Vous êtes sur la page 1sur 25

A Fada Oriana

Sophia de Mello Breyner Andresen

Acompanha Oriana numa aventura fantstica.

1. Fadas boas e fadas ms


Reter informao Organizar informao num esquema

6. A floresta abandonada
Reter informao

2. Oriana
Ler recados

7. A cidade
Reescrever um texto descritivo Planificar e escrever um texto descritivo

3. O Homem Muito Rico


Identificar emissor/mensagem Escrever pequenos recados (lembretes)

8. A rvore e os animais
Identificar caractersticas fsicas das personagens (o retrato fsico)

4. O peixe
Identificar duas narrativas misturadas Organizar um texto Redigir um dilogo

9. O abismo
Identificar e ordenar momentos da narrativa

5. A Rainha das Fadas


Completar palavras cruzadas

1. Fadas boas e fadas ms


Ouve o incio da histria.
Lermais

De seguida, organiza a informao no esquema abaixo, distinguindo as aes das fadas boas e das fadas ms.
desencantam os jardins roubam dinheiro do moedas de oiro acendem o lume danam no ar encantam os jardins seguram as crianas colhem as flores inventam sonhos regam as flores rasgam a roupa atormentam os animais apagam as fogueiras secam as fontes arreliam as crianas sujam os rios

Fadas boas

Fadas ms

1. Fadas boas e fadas ms


Descobre um pouco mais sobre o mundo fantstico das fadas a partir deste poema de Antero de Quental.
As fadas... eu creio nelas! Umas so moas e belas, Outras, velhas de pasmar... Umas vivem nos rochedos, Outras, pelos arvoredos, Outras, beira do mar... [] Eu sei o nome de algumas: Viviana ama as espumas Das ondas nos areais, Vive junto ao mar, sozinha, Mas costuma ser madrinha Nos batizados reais. Que direi de Melusina? De Titnia, a pequenina, Que dorme sobre um jasmim? De cem outras cuja glria Enche as pginas da histria Dos reinos de el-rei de Merlin? Umas tm mando nos ares; Outras, na terra, nos mares; E todas trazem na mo Aquela vara famosa, A vara maravilhosa A varinha de condo! O que elas querem, num pronto, Fez-se ali! Parece um conto... Mesmo de fadas... eu sei! So condes que do gente, condes Ou dinheiro reluzente Ou joias, que nem um rei! [] Antero de Quental

Morgana muito enganosa; s vezes, moa e formosa, E outras, velha, a rir, a rir... Ora festiva, ora grave, E voa como uma ave, Se a gente lhe quer bulir.

1. Fadas boas e fadas ms


Definio de:

Condo
condo nome masculino 1. virtude ou qualidade especial

2. dom
3. qualidade 4. poder misterioso

2. Oriana
Se a rainha das fadas no tivesse encontrado Oriana, poderia escrever-lhe um recado. L o texto e escolhe o recado correto e completo, clicando em cima da palavra Oriana.

Oriana
Entrego-te esta floresta. Toma conta de todos os homens, animais e plantas que aqui vivem. A partir de agora s a fada desta floresta. No a deves abandonar.

Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era uma fada boa e era muito bonita. [] Um dia a Rainha das Fadas chamou-a e disse-lhe: Oriana, vem comigo. E voaram as duas por cima das plancies, lagos e montanhas. At chegarem a um pas onde havia uma grande floresta. Oriana disse a Rainha das Fadas , entrego-te esta floresta. Todos os homens, animais e plantas que aqui vivem, de hoje em diante, ficam tua guarda. Tu s a fada desta floresta. Promete-me que nunca a hs de abandonar. Oriana disse: Prometo.

Oriana
Entrego-te esta floresta. Toma conta de todos os homens e plantas que aqui vivem. A partir de agora s a fada desta floresta. No a deves abandonar.
A Rainha das Fadas

Oriana
Entrego-te esta floresta. Toma conta de todos os homens, animais e plantas que aqui vivem. A partir de agora s a fada desta floresta. No a deves abandonar.
A Rainha das Fadas

2. Oriana

Errado!
O recado no est assinado!

