Vous êtes sur la page 1sur 22

Auto-exame da tireide

Aprenda a faz-lo e a identificar os sintomas.


Recorte o carto ao lado e coloque-o no seu quarto ou banheiro, em um lugar visvel, para que voc lembrar de fazer o auto-exame uma vez a cada ms(?).

CNCER DE TIREIDE

Mas nunca se esquea:


O auto-exame no substitui os exames peridicos que voc deve fazer com o seu endocrinologista.

Para maiores informaes, ligue 0800 77 123 73

No preciso morrer de medo

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

No preciso morrer de medo

CNCER DE TIREIDE

Recorte seguindo a linha tracejada

Mas preciso estar atento!


A importncia da tireide na sua sade
A tireide uma glndula em forma de borboleta que fica localizada no pescoo, logo abaixo da cartilagem conhecida por pomo-de-ado (gog). Embora relativamente pequena, a tireide importante para o funcionamento de vrios rgos como o corao, fgado, rins, ovrios, etc. Essa glndula produz os hormnios denominados T3 e T4, que so o combustvel das clulas do nosso organismo. Problemas na tireide podem faz-la produzir em excesso esses hormnios (hipertireoidismo), ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).

O que o cncer de tireide?


- O cncer de tireide um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glndula tireide. - No um tipo de cncer comum: nos EUA, de cada 100 tumores, apenas 1 corresponde a esse tipo. - As perspectivas de tratamento so excelentes. Em sua maioria, esses cnceres podem ser totalmente extirpados por cirurgia. - No entanto, algumas vezes este tipo de cncer pode reaparecer ou se espalhar por outras partes do corpo. Por isso, os mdicos recomendam que quem teve cncer de tireide seja submetido a exames de rotina pelo resto da vida.

S preciso um exame simples:


Aprenda a fazer o auto-exame. Ele pode salvar sua vida.
Material necessrio: copo com gua e um espelho (se possvel, com cabo).

Quais so as causas do cncer de tireide?


- mais provvel o cncer de tireide surgir entre as pessoas que foram submetidas na infncia a uma radioterapia na cabea, no pescoo ou no trax. At 1960, a radiao era usada para diminuir adenides, para tratar diversos problemas de pele (como a acne) e para diminuir o timo aumentado nas crianas (o timo um rgo interno ao trax). - Tambm mais provvel que o cncer de tireide surja se voc tiver um membro da famlia que tenha sofrido disso. - No entanto, o cncer de tireide pode surgir em qualquer pessoa.

Procedimentos:

Alguns sintomas do HIPERTIREOIDISMO


Com o excesso do hormnio tireoideano todo o nosso corpo comea a funcionar mais rpido. Dorme-se pouco O corao dispara O intestino solta O indivduo fica agitado Sente-se com muita energia, embora apresente-se cansado Os cabelos crescem com maior facilidade, mas h queda acentuada de fios As unhas enfraquecem Sente-se mais calor

Alguns sintomas do HIPOTIREOIDISMO


Ao contrrio, pela falta do combustvel, tudo comea a funcionar mais lentamente. Depresso O corao bate mais devagar O intestino prende Na mulher, a menstruao fica irregular e ela deixa de ovular Diminuio da memria Cansao excessivo Dores musculares e nas juntas Sonolncia excessiva Pele seca e queda de cabelos Ganho de peso Aumento do colesterol no sangue

Segure o espelho e procure no seu pescoo a regio logo abaixo do pomo-deado (mais conhecido como gog). Sua tireide est localizada a. Incline a cabea para trs para que o pescoo fique mais exposto e focalize essa regio no espelho. Beba um gole de gua. Com o ato de engolir, a tireide sobe e desce. Observe se existe algum aumento ou salincia na tireide. Ateno: no confunda a tireide com o gog. Lembre-se que a glndula est logo abaixo. Repita este teste vrias vezes at ter certeza. Ao notar qualquer alterao, consulte o seu endocrinologista.

Como o diagnstico?
- Em geral, o cncer de tireide descoberto pelo prprio paciente. Por isso importante aprender a fazer o auto-exame (veja na prxima pgina) e, ao encontrar qualquer protuberncia ou ndulo na base do pescoo, consultar imediatamente o seu endocrinologista. - Seu mdico tambm poder notar um ndulo ou protuberncia durante um exame de rotina. Neste caso, ele perguntar como voc sem se sentindo ultimamente e se j percebeu algum sintoma associado aos ndulos tireoidianos. - Depois de concluir o exame fsico e anotar seu histrico mdico, o endocrinologista vai pedir mais exames, entre os quais: Exame de sangue (para medir o nvel dos hormnios tireoidianos). Exames com imagens ou cintilogramas (para obter uma imagem da glndula tireide inteira). Puno da tireide (para verificar se o ndulo contm clulas cancerosas).

