Vous êtes sur la page 1sur 9

Cargo 20: Professor Sociologia

||SEDUCAM11_CBCCNS_001_01N445340||

CESPE/UnB SEDUC/AM

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1 4

10

13

16

19

22

25

28

31

A dvida nos mete medo. Interrogar, determinar com exatido, situar-se; todos esses atos de liberdade, de deciso e de responsabilidade so terrivelmente angustiantes; trata-se de angstia anloga quela de uma criana que rompe o cordo que a liga a seus pais, a seus mestres, aos grupos dos quais faz parte e vai perdendo assim a doce segurana da dependncia, da obedincia, do conformismo. Essa angstia inevitvel: ela leva o selo da existncia; nela se exprime a vertigem perante a liberdade. No se trata, nessas condies, de querer liquidar a angstia, mas de saber se o homem deve procurar evit-la, fugir dela por qualquer sada, ou se, em vez disso, deve aceit-la e aventurar-se a viver longe da terra firme. Ora, o que vale para a existncia em geral vale tambm e muito particularmente para aqueles que esto ligados educao, que , na realidade, grande geradora de angstias. De um lado, toda relao pedaggica fonte de tenso, de desequilbrio para aqueles que a vivem, na medida em que ela os implica naquilo que so, os interroga, coloca em questo suas preferncias, seus valores, seus atos, sua maneira de ser, seu projeto de existncia. Por outro lado, essa tenso e essa interpelao vo alm dos envolvidos como atores particulares e individuais, pois o que importa pedagogicamente o projeto educativo-histrico de uma sociedade no interior da qual a pedagogia desempenha papel importante. A educao faz com que toda a nossa sociedade se interrogue a respeito de si mesma, se debata e se busque. Educar reproduzir ou transformar: repetir servilmente aquilo que foi, optar pela segurana do conformismo, pela fidelidade tradio ou, ao contrrio, fazer frente ordem estabelecida e correr o risco da aventura; querer que o passado configure todo o futuro ou partir desse passado para construir outra coisa.
Moacir Gadotti. Educao e poder: introduo pedagogia do conflito. So Paulo: Cortez, 1998, p. 18 (com adaptaes).

10

13

16

19

22

25

Acerca do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.


1

28

Para o autor do texto, os conflitos gerados na relao pedaggica so restritos queles diretamente envolvidos nessa relao: professores, alunos e outros agentes do sistema educacional. A educao apresentada no texto como mecanismo que leva necessariamente mudana, em consequncia dos questionamentos e das tenses que ocorrem em sala de aula. No trecho A dvida (...) angustiantes (R.1-3), os verbos Interrogar, determinar e situar-se, empregados em sua forma nominal de infinitivo, exercem a funo de sujeito da orao em que ocorrem; por isso, a forma verbal so est empregada no plural. Seriam mantidos a correo gramatical e o sentido original do texto se, na linha 3, o ponto e vrgula empregado logo aps angustiantes fosse substitudo por ponto e o termo trata-se fosse iniciado com letra maiscula. No texto, a noo do familiar contrape-se ideia do novo e do desconhecido e referida por expresses como dependncia (R.6), conformismo (R.7), terra firme (R.12), reproduzir (R.26), repetir (R.27) e fidelidade tradio (R.28), entre outras. Infere-se do texto que a dvida e a angstia a ela associada so traos inerentes existncia e ao desenvolvimento humanos.

