472), na sociedade moderna, poderamos dizer que a natureza um mundo obscuro de lucros que se deve dominar.

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CAPRA, F. O Ponto de Mutao. So Paulo: Cultrix, 1982.

13

FRANCO JR, H. A Idade Mdia: O nascimento do Ocidente. So Paulo: Brasiliense, 1986. GONALVES, J.C. A responsabilidade ambiental. In: DE BONI, L.A. (ORG). Idade Mdia: tica e Poltica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996. LIND, M. A Segunda Queda de Roma. Extrado de A Folha de So Paulo s! , Caderno mais!, 08/08/2000, p.6. MARROU, H.I. Histria da Educao na Antiguidade. So Paulo: Herder, 1966. NUNES, Ruy A. C. Histria da educao na Antiguidade Crist. So Paulo: E.P.U. & EDUSP, 1978. NUNES, Ruy A.C. Histria da educao na Idade Mdia. So Paulo: E.P.U & & EDUSP, 1979. ROUCHE, M. Alta Idade Mdia ocidental. In: ARIES, P, DUBY, G (ORG). Histria da vida privada. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. v.1.

BIBLIOGRAFIA CHASSOT, A. A cincia atravs dos tempos. So Paulo: Moderna, 1995. GONALVES, J.C. A responsabilidade ambiental. In: DE BONI, L.A. (ORG). Idade Mdia: tica e Poltica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

14

RONAN, C.A. Histria Ilustrada da Cincia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. vII.

Vous aimerez peut-être aussi