2. Oriana

Errado!
Este recado no fala dos animais!

2. Oriana

Certo!
Este o recado completo!
Tem o nome do destinatrio. A informao clara e completa. Est assinado.

3. O Homem Muito Rico


A sala estava cheia como um ovo. Oriana entrou e as coisas puseram-se todas a falar ao mesmo tempo. Ouve a leitura de uma parte deste captulo. No final, liga cada objeto respetiva fala da coluna ao lado.
Oriana, Oriana, tira-nos daqui []. Oriana, diz jarra que no me empurre [].

Oriana, diz mesa que no me pise com tanta fora [].


Oriana, diz ao sof que no me d cotoveladas []. Oriana, diz ao biombo que se chegue para l []. Oriana, [] tira-me daqui. Eu estou sempre a ver, vejo tudo. Esta sala cheia de coisas, esta sala sem espao, sem vazio, sem largueza, cansa e magoa os meus olhos de vidro.

3. O Homem Muito Rico


L o que Oriana escreveu para convencer o Homem Muito Rico a dar metade dos mveis: Quem d aos pobres empresta a Deus. D metade dos teus mveis aos pobres.

Ajuda Oriana a escrever outros lembretes, completando os textos da esquerda com as frases adequadas da direita.
D metade dos teus mveis. Eles tm feitios diferentes

D alguns dos teus mveis

D alguns mveis. Sem espao

4. O peixe
Oriana ficou muito vaidosa depois do encontro com o peixe. Os excertos que te apresentamos so uma mistura de duas histrias, cujas personagens vivem situaes idnticas. Em primeiro lugar, identifica os excertos de cada histria. De seguida, ordena-os de modo a formarem uma sequncia lgica.
Verificar

A Fada Oriana
Espelho disse o espelho , Oriana disse ela , olha-me bem, mostra-me sou, como j sabes, um como eu sou: vi o meu espelho antiqussimo. reflexo no rio e achei-me linda. Mostra-me bem como eu Um feiticeiro deu um sou paramgicose rainha, ao espelho eu ver o peixe disse todos os dias ela sou qual a verdade e se eu ainda mais bonitavaidade:o perguntava, com do que meu reflexo no rio. Oriana bem como eu Mostra-medisse o espelho , sou, como j ver se o peixe sou para eu sabes, um espelho antiqussimo. disse a verdade e se eu sou ainda mais bonita do que o meu reflexo no rio. s muito disse mas Espelho bonita,ela , h uma coisa muito mais olha-me bem, mostra-me bonita do que o meu reflexo como eu sou: vitu. no rio e achei-me linda. O que ? perguntou Espelho, espelho meu, Oriana, ansiosamente. diz-me se h no mundo mulher mais bela do que eu.

Branca de Neve
Um feiticeiro deu um O tempo passou. Branca de espelho mgico rainha, ao Neve cresceu, ficando cada qual todos os dias ano mais bonita ela perguntava, com vaidade: Espelho, espelho meu, E um dia o deu diz-me se h no rainha. outra resposta mundo mulher mais bela do quede A sua enteada, Branca eu. Neve, agora a mais bela. O muito bonita, Branca stempo passou. mas h de Nevecoisa muito mais cada uma cresceu, ficando ano mais que tu. bonita do bonita E O que ? perguntou um dia o espelho deu outra resposta rainha. Oriana, ansiosamente. A sua enteada, Branca de Neve, agora a mais bela.

o espelho respondia: E Uma parede branca, nua e Em lisa. todo o mundo, minha querida rainha, no existe beleza maior.

E o espelho respondia: Uma parede branca, nua Em e lisa. todo o mundo, minha querida rainha, no existe beleza maior.

