Vous êtes sur la page 1sur 27

Dicionrio de Biologia

A Abiognese: teoria que admite que os seres vivos se originam da matria bruta, espontnea e rapidamente. Abomaso: tambm chamado de coagulador, tem estrutura caracterstica e a nica das quatro pores do estmago dos ruminantes dotada de glndulas secretoras de enzimas digestivas. Acetabulria: alga marinha verde, unicelular, chegando a medir 3 cm de altura. Acelomados: qualificao dos animais que no desenvolvem o celoma durante a formao embrionria. Assim, o corpo do animal mostra-se macio, sem celoma ou cavidade geral. Acetil coenzima A: intermedirio de alta energia no metabolismo de molculas utilizadas como fonte de energia. Acetilcolina: substncia que age como mediador qumico ao nvel das sinapses nervosas do sistema parassimptico e dos nervos do sistema da vida de relao, inclusive nas placas motoras. cido indolactico: composto que desempenha papel no estmulo mittico e no alongamento celular para o crescimento orientado das plantas. cido rico: produto nitrogenado, presente na excreo dos rpteis e aves. Acrossomo: poro apical do espermatozide; contm enzimas que digerem parte do envoltrio do vulo, permitindo a fecundao. ACTH: hormnio produzido pelo lobo anterior da hipfise, que atua sobre o crtex das supra-renais, estimulando-as a produzir corticosterides. Actina: protena relacionada com o movimento celular. Adrenalina: hormnio produzido pela poro medular das supra-renais; prepara o organismo para reaes de defesa ou ataque. Aerbico: diz-se do organismo que exige a presena de oxignio para respirar.

gar: substncia gelatinosa, de natureza glicdica, semelhante a uma cola, usada como laxante; tem emprego em bacteriologia, como meio de cultura para inmeros germes. AIDS: sndrome de imunodeficincia adquirida, doena provocada por um vrus (HIV), que ataca o sistema de defesa do organismo. Alcito: vulo dos mamferos placentrios. Alelo: cada um dos genes situados no mesmo locus gnico. Ambulacral: sistema caracterstico dos equinodermos, cuja principal funo a locomoo. Amebase: doena do trato digestivo provocada pela atividade de amebas no intestino. Amebcito: clula amebide presente nos porferos. Ametbolo: termo aplicado aos insetos que no sofrem metamorfose durante seu ciclo vital. mnio: anexo embrionrio dos mamferos, aves e rpteis, que se mostra como uma bolsa cheia de lquido, envolvendo o embrio e protegendo-o contra traumas e fatores fsicos e biolgicos provenientes do meio ambiente. Amnia: excreta nitrogenado extremamente txico. Devido sua toxicidade, precisa ser rapidamente eliminado do corpo do animal ou convertido em produto menos txico. Anabolismo: processo qumico de construo da matria viva, que se passa no organismo a nvel celular. Androceu: o conjunto de elementos masculinos, os estames, da flor das angiospermas. Andropausa: cessao da atividade sexual no homem. Aneldeo: animal triblstico, celomado, segmentado, aqutico ou terrestre. Anemia: estado mrbido em que ocorre a diminuio do volume circulatrio sangneo em face de uma acentuada perda de sangue (hipovolemia) ou, ento, a diminuio do nmero de eritrcitos por unidade de volume sangneo. Aneuploidia: alterao numrica de um ou alguns cromossomos do genoma.

Anfbios: classe de vertebrados cujos representantes apresentam formas larvais aquticas e formas adultas terrestres. Anfimixia: fuso dos ncleos do vulo e do espermatozide para formar o ncleo do zigoto. Anfioxo: animal cordado, invertebrado, pertencente a classe dos cefalocordados. Angiosperma: classe da diviso das traquefitas caracterizada por apresentar ovrio na flor. Anisogamia: forma de reproduo sexuada para a qual concorrem gametas que revelam alguma desigualdade entre si, quer seja na forma, no tamanho ou no comportamento. Anorexia: falta de apetite.Pode ocorrer espontaneamente ou ser induzida por drogas. Anticdon: seqncia de trs nucleotdeos no RNAt, complementar do cdon do RNAm. Anticorpo: substncia protica produzida pelos linfcitos que ataca e destri substncias ou microorganismos estranhos ao corpo. Antgeno: qualquer substncia que,. introduzida no corpo, provoca uma reao de defesa, com produo de anticorpos. Antocianina: pigmento comum nos vegetais, que pode manifestar vrios tons de roxo-avermelhado e roxo-azulado, conforme o pH da clula. Antozorios: classe dos celenterados. Aqunio: fruto seco, indeiscente, dotado de semente nica, que se desenvolve sobre um receptculo carnoso e comestvel, erradamente considerado como o fruto. Aracndeos: classe de artrpodes, cujos representantes apresentam corpo dividido em cefalotrax e abdome, tm quatro pares de patas e no possuem antenas. Aracnide: membrana fibrosa que se dispe entre a dura-mter e a pia-mter. Compreende um folheto justaposto dura-mter e um emaranhado de trabculas, que une este folheto pia-mter. Arquntero: cavidade presente na gstrula, que corresponde futura cavidade digestiva.

