Vous êtes sur la page 1sur 5

INVESTIGAO DE SURTO

Investigar todos ou apenas uma amostra dos casos Magnitude Extenso Natureza do evento A forma de transmisso Tipos de medidas de controle indicadas (individuais, coletivas e ambientais). Objetivos Identificar formas de interromper a transmisso Prevenir a ocorrncia de novos casos * Dependendo do nmero de casos formao de equipes maiores com multiprofissionais.

1. Planejamento do trabalho de campo.


Buscar conhecimento tcnico cientfico acerca da doena suspeita, Verificar o material e equipamentos necessrios, Prever a necessidade de viagens, Definir competncias com seus superiores, Formao de equipes multiprofissionais, se necessrio e definir tarefas, Ter material para coleta de amostras biolgicas, transporte de amostras, laboratrio de referncia. 2. Roteiro da investigao de surtos. Etapa 1 - Confirmao do diagnstico da doena Seleo dos indivduos casos confirmados, provveis e possveis da doena, Coleta de material para exames laboratoriais 1. Amostra de indivduos (fezes, sangue, liquor,etc.) 2. Amostra do ambiente (gua, vetores, mechas, solo, etc.)

Etapa 2 - Confirmao da existncia do surto ou epidemia Diagnstico da doena, Conhecimento da freqncia habitual desses casos naquele lugar, Prudncia na confirmao do surto ou epidemia, observar tais fatores: 1. Sensibilidade diagnstica, 2. Melhoria do sistema de informao, 3. Variao sazonal, 4. Implantao ou implementao de programa de sade que resulte no aumento da sensibilidade de deteco de casos. 5. Tendncia temporal da doena. Etapa 3 Caracterizao do surto ou epidemia Relativa ao tempo: Qual o perodo de durao do surto ou epidemia? Qual o perodo Provvel de exposio? Relativas ao lugar (distribuio espacial): Qual a distribuio geogrfica predominante? Qual o bairro de residncia, escola, local de trabalho, ou outra? Sobre os atributos das pessoas: Quais os grupos etrios e sexo mais atingido? Quais so os grupos, segundo sexo e idade expostos a maior risco de adoecer? Que outras caractersticas distinguem os indivduos afetados da populao geral? Etapa 4 Formulao de hipteses preliminares Hipteses provisrias so elaboradas com base nas informaes obtidas a partir das quais pode-se extrair uma serie de concluses, tais como:

Se a disseminao se deu por veiculo comum, por transmisso pessoa a pessoa ou por ambas as formas. O provvel perodo de tempo de exposio dos casos s fontes de infeco. Perodo de incubao. Provvel agente causal. Avaliao de Hipteses: Evidncias epidemiolgicas, clnicas, laboratoriais e ambientais so suficientes para apoiar as hipteses. Menos evidente pode-se lanar mo de epidemiologia analtica, estudos caso controle estudos adicionais. Etapa 5 Analises parciais Depende da magnitude e gravidade do evento, podendo ser diariamente, semanalmente, mensalmente, deve-se proceder: Consolidao dos dados disponveis de acordo com as caractersticas das pessoas, tempo, lugar; Analises preliminares dos dados clnicos e epidemiolgicos; Discusso destas anlises com outros profissionais; Formulao de hipteses quanto ao diagnstico clnico, fonte de transmisso e potencial de riscos ambientais; Identificao de informaes adicionais, necessrias para a elucidao das hipteses levantadas, para dar continuidade investigao; Identificao de informaes adicionais, necessrias para a avaliao da efetividade das medidas de controle que j esto sendo adotadas; Definio de outras medidas de controle, quando necessrio. Etapa 6 Busca ativa de casos Busca reconhecer e proceder investigao de casos similares no espao geogrfico onde houver suspeita de contatos e ou fonte de contgio.

Etapa 7 Busca de dados adicionais Quando necessrio pode-se conduzir uma investigao mais minuciosa de todos os casos de amostra representativa dos menos, visando esclarecer fortalecer as hipteses iniciais. Etapa 8 Processamento e analises final Dados consolidados em forma de: Tabela Grficos Mapas da rea de estudos Fluxos de pacientes Permite a avaliao de acordo com as variveis de tempo, espao, pessoas, relao pessoal. Alm de clculo de indicadores epidemiolgicos (incidncia, mortalidade, letalidade), dando condio para o processo de deciso-ao. Etapa 9 Recomendaes de medidas de controle Aps a identificao: das fontes de infeco, dos modos de transmisso da populao exposta a elevado risco de infeco Recomendam-se as medidas adequadas de controle e um relatrio circunstanciado, a ser divulgado a todos os profissionais de sade. Etapa 10 Relatrio final Dever ser sumarizado e incluindo tabelas e grficos com as principais concluses e recomendaes tais como: Situao epidemiolgica atual do agravo; Causa da ocorrncia, indicando inclusive se houve falhas da V.E e ou dos servios de sade e as providencias que foram ou sero adotadas para corrigir; Se as medidas de preveno implementadas a curto prazo esto sendo executadas;

Descrio das orientaes e recomendaes, a mdio e longo prazo e serem institudas; Alerta s autoridades de sade dos nveis hierrquicos superiores, naquelas situaes que coloquem sob risco outros espaos geopolticos. Etapa 11 Divulgao O relatrio dever ser divulgado a todo os envolvidos no caso.

Vous aimerez peut-être aussi