Vous êtes sur la page 1sur 15

Instituto Politcnico da PUC-Minas Curso de Engenharia Civil

ISOLAMENTO TERMO-ACSTICO PARA LAJES EM CONCRETO

Fernando Drummond Resende Magalhaes Rafael Austin Silveira Rafael Peixoto Jorge

Belo Horizonte 2012

Fernando Drummond Resende Magalhaes, Rafael Austin Silveira e Rafael Peixoto Jorge

ISOLAMENTO TERMO-ACSTICO PARA LAJES EM CONCRETO

Trabalho avaliativo elaborado para a disciplina de Tpicos Especiais em Materiais do Curso de Engenharia Civil do Instituto Politcnico da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais.

Belo Horizonte 2012 2

NDICE

1. INTRODUO

Na construo civil, a palavra isolamento sinnimo de conforto. Os isolamentos, acsticos e trmicos, permitem que as nossas habitaes apresentem um ndice de conforto bastante superior comparativamente ao ambiente exterior. E devido a tal fato, que a investigao de isolantes no estagnou, surgindo frequentemente isolantes mais eficazes. Este trabalho visa apresentar informaes relacionadas com o ramo dos materiais de construo dos isolamentos. Escrita de forma sucinta e clara destina-se a um leitor que possua poucas noes tcnicas da disciplina. Abordaremos os conceitos de Isolamentos Trmicos e Acsticos e os materiais utilizados relativos a esse ramo da construo civil.

2. ACSTICA

2.1 Definio

A Acstica, ou cincia do som, e uma cincia complexa e um campo de estudo muito importante. Alguns princpios gerais referentes a esse assunto so, entretanto, fceis de entender. Ao discutir as propriedades acsticas dos materiais, interessamo-nos principalmente pela reflexo, transmisso e absoro do som pelos materiais de construo. O controle do som dentro das construes envolve duas consideraes acsticas bem diferentes. A propagao do som surge atravs de um meio elstico ou slido, sem o qual no ocorre transferncia de energia sonora. No dia-a-dia, o ar representa o meio elstico mais comum para a propagao do som, onde as colises das molculas umas contra as outras originam regies de compresso e rarefaco no meio de propagao, sem que ocorra deslocamento de matria, apenas propagao sonora.

2.2 Caractersticas

2.2.1 Propriedades do som

Uma onda sonora pode ser descrita em termos de: Velocidade, de propagao de onda. Depende do meio de propagao (massa especifica e coeficiente de elasticidade) e tambm da temperatura (T oC). Comprimento de onda, corresponde a distancia entre dois pontos sucessivos de igual presso.

2.2.2 Caractersticas do som Potencia acstica (w em watts): permite avaliar a energia sonora que a fonte produz. Sendo independente do meio envolvente, permite caracterizar as fontes sonoras. Presso acstica (p em Pa): mede a variao provocada pelo som na presso em relao presso de equilbrio. Depende da localizao da fonte e das caractersticas do meio envolvente (energia libertada / energia absorvida)

Intensidade acstica (I em W/m2): identifica a quantidade de energia que atravessa em uma determinada superfcie numa determinada direo. Permite localizar e identificar as fontes sonoras.

2.2.3 Percepo auditiva O ouvido humano e capaz de sentir a fora de um som por intermdio de uma sensao de volume sonoro, esta sensao e proporcional no ao valor absoluto do estimulo, mas sim a relao entre a intensidade do som e a intensidade de referencia (limiar da audio).

