Vous êtes sur la page 1sur 16

CURSO DE GESTO DA QUALIDADE

Prof.: Mateus Rigotti

Processo de Aprovao de Pea de Produo PPAP

Pmela C. M. Cordeiro

Caxias do Sul

2012

Introduo O trabalho uma pesquisa do processo de aprovao de peas de produo (PPAP), que para os seus propsitos utiliza os termos e definies dados da ISSO/TS 16949, explicando o que , e qual o objetivo do PPAP. Ele traz um resumo geral do PPAP, os requisitos, (medio, resultados dimensionais, material e desempenho, estudos iniciais de processo, PSW) onde se aplica e as variaes. H ISTRICO O PPAP foi desenvolvido no final dos anos 80 por uma comisso das trs maiores indstrias automobilstica dos EUA: Fo, General Motors e Chrysler. O processo PPAP definido pelo Manual APQP-PPAP da AIAG (Automotive Industry Action Group), a AIAG (Automotive Industry Action Group) uma associao sem fins lucrativos da indstria automativa, fundada em 1982. Objetivo O Processo de Aprovao de Peas de Produo (PPAP) define os requisitos genricos para aprovao de peas de produo, incluindo requisitos para material fornecido a granel. O PPAP tem como objetivos: - Garantir a compreenso clara e interpretao correta dos requisitos do cliente expressos nos documentos tcnicos/concepo, desenhos e/ou especificaes; - Determinar o potencial do processo produtivo do fornecedor em produzir um produto consistente com os requisitos estabelecidos, durante um perodo de produo normal e atendendo a uma determinada cadncia produtiva. Aplicao O PPAP aplicvel ao fornecedor de peas e componentes para produo, de peas de reposio e de materiais a granel. No caso de fornecedores de peas por catlogo ou peas de reposio, estes devem implementar o PPAP, a menos que formalmente seja dispensado pelo cliente. Para o caso de fornecedores de material fornecido a granel, o PPAP s aplicvel quando requerido pelo cliente. O cliente pode ainda dispensar formalmente a aplicao dos requisitos do PPAP a um determinado fornecedor. Generalidades Todo e qualquer fornecedor, sujeito ao PPAP, deve obter aprovao completa nas seguintes situaes:

- Produo de produtos ou peas/componentes novos. Ou seja, no caso de peas, materiais ou cores no fornecidas anteriormente ao cliente em causa; - Correo de uma discrepncia numa pea anteriormente submetida aprovao; - Modificaes no produto decorrentes de alteraes de engenharia, de especificaes ou de materiais; - Nas situaes referidas na seo 3 (define requisitos de notificao e submisso).

REQUISITOS DO PROCESSO PPAP Lote significativo de produo Os produtos/peas para aprovao devem ser produzidos em condies normais de produo, durante um perodo de tempo significativo. Este perodo de tempo deve estar compreendido no intervalo de uma a oito horas de produo e permitir produzir consecutivamente uma quantidade mnima de 300 peas, a menos que outra quantidade seja acordada e autorizada pelo cliente. Este lote deve ser produzido no local de produo/instalaes produtivas, nas condies de processo normais, incluindo equipamentos produtivos, materiais, ferramentas, operadores, e meios de controlo. No caso dos processos produtivos inclurem mais do que uma linha de montagem ou clulas de produo, ou no caso de equipamentos que utilizem moldes de concavidade mltipla, ferramentas variadas, matrizes, etc. devem ser medidas e testadas peas de cada uma das linhas, clulas, concavidades ou ferramentas em nmero significativo. Para o caso dos materiais fornecidos a granel e caso seja requerida uma amostra para submeter aprovao, esta deve ser representativa de um perodo de operao estabilizado. Note-se que, o histrico dos produtos correntes pode ser utilizado para estimar a capacidade ou desempenho inicial do processo para produtos novos similares. No caso de no haver histrico, um plano de conteno pode ser implementado at o processo produtivo demonstrar capacidade ou desempenho suficiente. Requisitos do PPAP O fornecedor deve cumprir com os requisitos definidos, nos registos de projeto e nas especificaes, para o caso dos fornecedores de materiais a granel. O fornecedor no deve submeter aprovao de peas, documentos e registos em caso de se verificar resultados fora de especificaes. Deve investir esforos e implementar aes adequadas no sentido de corrigir o processo e cumprir os requisitos de concepo. Em caso de incapacidade de cumprimento, o fornecedor deve contatar o cliente para determinar aes corretivas adequadas em comum acordo.