Artrpode: filo que rene animais triblsticos, celomados, segmentados, com apndices articulados; vivem em ambientes aquticos ou terrestres. Asquelminto: filo que rene animais triblsticos, pseudocelomados, dotados de um tubo digestivo reto e completo. ster: feixe de microfibrilas proticas, que convergem em direo aos centrolos. Autofagia: propriedade geral das clulas eucariticas relacionada com a renovao dos componentes celulares. Autossomos: cromossomos responsveis pelas caractersticas somticas. Auttrofo: ser vivo que fabrica o prprio alimento. Auxina: hormnio vegetal que promove o crescimento celular, participando dos tropismos dos caules e razes.

B Baga: fruto carnoso, de pericarpo abundante, trgido, macio e, na maioria das vezes, comestvel, como a laranja, o abacate e a uva. Bento: conjunto de seres do bioma aqutico que vivem em relao com o fundo submerso. Biocenose: sinnimo de comunidade ecolgica. Biognese: teoria que admite que os seres vivos somente se originam pela reproduo de outros seres vivos. Biosfera: conjunto formado por todos os ecossistemas da Terra. Constitui a poro do planeta habitada por seres vivos. Bitopo: significa o lugar em que a comunidade vive. Blastocele: cavidade da blstula. Blastmero: cada uma das primeiras clulas do embrio. Blastporo: abertura que comunica o arquntero do embrio com o meio externo. Braquifalangia: dedos curtos. Sinnimo de braquidactilia.

Brifita: planta avascular, cormfita, criptgama e terrestre (predominantemente).

C Caatinga: formao vegetal tpica da regio Nordeste. Caloria: quantidade de calor necessrio para aquecer 1 g de gua de 14,5C a 15,5C. Cariocinese: diviso nuclear que ocorre durante a diviso celular de clulas eucariontes. Cariopse: fruto seco indeiscente, minsculo, que se infrutescncias do tipo espiga, como o milho, o arroz e o trigo. desenvolve em

Carioteca: envoltrio nuclear, membrana dupla que circunda o nucleoplasma e o material gentico. Caritipo: conjunto de cromossomos caracterstico de uma determinada espcie. Carpelo: megaesporfilo das angiospermas. Catabolismo: segunda fase do metabolismo (posterior ao anabolismo), que consiste em sucessivas reaes enzimticas de oxidao da matria anteriormente assimilada, visando a liberao da matria anteriormente assimilada. Cefalpodes: classe de moluscos a que pertencem o polvo e a lula. Celenterados: filo a que pertencem, entre outros, a hidra, as medusas e as anmonas-do-mar. Celoma: cavidade interna do corpo de certos animais totalmente revestida por mesoderme. Clula: unidade morfofisiolgica dos seres vivos. Celulose: polissacardeo produzido pelas clulas vegetais, que forma a parede celular. Cencito: massa citoplasmtica multinucleada.

Centrmero: regio do cromossomo que se liga s fibras do fuso acromtico da diviso celular. Centrossomo: orgnulo citoplasmtico importante na orientao dos cromossomos para os plos da clula durante o processo mittico. Cercria: estgio larvrio dos vermes trematdios que parasita o molusco hospedeiro intermedirio at mat-lo, passando depois gua, espera do hospedeiro definitivo. Cestide: classe de platelmintos a que pertencem as tnias. Cianfita: organismo unicelular, procarionte, auttrofo fotossintetizante. Ciclose: movimento de circulao promovido pelo citoplasma, em clulas vegetais, ao redor de grandes vacolos de suco celular. Ciclstomo: classe dos vertebrados cujos representantes tm boca circular. Cifozorio: classe de celenterados a que pertencem as guas-vivas. Cisto: O mesmo que quisto; todo e qualquer tumor vesiculoso, com formato de saco e de contedo lquido ou semilquido. Forma de resistncia dos protozorios, adquirida em face de condies adversas do ambiente ou para a reproduo. Citocinese: processo de clivagem e separao do citoplasma; o estgio final da mitose. Cifita: designao comum dada s plantas que medram em lugares sombrios. Cstron: unidade do DNA, que corresponde menor poro do mesmo capaz de codificar uma cadeia polipeptdica completa. Citocromos: enzimas aceptoras de eltrons, que contm ferro. Clsper: rgo copulador observado nos machos, entre peixes condrcities, em forma de duas pequenas aletas derivadas da nadadeira ventral. Cleistogamia: forma de autofecundao em plantas, por polinizao direta, na flor ainda fechada antes de desabrochar. Ocorre em algumas flores hermafroditas. Clasmocitose: processo pelo qual certas clulas eliminam os resduos resultantes do metabolismo. Clitelo: regio do corpo da minhoca que produz muco e onde se abre o poro genital feminino.