2.3 Isolamento acstico e absoro acstica

O isolamento acstico refere-se capacidade de certos materiais formarem uma barreira, impedindo que a onda sonora (ou rudo) passe de um recinto a outro. Nestes casos se deseja impedir que o rudo alcance o homem. Normalmente so utilizados materiais densos (pesados) como por ex: concreto, vidro, chumbo, etc. A absoro acstica trata do fenmeno que minimiza a reflexo das ondas sonoras num mesmo ambiente. Ou seja, diminui ou elimina o nvel de reverberao (que e uma variao do eco) num mesmo ambiente. Nestes casos deseja-se, alm de diminuir os Nveis de presso Sonora do recinto, melhorar o nvel de inteligibilidade. Contrariamente aos materiais de isolamento, estes so materiais leves (baixa densidade), fibrosos ou de poros, abertos, como por ex: espumas polister de clulas abertas, fibras cermicas e de vidro, tecidos, carpetes, etc. Praticamente todos os materiais existentes no mercado ou isolam ou absorvem ondas sonoras, embora com diferente eficcia. Aquele material que tem grande poder de isolamento acstico quase no tem poder de absoro acstica, e vice-versa. Alguns outros materiais tem baixo poder de isolamento acstico e tambm baixo poder de absoro acstica (como de isolamento trmico, porem no so recomendados em plsticos leves e impermeveis), pois so de baixa densidade e no tem poros abertos. Espumas de poliestireno (expandido ou extrudido) tm excelentes caractersticas acsticas. A cortia (muito utilizada no passado) j no apresenta os resultados acsticos desejados pelo consumidor da atualidade, e tambm apresenta problemas de higiene e deteriorao (e um produto orgnico que se deteriora muito facilmente). A indstria tem desenvolvido novos materiais com coeficientes de isolamento acstico e/ou de absoro muito mais eficientes que os materiais at ento considerados "acsticos". Desta maneira tem sido possvel se obter, mediante variaes de sua composio, resultados acsticos satisfatrios que atendam as necessidades do utilizador. Cada recinto, conforme sua utilizao requer critrios bem definidos de Nveis de Presso Sonora e de reverberao para permitir o conforto acstico e/ou eliminar as condies nocivas sade. Nveis de Presso Sonora muito 6

baixos podem tornar o recinto montono e cansativo, induzindo s pessoas as condies de inatividade e sonolncia. Normalmente um bom projeto acstico prev o isolamento e a absoro acsticos utilizados com critrios bem definidos, objetivando a melhor eficcia no resultado final. Para isto, impera-se levar em considerao o desempenho acstico dos materiais a serem aplicados, sua fixao, posio relativa fonte de rudo e facilidade de manuteno, sem restringir a funcionalidade do recinto. A aplicao de um material acstico, fornecido ou utilizado sem critrios rgidos de projeto, no significa a soluo do problema. O isolamento acstico ideal, consiste em reduzir os rudos a um nvel sonoro igual ou inferior ao do limite do audvel, s se leva a cabo em casos muito especiais, tais como as camars sonoras dos laboratrios de acstica por exemplo por ser muito alto. Com isolamento acstico pretende-se chegar a um nvel sonoro mdio admissvel nas diferentes partes do edifcio projetado, segundo o uso a que se destine. No isolamento acstico de andares contra sons de percusso, estes rodos so produzidos pelas pisadas, deslocamento de moveis e objetos, queda de pesos, entre outros; estes se propagam atravs dos elementos de construo. Pode solucionar-se realizando um corte elstico o mais prximo possvel da fonte de rudos, a fim de amortecer ao mximo a vibrao inicial. Uma das principais propriedades do material que forme este corte elstico devera ser a elasticidade constante para as diversas frequncias e cargas.

3. Isolamento Trmico

3.1 Definio

Isolamento termico, entende-se como a propriedade de ter pouca permeabilidade trmica, ou ter um coeficiente de condutividade trmica (K) to baixo quanto possvel.

3.2 Caractersticas trmicas

3.2.1 Risco de incndio

A questo do risco de incndio se reduz simplesmente ao seguinte: o material e combustvel ou no? A madeira e combustvel; o ao no. Embora tais fatos sejam certamente verdadeiros, eles so quase irrelevantes para o comportamento dos dois materiais no caso de incndio. As caractersticas dos materiais de construo, relativamente ao risco de incndio, so definidas quando respondemos as seguintes perguntas: 1. O material combustvel? 2. Se for combustvel, sua ignio e fcil e suas chamas se espalham rapidamente? 3. Quais as suas caractersticas de combusto? 4. Finalmente: se no for combustvel, qual o seu comportamento quando h combusto de materiais adjacentes? Alguns materiais queimam muito devagar, mas com as chamas que se propagam rapidamente por suas superfcies. Cada material ter comportamentos diferentes expostos ao fogo. Existem tratamentos de proteo contra o fogo para todos os materiais combustveis. Existem tipos de espumas de plsticos que retardam as chamas, e tintas retardadoras de chamas que oferecem proteo suplementar.

