Vous êtes sur la page 1sur 5

Anlise Econmica e Social - 1 Questo 1: Muitos so os assuntos do qual a cincia econmica estuda.

O primeiro que nos vem cabea quando falamos de economia o dinheiro sem dvida, mas tambm: Alternativas 1 - Todos os bens considerados infinitos; 2 - Todos os bens considerados finitos; 3 - Todos os bens escassos 4 - Todos os bens que sobram; 5 - Todos os bens que faltam. Questo 2: Se todos os bens e servios consumidos pelas pessoas cassem do cu, ningum precisaria estudar economia, isto por que: Alternativas 1 - No haveria dinheiro; 2 - Haveria dinheiro em excesso; 3 - No haveria empresas; 4 - No haveria comrcio; 5 - No haveria escassez. Questo 3: Pense no seguinte: h pouco mais de dez anos atrs os celulares no existiam! Mas atualmente o brasileiro no vive sem celular... em breve, atingiremos a marca de um celular por habitante! Ou seja, a necessidade de uso do celular desenvolveu-se recentemente. Essa exatamente a lgica do desenvolvimento econmico: ___________________. Escolha a alternativa que preenche corretamente o raciocnio acima: Alternativas 1 - Novos produtos e servios so desenvolvidos constantemente; 2 - Novos produtos e servios so desenvolvidos descontinuamente; 3 - Novos produtos e servios so dificilmente desenvolvidos; 4 - A populao consumista; 5 - As pessoas esto cada vez mais endividadas. Questo 4: visto como um mecanismo de livre ajustamento do mercado. Nesse contexto, importante observar que alguns economistas so grandes defensores da liberdade de mercado (estilo Adam Smith). Estamos falando de: Alternativas 1 - Custo de Oportunidade; 2 - Lei da Oferta e da Procura; 3 - Escassez; 4 - Economia; 5 - Liberalismo Econmico. Questo 5: Ilustra um mercado no qual existe uma nica empresa, que vende a todos os consumidores, no havendo, portanto, concorrncia nem produtos substitutos. Estamos falando de: Alternativas 1 - Liberalismo Econmico; 2 - Custo de Oportunidade; 3 - Lei da Oferta e da Procura; 4 - Monoplio; 5 - Oligoplio.

Anlise Econmica e Social - 2

Questo 1: Conhecido como outro lado da economia, que no aborda as decises individuais, mas o funcionamento da economia como um todo. Esse ramo da economia conhecido como: Alternativas 1 - Microeconomia; 2 - Macroeconomia; 3 - Super economia; 4 - Mini Economia 5 - Hiper Economia. Questo 2: Conhecendo um pouco mais sobre as polticas macroeconmicas, que podemos chamar simplesmente de polticas econmicas, como so popularmente conhecidas, o governo tem quatro grandes objetivos de poltica econmica: I - reduo do desemprego e aumento do crescimento econmico; II - reduo da inflao (evitar aumento generalizado dos preos); III - equilbrio nas contas externas (buscar saldo positivo nas transaes com o exterior); IV - justa distribuio da renda. Em relao aos objetivos de polticas econmicas do governo e as sentenas acima, assinale a alternativa correta: Alternativas 1 - Apenas I e II so verdadeiras; 2 - Apenas II e III so verdadeiras; 3 - Apenas II e IV so verdadeiras: 4 - Apenas I, III e IV so verdadeiras; 5 - Todas as alternativas so verdadeiras. Questo 3: Leia com ateno a seguinte frase: Ao reduzir alguns impostos, o governo tambm aquece a economia, pois estimula a venda de carros. Com isso, menos pessoas ficam desempregadas e o pas exporta mais. Podemos observar trs objetivos de poltica econmica cumpridos nessa situao: Alternativas 1 - Estmulo ao emprego e ao crescimento econmico, melhoria da distribuio da renda (indiretamente) e melhoria das contas externas; 2 - Desestmulo ao emprego e ao crescimento econmico, melhoria da distribuio da renda (indiretamente) e melhoria das contas externas; 3 - Estmulo ao emprego e ao crescimento econmico, estagnao da distribuio da renda (indiretamente) e melhoria das contas externas; 4 - Desestmulo ao emprego e ao crescimento econmico, estagnao da distribuio da renda (indiretamente) e diminuio das contas externas; 5 - Estmulo ao emprego e ao crescimento econmico, diminuio da inflao e taxas de juros. Questo 4: No Brasil especificamente, h uma preocupao muito grande com a inflao, pois na dcada de 80 e incio da dcada de 90 tivemos altssimas taxas de inflao no Brasil, configurando a chamada hiperinflao. Assinale a alternativa que representa o plano econmico que acabou por domar o drago da inflao. Alternativas 1 - Plano Bresser; 2 - Plano Collor I; 3 - Plano Collor II; 4 - Plano Cruzado; 5 - Plano Real.