3 4

O QUE VOC
PRECISA SABER SOBRE O

CNCER DE TIREIDE

Se voc ou algum que voc conhece recebeu diagnstico de cncer da tireide h pouco tempo ou mesmo h muitos anos, provavelmente as informaes atualizadas deste folheto sero muito teis. Por exemplo, voc ficar sabendo: O que e o que faz a glndula tireide O que cncer de tireide Como o cncer de tireide diagnosticado e tratado Por que importante fazer exames regulares pelo resto da vida, para ter certeza de que o cncer de tireide no reapareceu nem se estendeu para outras partes do seu corpo Alm de ler este folheto, importante consultar seu mdico para obter mais informaes.
3

O QUE E O QUE FAZ A GLNDULA TIREIDE?


A glndula tireide est localizada na base do pescoo, abaixo do pomo de Ado, e tem forma de borboleta. Cada asa (ou lbulo) da tireide se encontra em um dos lados da traquia.

A finalidade da glndula tireide produzir, armazenar e liberar hormnios tireoidianos na corrente sangnea. Estes hormnios tireoidianos, tambm conhecidos como T3 e T4, afetam quase todas as clulas do corpo e ajudam a controlar as funes da pessoa. Se os nveis destes hormnios tireoidianos no seu sangue estiverem baixos, o corpo vai funcionar mais lentamente. Esta enfermidade se chama hipotireoidismo. Se voc estiver com excesso de hormnio tireoidiano no sangue, seu corpo vai funcionar mais depressa. Esta enfermidade se chama hipertireoidismo.

A quantidade de hormnio tireoidiano produzida pela glndula tireide controlada por uma glndula que se encontra no crebro e se chama hipfise. Outra parte do crebro, o hipotlamo, ajuda a hipfise.

Hipotlamo Hipfise

Glndula tireide

O hipotlamo envia informaes para a hipfise que, por sua vez, controla a glndula tireide.

A glndula tireide, a hipfise e o hipotlamo funcionam juntos de modo a controlar a quantidade de hormnio tireoidiano no seu corpo.

Por exemplo, da mesma forma que o termmetro mede a temperatura da sala, a hipfise mede continuamente a quantidade de hormnio tireoidiano que h no seu sangue. No havendo hormnio suficiente, a hipfise percebe a necessidade de acender a caldeira. Para isso, libera mais hormnio estimulante da tireide (conhecido como TSH), indicando tireide que esta precisa produzir mais hormnio. A glndula tireide ento produz e libera hormnio diretamente para a corrente sangnea.

TSH T4

T3

Glndula tireide

T3 + T4 no sangue

A glndula hipfise logo percebe que a quantidade de hormnio tireoidiano existente no seu corpo a quantidade certa. Com os nveis de hormnio levados agora para o nvel normal, a hipfise diminui a produo de TSH at chegar aos valores normais.

CNCER TIREIDE? O QUE O CNCER DE TIREIDE


O cncer de tireide um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glndula tireide. No um tipo de cncer comum. Nos Estados Unidos, de cada 100 tumores, apenas 1 corresponde a este tipo. Entre 65% e 80% destes cnceres so diagnosticados como cncer de tireide papilar; 10% a 15%, como folicular; 5% a 10%, como medular; e 3% a 5%, como anaplsico. Se voc ou algum que voc conhece recebeu diagnstico de cncer de tireide, vai gostar de saber que as perspectivas do tratamento so excelentes. Na maioria, esses cnceres podem ser totalmente extirpados por cirurgia.

Os mdicos recomendam que quem teve cncer de tireide faa exames de rotina pelo resto da vida.

No entanto, algumas vezes este tipo de cncer pode reaparecer ou se espalhar por outras partes do corpo, at muitos anos mais tarde. Por isso os mdicos recomendam que quem teve cncer de tireide seja submetido a exames de rotina pelo resto da vida, para ter certeza de que o tumor no reapareceu nem se espalhou. Em particular, muitos mdicos acham que os exames feitos no perodo dos primeiros 5 a 10 anos aps a cirurgia so crticos.

QUAIS SO CAUSAS CNCER QUAIS SO AS C A US AS DO CNCER DE TIREIDE? mais provvel o cncer de tireide surgir entre as pessoas que foram submetidas na infncia a uma radioterapia na cabea, no pescoo ou no trax. Antes de 1960, a radiao era usada comumente para diminuir tonsilas aumentadas (adenides), para tratar diversos problemas de pele (como a acne, por exemplo) e para diminuir o timo aumentado nas crianas. (Timo um rgo interno ao trax.) Tambm mais provvel que o cncer de tireide surja se voc tiver um membro da famlia que tenha sofrido disso. No entanto, esta enfermidade pode surgir em qualquer pessoa.