3.2.2 Condutividade trmica

Para que o calor existente dentro de uma sala se propague atravs do material das paredes, e necessrio que atravesse trs barreiras. Em primeiro 8

lugar, o calor e obrigado a passar pela superfcie do material; depois, atravs deste, para a superfcie oposta; e finalmente, o calor deve se transferir da parede da edificao para o ar exterior. O material isolante trmico devera ter um coeficiente de condutividade trmica to baixo quanto possvel, sendo necessrio que o conserve atravs do tempo e durante a sua colocao definitiva, existem materiais que so isolantes mas que com o decorrer do tempo vo absorvendo humidade, aumentando assim o coeficiente de condutividade trmica, valor que aumenta em 7% por cada 1% de humidade absorvida. Todo o material isolante no deve ser higroscpio, devendo conservar as suas propriedades e manter indefinidamente igual coeficiente de condutividade. A transmisso de calor no e mais do que a transmisso de energia de uma regio para outra, como resultado de uma diferena de temperaturas entre elas. A transmisso de calor pode efetuar-se de trs formas distintas: - Transmisso por CONDUO: passagem de calor de uma regio para outra de um mesmo corpo, ou de um corpo para outro quando estes se encontram em contato. - Transmisso por RADIAO: emisso de energia da superfcie de um corpo sob a forma de ondas eletromagnticas. - Transmisso por CONVECO: passagem de calor de uma zona para outra de um fluido em consequncia do movimento relativo das partculas do mesmo. Condutividade trmica e uma propriedade fsica dos materiais que e descrita como a habilidade dos mesmos de conduzir calor. Condutividade trmica equivale quantidade de calor Q transmitida atravs de uma espessura L, numa direo normal a superfcie de rea A, devido a uma variao de temperatura T, sob condies de estado fixo e quando a transferncia de calor e dependente apenas da variao de temperatura. O coeficiente de condutividade trmica k depende da natureza do material sendo elevado para bons condutores, como os metais, e baixo para isolantes trmicos.

3.2.3 Inrcia Trmica

A inrcia trmica de um edifcio e a sua capacidade de contrariar as variaes de temperatura no seu interior, ou seja, de reduzir a transferncia ou transmisso de calor. Isto acontece devido a sua capacidade de acumular calor nos elementos construtivos. A velocidade de absoro e a quantidade de calor absorvida determina a inercia trmica de um edifcio.

3.3 Vantagens do isolamento trmico

3.3.1 Em relao ao aquecimento dos locais Reduzem-se ao mnimo as perdas de calor; Economia de energia; Economia no custo de gastos de energia; Climatizao dos locais (efeito regulador de temperatura ambiente); Facilita a manuteno de temperaturas amenas no inverno, e frescas no vero; Torna possvel o estudo, determinao, e colocao em pratica de quadros de temperaturas; Melhor conservao dos produtos ou materiais armazenados; Permite manter as superfcies interiores de paredes e tetos a temperaturas muito prximas de ambiente dos locais, superiores ao valor do ponto de orvalho, limite mnimo de temperatura determinante da condensao.

3.3.2 Em relao s condies de trabalho e sistemas de produo Climatizao dos locais (efeito regulador de temperatura ambiente); Facilita a manuteno de temperaturas amenas no inverno, e frescas no vero; Torna possvel o estudo, determinao, e colocao em pratica de quadros de temperaturas; Melhor conservao dos produtos ou materiais armazenados.

3.3.3 Evitar condensaes Permite manter as superfcies interiores de paredes e tetos a temperaturas muito prximas de ambiente dos locais, superiores ao valor do ponto de orvalho, limite mnimo de temperatura determinante da condensao.

10

4. EPS

4.1 Conceito

EPS a sigla internacional do Poliestireno Expandido, de acordo com a definio da norma DIN ISO-1043/78. O material foi descoberto em 1949 pelos qumicos Fritz Stastny e Karl Buchholz, quando trabalhavam nos laboratrios da Basf, na Alemanha. No Brasil, mais conhecido como Isopor , marca registrada da Knauf que designa, comercialmente, os produtos de poliestireno expandido vendidos por esta empresa. O EPS um plstico celular rgido, resultado da polimerizao do estireno em gua. O seu processo produtivo no utiliza e nunca utilizou o gs CFC ou qualquer um de seus substitutos. Como agente expansor para a transformao do EPS, emprega-se o pentano, um hidrocarboneto que se deteriora rapidamente pela reao fotoqumica gerada pelos raios solares, o que no compromete o meio ambiente. O produto final so prolas de at 3 milmetros de dimetro, que se destinam expanso. No processo de transformao, essas prolas aumentam em at 50 vezes o seu tamanho original, por meio de vapor, fundindo-se e moldando-se em formas diversas. Expandidas, as prolas apresentam em seu volume at 98% de ar e apenas 2% de poliestireno. Em 1m de EPS expandido, por exemplo, existem de 3 a 6 bilhes de clulas fechadas e cheias de ar. Os produtos finais de EPS so inodoros, no contaminam o solo, gua e ar, so 100% reaproveitveis e reciclveis e podem voltar condio de matria-prima. O EPS tem inmeras aplicaes em embalagens industriais, artigos de consumo (caixas trmicas, pranchas, porta-gelo etc.) e agricultura. na construo civil, porm, que sua utilizao mais difundida, por ser um material isolante, resistente e de extrema leveza.