As inspees e ensaios devem ser realizados por laboratrios qualificados ou no caso de recurso a laboratrios externos estes devem estar acreditados. No caso de recurso a laboratrios externos, deve ser indicado o nome do laboratrio, a data de realizao dos testes, as normas utilizadas e os resultados obtidos, no sendo aceitvel ausncia de dados com comentrios a avaliar a conformidade (ex.: Conforme). O fornecedor deve submeter aprovao o relatrio emitido pelo laboratrio. O fornecedor deve manter os itens e registos de concepo para o nvel de submisso da pea ou famlia de peas em questo. Estes registos devem constar do dossi de aprovao ao serem referenciados no mesmo, de modo a serem facilmente disponibilizados. O fornecedor deve obter prvia aprovao do cliente para excees na aplicao dos requisitos do PPAP. Resultados Dimensionais O fornecedor deve evidenciar que as verificaes dimensionais requeridas nos documentos de concepo e no Plano de Controlo foram efetuadas e os resultados cumprem com os requisitos especificados. Devem existir registos correspondentes a peas de cada uma das linhas ou clulas de produo, cavidades de moldes de concavidades mltiplas, ferramentas, etc. Devem ser indicadas a data dos registos, o ndice de alterao de engenharia e os documentos que suportem as alteraes de engenharia ainda no integradas nos registos de concepo, mas j implementadas. Uma das peas medidas deve ser identificada como amostra padro. Devem ser registradas nos documentos auxiliares (ex.: esboos, cortes da pea, resultados dos pontos de inspeo CMM, folhas das medies geomtricas e de tolerncias, etc.) as seguintes informaes: - designao do fornecedor; - ndice de alterao e data do desenho. Cpias destes documentos auxiliares devem acompanhar os resultados dimensionais. No caso de ser utilizado um comparador ptico na inspeo da pea, o traado da mesma deve tambm ser includo nestes documentos. Todas as dimenses (exceto as de referncia), caractersticas e especificaes, devem ser listadas em formato adequado juntamente com os registos dos resultados atuais obtidos. Os resultados Dimensionais no so aplicveis a materiais a granel. Registos de Resultados de Ensaios de Material/Desempenho

O fornecedor deve manter registos do material e/ou resultados dos ensaios especificados nos documentos de concepo e no Plano de Controlo. Resultados dos ensaios do material O fornecedor deve efetuar todos os ensaios qumicos/fsicos/mecnicos a todas as peas e materiais definidos nos documentos de concepo e no Plano de Controlo. Os ensaios efetuados devem ser listados em formato apropriado que deve mencionar: - ndice de alterao dos documentos das peas testadas, nomeadamente o nmero, a data e o ndice de alterao das respectivas especificaes; - Data em que os ensaios foram efetuados; - Nmero de ensaios efetuados; - Resultados obtidos; - Documentos autorizando alteraes de engenharia efetivadas, mas no incorporadas nos registos de concepo. Para produtos cujas especificaes de materiais so desenvolvidas pelo cliente e para os quais seja aplicvel a lista de subcontratados aprovados, o fornecedor deve adquirir materiais ou servios (ex.: tratamento de superfcie, pintura, solda) a subcontratados includos na lista. Resultados dos Ensaios de Desempenho O fornecedor deve efetuar todos os ensaios de desempenho ou funcionais especificados para as peas ou material, tal como especificados nos documentos de concepo e no Plano de Controlo. O relatrio de ensaio deve incluir: - ndice de alterao dos documentos de projeto das peas testadas, nomeadamente o nmero, a data e o ndice de alterao das respectivas especificaes; - Data em que os ensaios foram efetuados; - Documentos autorizando alteraes de engenharia efetivadas, mas no incorporadas nos registos de concepo; - Resultados e nmero de ensaios efetuados. Os resultados dos ensaios devem ser listados em formato adequado. Estudos Iniciais do Processo Generalidades O nvel do desempenho ou da capacidade do processo deve ser determinado como aceitvel antes das Caractersticas Especiais serem submetidas aprovao.