Clivagem: diviso celular. Divises do zigoto, quando vo originar os blastmeros. Cloaca: bolsa localizada na extremidade posterior do corpo de alguns animais, onde se abrem o nus, o por excretor e o genital. Cnidrio: vide celenterados. Cnidoblasto: clula de defesa encontrada na epiderme dos cnidrios contendo uma pequena cpsula - o nematocisto -, com um filamento distensvel inoculador de substncia irritante. Clorfita: algas verdes. Coacervado: grumo formado quando protenas so dissolvidas em gua. Coanas: aberturas de comunicao das narinas com a cavidade bucal. Cdigo gentico: informao gentica contida nos genes. Cdon: seqncia de trs nucleotdeos do RNAm, que codifica um determinado tipo de aminocido. Colgeno: protenas mais abundante nos mamferos, serve de base para a fabricao de colas. Colnquima: tecido vegetal vivo, constitudo de clulas cujas paredes, puramente celulsicas, so fortemente espessadas, mas no de maneira uniforme. Sua funo de sustentao da planta. Comensalismo: relao ecolgica interespecfica harmnica na qual apenas uma espcie beneficiada, sem prejuzo para a outra espcie associada. Condrctios: peixes cartilaginosos. Conjugao: forma de reproduo sexuada em que as clulas se tocam e realizam a troca de material gentico, aps o que se tornam aptas para divises diretas. Cordados: animais com notocorda na fase embrionria. Crnea: membrana transparente que recobre a parte anterior do globo ocular. Corpsculo residual: vacolo formado quando a digesto de substncias estranhas incompleta. Criptgama: planta que no produz flor.

Cristalino: estrutura transparente, em forma de lente biconvexa, que deixa passar a luz. Cromtide: cada um dos dois filamentos cromossmicos que se mantm unidos pelo centrmero, aps a dupliao cromossmica. Cromatina: material filamentoso, muito corvel, presente no interior da clula. Cromatforos: clulas pigmentadas existentes na derme de certos animais. Crommero: cada um dos grnulos que se coram mais intensamente ao longo dos cromossomos. Cromonema: filamento de cromatina antes de ser denominado cromossomo. Cromoplasto: plasto com pigmento. Crustceos: classe de artrpodes qual pertencem o camaro, a lagosta, entre outros.

D Deiscncia: abertura espontnea dos frutos secos ou de uma antera, para dar liberdade s sementes ou aos gros de plen, respectivamente. Dendritos: ramificaes curtas e numerosssimas, arborescentes, de conduo centrpeta dos neurnios. Deplasmlise: volta de uma clula plasmolisada situao normal. Deuterostmios: animais em que a boca do adulto no a mesma do estgio gastrular, mas sim uma nova formao. Diacinese: ltima subfase da prfase I da meiose. Dicaritica: aplica-se para as clulas com dois ncleos. Diatomceas: algas da Diviso Chrysophyta, ricas em caroteno e xantofilas. So unicelulares, providas de um envoltrio silicoso. Consideradas algas inferiores, como as pirrfitas e euglenfitas, ficam enquadradas, juntamente com os protozorios, no Reino Protista.

Diencfalo: parte posterior do prosencfalo, composta de tlamo, hipotlamo e epitlamo. Difteria: molstia infecto-contagiosa provocada pelo Corynebacterium diphteriae ou bacilo de Klebs-Lffler, que ataca as mucosas da faringe e da laringe, provocando a formao de placas fibrinosas brancas aderidas ao tecido. Dipnicos: designao dos peixes pulmonados, isto , peixes sseos portadores de bexiga natatria adaptada funo de respirao area. Diica: diz-se das espcies em que os indivduos so unissexuados. Diplide: clula que apresenta pares de cromossomos homlogos. Diplossomo: a dupla de centrolos em cada plo das clulas animais. Diplteno: subfase da prfase I da meiose. Dormncia: estado de atividade suspensa. Down, sndrome: alterao autossmica caracterizada pela presena de trs cromossomos nmero 21 no caritipo (trissomia do 21), retardo mental e malformaes mltiplas das caractersticas faciais e do sistema nervos central. Drupa: fruto carnoso com uma s semente. Dura-mter: meninge mais externa, fibrosa, adjacente ao tecido sseo, que envolve as duas outras meninges - a aracnide a a pia-mter.

E Eclmpsia: sndrome grave resultante de profundo grau de toxemia gravdica, caracterizada por acentuada hipertenso arterial, edemas generalizados, comprometimento renal e desordens neurolgicas, com convulses clnicotnicas, inconscincia e coma. Freqentemente leva morte. Ecobiose: complexo de relaes que se passam entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem. Ecologia: ramo da cincia que estuda as interaes entre os seres vivos e o meio em que vivem. Ectono: regio de transio entre dois ecossistemas diferentes.