31

34

37

O trecho vertigem perante a liberdade (R.8-9) retrata, no texto, a condio de incerteza e insegurana que tipicamente ocorre em situaes em que muitas opes esto abertas quele que deve decidir. Em No se trata (R.9), a partcula se poderia ser corretamente empregada aps o verbo, escrevendo-se No trata-se. Uma aula como comida. O professor o cozinheiro. O aluno quem vai comer. Se a criana se recusa a comer, pode haver duas explicaes. Primeira: a criana est doente. A doena lhe tira a fome. Quando se obriga a criana a comer quando ela est sem fome, h sempre o perigo de que ela vomite o que comeu e acabe por odiar o ato de comer. assim que muitas crianas acabam por odiar as escolas. O vmito est para o ato de comer como o esquecimento est para o ato de aprender. Esquecimento uma recusa inteligente da inteligncia. Segunda: a comida no a comida que a criana deseja comer: nabo ralado, jil cozido, salada de espinafre... O corpo um sbio: no come tudo o que jogam para ele, mas opera com um delicado senso de discriminao. Algumas coisas ele deseja. Prova. Se so gostosas, ele come com prazer e quer repetir. Outras no lhe agradam, e ele recusa. A eu pergunto: O que se deve fazer para que as crianas tenham vontade de tomar sorvete?. Pergunta boba. Nunca vi criana que no estivesse com vontade de tomar sorvete. Mas eu no conheo nenhuma mgica que seja capaz de fazer que uma criana seja motivada a comer salada de jil com nabo. Nabo e jil no provocam sua fome. (...) As crianas tm, naturalmente, um interesse enorme pelo mundo. Os olhinhos delas ficam deslumbrados com tudo o que veem. Devoram tudo. Lembro-me da minha neta de um ano, agachada no gramado encharcado, encantada com uma minhoca que se mexia. Que coisa fascinante uma minhoca aos olhos de uma criana que a v pela primeira vez! Tudo motivo de espanto. Nunca esteve no mundo. Tudo novidade, surpresa, provocao curiosidade. Quando visitei uma reserva florestal no Esprito Santo, a biloga encarregada de educao ambiental me contou que era um prazer trabalhar com as crianas. No era necessrio nenhum artifcio de motivao. As crianas queriam comer tudo o que viam. Tudo provocava a fome dos seus olhos: insetos, pssaros, ninhos, cogumelos, cascas de rvores, folhas, bichos, pedras. (...) Os olhos das crianas tm fome de coisas que esto perto. (...) So brinquedos para elas. Esto naturalmente motivadas por eles. Querem com-los. Querem conhec-los.
Rubem Alves. Por uma educao romntica. Campinas: Papirus, 2002, p. 82-4 (com adaptaes).

A respeito das ideias veiculadas no texto acima e de suas estruturas lingusticas, julgue os itens de 9 a 15.
9

10

A predominncia, no texto, das formas verbais no presente do indicativo tem o efeito de dar aos fatos apresentados o carter de fatos reais, habituais e naturais, o que refora os argumentos do autor com relao aos processos de aprendizagem das crianas. O autor constri seu texto com base na comparao entre o ato de comer e o de aprender ou conhecer, relao que explicita no trecho Querem com-los. Querem conhec-los (R.39).
1

||SEDUCAM11_CBCCNS_001_01N445340||
11

CESPE/UnB SEDUC/AM
17

O texto predominantemente argumentativo; nele, o autor expe suas ideias de forma a convencer o leitor e usa, para esse fim, imagens do mundo real e exemplos tirados de sua prpria experincia. O emprego das vrgulas logo aps sem fome (R.5) e gostosas (R.14) facultativo; essas vrgulas poderiam, portanto, ser omitidas sem prejuzo para a correo gramatical do texto. Na linha 25, a forma verbal Devoram est no plural para concordar com seu sujeito: As crianas (R.23). No perodo Nunca esteve no mundo (R.29), o sujeito oculto da forma verbal esteve refere-se a uma minhoca (R.26-27), e Nunca e no mundo exercem a funo de adjunto adverbial. Ao utilizar formas tpicas da linguagem oral e coloquial, produzindo um texto com tom predominantemente informal, o autor aproxima-se do leitor.

correto concluir da leitura da tirinha que a professora tem a tendncia de acolher as crticas feitas por Calvin e de adotar prticas novas com base nessas crticas. O texto da fala de Calvin no segundo quadrinho poderia ser corretamente reescrito em registro formal, para uso em outra situao comunicativa em que o aluno se dirigisse, por exemplo, por escrito professora, da seguinte forma: Tendo em vista o fato de que a gerao mais nova tem mais facilidade para absorver informaes veiculadas pelos meios de comunicao visual, solicito professora, Srta. Wormwood, que apresente o contedo em forma de videoclipe. Nas duas falas da professora, o emprego da vrgula obrigatrio devido presena do vocativo: Calvin, no primeiro quadrinho, e classe, no segundo.