O fornecedor dever efetuar a anlise do Sistema de Medio de forma a determinar o efeito do erro nas medies. H que ter em especial ateno que o objetivo deste requisito determinar se o processo produtivo tem potencial para produzir um produto que cumpra com os requisitos do cliente. Os estudos iniciais do processo focalizam-se em variveis e no em atributos (ex.: defeitos, falhas, so atributos cuja anlise importante, mas cuja determinao de desempenho necessita de um nmero maior de dados). Os ndices para estimar a capacidade ou desempenho do processo sero acordados entre fornecedor e cliente. O PPAP estabelece os ndices Cpk e Ppk e respectivos critrios de aceitao. Outros mtodos mais adaptados ao processo e produto em questo podem ser utilizados desde que previamente acordados com o fornecedor. Os estudos iniciais do processo so estudos de curto-prazo, e no prevero o comportamento do processo ao longo do tempo e a variao introduzida pelos operadores, equipamentos, materiais, mtodos, sistema de medio e meio ambiente. Mesmos nos estudos de curtoprazo importante aplicao de Cartas de Controlo na recolha e anlise de dados. Para as caractersticas em que so aplicveis as Cartas de Controlo ( X-barra, R), nos estudos de curto-prazo, devem ser considerados no mnimo 25 subgrupos contendo no mnimo 100 leituras de peas consecutivas; tendo em conta os princpios definidos para o Lote de Produo para Aprovao. Para certos processos, outras ferramentas podem ser mais adequados e permitidos, desde que previamente discutidos e aprovados pelo cliente.

ndices de Qualidade Os estudos iniciais do processo devem ser resumidos, por ndices de desempenho ou de capacidade quando estes forem passveis de aplicao. Os estudos iniciais do processo dependem do objetivo do estudo, nomeadamente o estudo da normalidade dos dados, a definio da dimenso da amostra, a frequncia de amostragem e a demonstrao do controlo estatstico do processo. Cpk ndice de capacidade para processos estveis, o valor estimado de (sigma) baseia-se na variao dentro do subgrupo (R-barra/d2 ou S-barra/c4). Ppk ndice de desempenho, o valor estimado de (sigma) baseia-se na variao total, (todos os dados individuais da amostragem usando o desvio padro, S). O objetivo dos estudos iniciais de processo conhecer a variao do processo, pelo que se existir dados de histrico suficientes para construir uma carta de controlo (no mnimo 100 pontos individuais), pode-se proceder ao clculo do Cpk para o caso de processos estveis, ou ao clculo do Ppk para processos instveis. Quando o nmero de dados individuais for inferior a 100 necessrio contatar o representante do cliente para ser desenvolvido um plano adequado.

Para materiais a granel, se os estudos iniciais do processo forem um requisito, devero ser acordado com o cliente as tcnicas a aplicar para estimar a capacidade do processo. Critrios de aceitao para Estudos Iniciais O fornecedor deve utilizar para processos estveis, os seguintes critrios de aceitao para avaliar os resultados dos estudos iniciais:

Resultados ndice > 1.67

Critrio / interpretao - O processo permite cumprir os requisitos do cliente; - Aps aprovao, iniciar produo e aplicar o Plano de Controlo.

1.33 ndice 1.67

- O processo aceitvel, mas necessita de melhorias; - Contatar com o cliente, e rever resultados do estudo; - necessrio alteraes no Plano de Controlo, se melhorias no forem atingidas antes de se iniciar a produo.

ndice < 1.33

- O processo no cumpre os critrios de aceitao; - Entrar em contato com o representante do cliente para rever resultados do estudo.

Processos instveis Um processo instvel, dependendo da natureza da instabilidade, pode no conseguir cumprir com os requisitos do cliente. O fornecedor deve identificar avaliar e se possvel eliminar as causas especiais de variao. Nestes casos, o fornecedor deve notificar o cliente e submeter aprovao um Plano de Aes Corretivas antes de efetuar o pedido de aprovao de peas ou materiais no mbito do PPAP. Para materiais a granel, se o histrico demonstra que os processos so com causas especiais conhecidas e previsveis, um Plano de Aes Corretivas pode no ser pedido pelo cliente. Processo com especificao unilateral ou Distribuio no Normal No caso de um processo com especificao unilateral ou cuja distribuio no tenha um comportamento de uma Distribuio Normal, o fornecedor juntamente com o cliente devem determinar critrios de aceitao alternativos. Assim, pode ser necessrio a transformao dos dados quando os estes no so normais; no entanto, numa primeira fase deve ser dada nfase anlise das causas da no normalidade e desencadear aes no sentido de controlar a variao. Aes a serem tomadas quando o critrio de aceitao no satisfatrio

