Vous êtes sur la page 1sur 7

Escola Cientfica da Administrao

TEORIA DA ORGANIZAO CIENTIFICA DO TRABALHO Esta escola teve a sua origem nos Estados Unidos a partir do engenheiro da Ford Motor Company, Frederick Winslow Taylor (1856-1915). A sua preocupao era aumentar a produtividade da empresa, aumentando o nvel de eficcia e eficincia dos operrios. A administrao cientfica um modelo de administrao criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do sculo XIX e incio do sculo XX e que se baseia na aplicao do mtodo cientfico na administrao com o intuito de garantir o melhor custo/benefcio aos sistemas produtivos.

FREDERICK TAYLOR Taylor procurava uma forma de elevar o nvel de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produo. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da poca eram falhos. A falta de padronizao dos mtodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operrios e a forma de remunerao utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor. Assim, em 1903, ele publica o livro Administrao de Oficinas onde expe pela primeira vez suas teorias. Taylor prope a racionalizao do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operrios com a padronizao do mtodo e das ferramentas. Os operrios deveriam ser escolhidos com base em suas aptides para a realizao de determinadas tarefas (diviso do trabalho) e ento treinados para que executem da melhor forma possvel em menos tempo. Taylor, tambm, defende que a remunerao do trabalhador deveria ser feita com base na produo alcanada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.
CURSO TOTAL TRANSAES IMOBILIARIAS. TURMA: 76. ESCOLA CIENTIFICA. GRUPO: Mariane Mendona, Roque, Emerson, Cleber.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO CIENTFICA Em seu segundo livro Principles of Scientific Management (Princpios de Administrao Cientfica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porm com maior nfase em sua filosofia, e introduz os quatro princpios fundamentais da administrao cientfica: Princpio de planejamento substituio de mtodos empricos por procedimentos cientficos sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execuo. Princpio de preparo dos trabalhadores selecionar os operrios de acordo com as suas aptides e ento prepar-los e trein-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o mtodo planejado para que atinjam a meta estabelecida. Princpio de controle controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que est sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta. Princpio da execuo distribuir as atribuies e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possvel.

METODOLOGIA TAYLORISTA DE ESTUDO Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operrios. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo, dando nfase na tarefa. Para ele a administrao tinha que ser tratada como cincia. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do servio do operariado da poca, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exrcito" industrial desqualificado significava baixa
CURSO TOTAL TRANSAES IMOBILIARIAS. TURMA: 76. ESCOLA CIENTIFICA. GRUPO: Mariane Mendona, Roque, Emerson, Cleber.

produtividade e lucros decrescentes, forando as empresas a contratarem mais operrios. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade.

Para Taylor:

gerncia caberia: afixar trabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem interrupes, a seu controle, podendo o trabalhador s parar para descansar, quando for permitido, com particularizao de cada movimento; a gerncia no podia deixar o controle do processo de trabalho nas mos dos trabalhadores. Como os trabalhadores conheciam mais a funo do que o gerente, este deveria aprender os mtodos de trabalho com aqueles para ento cobrar dos seus operrios; o ritmo lento de trabalho e a vadiao eram inimigas da produo; o processo de trabalho no devia estar nas mos dos trabalhadores, que de fato estava por meio do trabalho combinado. Sua grande descoberta foram os conhecimentos da produo de processo combinado. Contudo, o processo e as decises deveriam passar pela gerncia e no pelo trabalhador; com o conhecimento da produo, a gerncia poderia estabelecer os tempos necessrios. Assim, fixou a distribuio do tempo de trabalho.

Taylor no estava interessado no avano tecnolgico, mas preocupado em controlar o trabalho a qualquer nvel de tecnologia.

Fez pesquisa para analisar como o trabalhador poderia produzir mais num ritmo de trabalho controlado; Tambm acreditava que o trabalhador devia apenas aprender a executar uma funo, no podia perder tempo analisando o trabalho, visto que ele no tinha nem tempo, nem dinheiro para isso. Essa responsabilidade ento deveria caber gerncia.

ESTA TEORIA COLOCA A NFASE NAS TAREFAS PREOCUPANDO-SE COM:


O mtodo de trabalho; Os movimentos necessrios execuo da tarefa; O tempo padro para a execuo da tarefa.