Observao: a radiao utilizada nos diagnsticos feitos com raio X (por exemplo, os raios X utilizados pelos dentistas) no tem relao com o cncer de tireide.

DIAGNOSTIC GNOS TICADO CNCER C OMO DIAGN OS TIC ADO O CNCER DE TIREIDE? Em geral, o cncer de tireide descoberto pelo prprio paciente. Voc pode ver ou sentir uma protuberncia ou ndulo na base do pescoo, ou seu mdico pode notar um ndulo durante um exame de rotina. Felizmente, na maioria das vezes, os ndulos so benignos, o que significa que no apresentam risco para a vida. De cada 20 ndulos, apenas 1 maligno.

Alis, os ndulos benignos da tireide so muito comuns. Estima-se que esses ndulos podem estar presentes em mais da metade da populao. No entanto, na grande maioria, so to pequenos que no chegam a ser descobertos nem pelo paciente, nem pelo mdico. Seu mdico pode fazer um diagnstico de ndulo tireoidiano, com um risco muito baixo e sem desconforto para voc. Ele vai examinar cuidadosamente a sua glndula tireide, procura de outros ndulos ou de bcio (glndula tireide aumentada), fazendo presso na tireide.

Uma vez descoberto o ndulo, provavelmente seu mdico vai perguntar como voc vem se sentindo ultimamente e se j percebeu algum sintoma capaz de ser atribudo aos ndulos tireoidianos. Depois de concluir o exame fsico e anotar seu histrico mdico, o especialista vai pedir mais exames, entre os quais os seguintes: Exame de sangue (para medir o nvel dos hormnios tireoidianos) Exames com imagens ou cintilogramas (para obter uma imagem da glndula tireide inteira)
10

Puno da tireide (para verificar se o ndulo contm clulas cancerosas)

PUN O ASPIRA O O QUE PUN O DE ASPIRAO E POR QUE REALIZADA? Seu especialista (endocrinologista ou ultrassonografista ou cirurgio) pode fazer uma puno de aspirao com agulha fina, para saber se um ndulo tireoidiano benigno ou maligno. Neste exame, introduz-se uma agulha pequena no ndulo, a fim de extrair amostras de tecido ou de fluido; as amostras so enviadas em seguida a um laboratrio de anlises. um exame rpido e seguro que geralmente causa muito pouco desconforto.

Para saber se um ndulo maligno, seu especialista pode utilizar uma puno de aspirao com agulha fina.

AC QUANDO MOSTRA O QUE ACONTECE QUANDO A BIPSIA MOS TRA NDUL DULO MALIGNO? QUE O NDULO MALIGNO? Mesmo que o ndulo tireoidiano seja maligno, na maioria dos casos cresce muito lentamente. E pode-se dizer mais: uma vez que o paciente comea o tratamento, as perspectivas so excelentes. Na grande maioria, os cnceres de tireide podem ser extirpados completamente por cirurgia. Esta interveno se chama tireoidectomia e extrai a glndula tireide, inteira ou em parte. Em geral, a cirurgia seguida de tratamento com iodo radioativo, para destruir tanto os resduos de clulas da tireide normais, como os de clulas cancerosas. Uma vez removida a glndula tireide, o seu mdico indicar um hormnio tireoidiano para voc tomar, a fim de repor o hormnio que a sua tireide costumava produzir. Outro motivo para tomar hormnio tireoidiano depois da tireoidectomia que o TSH produzido pela hipfise pode fazer o cncer aumentar. No entanto, ao tomar os comprimidos de hormnio tireoidiano, enviado um sinal para a hipfise, avisando para que produza menos TSH. Tomar os comprimidos de hormnio tireoidiano ajuda a fazer isso, de duas maneiras: Ajuda a repor o hormnio tireoidiano que o seu corpo produzia por si mesmo anteriormente, de modo a no entrar num estado de hipotireodismo. Avisa a hipfise que ela tem de produzir menos TSH, de maneira que, se houver clulas cancerosas presentes, elas no vo crescer to facilmente.

11

Hipotlamo Hipfise
Glndula tireide (extirpada por cirurgia)

TSH
(O TSH pode fazer com que as clulas cancerosas cresam, mas os comprimidos de hormnio tireoidiano diminuem os nveis de TSH.)