12

18

13 14

19

15

Considerando que, em determinada escola, a diretora deva escrever um documento ao ocupante do cargo de secretrio de educao, solicitando-lhe prioridade na reforma da escola, julgue os itens seguintes com base nos princpios da correspondncia oficial.
20

Ao final do documento, aps apresentar seu pedido, a diretora dever utilizar, como fecho, qualquer uma das seguintes expresses: Atenciosamente, Respeitosamente, Gentilmente, Com respeito e admirao. Devem constar do documento a data de sua emisso, a referncia ao assunto tratado e a identificao do emitente, no caso, a diretora. No documento, deve ser empregado o pronome de tratamento Vossa Excelncia, forma correta para correspondncia dirigida a secretrios de estado.

21

22

Considerando que os fragmentos includos nos itens seguintes, na ordem em que esto apresentados, so partes sucessivas e adaptadas de texto referente ao Departamento de Polticas e Programas Educacionais (D P P E) da SEDUC/AM (Internet: <www.seduc.am.gov.br>), julgue-os quanto correo gramatical.
23

O foco do DPPE a produo de estudos e pesquisas em sua rea de competncia com os objetivo de assistir s escolas estaduais na elaborao e execuo dos seus projetos e programas educacionais. Como uma de suas atribuies, o DPPE deve participar, juntamente com outros departamentos da SEDUC/AM, na definio e elaborao de projetos e programas que dedique-se melhoria da educao bsica no estado do Amazonas, bem como na captao, dos recursos para o financiamento desses projetos e programas. O DPPE tm como misso implementar, manter e avaliar as polticas pedaggicas para a educao bsica. Deve proporcionar, suporte tcnico e pedaggico gestores, professores e tcnicos na implantao de polticas, programas e objetivos educacionais em todas as modalidades de ensino.
2

24

Bill Watterson. Felino selvagem psicopata homicida: um livro de Calvin e Haroldo por Bill Watterson. Vol. 2. Best News: Cambuci/SP, 1996, p. 9.

Julgue os itens de 16 a 19 com referncia tirinha ilustrada acima, que mostra dilogo entre o personagem Calvin e a sua professora, Srta. Wormwood.
16

25

O texto aborda, de forma cmica, a distncia entre a linguagem mais atraente ao aluno e a linguagem e os meios empregados na prtica de sala de aula pela professora de Calvin.

||SEDUCAM11_CBCCNS_001_01N445340||

CESPE/UnB SEDUC/AM

Acerca de conceitos e modos de utilizao de aplicativos do ambiente Microsoft Office, julgue os itens a seguir.
26

Julgue os prximos itens, relativos a conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet e intranet.
37

No Word 2007, para selecionar um documento inteiro, basta pressionar as teclas

e a, simultaneamente.

Caso se faa download de arquivos na Internet com a opo Salvar arquivo, uma cpia do arquivo ser salva no computador em uso.

27

No Word 2007, com recurso disponvel no grupo Citaes e


Bibliografia, que parte da guia Referncias, possvel

pesquisar um banco de dados de bibliotecas em busca de correspondncias de um tpico especfico na coleo dessa biblioteca.
28

38

Nos stios de busca, o uso do sinal de menos, representado por um hfen, entre dois termos de busca produz como resultado pginas que contenham os dois termos utilizados, em qualquer ordem.

No Excel 2007, ao se clicar o boto

, na guia Incio, no
39

grupo Alinhamento, ocorre a quebra automtica do texto da clula selecionada. Com esse procedimento, a largura da coluna ajustada, possibilitando que os dados na clula possam ser encaixados no espao pretendido.
29

No Microsoft Word 2007, ao se selecionar um texto e clicar a opo Hiperlink da guia Inserir, ser exibida uma caixa de dilogo que permitir a criao de um link para uma pgina na Web, cujo endereo ser aquele que for digitado no campo Endereo da caixa de dilogo.

