Vous êtes sur la page 1sur 6

FACULDADE ANHANGUERA - UNIABC

SISTEMA SUPERVISRIO

SANTO ANDR SP 2012

FACULDADE ANHANGUERA - UNIABC

QUESTIONRIO

Trabalho de Graduao em Tecnologia em Mecatrnica Industrial pela Faculdade Anhanguera - UniABC, apresentado como exigncia parcial da disciplina de Sistema Supervisrio.

SANTO ANDR SP 2012

Questes

1. Descreva as necessidades que geraram o desenvolvimento dos sistemas supervisrios. As necessidades do monitoramento das variveis do processo produtivo, tais como: presso, vazo, temperaturas, etc. Devido competitividade industrial, o mercado sentiu a necessidade de aumentar a produtividade sem perder qualidade. O tempo e a quantidade de funcionrios e planilhas seriam muito grandes e com isso os processos obrigatoriamente deveriam ser acompanhados com maior frequncia e preciso. 2. Explique a funo do DDE (Dynamic Data Exchange)? O protocolo DDE (Dinamic Data Exchange) nativo no Sistema Operacional Windows e permite o intercmbio dinmico de dados a partir da configurao de trs parmetros bsicos: - Aplicao: nome do programa servidor; - Tpico: nome do tpico de acesso; - Item: endereo da varivel; um protocolo relativamente simples, porm possui as vantagens de ser rpido e necessitar de pouco recurso do processador. Estes protocolos so utilizados para fazer o acesso de leitura ou escrita na memria do equipamento de controle por meio do servidor de comunicao (drivers). Quando a operao de leitura os dados so lidos da memria do equipamento de controle e armazenados na memria da estao de superviso em variveis. Na operao de escrita o valor contido nessas variveis escrito em um determinado endereo de memria do equipamento de controle. 3. Um sistema de superviso industrial possui mdulos de gerao de relatrios e planejamento de tarefas. Cite no mnimo 3 funes de cada mdulo. Os relatrios de produo incluindo os relatrios de balano de massa ou energia demonstram quanto uma determinada planta produziu, quanto consumiu de insumos, de energia, etc. e constituem o principal relatrio de interesse gerencial. Outro alvo de interesse, desta vez por parte do pessoal da manuteno so os relatrios de monitoramento de equipamentos que dizem quando cada equipamento parou, por que parou e por quanto tempo ficou parado. O relatrio de acesso lista quais foram os usurios que acessaram o SSC ou modificaram algum parmetro do processo. 4. Quais as etapas de planejamento dos sistemas supervisrios? As etapas so: 1.Entendimento do processo a ser automatizado;

2.Tomada de dados (variveis); 3.Planejamento do banco de dados; 4.Planejamento dos alarmes; 5.Planejamento da hierarquia de navegao entre telas; 6.Desenho de telas; 7.Grfico de tendncias dentro das telas; 8.Planejamento de um sistema de segurana; 9.Padro industrial de desenvolvimento; 5. De que forma os alarmes podem ser hierarquizados? Como o operador pode intervir na planta mediante uma situao em alarme? - Condies de acionamento dos alarmes; - Escolha e notificao de operadores; - Envio de mensagens; - Providncia de aes. Em tese,os alarmes teriam a funo de: - Chamar a ateno do operador para uma modificao do estado do processo; - Sinalizar um objeto atingido; - Fornecer indicao global sobre o estado do processo; 6. Quais os pontos fundamentais para o planejamento de navegao das telas? O planejamento de navegao consiste em uma srie de telas que fornecem progressivamente detalhes das plantas e seus constituintes medida que se navega atravs do aplicativo. A boa organizao da navegao torna o sistema claro e condizente com a realidade, guiando o servio dos usurios. Geralmente so projetadas barras de navegao, com botes que dem uma idia do contedo da tela a ser chamada. A barra permite a navegao entre as telas do processo. Devemos manter uma consistncia no uso de smbolos e cores e nos nomes dos botes, clareza no entendimento, e criar uma padronizao das telas que devem possuir ttulos, nomes chaves para as tags e botes de navegao para as telas anteriores e posteriores.

7. Que so grficos de tendncias? Os grficos de tendncia mostram como determinadas variveis de processo mudam ao longo do tempo atravs de sua imagem grfica. Esse tipo de tela pode possuir vrios indicadores com diferentes cores para se obter uma fcil comparao entre os dados. Os dados plotados podem ser obtidos em tempo real, amarrados

com o tempo de Scan dos CLPs, ou podem advir de um histrico arquivado. Por exemplo, tendncias histricas podem ser usadas para: - Analisar tendncias de processo; - Monitorar a eficincia da produo; - Arquivar variveis de processo para garantir a conformidade com leis federais ou outras regulamentaes; Com base nessas informaes o operador ter condies de avaliar situaes crticas do sistema. 8. Discuta os aspectos fundamentais a serem analisados para permitir o acesso dos operadores em relao s plantas automatizadas. Considere operao normal e sob contingncia. Na operao normal, a vigilncia visa detectar falhas possveis, antes que possam causar consequncias graves. J a operao de contingncia caracterizada pela simultaneidade de vrios eventos simples causadores de perturbaes no processo. O ponto em questo que o operador tem que optar por gerenciar vrias atividades simultaneamente.

BIBLIOGRAFIA http://pt.scribd.com/doc/68195083/58997860-APOSTILA-IFF-Supervisorio-Scada acesso em 10/2012. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_Supervis%C3%A3o_e_Aquisi%C3%A7%C3 %A3o_de_Dados acesso em 10/2012. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Data_Exchange acesso em 10/2012.

Vous aimerez peut-être aussi