Vous êtes sur la page 1sur 9

Karl Marx

Filsofo e revolucionrio alemo

Biografia de Karl Mar


Karl Marx (18181883) foi, filsofo e revolucionrio alemo, Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influncia em vrias reas do conhecimento, tais como Sociologia, Poltica, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras. Karl Marx (1818-1883) nasceu em Trves, cidade ao sul da Prssia Renana, na fronteira da Frana, no dia 5 de maio de 1818. Filho de Herschel Marx, advogado e conselheiro da justia, descendente de judeu, era perseguido pelo governo absolutista de Frederico Guilherme III. Em 1835 concluiu o curso ginasial no Liceu Friedrich Wilhelm. Ainda nesse ano e boa parte de 1836, Karl estudou Direito, Histria, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn. No final de 1836, vai para Berlim, onde se propagam as ideias de Hegel, destacado filsofo e idealista alemo. Max se alinha com os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as questes sociais, fundamentados na necessidade de transformaes na burguesia da Alemanha. Entre 1838 e 1840, dedica-se a elaborao de sua tese, em busca de um cargo de professor. Em 1841, na Universidade de Iena, apresenta o trabalho "A Diferena Entre a Filosofia da Natureza de Demcrito e a de Epicuro". Por motivos polticos, Karl no nomeado, as universidades no aceitam mestres que seguem as ideias de Hegel. Desiludido, dedica-se ao jornalismo. Escreve artigos para os Anais Alemes, de seu amigo Arnold Ruge, mas a censura impede sua publicao. Em outubro de 1842, muda-se para Colnia, e assume a direo do jornal Gazeta Renana, mas logo aps a publicao do artigo sobre o absolutismo russo, o governo fecha o jornal. Em julho de 1843, casa-se com Jenne, irm de seu amigo Edgard von Westphalen. O casal muda-se para Paris, onde junto com Ruge funda a revista "Anais Franco Alemes", onde publica os artigos de Fredrich Engels. Max

publica "Introduo Crtica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questo Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas expulso da cidade. Publica em 1848 o "Manifesto Comunista", onde j esboa suas principais idias com a luta de classes e o materialismo histrico. Em fins de 1844, Max comea a escrever para o "Vornaerts" em Paris. As opinies desagradam o governo Frederico Guilherme V, imperador da Prssia, que pressiona o governo francs a expulsar os colaboradores da publicao, entre eles Max e Engels. Em fevereiro obrigado a sair da Frana. Vai para Blgica. Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantm contato com o movimento operrio europeu. Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemes". Junto com Engels, adquirem um semanrio e se integram "Liga dos Justos", entidade secreta de operrios alemes, com filiais por toda a Europa. No 2 Congresso da Liga, so solicitados para redigir um manifesto. Com base no trabalho de Engels, Os Princpios do Comunismo, Max escreve o "Manifesto Comunista", que envia para Londres em Janeiro de 1848. Na obra, Karl critica o capitalismo, expe a histria do movimento operrio, e termina com um apelo pela unio dos operrios no mundo todo. Pouco tempo depois, Karl e sua mulher so presos e expulsos do Blgica. Depois de vrios exlios e privaes, finalmente se instalam em Londres. Apesar da crise, em 1864 funda a "Associao Internacional dos Trabalhadores, em Londres" que fica conhecida como "Primeira Internacional". Com a ajuda de Engels, publica em 1867, o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em que sintetiza suas crticas economia capitalista. Ao escrever "Crtica ao Programa de Gotha", condena o programa que o partido socialista alemo adotara em 1875. As teorias de Marx influenciaram a Revoluo Russa de 1917, tericos e polticos como Lnin, Trotski, Stalin e Mao Ts-Tung. Assim, sua doutrina esteve presente em vrios pases, como a extinta URSS, a China e Cuba. Karl Heinrich Max morreu em Londres, no dia 14 de maro de 1883, em consequncia de uma bronquite e de problemas respiratrios.

Ideias marxistas Este filsofo alemo foi expulso da maior parte dos pases europeus devido ao seu radicalismo. Seu envolvimento com radicais franceses e alemes, no agitado perodo de 1840, fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. Segundo este economista, o capitalismo era o principal responsvel pela desorientao humana. Ele defendia a idia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propsito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a caracterstica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsvel pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenas sociais. Este grande revolucionrio, que tambm participou ativamente de organizaes clandestinas com operrios exilados, foi o criador da obra o Capital, livro publicado em 1867, que tem como tema principal a economia. Seu livro mostra estudos sobre o acmulo de capital, identificando que o excedente originado pelos trabalhadores acaba sempre nas mos dos capitalistas, classe que fica cada vez mais rica as custas do empobrecimento do proletariado. Com a colaborao de Engels, Marx escreveu tambm o Manifesto Comunista, onde no poupou crticas ao capitalismo. Este notvel personagem histrico faleceu em Londres, Inglaterra, em 14 de maro de 1883, deixando muitos seguidores de seus ideais. Lnin foi um deles, e, na Unio Sovitica, utilizou as idias marxistas para sustentar o comunismo, que, sob sua liderana, foi renomeado para marxismo-leninismo. Contudo, alguns marxistas discordavam de certos caminhos escolhidos pelo lder russo. At hoje, as idias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou no as teorias do pensador alemo, concordam com a idia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produo.

