Vous êtes sur la page 1sur 7

1

Faculdade Cincias da Vida - FCV www.faculdadecienciasdavida.com.br

ORIENTAES BSICAS PARA ELABORAO DE ARTIGO CIENTFICO

1 APRESENTAO Tanto o artigo quanto a monografia so trabalhos monogrficos, ou seja, trabalhos que apresentam resultados de pesquisa sobre um nico tema. Conforme os fins a que se destinam esses textos cientficos apresentam-se no formato de: monografias (graduao e ps-graduao lato sensu), dissertaes de mestrado, teses de doutorado, e tambm sob a forma de artigos cientficos, dirigidos publicao em revistas especializadas. importante saber quais os critrios de formatao aceitos pela publicao (as normas) a que se destina o artigo. Para orientar o acadmico, apresenta-se o modelo de artigo, segundo os critrios das publicaes da Faculdade Cincias da Vida - FCV.

2 DEFINIO DE ARTIGO CIENTFICO Artigo cientfico parte de uma publicao com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, mtodos, tcnicas, processos e resultados nas diversas reas do conhecimento. (NBR 6022, 2003, p.2). O artigo cientfico pode ser: a) original, que apresenta temas ou abordagens originais; b) de reviso da literatura, que analisa e discute trabalhos j publicados.

3 FORMATO DO ARTIGO Forma/Margens: A4 (21,0 cm X 29,7 cm); cor preta; margens no modo justificado, com as seguintes medidas: superior 3 cm.; esquerda 3 cm.; inferior 2cm.; direita 2 cm; no se deve usar barras ou outros sinais na margem lateral do texto. Espaamento entre linhas: 1,5 para o texto e simples para notas de rodap, referncias, citaes com mais de trs linhas. Nmero de pginas do artigo: mnimo de 20 (vinte) pginas (incluindo tabelas, figuras e anexos). Fonte: deve-se usar a fonte Times New Roman 12 para o texto e para as referncias. Citaes longas, notas de rodap, paginao, legendas das ilustraes e tabelas deve-se usar tamanho menor mantendo um padro para o trabalho (NBR 14724, 2002). Citaes: As citaes bibliogrficas podem ser diretas (textuais) ou indiretas (livres) e devem ser utilizadas no texto com o propsito de fundamentao terica. As Notas de Rodap tm o propsito de esclarecer ou explicar outros aspectos informativos que no devem constar diretamente no texto. Devem ser representadas por chamadas de autor, instituio, entidade, ttulo, grafadas em letras maisculas e minsculas quando fizerem parte integrante do texto e em letras maisculas quando vierem entre parnteses. (FRANA, 2009, p. 130-141).

Biblioteca Escritora Maria Auxiliadora Matos de Melo BEMAMM biblioteca@faculdadecienciasdavida.com.br

2
Faculdade Cincias da Vida - FCV www.faculdadecienciasdavida.com.br

Citao Direta Textual

Exemplo 1: No saber usar a internet em um futuro prximo ser como no saber abrir um livro ou acender um fogo, no sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude (VAZ, 2008, p. 63). Exemplo 2: Segundo Vaz (2008, p. 63) no saber usar a internet em um futuro prximo ser como no saber abrir um livro ou acender um fogo, no sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude.
NOTA: como voc pode ver, a citao direta a cpia exata de um texto. Caso o documento original contenha algum tipo de grifo, como uma palavra em negrito, em itlico ou sublinhado, a sua citao deve ter esse tipo de grafia, acrescentada com a observao grifo do autor.

Exemplo 3: Uma das referncias mais conhecidas a respeito do conceito de padro de projeto o livro A Timeless Way of Building, escrito em 1979 pelo arquiteto Christopher Alexander (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 289, grifo do autor).
NOTA: esse mesmo tipo de observao aplica-se quando, por exemplo, voc tiver feito algum grifo na citao, para enfatizar uma palavra ou frase. No caso, deve-se acrescentar a expresso grifo nosso, indicando que o presente autor (voc) fez a alterao.