CURSO TOTAL TRANSAES IMOBILIARIAS. TURMA: 76. ESCOLA CIENTIFICA. GRUPO: Mariane Mendona, Roque, Emerson, Cleber.

Taylor que iniciou a sua actividade como operrio em 1878, passando posteriormente e sucessivamente a capataz, a contramestre, chefe de oficinas e finalmente a engenheiro, registou cerca de 50 patentes de invenes sobre mquinas, ferramentas e processos de trabalho. Taylor comeou por fazer uma detalhada anlise das tarefas dos operrios, analisou os seus movimentos e processos de trabalho, para os aperfeioar e racionalizar. Considera que o operrio que produz mais, deve ser melhor remunerado que o seu colega que produz menos. Considera que a empresa deve abandonar os mtodos empricos de produo e comear a aplicar os princpios gerais da cincia. Considera que a Organizao deve ser estudada cientificamente, o que implica uma organizao racional do trabalho.

PRESSUPOSTOS GERAIS DA ADMINISTRAO CIENTFICA DO TRABALHO: 1. Os operrios que desempenham as mesmas tarefas devem faz-lo, todo do mesmo modo, e de acordo com a melhor maneira que existe para o fazer. 2. Compete Administrao da Organizao fazer o estudo minucioso do trabalho do operrio e estabelecer a melhor maneira de o executar. Compete superviso do operrio, assistir ao seu trabalho, durante a produo (vigiar e controlar). Compete ao trabalhador, unicamente executar o seu trabalho. 3. O trabalho tem melhores resultados e torna-se mais econmico, se se dividirem em pequenas partes todos os movimentos necessrios para a sua execuo. necessrio, pois, decompor cada tarefa numa srie ordenada de movimentos simples. 4. H que economizar tempo e esforo do operrio. Os movimentos inteis so eliminados e os movimentos teis so simplificados. 5. Adaptao dos operrios tarefa. 6. Maior especializao dos operrios. 7. Maior especializao das actividades. 8. Melhorar a eficincia do operrio. A eficincia a relao existente entre o desempenho real do operrio e o desempenho estabelecido previamente, com uma eficincia de 100%. A Administrao cientifica coloca o nfase nas Tarefas da Organizao, simplificandoas, de modo a obter o mximo de especializao dos operrios. O Operrio, em vez de executar uma tarefa complexa, realiza tarefas simples e especificas que, numa linha contnua de montagem, permite obter o resultado final o produto. Este passou por uma srie de operrios, intervindo cada um com a sua especificidade, movimentos simples e repetitivos.
CURSO TOTAL TRANSAES IMOBILIARIAS. TURMA: 76. ESCOLA CIENTIFICA. GRUPO: Mariane Mendona, Roque, Emerson, Cleber.

Nesta prespectiva, a relao entre operrios reduzida ao mnimo para no se perder tempo, porque o tempo de produo foi previamente estabelecido e no deve haver desvios desse tempo. De acordo com este plano de administrao e Organizao empresarial, taylor procura conciliar os interesses da empresa, na medida em que aumenta a produo, diminuindo os seus custos, com os interesses dos operrios, na medida em que estes, produzindo mais obtm maior rendimento e salrios mais elevados. Considera-se que exclusivamente o dinheiro que influencia o indivduo para o trabalho e a sua nica fonte de motivao. Esta concepo conduz-nos a uma determinada viso do Homem o Homem econmico que somente se interessa por dinheiro, produzindo o mximo de que capaz fisicamente para obter o mximo de salrio e de prmios de produtividade. No entanto, esta teoria, apesar de ter tido sucesso no ambiente industrial do inicio do sculo XX, j que permitiu a standardizao de processos, e consequentemente da reduo de tempos de fabrico, trouxe tambm vrias crticas face ao papel do operrio na vida das empresas.