Questo 5: No incio de 2007, o governo federal lanou um conjunto de medidas para proporcionar maior crescimento econmico do pas, com aes previstas at 2010 e uma meta de gastos de 500 bilhes de reais, juntamente com: Alternativas 1 - PBI (Programa de baixa de Inflao); 2 - PDI (Programa de Diminuio da Inflao); 3 - PAC (Programa de Acelerao do Crescimento); 4 - PAE (Programa de Aceleramento Econmico); 5 - PAES ( Programa de Aceleramento Econmico e Social). Anlise Econmica e Social - 3 Questo 1: O captulo III do livro, traz algumas transformaes da economia brasileira. Dentre algumas, temos que aps a segunda guerra mundial, o Brasil se lanou ao evento econmico que ficou conhecido como______________________________________________. No fim dos anos 1950 e incio dos anos 1960, tivemos outro importante evento econmico, que ________________________________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: Alternativas 1 - Terceira Guerra Mundial e Guerra dos Farrapos; 2 - Plano Collor e Plano Bresser 3 - Plano Bresser e a implementao da indstria de bens de consumo durveis; 4 - Implementao da indstria de base e a implementao da indstria de bens de consumo durveis; 5 - Recesso ps Getlio Vargas e Plano Bresser. Questo 2: palavra depsito compulsrio, atribumos o conceito de: Alternativas 1 - Valor que os bancos devem recolher junto ao Banco Central, correspondente a um percentual sobre os depsitos a vista que os mesmos possuem; 2 - Valor que os bancos devem recolher junto ao Banco Central, correspondente a um percentual sobre os depsitos a prazo que os mesmos possuem; 3 - Valor que os bancos devem deixar no cofre, correspondente a um percentual sobre os depsitos a vista que os mesmos possuem; 4 - Valor que os bancos devem deixar no cofre, correspondente a um percentual sobre os depsitos a prazo que os mesmos possuem; 5 - Valor que os bancos devem distribuir/pagar diariamente, correspondente a um percentual sobre os depsitos a vista e a prazo que os mesmos possuem, a fim de que se promova um encaixe de valores. Questo 3: Se do pelo acmulo de moedas estrangeiras realizadas pelo Banco Central. Quanto maior for o volume de reservas do pas, mais seguro considerado pelo mercado internacional. Estamos falando de: Alternativas 1 - Reserva de Capital; 2 - Reserva Cambial; 3 - Reserva de dlar; 4 - Reserva de Euro; 5 - Reserva Inflacionria. Questo 4: Pode-se conceituar a economia como uma cincia social que estuda como a sociedade decide empregar seus recursos produtivos escassos, ou seja, os fatores de produo: Alternativas 1 - Terra, trabalho e capital; 2 - Terra, produto e trabalho;

3 - Terra, capital e dinheiro; 4 - Dinheiro e trabalho; 5 - Trabalho, emprego e dinheiro. Questo 5: Estudar a economia brasileira uma oportunidade rara de compreender as profundas transformaes ocorridas no Brasil, no que tange aos aspectos _______________________ e ______________________ de nosso pas. Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente: Alternativas 1 - De sade; Financeiros; 2 - Financeiro; Econmicos 3 - Econmico; educacional; 4 - Econmico; social 5 - Social e educacional.

Anlise Econmica e Social - 4 Questo 1: A elasticidade da demanda uma ferramenta muito til para a anlise econmica. Sabemos pela lei da procura que a queda no preo de um bem aumenta a quantidade demandada. Quando conhecemos a elasticidade preo da demanda de um bem, podemos: Alternativas 1 - Prever o preo de um bem; 2 - Prever quanto a mais dele ser vendido a um preo mais baixo; 3 - Prever quanto a mais dele ser vendido a um preo mais alto; 4- Prever qual o estoque que o fabricante dever ter para suprir a alta demanda; 5 - Prever qual a produo que o fabricante dever ter para suprir a demanda sem ficar com estoque. Questo 2: No captulo IV foi visto que o equilbrio de mercado reflete as foras da mo invisvel. As aes de compradores e vendedores individuais, cada um agindo em seu prprio interesse, levam a um equilbrio de mercado. O equilbrio de mercado ser eficiente da perspectiva social, se as quatro seguintes condies forem satisfeitas: I Compradores e vendedores informados; II Concorrncia perfeita; III No existe benefcio da externalidade; IV No existe custo de externalidade. Em relao s sentenas acima, CORRETO afirmar: Alternativas 1 - Apenas I verdadeira; 2 - Apenas I e II so verdadeiras; 3 - Apenas II e III so verdadeiras; 4 - Apenas I, III e IV so verdadeiras; 5 - Todas so verdadeiras.

Questo 3: Quando a quantidade de um bem igual quantidade ofertada, temos: Alternativas 1 - Aumento da demanda; 2 - Aumento da oferta; 3 - Equilbrio de mercado; 4 - Diminuio da demanda; 5 - Diminuio da oferta Questo 4: A curva de demanda negativamente inclinada por causa do efeito conjunto de dois fatores. Se o preo de um bem aumenta, a queda da quantidade da demanda ser provocada por estes dois efeitos somados: Alternativas 1 - Efeito preo e efeito populao 2 - Efeito substituio e efeito renda; 3 - Efeito renda e efeito demanda; 4 - Efeito substituio e efeito preo 5 - Efeito demanda e efeito oferta.

Questo 5: 'Parte do diagnstico de que a inflao brasileira possua um forte carter inercial. Dividiu o ataque ao processo inflacionrio em trs fases: ajuste fiscal, indexao completa da economia e reforma monetria". A que plano estamos nos referindo? Alternativas 1 - Plano Bresser; 2 - Plano Collor; 3 - Plano Cruzado; 4 - Plano Real; 5 - Plano Cruzeiro.

Vous aimerez peut-être aussi