A opo Do scanner ou cmera, para adicionar imagens a uma apresentao ou lbum de fotografias, presente no PowerPoint 2003, no est disponvel no PowerPoint 2007.

40

Ao se efetuar uma pesquisa na Internet, o uso de aspas ( ) delimitando o texto digitado restringe a busca s pginas que contenham exatamente as mesmas informaes do contedo que esteja entre as aspas, mas em qualquer ordem do contedo do texto. Em uma instituio de ensino, o critrio para aprovao

A respeito do sistema operacional Windows, julgue os itens subsequentes.


30

O menu Iniciar do Windows XP pode ser ativado ao se pressionarem, simultaneamente, as teclas tecla , se presente no teclado.

, ou a

dos estudantes determina que a nota final deva ser igual ou superior a 6 e que a quantidade de faltas no exceda a 25% da quantidade de dias de aulas. Tendo como base as informaes acima e as proposies P: A nota final do estudante foi igual ou superior a 6.; Q: A quantidade de faltas do estudante no excedeu a 25% da quantidade de dias de aulas.; e R: O estudante foi aprovado., julgue os itens a seguir, a respeito de lgica sentencial.
41

31

No Windows, os cones de atalho possuem como caracterstica uma seta no canto inferior esquerdo, e a rea de notificao apresenta cones que permanecem ativos em segundo plano.

32

Se o recurso Hibernar tiver sido ativado, quando o equipamento voltar a ser utilizado, a rea de trabalho precisar ser reinicializada e todos os programas anteriormente ativos estaro fechados e devero ser novamente inicializados.

No que diz respeito a conceitos de organizao, de segurana e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas, julgue os itens subsecutivos.
33

Se P6R representa a proposio Se P, ento R, ento a proposio P6R equivalente proposio: Se a nota final do estudante foi igual ou superior a 6, ento o estudante foi aprovado.

Um firewall pessoal um software ou programa utilizado para proteger um computador contra acessos no autorizados provenientes da Internet.
42

Se PwQ representa a proposio P ou Q, ento o critrio de aprovao da instituio de ensino est corretamente expresso pela proposio [PwQ]6R.

34

Ao se utilizarem navegadores em um ambiente de rede que possua um proxy instalado, os acessos aos recursos utilizados no ficam registrados, caso o histrico de navegao seja apagado.

43

Se PvQ representa a proposio P e Q, se as proposies P e [PvQ]6R forem verdadeiras e se a proposio R for falsa, ento a proposio Q tambm ser falsa.

35

Os arquivos armazenados em um computador possuem extenses que indicam o programa que os manipula. Um diretrio uma estrutura fsica que possibilita a organizao de arquivos na memria principal do computador.

44

A proposio P negao de proposio P est corretamente expressa por A nota final do estudante foi igual ou inferior a 6.
3

36

||SEDUCAM11_CBCCNS_001_01N445340||

CESPE/UnB SEDUC/AM
RASCUNHO

Para representao, perante as autoridades, das 12 professoras e dos 8 professores de uma instituio, ser formada uma comisso de 6 indivduos distintos: 3 para a diretoria executiva (presidente, secretrio e tesoureiro) e 3 conselheiros. Os membros dessa comisso sero escolhidos entre esses docentes. O estatuto da instituio estabelece que: de um ano o mandato da diretoria executiva; para a direo executiva vedada a reeleio de uma mesma chapa em eleies distintas (mesma chapa significa que ela preservada integralmente, isto , no h substituio de pessoas nem mesmo a inverso de pessoas e cargos); entre os conselheiros, sempre haver um representante de cada sexo. Com base nessas informaes, julgue os itens subsequentes.
45

46

Se Joo, Marcos e Camila so docentes dessa instituio e foram eleitos para a diretoria executiva, ento a quantidade de maneiras distintas de se escolherem os 3 conselheiros superior a 500. Se Joo, Marcos e Camila so docentes dessa instituio, ento, alternando-se nos cargos da diretoria, eles podero permanecer por 6 anos na direo executiva da comisso.