Obras de Karl Marx


Diferena da filosofia da natureza em Demcrito e Epicuro Ano: 1841 Tese de doutoramento na Universidade de Iena Crtica da filosofia do Direito de Hegel Ano: 1843 A questo judaica Ano: 1843 Contribuio para a crtica da filosofia do Direito em Hegel Ano: 1844 Manuscritos econmico-filosficos Ano: 1844 Teses sobre Feuerbach Ano: 1845 A Sagrada Famlia Ano: 1845 A ideologia alem Ano: 1845-1846 Misria da filosofia Ano: 1847 Manifesto comunista Ano: 1848 Trabalho assalariado e capital Ano: 1849 As lutas de classe na Frana de 1848 a 1850 Ano: 1850 Mensagem da Direo Central da Liga Comunista Ano: 1850 O 18 brumrio de Lus Bonaparte Ano: 1852 Punio capital Ano: 1853 Grundrisse Ano: 1857-1858

Para a crtica da economia poltica Ano: 1859 Populao, crime e pauperismo Ano: 1859 Salrio, preo e lucro Ano: 1865 O Capital: crtica da economia poltica (Livro I: O processo de produo do capital) Ano: 1867 A guerra civil na Frana Ano: 1871 Resumo de Estatismo e anarquia, obra de Bakunin Ano: 1874-1875 Crtica do Programa de Gotha Ano: 1875 Notas sobre Adolph Wagner Ano: 1880

Karl Marx e Engels: idealizadores do socialismo

Introduo

Do ponto de vista poltico e econmico, o comunismo seria a etapa final de um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder poltico e econmico para as mos da classe trabalhadora. Para atingir este estgio, deveria-se passar pelo socialismo, uma fase de transio onde o poder estaria nas mos de uma burocracia, que organizaria a sociedade rumo igualdade plena, onde os trabalhadores seriam os dirigentes e o Estado no existiria.

Caractersticas do socialismo

Diferentemente do que ocorre no capitalismo, onde as desigualdades sociais so imensas, o socialismo um modo de organizao social no qual existe uma distribuio equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.

Sabe-se que as desigualdades sociais j faziam com que os filsofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situaes de igualdade, tanto em seus direitos como em seus deveres; porm, no possvel fixarmos uma data certa para o incio do comunismo ou do socialismo na histria da humanidade. Podemos, contudo, afirmar que ele adquiriu maior evidncia na Europa, mais precisamente em algumas sociedades de Paris, aps o ano de 1840 (Comuna de Paris).

Na viso do pensador e idealizador do socialismo, Karl Marx, este sistema visa a queda da classe burguesa que lucra com o proletariado desde o momento em que o contrata para trabalhar em suas empresas at a hora de receber o retorno do dinheiro que lhe pagou por seu trabalho. Segundo ele, somente com a queda da burguesia que seria possvel a ascenso dos trabalhadores.

A sociedade visada aqui aquela sem classes, ou seja, onde todas as pessoas tenham as mesmas condies de vida e de desenvolvimento,

com os mesmos ganhos e despesas. Alguns pases, como, por exemplo, Unio Sovitica (atual Rssia), China, Cuba e Alemanha Oriental adotaram estas idias no sculo XX. A mais significativa experincia socialista ocorreu aps a Revoluo Russa de 1917, onde os bolcheviques liderados por Lnin, implantaram o socialismo na Rssia.

Porm, aps algum tempo, e por serem a minoria num mundo voltado ao para o lucro e acmulo de riquezas, passaram por dificuldades e viram seus sistemas entrarem em colapso. Foi a Unio Sovitica que iniciou este processo, durante o governo de Mikail Gorbachov (final de dcada de 1980), que implantou um sistema de abertura econmica e poltica (Glasnost e Perestroika) em seu pas. Na mesma onda, o socialismo foi deixando de existir nos pases da Europa Oriental.

Atualmente, somente Cuba, governada por Fidel Castro, mantm plenamente o sistema socialista em vigor. Mesmo enfrentando um forte bloqueio econmico dos Estados Unidos, o lder cubano consegue sustentar o regime, utilizando, muitas vezes, a represso e a ausncia de democracia.

Correntes

Existem vrias correntes do socialismo, entre elas as principais so: socialismo democrtico, socialismo rabe, socialismo africano, comunismo, eco-socialismo, social anarquismo, social democracia, socialismo utpico, socialismo de mercado e socialismo revolucionrio.

Pases atuais que seguem o socialismo e so unipartidrios:

- Repblica Popular da China, Repblica Popular Democrtica da Coreia (Coreia do Norte), Repblica de Cuba, Repblica Socialista do Vietn e Repblica Democrtica Popular do Laos.

Uma pouco sobre o Comunismo:

Karl Marx: o "pai" do comunismo

Definio O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, polticas e econmicas) que visa a criao de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produo (fbricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se pblicos. No campo poltico, a ideologia comunista defende a ausncia do Estado. " O Capital" de Karl Marx As ideias do sistema comunista esto presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filsofo alemo prope a tomada de poder pelos proletrios (operrios das fbricas) e a adoo de uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas. Outra obra importante, que apresenta esta ideologia, "O Manifesto do Partido Comunista" de Marx e Engels. A Revoluo Russa

O grande marco histrico do comunismo foi a Revoluo Russa de 1917. Podemos citar tambm, neste contexto, a Revoluo Cubana que ocorreu em 1 de janeiro de 1959. Outros tericos comunistas: Outros importantes tericos do comunismo foram: Rosa Luxemburgo, Antnio Gramsci e Vladimir Lnin.

Vous aimerez peut-être aussi