O fornecedor deve contatar o cliente no caso de no conseguir melhorar o processo. Se os critrios de aceitao no forem atingidos o fornecedor deve submeter aprovao do cliente um Plano de Aes Corretivas e a alterao do Plano de Controlo. Usualmente requerida inspeo a 100% at os ndices atingirem o valor de aceitao. Para materiais a granel, pode ser permitida a sua incorporao na produo mesmo no cumprindo os critrios de aceitao. A aprovao pode ser garantida desde que o fornecedor cumpra com a inspeo a 100% de acordo com o mtodo de ensaio acordado com o cliente. Inspeo a 100% nestes casos significa a avaliao de amostras representativas da totalidade do lote produzido, tanto para processos contnuos como para a produo por lotes. Estudos de Anlise do Sistema de Medio O fornecedor deve efetuar o estudo ao seu Sistema de Medio ( ex.: estudos R&R, tendncia, linearidade, estabilidade) com o objetivo de analisar a adequao dos equipamentos de medio e ensaio. Eventualmente, para materiais a granel, a Anlise do Sistema de Medio pode no ser aplicvel, deve-se obter um acordo quanto ao requisito necessrio com o cliente. Certificao de Submisso de Peas (PSW) Logo que todas as medies e ensaios especificados estejam concludos, com resultados satisfatrios, o fornecedor deve preencher o PSW. Deve ser emitido um PSW individual para cada nmero de peas para o cliente, a menos que outro acordo seja efetuado com o cliente. Se na produo das peas forem utilizados moldes de concavidade mltipla, mais do que uma ferramenta, ou a produo ocorrer em clulas ou linhas de produo distintas, os meios produtivos (concavidade, ferramenta, linha, clula) devem ser identificados no PSW no campo molde/cavidade/processo de produo ou em anexo. O fornecedor deve verificar se: - todos os resultados das medies e ensaios cumprem com os requisitos especificados; - toda a documentao necessria se encontra disponvel. O responsvel junto do fornecedor deve aprovar o PSW, fornecendo informaes de contato. Um PSW pode ser utilizado para resumir vrias alteraes desde que estas estejam bem documentadas e seja submetido de acordo com o tempo do programa do cliente. No caso de existir em formato eletrnico, o PSW pode ser submetido nesse formato desde que esteja de acordo com os requisitos do cliente.

Anexo PSW Certificado de Submisso de Pea de Produo (PSW)

Nome da Pea:________________ ______ No. da Pea:_____________________________________________

Item de Segurana / Regulamentao Governamental Sim X No Nvel Alterao Enga.____________ Data________

Alteraes Adicionais de Engenharia_______________________________________________________ _______________ Data________

Exposto no Desenho No.___NA______________________________No. Pedido de Compra____________________ Peso Kg______________

Auxiliar de Verificao No. _______NA______________________ Nvel de Alterao de Enga.________NA___________ Data_________

INFORMAES DO FORNECEDOR Produto a granel - no se aplica a informaes de pea.

INFORMAES DE SUBMISSO

Nome do Fornecedor e Cdigo

Dimensional Materiais / Funcional Aparncia

Nome do Cliente/Diviso___

NACIONAL DE GRAFITE

________________ ________________ __ Comprador/Cdido do Comprador_________________________ _____

LTDA.

CEP / Cidade / Estado 39.970-000 / Pedra Azul / MG

Aplicao_____NA_______ _____________ Nota: Esta pea contm alguma substncia de uso restrito ou declarvel. Sim No

Esto as peas plsticas identificadas com os cdigos de marcao Sim No apropriados da ISO.

RAZO PARA SUBMISSO Material / Construo Opcional Sub-Fornecedor ou Mudana na Fonte do Material

Submisso Inicial

Alteraes de Engenharia

Ferramental: Transferncia, Reposio, Reparo, Adicional

Mudana no Processo da Pea

Peas Produzidas em outra Localidade

Correo de Discrepncia Outras Explique:

Ferramental Inativo por mais de 1 ano

NVEL DE SUBMISSO REQUERIDO (Marque um)

Nvel 1 Certificado apenas (e para os itens designados de aparncia, um Relatrio de Aprovao de Aparncia) submetido ao Cliente

Nvel 2 Certificado, com amostras peas de produo e uma quantidade limitada de dados de suporte submetidos ao Cliente

Nvel 3 Certificado, com amostras peas de produo dados de suporte completos submetidos ao cliente 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

Nvel 4 Certificado e outros requerimentos definidos p/cliente

Nvel 5 Certificado com amostras de peas de produo e dados de

suporte analisados no local manufatura do fornecedor

RESULTADOS DA SUBMISSO

Os resultados de medies dimensionais ensaios de materiais e funcionais critrios de aparncia dados estatsticos atendem a todos os requisitos de desenhos e especificaes: Sim No (Se NO Explicar Abaixo) Moldes/Cavidades/Process os de Produo______________ ___________