Um professor avalia o aprendizado de seus alunos, aplicando provas objetivas de dois tipos: tipo 1: contm 10 afirmaes para que o aluno julgue se cada uma das afirmaes VERDADEIRA ou FALSA; tipo 2: contm 4 questes de mltipla escolha; cada questo possui 5 opes e o aluno dever apontar qual dessas opes a correta.

Com referncia situao apresentada acima, julgue os itens que se seguem.


47 48

A quantidade de possveis gabaritos para uma prova do tipo 2 superior a 600. A quantidade de possveis gabaritos para uma prova do tipo 1 inferior a 1.000.

sabido que se n um nmero natural, ento a quantidade de solues inteiras e no negativas da equao x1 + x2 + . . . + xp = n dada por

( n + p 1)! uma soluo da equao referida um n !( p 1)!

conjunto de p nmeros inteiros e no negativos, a1, a2, ..., ap, tais que a1 + a2 + ... + ap = n. J a quantidade de solues inteiras e no negativas dessa mesma equao, com a condio que a1 > 10, pode ser obtida fazendo-se a substituio x1 = y1 + 11. Nesse caso, a quantidade de solues ser igual a

(n + p 12)! . (n 11)!( p 1)!

Em uma escola, as notas parciais dos estudantes podem assumir valores do conjunto {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10} e a nota final a mdia aritmtica de trs notas parciais. Se um estudante obteve nota final igual a 6, ento, indicando por N1, N2 e N3 as suas notas parciais, tem-se que N1 + N2 + N3 = 18. Acerca dessa situao e considerando as informaes apresentadas, julgue os prximos itens.
49 50

A equao x1 + x2 + x3 = 18 possuis mais de 200 solues inteiras e no negativas. A quantidade de maneiras distintas de o estudante referido no texto obter notas N1, N2 e N3, que pertenam ao conjunto especificado no texto e cuja mdia aritmtica seja igual a 6, pode ser calculada pela expresso

(n + p 1)! (n + p 12)! 3 , em que n = 18 e p = 3. n !( p 1)! (n 11)!( p 1)!

||SEDUCAM11_CBCCNS_001_01N445340||

CESPE/UnB SEDUC/AM

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
Considerando as contribuies da sociologia, da filosofia e da psicologia para a educao, julgue os itens a seguir.
51

52

53

54

55 56

57

Carl Rogers props processos de ensino com base no estabelecimento de uma sequncia rgida de etapas a ser seguida pelo professor no exerccio de seu papel de facilitador da aprendizagem. Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crtica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu carter de classe e de aparelho ideolgico do Estado. Uma das contribuies de Clestin Freinet para a educao diz respeito ao uso de grande quantidade de material didtico, tais como cubos, slidos, cartes, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando. Segundo mile Durkheim, a educao constitui elemento integrador da sociedade, sendo pais e professores agentes sociais responsveis pela inculcao de valores sociais nos educandos. A concepo de escola como instituio responsvel pela transformao social fundamenta-se no pensamento positivista. De acordo com a tendncia pedaggica liberal tradicional, os contedos de ensino devem corresponder a conhecimentos socialmente acumulados e a valores socialmente estabelecidos. Consoante a tendncia pedaggica marxista, para que ocorra a formao integral do ser humano, os contedos educacionais devem propiciar a educao mental, fsica e tecnolgica.

