Vous êtes sur la page 1sur 3

1) Referncias bibliogrficas: Steinbeck, John E. A. Socrate. Livro: A prola, ttulo original: The Pearl. Editora: crculo do livro, 1995.

2) Referncias Biogrficas: John Ernst Alcebade Socrate Steinbeck nasceu a 27 de Fevereiro de 1902, no centro agro comercial de Salinas, Steinbeck ainda muito jovem dedica-se a leitura de Dostoievski, John Milton, Flaubert, George Eliot, Thomas Hardy. No entanto, sua maior influncia literria parece ter sido a Bblia. Na Universidade de Stanford, que frequentou durante cinco anos, distinguiu-se em vrias atividades, exceto nos estudos. Em 1925, abandonou o curso sem ter obtido diploma e partiu para Nova York com o firme propsito de tornar-se romancista. Frustrado, voltou a Califrnia. Tinha adquirido maturidade suficiente para compreender que era hora de conciliar o ideal e o sustento. Sem muita dificuldade, conseguiu emprego numa fazenda, que lhe proporcionava tempo o suficiente para se dedicar literatura. Seu primeiro livro, A taa de ouro (1929), j revelava a principal caracterstica de seu estilo: o tom alegrico, a tendncia a expressar-se em Pacific Grove, uma sossegada comunidade metodista. O pai do escritor deu-lhe uma pequena casa e uma mesada para que pudesse enfrentar a presso econmica que abalava os Estados Unidos. Publicou vrios livros, como O grande vale (1938), Caravana de destinos (1945), O destino viaja de nibus (1947), entre outros mais. Entre suas ultimas obras, destaca-se Viagem com Charlie (1967). Morreu aos sessenta e seis anos no dia 20 de Dezembro de 1968 em Nova York, vtima de um ataque cardaco. 3) Resumo: Kino um homem simples e vive com sua famlia em uma cabana. Seu filho, Koiotito, foi picado por um escorpio enquanto dormia em seu bero, Kino e sua mulher entram em desespero e resolvem procurar o mdico da cidade. Ele traz consigo, de longa data, certa rivalidade entre a famlia do mdico e a sua. O mesmo um homem egosta, esbanjador e interesseiro, que no hesitou em desprezar Kino e sua famlia quando bateram desesperadamente a sua porta, simplesmente por no terem dinheiro para custear o tratamento da criana. Correndo contra o tempo, vo atrs do nico meio de conseguir dinheiro para custear o tratamento. Como pescador, sai procura de uma prola no rio. Depois de procurar com toda a f e vontade de ver seu filho fora de perigo, acontece algo indito que desperta a ateno de todas as pessoas conhecidas e tambm desconhecidas, Kino encontra a prola do Mundo. No

havia em toda aquela gua, nada mais belo e reluzente do que a prola, tambm no havia alegria maior que a daquela famlia.

No demorou e toda a populao estava ciente do acontecido. Kino era um homem de sorte, todos os curiosos rodeavam sua cabana, a notcia se espalhou ligeiramente. Quando o mdico soube da prola, sua ganncia e interesse foram flor da pele, imaginouse em lugares requintados, caros e muito longe dali. Tudo o que poderia a cobiada prola lhe proporcionar. Sem perder tempo foi logo atrs de Kino demonstrando toda preocupao possvel em relao criana, que j havia melhorado da picada de escorpio. Mas o mdico, louco para possuir a prola, precisava de qualquer forma prestar servio quela famlia. Logo, forjou uma piora no quadro da criana dando-lhe uma substncia que o fez passar muito mal. Kino ento decide vender a prola para poder pagar o mdico. J havia sonhado com muitas coisas que poderia fazer caso a vendesse, a principal era proporcionar uma boa educao a seu filho. O tempo passou e Coyotito ficou bem, mas, graas prola a vida de Kino e sua famlia tornara-se uma desgraa, sofreram vrias tentativas de roubo, pela primeira vez Kino matou uma pessoa e precisou fugir com sua famlia para onde pudessem estar em segurana. No abrira mo da prola, chegou a procurar certas pessoas especializadas em prolas para avalia-la, mas eram pessoas de m f, que tambm tentaram engan-lo. Com o perigo cada vez mais prximo, o sonho de poder proporcionar a seu filho um bom futuro, no deixava Kino livrar-se da prola. Fugiu com sua famlia para as montanhas e mesmo assim foram perseguidos por homens especialistas em farejar rastros. Kino no viu outra sada a no ser enfrentar os bandidos e mata-los. Neste episdio, um tiro acerta Koiotito que estava aos cuidados de sua me dentro de uma caverna. A tragdia os abalou, retornaram para sua aldeia de origem com a criana nos braos em direo ao rio, onde encontraram a prola. Sem mais motivos para ostent-la, Kino lana a prola com toda a sua fora de volta ao rio.

4) Apreciao da obra. A Prola traz uma moral de histria clssica sobre valores, sobre a ambio doentia, inveja e poder. Como a demasiada ostentao ao valor material pode determinar o destino do ser humano. Como o dinheiro pode trazer desarmonia, violncia e at destruir a vida. Como a falta dele limita as possibilidades, como compra a sade e o bem estar. O livro aponta tambm certa discrepncia entre o saber e a ignorncia, como uma pessoa pouco instruda pode ser facilmente enganada pela malcia de algum mais inteligente, no caso do mdico persuadindo Kino e sua famlia para obter dinheiro. A falta de

um olhar realista, a mente inocente e vulgar da esposa de Kino, ao afirmar a qualquer custo e com um ar mstico que a prola trouxera maldio a sua famlia, no demonstrando um raciocnio mais generalista sobre a circunstncia. A falta de malcia. Tudo aquilo acontecia pela ganncia, pelo egosmo e inveja das pessoas, a estava o perigo. Pela mesma ignorncia foi conduzido Kino, que apesar de desconfiar de tudo e de todos, era limitado por no saber fazer outra coisa da vida, possua a prola, tambm a humildade e a precariedade que o limitava em segurana.

Vous aimerez peut-être aussi