Comprimidos de hormnio tireoidiano

O hormnio tireoidiano (em comprimidos) na corrente sangnea evita o hipotireoidismo e diminui o TSH.

12

TERMINAD ADA CIRURGIA, CNCER URGIA FOI PARA TERMIN ADA A CIRURGIA , O CNCER SE FOI PARA SEMPRE? Algumas vezes o cncer de tireide pode reaparecer ou se espalhar para outras partes do corpo, at muitos anos depois da cirurgia. por isso que o seu mdico determina que sejam feitos exames de verificao regulares, especialmente nos primeiros cinco a dez anos depois da operao. Se voc passou por uma interveno cirrgica para remover (total ou parcialmente) a glndula tireide, por causa de um tumor maligno, seu especialista vai recorrer a dois exames bsicos para verificar se o cncer reapareceu ou se espalhou para outras partes do corpo. Um deles um exame de sangue chamado determinao de tireoglobulina e o outro a cintilografia de corpo inteiro. Seu mdico pode decidir realizar os dois exames ou simplesmente o exame de sangue.

O cncer de tireide pode reaparecer ou se espalhar para outras partes do corpo, at muitos anos depois da cirurgia.

DETERMINAO DA TIREOGLOBULIN OBULINA DETERMIN A O DA TIREOGLOBULIN A Determinao da tireoglobulina um exame de sangue que mede a quantidade de tireoglobulina (protena que armazena o hormnio tireodiano). As clulas da tireide so as nicas clulas do corpo que produzem tireoglobulina. Por isso, se aparecer tireoglobulina no seu exame de sangue, voc saber que existem clulas de tireide ou clulas cancerosas em alguma parte do seu corpo.

CINTILOGRAFIA CORPO INTEIRO CINTILOGRAFIA DE CORPO INTEIRO Outro exame que verifica o reaparecimento ou a disseminao do cncer a cintilografia de corpo inteiro. Neste exame voc engole um comprimido ou toma um lquido que contm uma quantidade pequena de iodo radioativo chamado I131 (iodo cento e trinta e um). Se houver alguma clula de tireide presente, vai aparecer como uma manchinha no filme cintilogrfico.

13

ALGUMA FORMA ESTE VAI INFLUIR ES TE EXAME VAI INFLUIR DE ALGUMA FORMA VIDA? N A MINHA VIDA? Antigamente, quando as pessoas precisavam ser examinadas para detectar o reaparecimento ou a disseminao do cncer de tireide (especialmente as submetidas a uma cintilografia de corpo inteiro), tinham de suspender a medicao para a tireide por 2 a 6 semanas antes do exame, para permitir que o corpo produzisse suficiente TSH e para obter um diagnstico mais preciso. Porm isso tambm fazia com que os pacientes ficassem com hipotireodismo. Alm do mais, logo depois do exame e de voltarem a tomar a medicao para tireide, enquanto o nvel de hormnio tireoidiano no voltava ao normal, os pacientes

continuavam com a sensao de ter hipotireoidismo. Houve quem chegasse a sentir os sintomas de hipotireoidismo durante 10 ou 12 semanas. Como mencionamos anteriormente, a maior parte dos pacientes tireoidectomizados comea a tomar hormnio tireoidiano depois da cirurgia. Este hormnio repe o hormnio que a glndula costumava produzir antes. Tomar o hormnio tireoidiano evita que voc tenha hipotireoidismo, o que pode provocar uma srie de sintomas tais como depresso, falta de concentrao, cansao, esquecimento, pele e cabelos secos, rosto e olhos inchados, intolerncia ao frio, aumento de peso, constipao e, nas mulheres, menstruao abundante.
14

Os sintomas do hipotireoidismo variam de um paciente para outro.

Tomar hormnio tireoidiano evita os sinais e sintomas do hipotireoidismo.

TSH RECOMBIN OMBINANTE (TIROTROFIN OFINA O QUE T SH RECOMBIN ANTE (TIRO TROFINA ALFA INJET ALFA INJETVEL)? Apesar de ser criado em laboratrio, o TSH recombinante semelhante ao TSH que o corpo produz naturalmente. Pelo fato de o TSH recombinante ser como o TSH, voc no precisa suspender seu tratamento com hormnio tireoidiano nem se arriscar a passar semanas se sentindo mal antes dos exames. Pode continuar o tratamento com hormnio. Em outras palavras, voc no ter de sentir os sintomas de hipotireodismo. Isso especialmente importante nos primeiros anos aps a tireoidectomia, j que os pacientes precisam se submeter a exames peridicos, devido possibilidade de reaparecimento ou disseminao do cncer nesse perodo.