Com base no que dispe a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), Lei n. 9.394/1996, sobre financiamento e formao de profissionais para a educao bsica, avaliao, currculo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens. A classificao do aluno em qualquer srie ou etapa do ensino fundamental deve ser precedida da aplicao de testes de avaliao a respeito dos contedos programticos da srie ou etapa imediatamente anterior. 59 A formao dos profissionais da educao, de modo a atender aos objetivos dos diferentes nveis e modalidades de ensino, deve garantir a associao entre teorias e prticas, sendo permitido o aproveitamento de experincias anteriores em instituies de ensino e em outras atividades. 60 Na educao infantil, a avaliao realizada por meio de provas e registros do desenvolvimento do educando. 61 A gesto democrtica, modelo de gesto adotado pela escola pblica, fundamenta-se na participao dos profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola e na participao de outros atores da comunidade escolar, tais como pais e alunos, em conselhos escolares ou equivalentes. 62 Previsto na parte diversificada do currculo, o ensino de ao menos uma lngua estrangeira moderna facultativo no ensino fundamental. 63 O oferecimento de profissionalizao durante o ensino mdio, previsto na legislao educacional, atende ao disposto no Estatuto da Criana e do Adolescente. 64 Aos estabelecimentos de ensino fundamental que j utilizam a progresso regular por srie probe-se a adoo, no ensino fundamental, do regime de progresso continuada. 65 Cumpre a determinao legal vigente sobre o tempo de trabalho escolar a escola cujas atividades se desenvolvem por meio de aulas com 50 minutos de durao durante 200 dias letivos. A Constituio Federal de 1988 (CF) e a LDB compem a base legal da educao no Brasil. Em relao a esses instrumentos legais e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.
66 58

A LDB disciplina as orientaes especficas para a educao brasileira, facultando aos estados, ao DF e aos municpios a livre regulao da educao em seus mbitos de abrangncia. 68 Para viabilizar o processo de integrao, a CF limita a possibilidade de as comunidades indgenas utilizarem suas lnguas maternas e processos prprios de aprendizagem no ensino. Alm disso, a lei educacional desobriga o estudo da histria e cultura indgena nas escolas de ensino fundamental e mdio. 69 Nos termos da LDB e da normatizao especfica, a oferta de programas a distncia no ensino fundamental restringe-se ao atendimento a situaes emergenciais e a casos de complementao de aprendizagem. 70 A oferta de educao infantil em creche e pr-escola s crianas com at cinco anos de idade uma garantia constitucional, sendo assegurada, na LDB, vaga a toda criana a partir de quatro anos de idade na escola pblica mais prxima de sua residncia. 71 O ensino fundamental a nica etapa da educao bsica que tem carter obrigatrio e gratuito, garantido pelo poder pblico, na CF, a todas as crianas entre os sete e os quatorze anos de idade, bem como queles que no tiveram acesso a esse ensino na idade prpria. 72 A oferta do ensino mdio a todos que o demandarem, inclusive na forma de cursos e exames supletivos, atribuda legalmente aos estados e ao Distrito Federal, em carter de prioridade. 73 A educao de jovens e adultos se destina a pessoas que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria, assegurando-lhes oportunidades educacionais apropriadas na forma de cursos e exames. 74 A educao especial uma modalidade educacional que tem incio na educao infantil e visa atender educandos com necessidades especiais, mediante a integrao de todos, sem exceo, nas classes comuns do ensino regular. Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento e estatsticas educacionais. 75 Entre as metas do Plano Nacional de Educao que vigorar nos prximos dez anos, em tramitao no Congresso Nacional, incluem-se a de universalizar o atendimento escolar a todos os jovens de quinze a dezessete anos de idade e a de elevar a taxa lquida de matrcula no ensino mdio para 85% da populao nessa faixa. 76 O Plano Nacional de Educao 2001-2010 cumpriu um mandato constitucional e legal e apresentou, entre seus objetivos, a elevao da escolaridade da populao e a melhoria da qualidade do ensino em todos os nveis. Considerando as polticas de avaliao educacional referentes educao bsica brasileira, julgue os prximos itens. A Prova Brasil o exame realizado anualmente pelo Ministrio da Educao para avaliar o desempenho dos estudantes que esto concluindo ou que j concluram seus estudos no ensino mdio pblico. 78 O Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica abrange estudantes das redes pblica e privada do pas, em reas rural e urbana, matriculados no quinto e no nono ano (quarta e oitava sries) do ensino fundamental e no terceiro ano do ensino mdio. Com respeito ao financiamento da educao, julgue o item seguinte, em conformidade com o disposto nos documentos legais. Os recursos pblicos destinados educao pela Unio, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios no incluem as receitas de impostos prprios desses entes federados. Julgue o item abaixo, referente educao no contexto da modernidade. 80 Na sociedade contempornea, a insero da escola no contexto da modernidade implica, entre outros desafios, o exerccio habitual da democracia como prtica, o desenvolvimento de contedos relacionados realidade cotidiana dos alunos e o envolvimento da comunidade em suas atividades.
5