DECLARAO Por meio deste, afirmo que as amostras representadas por este certificado so representativas das nossas peas, que foram fabricadas conforme os requisitos do Manual de Processo de Aprovao de Pea de Produo, 3a. Edio. Alm disso, certifico que essas amostras foram produzidas na razo de produo de _____/ 8 horas. Eu anotei qualquer desvio desta declarao abaixo. EXPLICAES/COMENTRIOS:__________________________ _____________________________

Nome Legvel___ ___________________________Cargo/Depto._ _Fax_______________

__Telefone_

Assinatura Autorizada pelo Fornecedor________________________________________________ _______________Data__

PARA USO SOMENTE DO CLIENTE (SE APLICVEL)

Disposio de Certificao Aprovao Funcional da Pea:

Aprovada Aprovada Outra

Rejeitada

Derrogada

Nome do Cliente:__ _____ Assinatura do Cliente:_____________________ Data:______________

A cpia original deste documento dever permanecer na unidade do Nmero Opcional Controle fornecedor enquanto a pea ativa (ver Glossrio) do Cliente: #_________

Anexo 12 PREENCHIMENTO DO CERTIFICADO DE SUBMISSO DE PEA DE PRODUO (PSW)

INFORMAES DA PEA

1. Nome da Pea: Nome da pea acabada liberado pela Engenharia. 2. Numero da Pea do Cliente: Nmero da pea acabada liberado pela Engenharia. 3. Item de Segurana / Regulamentao: Sim no caso de estar indicado no desenho da pea, caso contrrio No.

4. Nvel de Alterao de Engenharia e Data de Aprovao: Registrar nvel de alterao e data para submisso. 5. Alteraes Adicionais de Engenharia: Relacionar todas as alteraes autorizadas ainda no incorporadas no desenho mas que esto incorporadas na pea. 6. Nmero do Desenho: O registro do projeto que especifica o nmero da pea do cliente que est sendo submetido. 7. Nmero de Ordem de Compra: Entre este nmero como encontrado na ordem de compra. 8. Peso da Pea: Entre este nmero como encontrado na ordem de compra. 9. Nmero do Auxlio de Verificao: Registre o nmero do auxlio de verificao, se um utilizado para inspeo dimensional, e, 10. Seu Nvel de Alterao de Engenharia e Data de Aprovao.

INFORMAES DO FORNECEDOR

11. Nome do Fornecedor e Cdigo do Fornecedor: Apresentar o cdigo designado ao local de manufatura na ordem de compra. 12. Endereo do Fornecedor: Apresentar o endereo completo do local onde o produto foi fabricado.

INFORMAES DE SUBMISSO

13. Tipo de Submisso: Marcar a(s) caixa(s) indicando o tipo de submisso. 14. Nome do Cliente: Apresentar o nome corporativo e diviso ou grupo de operao. 15. Nome do Comprador e Cdigo do Comprador: Entre o nmero do comprador e cdigo. 16. Aplicao: Entre o ano modelo, nome do

veculo, ou mquina, transmisso, etc.

RAZES PARA A SUBMISSO

17. Marque a caixa apropriada. Adicione detalhes explicativos no campo outras.

NVEL DE SUBMISSO REQUERIDO

18. Identifique o nvel de submisso requerido pelo seu Cliente.

RESULTADOS DA SUBMISSO

19. Marque as caixas apropriadas para ensaios dimensionais, materiais, ensaio de desempenho, avaliao de aparncia, e dados estatsticos. 20. Marque a caixa apropriada. Se no, explicae em comentrios abaixo.

DECLARAO

21. Comentrios: Adicione qualquer detalhe explicativo aos resultados da submisso; informao adicional pode ser anexada como apropriada. 22. O responsvel oficial do fornecedor, depois de verificar que os resultados demonstram conformidade com todos os requisitos do cliente e que toda a documentao exigida est disponvel deve aprovar a declarao e fornecer Ttulo, Nmero do Telefone, e Nmero de Fax.

PARA USO SOMENTE DO

CLIENTE

Deixar em branco.

Referncias Manual de Processo de Aprovao de Pea de Produo-PPAP. Quarta Edio. Fevereiro/2006 http://www.ppap.com.br Edson-rosa.webnode.com.br

Vous aimerez peut-être aussi