Vous êtes sur la page 1sur 3

Universidade Mogi das Cruzes. Campus Vila Lobos. Sup. Tec. Analise e Desenvolvimento de Sistemas.

Lgica de Programao. Cloud Computing

Nome: Nilton Paulino da Cunha Cloud Computing.


O que Cloud Computing? Ou computao em Nuvem?

31/03/2010 Rgm 12101100714

Essa uma pergunta difcil de responder, Cloud Computing um termo novo, que mostrou sua cara em meados de 2008, Computao em Nuvem surgiu a partir da necessidade de poder acessar arquivos em qualquer lugar, bastando ter um computador com um Browser (Internet Explorer, Firefox, Gooogle Chrome e etc..), e conexo a internet.

Muita gente ainda no conhece esse novo conceito de computao, alguns estudiosos e especialistas em informtica dizem que em um futuro no muito distante no se chamar Computao em Nuvem, mais simplesmente Computao. Isso mostra para qual direo a tecnologia vai, muitas pessoas so usurios de algum tipo de Cloud Computing, e se quer tem o noo disso. Esse texto por exemplo esta sendo totalmente digitado em uma aplicao baseada em computao nas nuvens O "Google Docs". Optei em usar essa aplicao para mostrar a eficcia do aplicativo, eu poderia estar agora em outra cidade e com um simples acesso a internet daria para abrir esse documento e continuar a escrever, ou alterar, ou simplesmente mostrar para algum. Essa a verdadeira idia da Computao em Nuvem, voc poder ter a acessibilidade em qualquer lugar, sem depender de um computador cheio de softwares pagos e instalados, que deixam seu computador lento e pesado, umas das maiores vantagens de utilizar computao em nuvem o fato de que voc no se preocuparia mais em ficar fazendo upgrade em seu computador a cada nova verso de sistema operacional que lanado, voc s teria de se preocupar em ter uma boa conexo com a internet. Vantagens e Desvantagens da Computao em Nuvem. Vantagens: Voc pode ter acesso aos seus documentos e arquivos, como musica vdeos, fotos e etc. Em qualquer lugar do mundo, muitas aplicaes de Computao em nuvem so gratuitas, e as que no so, voc tem a opo de pagar pelo tempo que usar, sem ficar preso a uma licena. hoje existe diversos servidores que oferecem o servio gratuitamente, eu experimentei alguns como: Icloud - http://os.icloud.com; Cloudo - http://beta.cloudo.com; Glide - http://desktop.glidesociety.com; EyeOs - http://my.eyeos.com. Cada um tem a sua particularidade, nesses servidores voc faz um rpido cadastro e pronto, pode comear a usar os servios de imediato. Quando voc faz o login e abre um desktop totalmente virtual, com barra de tarefas, menus, papel de parede, editores de textos e planilhas, editores de fotos, player de som e vdeo, programas de mensagem instantnea ( tipo Messanger ), at um browser, todos os servidores que testei com exceo do Glide, so totalmente configurveis, desde papel de parede, a temas, fontes, layout e etc.

Tela inicial do site Icloud.

Desvantagens: Algumas aplicaes ainda esto em faze de teste, por isso o usurio encontra alguns bugs, por exemplo voc cria um texto no Editor de textos, salva e fecha o documento, e quando abre novamente o arquivo tudo o que voc digitou some, e o programa fica exibindo mensagem de erro, mas temos que lembrar que a maioria dos servidores ainda esto em fase beta, muitos ainda esto em testes, ou em fase de finalizao, por isso voc tem realmente que testa um por um antes de escolher qual usar, mais com certeza quem testa acaba sendo usurio permanente de uma delas, pois a facilidade e a comodidade da Cloud Computing maravilhosa. Sites visitados: http://pt.wikipedia.org Wikipdia. http://www.infowester.com/cloudcomputing.php - infowest. http://computerworld.uol.com.br/gestao/2008/04/17/cloud-computing-prepare-se-para-a-novaonda-em-tecnologia/ - Computerworld.

Vous aimerez peut-être aussi