Exemplo 4: O termo defeito no PSP refere-se a tudo que esteja errado em um software, como erros na arquitetura, na representao de diagramas, problemas em algoritmos etc. (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 123, grifo nosso). Citao direta com mais de trs linhas

As citaes com mais de trs linhas devem ter um tipo de destaque diferente: necessrio reduzir o tamanho da fonte, podendo ser para 10 ou 11 e tambm preciso aplicar um recuo de 4cm em relao margem esquerda selecione o texto e movimente os marcadores, localizado na rgua do Word at o nmero 4, assim, todo o seu texto ficar com o recuo exigido pelas normas (veja a imagem ao lado). Ao final, a citao com mais de trs linhas ter a seguinte apresentao observe que ela no tem aspas:

Biblioteca Escritora Maria Auxiliadora Matos de Melo BEMAMM biblioteca@faculdadecienciasdavida.com.br

3
Faculdade Cincias da Vida - FCV www.faculdadecienciasdavida.com.br

Frase muito grande para citao

Imagine um pargrafo com 10 linhas, sendo que apenas a primeira e a ltima linha interessam a voc. Nesse caso, voc vai usar uma supresso, que a incluso de um sinal de colchetes com reticncias, exatamente como esse [...], indicando que um trecho do texto no foi usado, veja um exemplo: As propostas de melhorias de processo e tecnologia so coletadas e analisadas [...] com base nos resultados de projetos-piloto (KOSCIANSKI; SOARES, 2007, p. 153). Citao indireta

Depois de ler um artigo, voc chegou a uma concluso semelhante a do autor consultado. Mas por algum motivo pessoal, voc no tem interesse em usar as mesmas palavras e exatamente a mesma e strutura que encontrou no artigo em questo. Nesse caso, voc far uma citao indireta, j que o seu texto teve como base uma obra consultada. Seguindo o mesmo formato de apresentao da citao direta, a indireta tambm deve conter o autor da frase citada, bem como o ano da publicao do artigo/livro. Apresentar a pgina em que o contedo se encontra opcional. Exemplos: Lancaster (1993, p. 6) aponta como um aspecto importante na recuperao das informaes a extenso dos contedos a serem indexados. Um aspecto importante na recuperao das informaes a extenso dos contedos a serem indexados (LANCASTER, 1993). As citaes indiretas podem ter mais de um autor, at pelo fato de que voc pode ter consultado vrias obras at chegar a sua concluso, veja: Tanto Weaver (2002, p.18) como Semonche (1993, p. 21) apontam questionamentos que devem preceder o planejamento da indexao de artigos de jornais, como: Qual a finalidade do artigo? Quem o pblico-alvo que ter acesso ao artigo? Que tipo de informao o usurio procura? Citao de Citao

Voc no teve acesso ao documento em seu formato original, mas, durante suas pesquisas, encontrou um autor que teve a sorte de ter em mos o documento, e este fizera uma citao extremamente importante para o seu trabalho. Para contornar isso, existe a citao de citao. Como o prprio termo leva a entender voc far uma citao de um contedo que foi citado na obra que voc est consultando. Esse tipo de citao recomendado em ltimo caso, j que o correto tentar localizar a fonte original. Veja dois exemplos, tanto de citao direta quanto indireta. Exemplo de citao de citao (seguindo o modelo direto): Segundo Van Dijk (1983), citado por Fagundes (2001, p. 53), no texto jornalstico convencional apresentarse um resumo do acontecimento abordado. Esse resumo pode ser expresso por letras grandes separadas do resto do texto ou na introduo no lead. Exemplo de citao de citao (seguindo o modelo indireto): Segundo Fujita (1999) citada por Fagundes (2001, p. 65) a indexao engloba trs fases: 1) anlise por meio da leitura do documento, em que sero selecionados os conceitos; 2) sntese, com a elaborao de resumos e 3) a identificao e seleo de termos com auxlio de uma linguagem documentria.

Biblioteca Escritora Maria Auxiliadora Matos de Melo BEMAMM biblioteca@faculdadecienciasdavida.com.br

4
Faculdade Cincias da Vida - FCV www.faculdadecienciasdavida.com.br

4 ESTRUTURA DO ARTIGO O artigo cientfico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos cientficos: Pr-textual Textual Ps-textual 4.1 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS Ttulo: deve estar em letra maiscula e centralizado na pgina de abertura do artigo, na lngua do texto; subttulo, se houver, deve ser diferenciado tipograficamente (itlico) do ttulo. Autor(es): nome(s) completo(s) do(s) autor(es) na forma direta dever(o) ser colocado(s) por extenso, abaixo do ttulo, alinhado a direita e seguido(s) de breve currculo (em nota de rodap), que o(os) qualifique na rea de conhecimento do artigo, contendo o vnculo institucional e o endereo eletrnico.
Exemplo: Nome do(s) Autor(es)* Nome do(s) Orientador(es)**