4.2 Vantagens Baixa Condutividade Trmica; Baixo Peso; Resistncia Mecnica; Baixa Absoro de gua; Facilidade de Manuseio; Versatilidade; Resistncia ao Envelhecimento; Absoro de Choques; Resistncia Compresso.

4.3 O uso do EPS na construo civil 11

4.3.1 Referncias Normativas - NBR 11752 Materiais celulares de poliestireno para isolamento trmico na construo civil e cmaras frigorficas. - NBR 7973 Determinao de absoro dgua Mtodo de ensaio - NBR 8081 Permeabilidade ao vapor dgua Mtodo de ensaio - NBR 8082 Resistncia compresso Mtodo de ensaio - NBR 10411 Inspeo e amostragem de isolantes trmicos Procedimento - NBR 11948 Ensaio de flamabilidade Mtodo de ensaio - NBR 11949 Determinao da massa especfica aparente Mtodo de ensaio - NBR 12094 Determinao da condutividade trmica Mtodo de ensaio - ASTM C-203 Test method for breaking load and flexural properties of blocktype thermal insulation

4.3.2 Caractersticas

A espuma rgida de poliestireno comprovadamente um material isolante. Sem ele, os pases mais desenvolvidos no conseguiriam projetar empreendimentos to bons em termos de economia de energia. Nos ltimos 35 anos, o material ganhou uma posio estvel na construo civil, no apenas por suas caractersticas isolantes, mas tambm por sua leveza, resistncia, facilidade de manuseio e baixo custo. 12

O EPS um material plstico na forma de espuma com microclulas fechadas, composto basicamente de vazios contendo ar, na cor branca, inodoro, reciclvel, no-poluente e fisicamente estvel. Com essas caractersticas, um material isolante da melhor qualidade nas temperaturas de 70 a 80 Celsius. Resistente, fcil de recortar, leve e durvel, o melhor material para preenchimento de rebaixos ou vazios necessrios a vrios processos construtivos, principalmente lajes e painis pr-fabricados ou semiindustrializados. Pelas mesmas qualidades pode ser a soluo para aterros estveis sobre solos frgeis. Para que se faa o melhor uso do poliestireno expandido (EPS) como isolante trmico, recomenda-se verificar se: O material adquirido tecnicamente o mais adequado para a utilizao a que se destina. O EPS entregue tem a densidade e a espessura combinadas.

Competitivo em preo, o EPS um material que oferece rapidez de montagem sem quebras ou perdas

4.4 Isolamento trmico e acstico 4.4.1 Isolamento trmico de lajes impermeabilizadas Os critrios para a adoo de cobertura em laje podem estar ligados a diferentes necessidades - acessibilidade, isolamento trmico, inrcia trmica, ventilao, proteo do elemento estanque, controle de difuso do vapor. Todos concorrem para a escolha, por parte do projetista, da soluo mais favorvel ao quadro de solicitaes externas e exigncias construtivas formais e econmicas. Junto com a estanqueidade, o comportamento termo-higromtrico da cobertura um dos requisitos mais importantes para a durabilidade e confiabilidade da soluo adotada. Resumidamente podemos selecionar quatro tipos de coberturas em laje impermeabilizada:

