Vous êtes sur la page 1sur 4

Crnica N 73 RETALHOS IX

Por Henrique de Almeida Cayolla

Introduo:

Hoje temos: Alguns curiosos pensamentos de um notvel brasileiro, listagens de alimentos relacionados com carboidratos, e pormenores da maneira de ser de Bocage.

1- MILLR FERNANDES
INTRODUO Esta publicao de alguns pensamentos deste grande homem de letras, falecido h apenas pouco meses, uma modesta homenagem que se presta a um notvel vulto da cultura brasileira. Repare-se na invulgaridade e na mordacidade desses pensamentos. Millr Fernandes (Milton Viola Fernandes). Escritor, tradutor, jornalista, desenhista, humorista, dramaturgo. Nasceu no Rio de Janeiro em 16.8.1923. Faleceu em 27.3.2012 Valia-se do humor para criticar o poder e as foras dominantes. Foi uma figura desbravadora no panorama cultural brasileiro: no teatro, por exemplo, empreendeu uma revoluo no campo da traduo de peas.

Pensamentos
1 -- Democracia quando eu mando em voc, ditadura quando voc manda em mim. 2 -- Cada um s sinceramente ateu quando est muito bem de sade. 3 -- De todas as taras sexuais, no existe nenhuma mais estranha do que a abstinncia. 4 -- Com muita sabedoria, estudando muito, procurando compreender tudo e todos, um homem consegue depois de mais ou menos quarenta anos de vida, aprender a ficar calado. 5 -- Metade da vida estragada pelos Pais. A outra metade pelos filhos. 6 -- Se todos os homens recebessem exactamente o que merecem, ia sobrar muito dinheiro no mundo. 7 -- Um homem comea a ficar velho quando j prefere andar s do que mal acompanhado. 8 -- Erudito um sujeito que tem mais cultura do que cabe nele. 9 -- O homem um macaco que no deu certo. 10 -- Todo o homem nasce original e morre plgio. 11 -- A verdadeira amizade aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades. 12 -- Como so admirveis as pessoas que no conhecemos bem! 13 -- As pessoas que falam muito, mentem sempre, por que acabam esgotando o seu stock de verdades.

14 -- No devemos resistir s tentaes: Elas podem no voltar. 15 -- Chato: Indivduo que tem mais interesse em ns do que ns temos dele. 16 -- Esta a verdade: A vida comea quando a gente sabe que ela no dura muito. 17 -- O dinheiro no d felicidade, mas paga tudo o que ela gasta. 18 -- Anatomia uma coisa que os homens tambm tm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor.

2 DIETA DOS CARBOIDRATOS: o que pode, e o que no pode comer.


Num programa da TV, sobre o tema barriga grande, do conhecidssimo Dr. Oz, ele aconselhava fugir o mais possvel dos carboidratos. Mas ento o que se pode e o que no se pode comer? Procurando uma receita para emagrecer, obti estas listas adaptadas da dieta dos carboidratos, que alimentam, e ao mesmo tempo ajudam a emagrecer. Tomem cuidado para no exagerar na dieta, pois podem comear a enfraquecer. Por isso, aconselhvel que consultem um mdico, para que ele avalie as vossas condies de sade e acompanhe a vossa dieta.

Podem comer: Lista de alimentos que no contm carboidratos e podem comer vontade: Agrio gua
com gs gua Natural gua Tnica Diet Alface Espargos Atum Aves Azeite Azeitona com tempero Bacalhau Bacon Beringela Brcolos Caf Camaro Caranguejo Carne em geral Caviar Cebola como tempero Cenoura (1 por dia) Ch (cidreira, mate, etc) Chicria Chuchu Coca light Cogumelo Couve Couve-flor Espinafre Frango Gin Lagosta Limo Linguia Manteiga Margarina Mexilhes Nabo Omeleta Ostra Ovos (fritos, cozidos, mexidos) Ovos cozidos Peixe Pepino Pepsi Light Pimenta Presunto Queijos (s industrializados) Rabanete Repolho Sal Salada verde Salpico (maionese caseira, salada, pimento), Salsa Sopa de legumes Tomate (at 3 por dia) Vagem.

No podem comer: Lista de alimentos que contm carboidratos: Abbora Acar Adoantes com Frutose Adoantes com
Lactose gua Tnica Almndegas Amendoim Amidos Arroz Banana Batata Beterraba Biscoito Bolachas Bolos Caju Ketchup Cereais Chicletes Doces Ervilhas Farinha Feijo Figos Frutas Frutas Secas Geleia Leite Leite Desnatado Macarro Mandioca Massas em Geral Mel Milho Mortadela Po Passas Petiscos Queijo Fresco Salsicha Sevenup Diet Soja Sorvetes Sprite Diet Suco de Frutas Tmaras Trigo Iogurte.

Proibido

comer: Aucares, Arroz, Feijo, Bolachas, Farinhas e


Derivados, Mandioca, Achocolatados (Nescau, Toddy, etc), Batatas, Beterrabas, Ervilhas, Queijo, Milho-Verde,

Maizena, Macarro (massas em geral), Coxinhas, Batata-doce, Frutas, Conservas, Bolos e Tortas.

D para fazer a dieta e emagrecer sem passar fome. s seguir uma dieta sria e sem exageros, que vocs chegam l. Emagrecer, s depende da prpria pessoa.

3 - BOCAGE. Pormenores da maneira de ser de um invulgar


portugus.

Os patos
Conta-se que Bocage, ao chegar a casa um certo dia, ouviu um barulho estranho vindo do quintal. Chegando l, constatou que um ladro tentava levar os seus patos de criao. Aproximou-se vagarosamente do indivduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com os seus amados patos, disse-lhe: -Oh, bucfalo ancrono! No te interpelo pelo valor intrnseco dos bpedes palmpedes, mas sim pelo acto vil e sorrateiro de profanares o recndito da minha habitao, levando meus ovparos sorrelfa e socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo... mas se para zombares da minha elevada prosopopeia de cidado digno e honrado, dar-te-ei com a minha bengala fosfrica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal mpeto que te reduzirei quinquagsima potncia que o vulgo denomina nada. E o ladro, confuso, diz: - Doutor, afinal levo ou deixo os patos?

UM SONETO
J Bocage no sou!... cova escura Meu estro vai parar desfeito em vento... Eu aos cus ultrajei! O meu tormento Leve me torne sempre a terra dura. Conheo agora j quo v figura Em prosa e verso fez meu louco intento. Musa!... Tivera algum merecimento, Se um raio da razo seguisse, pura! Eu me arrependo; a lngua quase fria Brade em alto prego mocidade, Que atrs do som fantstico corria: Outro Aretino fui... A santidade Manchei!... Oh! Se me creste, gente mpia, Rasga meus versos, cr na eternidade! Bocage

Vous aimerez peut-être aussi