O Mini currculo deve aparecer em nota de rodap, na margem inferior da pgina de abertura e indicado por asterisco. Se houver orientador(es), esse(s) deve(m) ser indicado(s), com as devidas informaes conforme acima. (vnculo institucional e endereo eletrnico)
Exemplo: _______________ *Breve currculo do Autor (formao, curso, instituio) E-mail: **Breve currculo do Orientador (formao, titulao, instituio) E-mail:
Nota: trao contnuo de 3 cm com espao de 1.5 para o breve currculo. Espao simples entre linhas, fonte menor que a usada no texto, alinhamento esquerda.

Resumo na lngua do texto: deve apresentar de forma direta, os objetivos, a metodologia e os resultados alcanados, no ultrapassando 250 palavras. No deve conter citaes, mas sim constitudo de uma sequncia de frases concisas e no de uma simples enumerao de tpicos. Deve se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Palavras-chave na lngua do texto: devem ser representadas abaixo do resumo, antecedidas da expresso Palavras-chave: contendo preferencialmente de trs a cinco palavras no mximo, separadas entre si por ponto, com a primeira letra da prxima palavra em maisculo (NBR 6028, 2003).
Nota: Somente estes elementos Pr-Textuais citados acima devem figurar na primeira pgina do Artigo.

Biblioteca Escritora Maria Auxiliadora Matos de Melo BEMAMM biblioteca@faculdadecienciasdavida.com.br

5
Faculdade Cincias da Vida - FCV www.faculdadecienciasdavida.com.br

4.2 ELEMENTOS TEXTUAIS Introduo: exposio breve do tema tratado, apresentando-o de maneira geral e relacionado literatura consultada com o assunto do artigo. A introduo deve expor preliminarmente o tema; apresentar definies, conceituaes, pontos de vista e abordagens; justificativa da escolha do tema; objetivos e plano adotado para o desenvolvimento da pesquisa ou do estudo; deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da rea e indicar os pressupostos necessrios sua compreenso. No se aconselha a incluso de ilustraes, tabelas e grficos na introduo. Desenvolvimento: ncleo do trabalho onde o autor expe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. Deve-se adotar o sistema de numerao progressiva para as sees e subsees conforme a NBR 6024, 2003. Para relatos de pesquisa, o artigo pode apresentar a seguinte subdiviso: Material e mtodos (metodologia) descrio do material e dos mtodos para o desenvolvimento da pesquisa e indicao breve das tcnicas e processos utilizados na investigao. Modelos de questionrios, entrevistas ou qualquer outro material complementar usado na pesquisa devem ser apresentados em anexo. Resultado e discusso esse item visa discutir, confirmar ou negar hipteses e/ou confirmar resultados da pesquisa indicados anteriormente na introduo. Expe de forma detalhada, racional, objetiva e clara o resultado da pesquisa, permitindo ao leitor completa assimilao da investigao realizada. Dependendo do estilo do autor ou da necessidade, a discusso pode ser apresentada separadamente dos resultados.
Nota: Estes tpicos podero ser separados em dois itens como Resultado e Discusso a critrio dos autores.

Concluso: a parte final do trabalho e deve incluir, antes de tudo, uma resposta para a problemtica do tema proposto na introduo. uma decorrncia lgica e natural de tudo que a precede. Deve ser breve, concisa e referir-se s hipteses levantadas e discutidas anteriormente. O autor pode expor seu ponto de vista pessoal com base nos resultados que avaliou e interpretou. Esse item pode incluir tambm recomendaes e/ou sugestes de outras pesquisas na rea. 4. 3 ELEMENTOS PS-TEXTUAIS Elementos obrigatrios: a) resumo e palavras-chave: apresentar em lngua estrangeira (verso do resumo e palavras-chave da lngua do texto); b) referncias: relao das fontes utilizadas pelo autor, devem estar dispostas em lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto (NBR 6023, 2000); c) anexo(s): texto ou documento no elaborado pelo autor, mas que serve de fundamentao, comprovao e/ou ilustrao (NBR 14724, 2002). Local onde dever ser inserida a folha de aprovao, conforme definio da FCV.