CRTICAS ORGANIZAO EMPRESARIAL DE TAYLOR: 1. Viso mecanicista do Homem Este visto unicamente como possuidor da fora de trabalho, til para a produo. As pessoas so vistas como sequncia de peas que se articulam para a consecuo de determinada tarefa. 2. O Homem considerado como um ser passivo, sem vontade, sem iniciativa e outras motivaes e interesses, que no seja o dinheiro. O seu papel executar ordens especficas de forma correcta e o mais depressa possvel. 3. Especializao exagerada do operrio, realizada atravs da diviso das tarefas, o que aumenta a produtividade e a eficcia do operrio. Esta (especializao) no qualifica o funcionrio e impede-o de aprender a executar outras tarefas, dificultando a mobilidade profissional. O que interessava era colocar o homem certo no lugar certo. 4. Esta perspectiva apresenta uma viso microscpica do homem e no considera os aspectos humanos da organizao.

CURSO TOTAL TRANSAES IMOBILIARIAS. TURMA: 76. ESCOLA CIENTIFICA. GRUPO: Mariane Mendona, Roque, Emerson, Cleber.

AS TEORIAS DEFENDIAS POR TAYLOR SO DIVIDIDAS EM TRS FASES.

1.) Na primeira fase buscou-se resolver problemas prticos como o estudo do tempo e movimento, estipular o tempo padro para execuo das tarefas, o estudo da fadiga e um incentivo para aumentar a produo e o salrio dos operrios. Passou-se ento a cronometrar o tempo gasto no exerccio das tarefas, a controlar os movimentos, evitando assim o desperdcio de tempo e com isso veio a promoo de melhores salrios. Quanto mais se produzia mais lucro a empresa obtinha e mais o funcionrio ganharia. 2.) Na segunda fase Taylor se preocupou em valorizar a qualificao da mo-de obra e a especializao do operrio. Dar treinamentos especficos e de maneira qualificada para que houvesse xito na execuo do trabalho. Um enfoque maior tambm foi dado no que se refere s mquinas e ferramentas utilizadas pelos funcionrios, fornecer um ambiente propcio produo. Toda essa estrutura mantinha a uniformidade e a prtica na execuo das tarefas dando assim ritmo de trabalho e lucro organizao. Alta produo e baixo custo. 3.) Na terceira e ltima fase Taylor trata de firmar as idias discutidas e expostas nas fases anteriores e de ampliar a rea de abrangncia da Escola Cientfica dentro da estrutura organizacional da empresa. A principal mudana foi de estabelecer um departamento de planejamento, o que ficaria responsvel por toda parte intelectual da empresa e de estudar e de propor melhoramentos para o funcionamento no que se refere mo-de-obra. Sendo assim os trabalhadores e seus supervisores deveriam se ocupar apenas com a produo enquanto que o setor de planejamento cuidaria da atividade cerebral da empresa. Em resumo, os mecanismos e tcnicas utilizados por Taylor eram: estudos de tempos e movimentos, padronizao de ferramentas e instrumentos, seriao de movimentos, criao de uma rea de planejamento, pagamento de acordo com o desempenho do operrio, clculo de custos, cartes de instrues. Os mtodos estudados, defendidos e aplicados pela Escola Cientfica, atravs de Taylor e seus seguidores, foram uma revoluo mental no setor industrial da poca. Entendese que tais mtodos valorizam a eficincia do trabalho e no o trabalho braal e fatigante, a ponto de exaurir as foras dos operrios. A crena de que o trabalho deve ser executado de maneira escravizante e rduo nada tem a ver com as teorias de Taylor e da Escola Cientfica, mas sim de forma inteligente e eficaz. (MAXIMIANO, 2006).
Fontes COELHO. Jos Mrcio; GONZAGA. Ricardo Martins; Administrao Cientfica de Taylor: O Homem do Tempo. Acessado em: http://www.administradores.com.br LLATAS. Dra. Maria Virginia; Administrao Cientfica de Taylor. Acessado em: Administrao Cientfica de Taylor.ppt VIDEO: Tempos Modermos, com Charles Chaplin. (You tube). CURSO TOTAL TRANSAES IMOBILIARIAS. TURMA: 76. ESCOLA CIENTIFICA. GRUPO: Mariane Mendona, Roque, Emerson, Cleber.

CURSO TOTAL TRANSAES IMOBILIARIAS. TURMA: 76. ESCOLA CIENTIFICA. GRUPO: Mariane Mendona, Roque, Emerson, Cleber.

Vous aimerez peut-être aussi