4. O peixe
Verifica o teu trabalho.

A Fada Oriana
Espelho disse ela , olha-me bem, mostra-me como eu sou: vi o meu reflexo no rio e achei-me linda. [] Mostra-me bem como eu sou para eu ver se o peixe disse a verdade e se eu sou ainda mais bonita do que o meu reflexo no rio. Oriana disse o espelho , sou, como j sabes, um espelho antiqussimo. [] s muito bonita, mas h uma coisa muito mais bonita do que tu. O que ? perguntou Oriana, ansiosamente. Uma parede branca, nua e lisa.

Branca de Neve
Um feiticeiro deu um espelho mgico rainha, ao qual todos os dias ela perguntava, com vaidade: Espelho, espelho meu, diz-me se h no mundo mulher mais bela do que eu. E o espelho respondia: Em todo o mundo, minha querida rainha, no existe beleza maior. O tempo passou. Branca de Neve cresceu, cada ano mais bonita E um dia o espelho deu outra resposta rainha. A sua enteada, Branca de Neve, agora a mais bela.

4. O peixe
Imagina que a Fada Oriana e a Rainha da Branca de Neve se encontraram. A partir do que conheces sobre as duas histrias, imagina e escreve um dilogo entre as duas.
No te esqueas de: Antes de escreveres, anota algumas ideias que te podero ajudar a organizar o texto: iniciar as falas com o travesso ( ). usar os dois pontos (:) para introduzir as falas. usar diversos verbos introdutores de dilogo (comentar, queixar-se, explicar, resmungar). (Para saber mais sobre a redao do dilogo, podes consultar a pgina 251 do teu manual.)

Desejo comum

Problema comum

Resoluo do problema

5. A Rainha das Fadas


Oriana no cumpriu a promessa que fizera Rainha das Fadas e abandonou a floresta. Completa as palavras cruzadas e descobre o que aconteceu.
Verificar

1 2 3 4 5 6 7 8
1 P I S S R P O E T A S S A 2 C R I A N A S 3 5 E 6 I 7 X 8 E 4 P O

Verticais: 1 - Quem elogiava Oriana. 2 - Onde Oriana passou os dias e as noites. 4 - Os caram do ninho. 7 - O que Oriana perdeu. Horizontais: 2 - As tiveram medo. 4 - A varinha desfez-se em 5 - Oriana foi castigada pela Rainha das .. 7 - Quem esperou por Oriana at s doze badaladas.

F A D A S

5. A Rainha das Fadas


A Fada Oriana, pgs. 41 e 42 Oriana baixou a cabea e no respondeu. Oriana disse a voz , faltaste tua promessa e abandonaste a floresta. Abandonaste os homens e os animais e as plantas. As crianas tiveram medo e tu no as consolaste, os pobres tiveram fome e tu no lhes deste comida, os pssaros caram do ninho e tu no os apanhaste, o Poeta esperou por ti at s doze badaladas da meia-noite e tu no apareceste. Abandonaste o lenhador, o moleiro, o Poeta. Por fim at abandonaste a velha. No cumpriste a tua promessa. Durante uma primavera, um vero e um outono passaste os dias e as noites debruada sobre um rio, a ouvir os elogios de um peixe, apaixonada por ti. Por isso, Oriana, deixars de ter asas e perders a tua varinha de condo. E, dizendo isto, a Rainha das Fadas fez, no ar, um gesto com a sua mo. E no mesmo instante, assim como as folhas das rvores no outono caem dos ramos, assim Oriana viu as suas asas carem dos seus ombros e ficarem de repente secas e mortas como dois papis velhos. E o vento passou e levou-as pelo ar. Oriana correu atrs delas, mas j no podia voar e as asas desapareceram. E viu a sua varinha de condo partir-se aos bocados e desfazer-se em poeira, que caiu no cho.