67

77

79

A CF, em cujo texto esto reunidas as normas superiores do ordenamento jurdico do Estado Nacional, constitui fundamento da LDB e das demais leis do pas e suas respectivas normatizaes.

||SEDUCAM11_020_47N483865||

CESPE/UnB SEDUC/AM

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Com relao ao contexto histrico do surgimento da sociologia, julgue os itens a seguir.
81 97

A Revoluo Francesa eliminou as aspiraes e as exigncias da nova classe burguesa em ascenso. O estudo objetivo da realidade social caracterizou o pensamento social produzido at o sculo XVIII. A Revoluo Francesa bem como a Revoluo Industrial consolidaram o regime capitalista que se desenvolveu na Europa a partir do sculo XIV. Com o fim do sistema feudal, a mo de obra camponesa migrou para o ambiente de trabalho industrial.

Para Max Weber, nas sociedades modernas, existem diferentes tipos de desigualdades sociais, e no apenas as socioeconmicas. Depreende-se do pensamento de Max Weber que a dominao carismtica caracterstica da poca moderna.

98

82

83

Com referncia ao processo de socializao, julgue os itens seguintes.


99

Os socilogos consideram os indivduos sujeitos passivos da socializao, processo que os instrui ou programa. A socializao secundria ocorre no grupo familiar. Durante o processo de socializao, as crianas vivenciam os papis sociais, isto , as expectativas socialmente definidas que as pessoas seguem em determinada posio social.

84

100 101

De acordo com Durkheim, que prope que a vida social pode ser analisada to rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza,
85

A respeito do mundo do trabalho, julgue os itens a seguir.


102

a sociedade constituda pelo somatrio das aes e dos interesses individuais e particulares de seus membros. os fatos sociais ocorrem margem das percepes individuais dos membros da sociedade. os fatos sociais so observados diretamente, visto que so visveis e tangveis. as punies sociais explicam, de forma suficiente, a obedincia das pessoas aos padres de comportamento socialmente impostos. os mtodos sociolgicos devem ser aplicados ao estudo dos indivduos.

A produo flexvel permite abastecer um mercado consumidor que procura mercadorias no padronizadas. O taylorismo e o fordismo constituem sistemas de produo que permitem produzir pequenas encomendas de mercadorias diferenciadas.

86

103

87

88

Acerca da anlise sociolgica das religies, julgue os prximos itens.


104

89

De acordo com o pensamento sociolgico, a magia, diferentemente da religio, carece de um cerimonial coletivo, sendo frequentemente praticada por indivduos isolados. Segundo a sociologia, o sobrenatural caracteriza o conjunto dos fenmenos religiosos nas sociedades.

Segundo o pensamento de Karl Marx a respeito do capitalismo,


90

105

a expulso dos camponeses das terras feudais na Inglaterra liberou a mo de obra para trabalhar no sistema fabril. as principais fontes da mudana social so as ideias e os valores dos seres humanos. a ordem burguesa seria deposta pelos proletrios, semelhana da deposio da ordem feudal pela burguesia. o processo de acumulao de capital depende apenas do capital, isto , de qualquer bem dinheiro e mquinas, por exemplo que possa ser usado ou investido para produzir bens futuros.

Com relao globalizao e histria do sindicalismo no Brasil, julgue os itens a seguir.