Ectoplasma: camada mais externa do citoplasma, logo abaixo da membrana, quase no revelando organelas. Edema: derrame de lquido nos tecidos proveniente do sangue, provocando turgor e aumento de volumes locais. Elastina: protena integrante da estrutura de fibras elsticas, nos tecidos conjuntivos. Elefantase: enfermidade crnica provocada pela localizao de vermes nematides da espcie Wuchereria bancrofti no interior dos vasos linfticos, ocasionando a obstruo passagem da linfa, que transuda para os tecidos circuvizinhos. Isso determina o aparecimento progressivo de um edema de enormes propores. Geralmente, atinge os membros inferiores, bolsa escrotal, mamas e, menos comumente, os membros superiores. A transmisso dos embries feita pelo mosquito Culex pipiens. Embolia: obstruo brusca de um vaso, geralmente de pequeno calibre, por cogulo, bolha gasosa ou de leo. Embriognese: processo de multiplicao e diferenciao celular que forma um embrio. Endemia: doena sempre presente em uma populao. Endocitose: termo empregado para designar fenmenos relacionados ao envolvimento e ingesto de diversas substncias pela membrana celular. Endomembranas: endoplasmtico. membranas internas que correspondem ao retculo

Endomtrio: mucosa uterina. Endosperma: tecido presente na semente, cuja funo nutrir o embrio das fanergamas. Enzima: designao geral das protenas que atuam como catalisadores de reaes qumicas. Epicarpo: a parte mais externa do pericarpo e que corresponde casca dos frutos. Epidemia: aparecimento de doena que se espalha rapidamente, atingindo grande nmero de indivduos de uma populao.

Epifitismo: forma de relao harmnica unilateral interespecfica das plantas que se desenvolvem sobre outras sem prejudic-las. Equinodermo: filo animal ao qual pertencem, entre outros, a estrela-do-mar e o ourio-do-mar. Equinide: classe de equinodermos a que pertence o ourio-do-mar. Epifitismo: forma de relao harmnica unilateral interespecfica das plantas que se desenvolvem sobre outras sem prejudic-las. Ergastoplasma: retculo endoplasmtico associado a ribossomos. Eritroblastose fetal: anormalidade sangnea em que ocorre descarga de eritroblastos no sangue circulante para compensar a perda de hemcias ou eritrcitos normais por hemlise conseqente incompatibilidade do fator Rh. Esclernquima: tecido vegetal de sustentao, formado por clulas alongadas e mortas. Esclercitos: o mesmo que escleritos ou clulas ptreas. Especiao: conjunto de etapas que culminam com a formao de espcies novas, a partir de uma populao de ancestrais comuns. Espermateca: lugar no corpo de certas fmeas onde ficam alojados os espermatozides recebidos dos machos durante o acasalamento. Esporo: clula haplide capaz de se desenvolver e produzir um novo organismo. Esporfito: fase diplide da planta, que forma esporos atravs da meiose. Esterides: grupo de compostos de natureza lipdica formados pela combinao estrica de cidos graxos com um lcool de cadeia fechada. Compreendem os hormnios do crtex das glndulas supra-renais, como a cortisona e a hidrocortisona, bem como os hormnios sexuais (adrosterona, testosterona, estradiol, progesterona...). Estroma: matriz do cloroplasto. Eucarionte: organismo uni ou multicelular, cujas clulas contm um ncleo verdadeiro. Eucromatina: cromatina geneticamente ativa.

Eumicetos: organismos enquadrados, pelo moderno sistema de classificao dos seres, no Reino Fungi, contrastando com os mixomicetos, que pertencem ao Reino Protista. Euploidia: multiplicao de todo o genoma.

F Fagocitose: captura de partculas nutritivas ou corpos estranhos, diretamente pelas clulas. Fagossomo: bolsa membranosa que contm a partcula capturada pelo processo da fagocitose. Fator abitico: fator ou elemento no-vivo. Fator bitico: fator ou elemento vivo. Feedback: qualquer mecanismo ou sistema de autocontrole que explica como um rgo passa a funcionar em determinado momento, sob certa circunstncia, e pra de funcionar, evitando sua sobrecarga ou excesso de trabalho, em outro momento, numa nova circunstncia. Felognio: meristema secundrio; produz um tecido de proteo externo (sber) e um revestimento mais interno (feloderma) em caules e razes para crescerem em espessura. Fefita: alga parda. Fentipo: aparncia geral do indivduo em face de sua constituio gentica e das influncias do meio. Fermentao: degradao incompleta de molculas orgnicas com liberao de energia. Fibras mitticas: fibras proticas que aparecem durante a diviso celular e tm papel fundamental na distribuio dos cromossomos. Fibrina: protena fibrosa formada a partir do fibrinognio. Fibrinognio: protena presente no sangue, precursora da fibrina. Filognese: histria da estirpe de um organismo no processo evolutivo.

Fitoplncton: seres fotossintetizantes que flutuam na superfcie das guas. Flagelo: organela microtubular longa com funo de locomoo. Fosfocreatina: substncia energtica cuja funo recarregar o ATP durante a contrao muscular. Fotofosforilao: formao de ATP pela ligao de um grupo fosfato ao ADP, com utilizao de energia luminosa. Fotlise: dissociao da gua por meio de energia luminosa na fotossntese. Esse processo conhecido como reaod e Hill, pesquisador que descobriu a origem do O2, liberado na fotossntese. Fotossntese: sntese de matria orgnica a partir da luz. Fototropismo: desenvolvimento orientado das plantas em funo da intensidade e da direo da luz que sobre elas incide. Fruto: rgo vegetal que resulta da hipertrofia (desenvolvimento) do ovrio da flor aps a fecundao dela. Fruto carnoso: fruto suculento e, em geral, comestvel. Fruto deiscente: fruto que se abre quando maduro. Fruto indeiscente: fruto que no se abre quando maduro. Fruto seco: fruto duro, no comestvel, que se abre repentinamente, dispersando as sementes. FSH: hormnio folculo-estimulante.