6. A floresta abandonada
Estava tudo muito quieto e muito calado. A floresta parecia despovoada. [] Ento [Oriana] ouviu um barulho no cho e, pequenina e preta, a vbora apareceu. Faz clique em cada animal e ouve o que cada um deles tem a dizer sobre Oriana.

6. A floresta abandonada
Liga os textos abaixo s imagens dos animais que lhes correspondem, de acordo com o que cada um disse sobre Oriana.

Se tiveres dvidas, faz clique nos animais para ouvir novamente o que eles disseram.

Diz que Oriana se apaixonou por um peixe e que abandonou os animais.

Informa Oriana sobre o desaparecimento de um dos filhos do moleiro e diz que a culpa de Oriana. Diz que o castigo de Oriana justo porque se esqueceu dos amigos e, por isso, passou a haver fome, frio e misria na cabana.

Diz que o castigo de Oriana justo porque se esqueceu dos amigos e, por isso, passou a haver fome, frio e misria na cabana. Diz que Oriana se apaixonou por um peixe e que abandonou os animais.

Diz que o castigo de Oriana justo porque se esqueceu do Poeta.

Diz que o castigo de Oriana justo porque se esqueceu do Poeta.

Informa Oriana sobre o desaparecimento de um dos filhos do moleiro e diz que a culpa de Oriana.

6. A floresta abandonada
Verifica se estiveste com ateno aos depoimentos e faz corresponder cada animal ao local onde se encontrou com Oriana.

Se tiveres dvidas, faz clique nos animais para ouvir novamente o que cada um deles disse.

Casa do poeta

Casa do lenhador

Casa do moleiro

Floresta

7. A cidade
Oriana seguiu o co at que chegaram os dois a um bairro miservel. Se a fada Oriana tivesse a sua varinha de condo, certamente que, naquela cidade, tambm teria coisas para encantar. Substitui cada uma das palavras e expresses destacadas por outra de forma a tornar a descrio do bairro mais positiva.

E Oriana seguiu o co at que chegaram os dois a um bairro rico. As casas casas eram feitas de lata, as mulheres eram miservel. Aseram feitas de lata, as mulheres erameram cimento, as mulheres plidas bonitas e desgrenhadas, os homens tinham fatos rotos e e desgrenhadas, os homensos homens tinham fatos rotos e plidas e desgrenhadas, os tinham fatos rotos e caras por bem penteadas, homens tinham fatos rotos e novos e caras por barbear. As crianas brincavam na lama. barbear. barbear. As crianas na lama. no parque. caras por As crianas brincavambrincavam na lama. barbeadas.

7. A cidade
Descrever a cidade As ruas estavam cheias de gente e Oriana sentiu-se muito perdida e muito tonta no meio de tantas casas, de tanto barulho, de tanta agitao.
Imagina e descreve a cidade onde Oriana chegou: No te esqueas de que: uma boa descrio ajuda o leitor a representar na sua mente esse lugar; os pormenores descritivos devem permitir ver, ouvir e sentir. Na descrio deves: organizar uma lista de elementos observados; atribuir a esses elementos qualidades e funes; utilizar o presente ou o pretrito imperfeito do indicativo; usar comparaes;

Para te ajudar a planificar a descrio da cidade, organiza a informao num quadro como este: Elementos observados Vocabulrio a utilizar (adjetivos, verbos, advrbios)

usar conectores que organizem as ideias no espao (em frente, ao longo de, direita , esquerda, atrs).