13

A inclinao da cobertura, em geral, deve ter entre 1,5% e 3% e ser feita com todo cuidado para evitar empoamento de gua. Alm disso, deve apresentar uma geometria conforme os desenhos ao lado, respeitando o ponto de escoamento da laje. A barreira de vapor, quando necessria, deve ser aplicada com continuidade e elevar-se nas bordas de cobertura. Em presena de juntas deve haver sistemas de juno que permitam a mobilidade da dilatao, evitando a lacerao do produto usado na impermeabilizao. A barreira de vapor pode ser aplicada por aderncia total ou parcial. O EPS deve ter densidade aparente suficiente para resistir s cargas permanentes e mveis sem deformao plstica. Em geral, devese seguir o critrio de cargas que no ultrapassam 1/5 da solicitao e que provoca 10% de deformao prevista em norma (NBR 8082). A ventilao em coberturas ventiladas realizada deixando-se espao no inferior a 20 cm entre o sombreamento e a impermeabilizao; a rea de entrada e sada do ar deve ser, no mnimo, de 1/150 da rea a ser ventilada, na direo dos ventos dominantes. possvel manter abertura contnua com largura mnima de 3 cm contendo tela antiinsetos. O material empregado na impermeabilizao deve ser escolhido de modo que seja compatvel, do ponto de vista funcional, quimico-fsico e da tcnica de aplicao, com os outros extratos com os quais mantm contato. Em particular com as temperaturas de soldagem entre membranas ou emprego de adesivos qumicos ou "primer" solvente que atacaro o EPS. A aplicao deve ser efetuada sobre substratos secos, lisos e em correspondncia a ngulos e voltas arredondadas com eventuais reforos. A camada de proteo, quando realizada com pavimentao em ladrilhos ou cermica, deve ter juntas a cada 6 m2 e apresentar uma junta perimetral de cerca de 2 cm. As ventilaes e chamins devem ser realizadas com anis de impermeabilizao, flange adesiva em relao ao tipo de membrana impermevel adotada. Manuteno A manuteno ordinria limita-se observao do comportamento da impermeabilizao, uma vez por ano ou depois de eventos atmosfricos excepcionais, a fim de evitar que pequenos danos se transformem em patologias por ausncia de intervenes localizadas. A manuteno ordinria retira os detritos e depsitos que se acumulam pela ao do vento, mantendo o escoamento da gua, as juntas de dilatao e os revestimentos de proteo da impermeabilizao. Manuteno extraordinria Efetuada em geral depois de 10 anos de vida da impermeabilizao (em funo da durao dos materiais empregados), comporta a substituio de 14

partes de componentes que, pelo uso e envelhecimento, ficam degradadas ao ponto de comprometer todo o sistema. Para o isolamento trmico de lajes, o EPS dos materiais mais baratos e eficientes. Sua fixao fcil e se obtm o isolamento desejado com espessuras bem delgadas. No se admitem hoje em dia lajes de cobertura expostas ao sol sem isolamento trmico-seja pela dilatao que destruir a impermeabilizao aos poucos, seja pelo desconforto que isso ocasiona. H solues de isolamento com vrios materiais, mas se levarmos em considerao a relao custo/ benefcio sem dvida a melhor soluo usar placas de EPS. Para os climas do Brasil, 30 mm de espessura de placa (15 kg/mJ) so suficientes para isolar com eficincia essas lajes. H duas opes mais comuns para isolar lajes impermeabilizadas: Isolamento trmico sobre a impermeabilizao (ISO na 6) Aps a aplicao da impermeabilizao, as placas de EPS so fixadas geralmente com o prprio material de fixao do impermeabilizante, at com o asfalto de baixo ponto de fuso. S no se utiliza esse processo quando o fixador contm solventes orgnicos que dissolvem o EPS. Sobre as placas coloca-se um filme de polister e, sobre este, a proteo mecnica de argamassa desempenada. Em lajes de terraos transitveis aplica-se o contrapiso, para posterior fixao do piso de acabamento. Se for para trnsito de veculos, o contrapiso deve ser armado. Neste caso, deve-se deixar juntas de dilatao desde o contrapiso. Isolamento trmico sob a impermeabilizao (ISO n^ 5, 7, 8 e 9) Neste caso, aplica-se sobre a regularizao da laje uma pintura impermevel ao vapor d'gua. Colam-se as placas de EPS com as mesmas especificaes da opo anterior. A impermeabilizao definitiva aplicada sobre o EPS, seguindo-se as especificaes do fabricante, lembrando sempre as limitaes do EPS s altas temperaturas e solventes orgnicos. Sobre a impermeabilizao aplica-se a mesma proteo mecnica ou o contrapiso indicado, para posterior acabamento.

15

Vous aimerez peut-être aussi