G Gametfito: fase haplide da planta, que forma os gametas. Gastroderme: camada de clulas que reveste a cavidade digestiva dos celenterados. Gastrpode: classe de moluscos em que o p est diretamente ligado massa visceral.

Gene: unidade de transmissibilidade gentica que responde pela hereditariedade de um carter. Gene-pool: quadro geral de genes comuns aos indivduos de uma certa populao ou de uma raa. Genoma: lote completo de genes, tpico da espcie. Gentipo: constituio gentica de um indivduo com relao a um ou mais caracteres. Gestao: tempo de desenvolvimento do concepto dentro do tero materno desde a fecundao at o parto. Gimnosperma: classe da diviso das traquefitas, caracterizada por apresentar sementes nuas. Gineceu: conjunto angiospermas. de elementos femininos (carpelos) das flores das

Ginecforo: canal onde o esquistossomo macho aloja a fmea. Glicoclix: camada mais externa de uma clula animal, continuamente renovada, em contato com a membrana plasmtica. Gliclise: etapa inicial do processo de quebra da glicose, com produo de energia. Glicoprotenas: associao de protenas e mucopolissacardeos. Glbulo branco: clula branca do sangue, ou leuccito, com funo de defesa do organismo. Grana: plural de granum. Granum: tilacides dispostos em uma pilha. Gro de plen: gametfito jovem masculino.

Haplide: clula que apresenta apenas um cromossomo de cada tipo, ou seja, no apresenta cromossomos homlogos. Haustrio: raiz de planta parasita; raiz sugadora. Hematfago: o que se alimenta de sangue. Hemocianina: pigmento respiratrio incolor, que contm cobre; encontrado na hemolinfa de crustceos e aracndeos. Hemoglobina: pigmento respiratrio incolor. Heterocromatina: cromatina condensada e permanentemente inativa. Heterolcito: tipo de ovo com razovel quantidade de vitelo no plo vegetativo. Hetertrofo: ser vivo que se alimenta de matria orgnica elaborada. Heterozigoto: condio de um indivduo em que os genes do mesmo locus gnica. Hialosplama: citoplasma fudnamental. Hidrocoria: disseminao ou disperso das plantas pela ao das guas. Sementes, esporos e frutos so carregados pelas correntezas dos rios, das chuvas e dos mares a pontos distantes, onde encalham e tornam possvel o desenvolvimento de uma nova planta da mesma espcie. Hidrlise: quebra de molculas pela adio de gua. Hidrozorios: uma das classes de celenterados. Hipertricose auricular: presena de muitos plos longos na orelha. Hirudneos: uma das classes de aneldeos. Histologia: estudo dos tecidos. Holndrico: diz-se do gene transmitido pelo cromossomo Y. Holoblstica: segmentao total do ovo. Holoturides: classe de equinodermos qual pertencem as holotrias ou pepinosdo-mar. Homeostase: ajustamente de um sistema ou organismo s condies ambientais.

Homlogos: cromossomos que apresentam os mesmos locus gnicos. Homozigoto: indivduo em que os genes do mesmo locus so idnticos.

I Insulina: hormnio pancretico que faz baixar o nvel de glicose no sangue. Intercinese: curto perodo entre a primeira e a segunda diviso meitica. Intrfase: parte do ciclo vital da clula em que ela no est se dividindo. Isolamento geogrfico: condio em que duas populaes se acham separadas fisicamente por alguma modalidade de barreira. Isolamento reprodutivo: condio em que um grupo de seres vivos no conseguem se cruzar com outro de maneira a produzir descendentes frteis.

J Jugular: cada uma das quatro veias )veias jugulares) que correm pelos lados do pescoo, paralelas artria cartida, e que trazem o sangue venoso da cabea para o corao. Jejuno: segmento do intestino delgado situado entre o duodeno e o leo, sem um limite de transio anatomicamente bem definido com este ltimo.

K Klinnefelter, Sndrome: trissomia do cromossomo 23, caracterizando um caritipo 22A+XXY. Koch, bacilo de: bacilo da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis). Compreende subespcies diversas, que causam a tuberculose humana, a tuberculose bovina e a tuberculose aviria.

L Lactose: dissacardeo formado pela unio de glicose e galactose. Leptteno: subfase inicial da prfase I da meiose. Leucoplasto: plasto incolor. LH: hormnio luteinizante. Ligao peptdica: ligao entre o grupo carboxila de um aminocido e o grupo amina de outro. Lignina: substncia glicoprotica que se deposita nas paredes das clulas do esclernquima, conferindo a este notvel rigidez. Lipossolvel: solvel em gordura. Lisossomo: pequena vescula de armazenamento de enzimas formada a partir do complexo de Golgi. "Locus" gnico: posio relativa ocupada por um gene no cromossomo.