106

91

92

A legislao trabalhista e social do governo de Getlio Vargas representou um retrocesso para o movimento sindicalista no Brasil. O sindicalismo da dcada de 70 do sculo passado, desconsiderando as comisses de fbrica, props um modelo de estrutura sindical atrelado ao poder do Estado. Define-se globalizao, em linhas gerais, como o processo e o resultado de transformaes econmicas, tecnolgicas, sociais e culturais que abrangem todo o planeta, formando uma sociedade em rede. No perodo caracterizado pelo mercantilismo, grandes cidades da Amrica Latina exerceram importante papel na economia e na organizao poltica mundial, situao anloga da globalizao atual. As lutas sindicais no Brasil, na primeira metade do sculo XX, foram fortemente influenciadas pelos anarquistas e comunistas de origem europeia.
6

93

107

108

Com base no pensamento sociolgico de Max Weber, julgue os itens de 94 a 98.


94

Entre as preocupaes de Max Weber, destaca-se a relativa aos efeitos desumanizantes da burocracia na sociedade moderna. Segundo esse terico, as motivaes e as ideias humanas so as foras propulsoras das mudanas sociais. Juntamente com Emile Durkheim e Karl Marx, o referido terico defendeu a concepo de que as estruturas sociais so externas e independem dos indivduos.

109

95

96

110

||SEDUCAM11_020_47N483865||

CESPE/UnB SEDUC/AM
116

Julgue os itens 111 a 116, relativos a movimentos sociais, identidade cultural e ps-modernidade.
111

Os movimentos sociais nos anos 80 do sculo passado, no Brasil, dividiam-se em dois tipos: os que reivindicavam melhorias na infraestrutura urbana e os que questionavam as polticas de Estado. Os novos movimentos sociais fortaleceram a luta de classe em detrimento de questes sociais como gnero, raa e etnia. A ps-modernidade caracterizada pela multiplicidade de agendas e atores sociais: a globalizao, os regionalismos, o futurismo, a mercantilizao da cultura demandam novos estudos a respeito da representao das identidades em tempos atuais. As condies de vida e o desrespeito aos direitos da cidadania geraram, j na dcada de 60 do sculo XX, manifestaes e associaes de trabalhadores no meio rural brasileiro. O conceito de identidade cultural do mbito exclusivo da antropologia e da sociologia.

O Estado perdeu o seu papel na definio das culturas nacionais porque deixou de diferenciar a cultura do territrio nacional em face da cultura estrangeira, no mais promovendo a homogeneidade cultural no interior do territrio nacional.

Considerando aspectos ambientais, culturais, econmicos, polticos e sociais da regio amaznica, julgue os itens que se seguem.
117

112 113

A organizao social dos assentados e as garantias institucionais dadas pelo Estado so condies fundamentais para o sucesso dos assentamentos nessa regio. A sustentabilidade ecolgica da Amaznia depende exclusivamente da forma como a populao indgena explora os recursos naturais da regio. Aproximadamente 50% dos lotes concedidos em razo da reforma agrria em terras da regio amaznica j foram comercializados, o que se deve, em parte, ao fato de vrios dos assentados no possurem o perfil do pblico-alvo da reforma agrria. A influncia de agentes pastorais da Igreja Catlica na Amaznia contribui para que a populao valorize e retome antigas prticas de natureza poltica e religiosa.

118

119

114

115

120

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Antes de indagar a respeito do mtodo que convm ao estudo dos fatos sociais, necessrio saber que fatos podem ser assim chamados. Essa questo se impe como necessria dada a impreciso que se percebe na denominao de fato social. Empregam-na correntemente para designar quase todos os fenmenos que se passam no interior da sociedade, por pouco que apresentem, alm de certa generalidade, de algum interesse social.
mile Durkheim. As regras do mtodo sociolgico. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1985, p. 1 (com adaptaes).

Considerando que o fragmento de texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, com base na teoria sociolgica de mile Durkheim, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

< < <

definio de fato social; diferena entre fato social e fenmenos orgnicos e psquicos; poder de coero do fato social e das correntes sociais.

||SEDUCAM11_020_47N483865||

CESPE/UnB SEDUC/AM

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Vous aimerez peut-être aussi