8. A rvore e os animais
Descrever pessoas Preenche a grelha a partir dos excertos onde se descrevem a Oriana (no captulo O peixe) e a Rainha das Fadas Ms.
Elementos fsicos descritos Fada Oriana olhos cabelos pele asas Rainha das Fadas Ms olhos cabelos asas pretos e brilhantes iguais a serpentes azuis escuras como as asas das borboletas azuis loiros branca cor do ar, claras e brilhantes como safiras como as searas como os lrios Adjetivos Comparaes Ver textos

Nota: Este modelo de grelha ajuda-te a descrever outras personagens de textos, filmes, imagens

8. A rvore e os animais
Descrever pessoas

Fada Oriana E Oriana viu os seus olhos azuis como safiras, os seus cabelos loiros como as searas, a sua pele branca como os lrios e as suas asas cor do ar, claras e brilhantes.
[pg. 28]

Rainha das Fadas Ms Oriana voltou-se e viu a seu lado uma fada muito bonita, que a olhava sorrindo. Os seus olhos eram pretos e brilhantes, os seus cabelos eram iguais a serpentes azuis escuras, as suas asas eram de mil cores, como as asas das borboletas.
[pg. 75]

9. O abismo
Oriana recebeu umas asas novas e resolveu os problemas que causara. Ordena os acontecimentos narrados nos pargrafos finais da histria.
A porta abriu-se e apareceu a moleira, que deu um grito ao ver o seu filho ao colo de uma fada. E Oriana foi priso. Com a sua varinha de encantar adormeceu os guardas, abriu as grades e soltou o lenhador. Oriana entrou no caf, sem que ningum a visse. Parou em frente do Poeta e tocou-lhe ao de leve na mo. E Oriana levantou a sua varinha de condo e tudo ficou encantado. Ento Oriana voou com a velha at ao caminho e, pousando-a no cho, guiou-a at floresta. Ento Oriana voou com a velha at ao caminho e, pousando-a no cho, guiou-a at floresta. A porta abriu-se e apareceu a moleira, que deu um grito ao ver o seu filho ao colo de uma fada. Ver textos

E Oriana foi priso. Com a sua varinha de encantar adormeceu os guardas, abriu as grades e soltou o lenhador.
Oriana entrou no caf, sem que ningum a visse. Parou em frente do Poeta e tocou-lhe ao de leve na mo. E Oriana levantou a sua varinha de condo e tudo ficou encantado.

9. O abismo
A Fada Oriana, pgs. 81 e 82
E mal acabou de falar, a Rainha das Fadas, como um relmpago, desapareceu. Ento Oriana voou com a velha at ao caminho e, pousando-a no cho, guiou-a at floresta. Tonta de susto, a velha olhava sua roda e dizia: Ai, parece que voltaram as fadas! Mas Oriana j tinha desaparecido, pois, rpida como uma seta, voava para os montes. Quando ali chegou, chamou o veado, o lobo, a raposa, o porco-espinho e os coelhos e pediu-lhes o filho do moleiro. Os animais viram que ela era uma fada com asas e varinha de condo e entregaram-lhe a criana. Oriana tomou-a nos braos e voou muito alto, por cima das nuvens, at cidade. E quando viu a rua onde morava agora o moleiro, desceu do ar e bateu porta da casa. A porta abriu-se e apareceu a moleira, que deu um grito ao ver o seu filho ao colo de uma fada. [] E Oriana foi priso. Com a sua varinha de encantar adormeceu os guardas, abriu as grades e soltou o lenhador. E nesse mesmo dia o lenhador, a mulher e o filho voltaram para a floresta. E, quando chegou a noite, Oriana entrou no caf. O criado dormia, encostado ao balco; os quatro homens conversavam de costas para a sala. Na mesa do fundo, plido e sozinho, estava o Poeta. Oriana atravessou o caf, sem que ningum a visse. Parou em frente do Poeta e tocou-lhe ao de leve na mo. Ele levantou a cabea e viu-a. Viu as suas asas e a sua varinha de condo. E viu que ela estava em p no ar, sem que os seus ps tocassem no cho. [] Oriana deu-lhe a mo e, sem que ningum os visse, saram do caf. [] A lua cheia iluminava os montes e os campos. Quando chegaram floresta, o Poeta pediu: Oriana, encanta tudo. E Oriana levantou a sua varinha de condo e tudo ficou encantado.

Vous aimerez peut-être aussi