Biblioteca Escritora Maria Auxiliadora Matos de Melo BEMAMM biblioteca@faculdadecienciasdavida.com.br

6
Faculdade Cincias da Vida - FCV www.faculdadecienciasdavida.com.br

Elementos opcionais: a) ttulo, subttulo (se houver), em lngua estrangeira (verso do ttulo, subttulo, da lngua do texto); a) glossrio elaborado em ordem alfabtica (NBR 6022, 2003); b) apndices: texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal (NBR 14724, 2002).

4. 4 OUTROS ELEMENTOS NOTAS DE RODAP: usadas para esclarecimentos, comentrios ou explanaes que no possam ser includas no texto, com o objetivo de no interromper a lgica da leitura. As chamadas das notas devem ser feitas em algarismos arbicos, com numerao progressiva nas pginas, digitadas em espao simples, corpo 10. No se inicia a numerao em cada pgina (NBR 10520, 2002, p. 5). ILUSTRAES: (grficos, gravuras, fotografias, esquemas, desenhos, frmulas, quadros, mapas, modelos e outros) devem ter uma numerao sequencial no decorrer do texto com algarismos arbicos. A ilustrao deve figurar o mais prximo possvel do texto a que se refere. O ttulo deve ser breve, porm explicativo, digitado abaixo da ilustrao e na mesma margem desta. escrito em letras minsculas, exceto a inicial da frase e dos nomes prprios, aps a palavra FIGURA, e dela separada por hfen. (FRANA, 2009, p. 110-114).
Exemplo: FIGURA 49 Ordenao alfabtica dos ttulos dos trabalhos cientficos

TABELAS: devem ser construdas segundo a norma para apresentao tabular do IBGE,1993. Devem ter um nmero em algarismo arbico, sequencial, inscritos na parte superior, a esquerda da pgina, precedida da palavra Tabela.
Exemplo: Tabela 5 ou Tabela 3.5

O ttulo deve estar por extenso, inscrito no topo da tabela, para indicar a natureza e abrangncia do seu contedo. A fonte (quando houver) deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela em letra maiscula/ minscula para indicar a autoridade dos dados e/ou informaes da tabela, precedida da palavra (Fonte:). INDICATIVO DE SEO: o indicativo numrico da seo (grupo de nmeros em algarismos arbicos) precede o ttulo [da seo] alinhado a esquerda (FRANA, 2009, p. 96-98).
Exemplo: 1 1.1 1.2 1.3 1.1.1 1.1.2 1.1.3 SEO PRIMRIA

Sees secundrias

Sees tercirias

Nota: No se utilizam ponto, hfen, travesso ou qualquer outro sinal aps o indicativo da seo ou de seu ttulo
Biblioteca Escritora Maria Auxiliadora Matos de Melo BEMAMM biblioteca@faculdadecienciasdavida.com.br

7
Faculdade Cincias da Vida - FCV www.faculdadecienciasdavida.com.br

O artigo de publicao peridica obedece a uma estrutura bsica prpria, assim resumida:
ELEMENTOS PR-TEXTUAIS (pgina inicial do artigo) cabealho ttulo, subttulo nome do(s) autor(es) nome do(s) orientadore(s) resumo na lngua do texto palavras-chave na lngua do texto ELEMENTOS TEXTUAIS introduo reviso de literatura objetivo do trabalho hipteses a serem testadas desenvolvimento material e mtodos resultados e discusso concluso ELEMENTOS PS-TEXTUAIS ttulo e subttulo em lingua estrangeira (opcional) resumo em lngua estrangeira palavras-chave em lngua estrangeira notas explicativas referncias glossrio anexos (Folha de aprovao sem numerao) agradecimentos (opcional sem numerao) data de entrega (data de apresentao para banca - FCV) Nota: Os elementos apresentados em negrito so os essenciais apresentao, os demais so opcionais.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: Informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: Informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: Resumos. Rio de janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: Informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de janeiro, 2005. FRANA, Jnia Lessa. Manual para normalizao de publicao tcnico-cicentficas. 8. ed. rev. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

Biblioteca Escritora Maria Auxiliadora Matos de Melo BEMAMM biblioteca@faculdadecienciasdavida.com.br

Vous aimerez peut-être aussi