Vous êtes sur la page 1sur 1

ENSAIO POR PARTICULAS MAGNETICAS OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi fornecer informaes e descrever sobre ensaio por

partculas magnticas. A) Teoria: O ensaio por partcula magntica utilizado na localizao de descontinuidades superficiais e sub-superfciais em matrias ferromagnticos e pode ser aplicado tanto nas peas acabadas quanto semi-acabadas e durante as etapas de fabricao. Ele baseado no princpio de que as linhas de campo magntico em um material ferromagntico so distorcidas por uma interrupo na continuidade do material, que pode ser provocada por variaes abruptas, presena de descontinuidades estruturais (trinca, porosidades, falta de penetrao, incluses, segregaes, etc.) ou presena de qualquer material com propriedades magnticas diferentes do metal base. Se estas descontinuidades so aberta superfcie ou se esto suficientemente prximas s mesmas, as linhas de fluxos distorcidas nesta regio daro origem aos chamados campos de fuga, promovendo o aparecimento de plos magnticos, capazes de atrair partculas magnetizveis para esta regio, revelando-as. B) Procedimento Experimental:

1.

2.

Preparao da Superfcie: Consiste na limpeza da superfcie de forma a permitir a interao das partculas com os campos de fuga de forma a permitir um bom contraste entre partcula e superfcie. Podem ser usados meios qumicos ou mecnico, com lavagem, desengraxe escovao, jato de rea ou granalha etc., dependendo do estado da pea. Induo do Campo Magntico: gerado por um eletrom em forma de U invertido, apoiado na pea a ser examinada. gerado na pea um campo magntico paralelo a linha imaginria que une as duas pernas Yoke produzindo campo magntico longitudinal.

3.

4.

Aplicao do particulado: aplicado as partculas magntica, seca ou em suspenso em liquido, de maneira uniforme ao longo da superfcie e na quantidade correta, pois se aplicar um quantidade pequena pode ser insuficiente para gerar as indicaes e quantidades em excessiva pode diminuir o contraste e a sensibilidade do ensaio. Observao e avaliao das indicaes: necessrio examinar a superfcie para identificar possveis indicaes que possa recusar o uso da pea, e elaborar um relatrio fotogrfico com todas no conformidades encontradas.

C) Resultado e Concluses: Conclui-se que o ensaio por partculas magnticas imprescindvel para detectar descontinuidades que no so detectados em um ensaio visual. Este ensaio vem sendo aplicado na indstria, no processo de fabricao e manuteno metal mecnica em geral, como caldeirarias, tubulaes, na indstria naval, ferroviria, automobilstica, e equipamentos de movimentao de terra e carga (ex.: Retro escavadeiras e Guindaste Civil). D) Referncias: 1. Apostila Ensaio por Partculas Magnticas Ricardo Andreucci 2. Associao Brasileira de Ensaios No Destrutivos e Inspeo www.abende.org.br E) Engenharia Mecnica: Flvio Silva Geraldo Renan Heitor Svio Arthur Milhomes Kaque Barreto

Vous aimerez peut-être aussi