Os efeitos colaterais do uso de TSH recombinante (tirotrofina alfa injetvel) so poucos, e geralmente leves. Se voc sentir algum efeito colateral ou tem alguma preocupao, converse com o seu mdico.

MDICO POR QUE O MEU MDICO PRESCREVERIA RECOMBIN OMBINANTE? T SH RECOMBIN ANTE? H quatro motivos para voc e seu mdico resolverem usar TSH recombinante: (1) Se uma determinao anterior de tireoglobulina feita enquanto voc estava se tratando com hormnio tireoidiano no detectou nenhuma clula cancerosa e se o seu mdico deseja confirmar este resultado com uma determinao de tireoglobulina com TSH recombinante, que tem maior preciso. (2) Se voc no est com disposio de suspender sua terapia hormonal e seu mdico acha conveniente usar TSH recombinante. (3) Se o seu corpo no produz TSH suficiente sem TSH recombinante. (4) Se voc tem certas doenas associadas em que a retirada do hormnio tireoideano pode agrav-las.

15

Com TSH recombinante, voc pode continuar com a terapia hormonal tireoidiana enquanto faz os seus exames.

CONTINU ONTINUAR VIDA SABENDO C OMO POSSO CONTINUAR A MINHA VIDA , SABENDO OLT CNCER VOL QUE O CNCER PODERIA VOLTAR? Receber o diagnstico de cncer de tireide preocupante. Porm a sua vida pode voltar ao normal, uma vez extirpado o tumor por meio de cirurgia (ou se voc j se submeteu a uma interveno no passado) e iniciado um tratamento hormonal tireoidiano. Faa exames regulares para ter certeza de que continua livre do cncer. Lembre-se que voc no precisa passar por isto sozinho(a). Fale com seus parentes e amigos a respeito dos temores e preocupaes que voc possa ter e pense na idia de participar de uma associao de pacientes para este tipo de enfermidade. Para conhecer alguns destes grupos, pergunte ao seu mdico ou entre em contato com algumas das organizaes da lista a seguir:

16

ENC INFORMA ORMAES? ONDE POSSO EN CONTRAR MAIS INF ORMAES?

Brasil Genzyme do Brasil Ltda. E-mail: tireoide@genzyme.com (SP) R. Padre Chico, 224 ; 05008-010 So Paulo, SP; Tel: (11) 3661-5755; Fax: (11) 3872-6631 virtual pacientes tireide Comunidade vir tual de pacientes com cncer de tireide http://www.cancerdetiroide.com.ar Pgina com informaes para pacientes sobre cncer de tireide na Argentina. Thyr yroid foundation America Thyroid foundation of America 350 Ruth Sleeper Hall - RSL 350 40 Parkman Street Boston, MA 02114 Tel: 800-832-8321; Fax: 617-726-4136 E-mail: info@tsh.org http://www.tsh.org Thyr yroid Society for Resear esearc The Thyroid Society for Education and Researc h , 7515 South Main Street, Suite 545 Houston, TX 77030 Tel: 800-THYROID (800-849-7643) E-mail: help@the-thyroid-society.org http://the-thyroid-society.org ThyCa: Thyr yroid Survivors vivor ThyCa: The Thyroid Cancer Sur vivors Association PO. Box 1545 NewYork, NY 10159-1545 Tel: 877-588-7904 (toll free); Fax: 503-905-9725 E-mail: thyca@thyca.org http://www.thyca.org

17

Life Foundation Light of Life F oundation http://www.lightoflifefoundation.org E-mail: info@lightoflifefoundation.org American Society American Cancer Society Tel: 800-ACS.2345 (800-227-2345) http://www.cancer.org Institut titute N ational Cancer Ins titute 21 Center Drive, MSC 2580 Bethesda, MD 20892-2580 Tel: 800-4-CANCER (800-422-6237) http://www.nci.nih.gov Se voc quiser continuar a busca por sua conta, procure na Internet ou em bibliotecas especializadas em assuntos mdicos. No entanto, convm saber que nem toda bibliografia que voc encontrar pode estar certa ou atualizada e lembre-se que a melhor fonte de informaes o seu especialista. Damos aqui algumas palavras-chave que podem ajudar voc na busca. Hipotireoidismo (ou, em ingls, Hypothyroidism) Cncer de tireide (Thyroid cancer) Terapia de supresso do hormnio tireoidiano (Thyroid hormone suppression therapy) Hormnio estimulador da tireide (Thyroid stimulating hormone) Tireoidectomia (Thyroidectomy) Cncer de tireide bem diferenciado (Well-differentiated thyroid cancer)

18

19

0915074

Vous aimerez peut-être aussi