M Mamfero: classe do subfilo dos vertebrados cujos representantes tm glndulas mamrias e plos corporais. Meiose: processo de diviso celular pelo qual uma clula diplide origina quatro clulas haplides. Melanina: pigmento escuro existente na pele, nos plos, na coride e na retina. Melatonina: hormnio segregado pela glndula pineal. Atua no desenvolvimento fsico, psquico e sexual do indivduo, inclusive estimulando a liberao de hormnios gonadotrpicos da adeno-hipfise.

Meninge: cada uma das 3 membranas protetoras que envolvem todo o SNC (encfalo e medula raquiana), compreendendo a dura-mter, a aracnide e a piamter. Meningite: processo inflamatrio de uma ou de todas as meninges. Pode ter sua origem em processos traumticos, txicos ou, mais freqentemente, infecciosos. Menopausa: poca da vida da mulher em que cessam definitivamente os ciclos menstruais, em decorrncia da acentuada queda de produo dos hormnios gonadotrpicos hipofisrios. Menstruao: processo de descamao do endomtrio, acompanhado de perda de sangue. Meroblstica: segmentao parcial do ovo. Mesentoderme: folheto germinativo da gstrula que d origem mesoderme e endoderme. Mesoglia: camada gelatinosa entre a epiderme e a gastroderme dos celenterados. Mesonefro: rim que se localiza na regio mediana do corpo; aparece nos ciclstomos, peixes e anfbios adultos. Metabolismo: conjunto de todos os processos bioqumicos mediante os quais se faz a assimilao e desassimilao das substncias necessrias vida, nos animais e nas plantas. Metagnese: alternncia de geraes. Metameria: diviso do corpo em segmentos semelhantes. Metanefro: rim mais desenvolvido, localiza-se na regio posterior do corpo; aparece nos rpteis, aves e mamferos adultos. Micoplasma: o mais simples organismo celular conhecido, com um tamanho intermedirio entre os maiores vrus e as menores bactrias. Miofibrila: fibra contrtil presente no interior das clulas musculares. Mitocndria: organela citoplasmtica das clula dos eucariontes, responsvel pela respirao celular.

Mitose: processo de diviso celular atravs do qual o material gentico precisamente duplicado e so gerados dois novos conjuntos de cromossomos idnticos ao original. Molusco: animal triblstico, celomado, no segmentado, aqutico ou terrestre, com ou sem concha. Monera: reino que rene organismos procariontes. Monocaritica: clula com um ncleo. Monotremos: ordem da classe dos mamferos cujos representantes so ovparos. Mrula: fase de segmentao do zigoto na qual os blastmeros se dispem numerosamente formando um corpo esfrico, macio, pluricelular, mais ou menos do tamanho do zigoto do qual se originou. a a primeira etapa do desenvolvimento embrionrio imediatamente aps a clivagem. Mucilagem: designao comum aos compostos viscosos produzidos por plantas. Muco: secreo constituda por gua e uma protena, a mucina. Mutao: alterao fsica ou qumica do material gentico.

N NAD: nicotinamida-adenina-dinucleotdeo. Aceptor de hidrognios, na cadeia respiratria. NADH: molcula reduzida. NADP: nicotinamida-adenina-dinucleotdeo-fosfato. fotossntese. NADPH: molcula reduzida. Nanismo: anomalia do desenvolvimento com insuficincia do crescimento somtico. Pode ter causas diversas. Na espcie humana e nos outros animais superiores, mais comum que seja provocado por disfuno endcrina, com deficincia funcional da tireide ou da hipfise. Nas plantas, muitas vezes decorre de uma haploidia. Aceptor de eltrons na

Necrose: morte de uma clula ou de certa extenso de um tecido, caracterizada por uma degenerao nuclear e desintegrao citoplasmtica por autlise. Ncton: seres do bioma aqutico que nadam ativamente. Nfron: unidade morfofuncional do rim desenvolvido dos animais mais evoludos, coposta de glomrulo de Malpighi, cpsula de Bowman, tbulo contorcido proximal, ala de Henle, tbulo contorcido distal e tubos coletores de urina. Nefrdeo: estrutura excretora dos aneldeos Nematocisto: cpsula urticante presente no cnidoblasto, elemento de defesa dos celenterados. Nematide: verme de corpo cilndrico, triblstico, pseudocelomado, aqutico ou terrestre, de vida livre ou parasita. Neurilema: envoltrio do axnio, na fibra nervosa, formado pelo citoplasma das clulas de Schwann, que fica imediatamente por fora da bainha de mielina. Neurnios: clulas que constituem o sistema nervoso, Nvel trfico: cada nvel alimentar em uma cadeia alimentar.

O Oligolcito: ovo com pouco vitelo. Oligoquetas: classe de aneldeos cujos representantes apresentam poucas cerdas em cada segmento. Ontognese: desenvolvimento do indivduo desde a fecundao at a maturidade para a reproduo. Organelas: estruturas celulares com funes especficas. sculo: abertura ampla, geralmente na parte apical do corpo dos porferos, por onde tem sada a gua que penetra pelos stios desses animais. Osmose: tipo de difuso que ocorre atravs de membranas semipermeveis. Ostectes: peixes sseos.

stio: qualquer cavidade que d acesso a um rgo ou a uma cavidade natural do corpo. Ostolo: abertura dos estmatos. Ovognia: clula-me dos vulos. Ovovparo: animal cujo desenvolimento embrionrio se inicia dentro do corpo materno.

P Paquteno: uma das subfases da prfase I. Paraplasma: parte vegetativa ou menos ativa do citoplasma. Parapdio: projeo muscular lateral, provida de muitas cerdas, caracterstica dos poliquetas, classe dos aneldeos. Parasitismo: relao ecolgica interespecfica em que uma das partes vive custa de outra, que sofre prejuzo. Parenteral: qualificao do medicamento que dado por via injetvel (intramuscular, endovenosa, subcutnea, ou intradrmica). Partenocrpico: diz-se do fruto que se forma sem prvia fecundao e, por isso, no revela sementes desenvolvidas. Pecolo: estrutura que liga a folha ao caule. Pedicelria: apndice mvel, provida de pina, presente na superfcie do corpo dos equinoremos. Pedipalpos: peas bucais articuladas presentes nos aracndeos. Pele: revestimento cutneo do corpo, formado por tecido epitelial (epiderme) e tecido conjuntivo (derme). Peninrvea: diz-se da folha que tem a distribuio das nervuras lembrando a organizao das barbas de uma pena. Pepsina: enzima proteoltica presente no suco gstrico.

Pepsinognio: precursor da pepsina. Lanado na luz do estmago, em presena de pH baixo, perde um peptdeo e se converte em pepsina. Periblema: tecido de natureza embrionria, nas plantas superiores, do qual derivam os tecidos permanentes da casca ou crtex. Pericarpo: poro dos frutos que resulta do desenvolvimento das paredes do ovrio. Peritrquias: diz-se das bactrias que possuem numerosos clios ou flagelos na sua periferia. Pia-mter: a mais interna das 3 meninges que resguardam todo o encfalo e a medula raquiana. recoberta pela aracnide e pela dura-mter. Pinocitose: ingesto de protenas e outras substncias solveis pela clula. Pirrfitas: protistas aquticos, a maioria de habitat marinho e alguns com capacidade de bioluminescncia. Fazem parte do plncton. Plncton: conjunto de seres do bioma aqutico que flutua na superfcie ao sabor das correntezas. Plasmodesmos: ponte citoplasmtica entre clulas vegetais adjacentes. Plasmlise: sada de gua do citoplasma, com retrao da membrana plasmtica. Platelmintos: vermes achatados, triblsticos, acelomados, aquticos ou terrestres, de vida livre ou parasitas. Pleiotropia: mais de uma caractersticas Polialelia: condio em que um carter condicionado por trs ou mais genes alelos contrastantes, como ocorre com o sistema sangneo ABO. Polimerase: enzima que coordena a formao de um polmero, ou seja, uma molcula formada por unidades semelhantes, que se repetem. Polimerizao: processo em que duas ou mais molculas semelhantes se repetem para formar uma estrutura molecular complexa. Poliploidia: nmero haplide de cromossomos trs ou mais vezes superior ao normal. Polissomo: "rosrio" de ribossomos ao longo de um filamento de RNA mensageiro.

Porferos: filo que rene animais muito simples, ssseis e aquticos. Procariontes: seres unicelulares, sem um sistema de endomembrana, nem organelas; no existe carioteca envolvendo o material gentico. Predatismo: relao ecolgica em que animais comem outros animais. Pronefro: rim primitivo; localiza-se na regio anterior do corpo, aparece em todos os embries dos vertebrados. Protoplasma: contedo gelatinoso da clula. Sinnimo de matria viva da clula. Pseudoceloma: cavidade do corpo incompletamente revestida por mesoderme. Pseudpodo: projeo citoplasmtica com funo de locomoo e captura de partculas. Pteridfita: criptgama vascular.

Q Queratina: protena fibrosa presente nos animais vertebrados; material que forma as unhas, garras e plos e impregna a superfcie da epiderme. Quimiossntese: sntese de matria orgnica realizada por bactrias sem aproveitamento da luz solar, mas utiliando a energia de alguma reao exotrmica. Quimiotactismo: movimento de locomoo envolvendo seres vivos, unicelulares ou partes da clula, causado por estmulo qumico. Quitina: substncia que confere rigidez e resistncia ao exoesqueleto dos artrpodes; tambm encontrada em fungos. Do potno de vista qumico, um polissacardeos nitrogenado.

R Rpteis: classe do subfilo dos vertebrados, cujos representantes apresentam pele coberta de escamas ou placas sseas.

Resistncia: capacidade adquirida por mutao, que alguns seres passam a revelar, e que os torna indenes s substncias que, antes, lhes eram letais. Retculo endoplasmtico: sistema de endomembranas no citoplasma de clulas dos eucariontes. Retina: regio do olho sensvel luz. Retrocruzamento: tcnica que consiste em se cruzar um indivduo portador de carter dominante, cujo gentipo se deseja determinar, com outro portador de carter recessivo. Rodfita: alga vermelha. Rotfero: asquelminto microscpico de habitat aqutico. Apresenta, na extremidade anterior do corpo, uma ou mais coroas de clios em constante movimento vibrtil, dando a impresso de um roda girando. Rumen: o maior dos quatro comparimentos do estmago dos ruminantes.

S Sacarase: enzima que desdobra a sacarose em glicose e frutose. Sacarose: acar predominante na cana-de-acar. Saco embrionrio: estrutura presente no vulo das plantas fanergamas; originase a partir do desenvolvimento do megsporo funcional. Seleo natural: conjunto de fatores ambientais capazes de interferir na capacidade de sobrevivncia e de reproduo de seres vivos. Semipermevel: diz-se da membrana ou parede atravs da qual pode ocorrer osmose, mas que impede a mistura livre dos fluidos entre os quais se acha interposta. Sssil: diz-se do ser vivo fixo a um substrato (local). Simbiose: segundo alguns autores, designa os casos de relaes interespecficas harmnicas, com benefcios mtuos entre os seres vivos. Para outros, uma associao estreita e permanente entre organismos de espcies diferentes.

Simetria bilateral: as metades direita e esquerda do corpo so imagens especulares uma da outra. Simetria radial: qualquer corte passando pelo eixo do corpo, divide-o em metades que so imagens especulares uma da outra. Sinapse nervosa: regio de contato entre neurnios. Somtico: relativo ao corpo. Soros: estruturas presentes nas folhas frteis de pteridfitas; contm os esporngios onde se formam os esporos. Suberina: substncia impermevel presente nas paredes das clulas do sber. Substrato: substncia sobre a qual a enzima tua, convertendo-a em um ou mais produtos.

T Tactismo: movimento de pequenos organismo que, livres em um dado meio, se orientam de acordo com a direo de um estmulo externo. Talassemia: tipo de anemia caracterstico das populaes mediterrneas. Taquicardia: batimento mais rpido do corao, acima do ritmo normal. Taxonomia: ramo da cincia biolgica que estuda a classificao e denominao dos seres vivos. Tecido: um conjunto de clulas semelhantes, que executam uma mesma funo. Telolcito: ovo com grande quantidade de vitelo. Tendes: estruturas que prendem os msculos aos ossos. Ttrade: cromossomos homlogos duplicados em cromtides-irms e pareados. Tiflosole: dobra dorsal no intestino de alguns aneldeos. Tilacide: elemento unitrio que forma o granum. Tonoplasto: membrana que limita o vacolo.

Traduo: mecanismo de produo de protenas a partir do RNAm. Transcrio: sntese de RNA ao longo da cadeia de DNA; ocorre no ncleo. Traquias: tubos revestidos de quitina, que conduzem o ar diretamente para as diferentes partes do corpo dos insetos. Traquefita: planta vascular. Trematides: uma das classes de platelmintos que rene vermes parasitas, como o esquistossomo. Trombo: cogulo sanguneo que se forma dentro dos vasos do sistema circulatrio. Tropismo: movimento orientado das plantas em resposta a certos estmulos ambientais, como a luz e a fora gravitacional. Turbelrios: classe de platelmintos que rene as planrias e as geoplanas.

U Umbrfita: diz-se da planta adaptada em locais sombreados. Uria: excreta nitrogenado produzido no fgado dos vertebrados, a partir de amnia e gs carbnico.

V Vagem: tipo de fruto seco, indeiscente, tambm chamado legume, que se abre para libertar as sementes atravs de duas fendas longitudinais. Vacolo autofgico: vacolo especializado na digesto de partes da clula que o contm. Vacolo digestivo: bolsa membranosa formada pela unio de lisossomos com fagossomos ou pinossomos, onde ocorre a digesto intracelular. Vegetais inferiores: talfitos.

Vegetais intermedirios: cormfitos, no desenvolvem sementes nem apresentam flores. Vegetais superiores: vegetais que formam sementes e apresentam flores, que so rgos de reproduo. Vrus: organismo acelulares de organizao muito simples e todos parasitas intracelulares. Vitelo: material nutritivo de reserva, constitudo de protenas e, principalmente, fosfolipdios, que se acumula no citoplasma da maioria dos vulos (nos animais) e que se destina nutrio do embrio durante o seu desenvolvimento.

X Xerfita: planta adaptada a ambientes secos. Xeromorfa: planta semelhante s xerfitas.

Z Zigteno: subfase da prfase I da meiose, caracteriza-se pelo progressivo emparelhamento dos cromossomos homlogos. Zooplncton: conjunto de animais do plncton. Zosporos: esporos mveis, providos de flagelos, produzidos por algas e fungos.

Vous aimerez peut-être aussi