Vous êtes sur la page 1sur 13

Introduo

A gua o maior inimigo dos pavimentos. No Brasil, por se tratar de um pas tropical, onde as chuvas intensas ocorrem com freqncia, tem-se muitos problemas de drenagem de pavimento.

Definiao
A drenagem de um pavimento destina-se a remover as guas que se infiltram nas camadas do mesmo ou nas suas interfaces, podendo ocasionar prejuzo a estrutura de todo o pavimento inclusive base e sub base, se no tiverem dispositivos especial para dren-las.

Drenagem Profunda

Drena a gua situada abaixo da superfcie do terreno natural. A gua subterrnea pode prejudicar a estrutura das estradas,devendo ser eliminada ou reduzida por rebaixamento dos lenis freticos, que devem ser mantidos pelo menos uma profundidade de 1,5 a 2 metros do sub-leito das rodovias. Esse sistema constitudo por: drenos profundos, colcho drenante, drenos horizontais profundos, valetes laterais, drenos verticais de areia. So drenos subterrneos que se caracterizam por sua maior profundidade em relao ao greide de terraplanagem, tendo como objetivo rebaixar (e/ou interceptar) o lenol fretico, impedindo que este atinja o corpo da estrada. So instalados preferencialmente em profundidades entre 1,5 e 2,0 m , em cortes, nos terrenos planos que apresentem lenol fretico prximo ao subleito e em reas eventualmente saturadas prximas ao p de taludes.

Os drenos profundos podem ser constitudos de vrios materiais, de acordo com suas funes: Filtrantes: areia, agregados britados, geotextil, etc.

Drenantes: britas, cascalho grosso lavado, etc. Condutores: tubos de concreto,tubos cermicos, fibrocimento, materiais plsticos, metlicos.

Classificao dos drenos profundos:


Quanto funo: interceptantes e de rebaixamento

de lenol. Quanto disposio: longitudinais e transversais. Quanto ao preenchimento da cava: drenos cegos e com tubo. Quanto granulometria: contnuos e descontnuos. Quanto permeabilidade da camada superior: selados e abertos.

Colcho Drenante

Situa-se pequena profundidade no leito, e constitui-se de uma ou mais camadas de material permevel, colocadas em toda a largura da rea drenada. So adotados quando o volume a ser drenado for muito grande. Conforme o solo da regio onde ser construdo, poder ser necessria uma camada filtrante que bloqueia a penetrao de finos na camada drenante propriamente dita.

Drenos Horizontais Profundos


So dispositivos cravados nos macios ou taludes dos cortes, com a finalidade de dren-los para reduzir a presso de lenis confinados. So aplicveis quando,

nos macios em que o lenol fretico se apresentar muito elevado, e por isso surgir risco de deslizamento, mostrarem maior eficincia que outros tipos de dreno. So constitudos de tubos (metlicos ou de PVC) ocos, providos de ranhuras ou orifcios na sua parte superior, com inclinao prxima da horizontal, e camada filtrante envoltria, mais bucha, ancoramento e tampo.

Drenos Horizontais Profundos

Mais importante que o alvio da presso d'gua nos poros, a mudana da direo do fluxo, que de praticamente horizontal passa a ser quase vertical, orientando a fora de percolao para uma direo que contribui para o aumento da estabilidade do talude

Valetes Laterais

So valas abertas nos cortes junto plataforma, com a finalidade conjunta de substituir os dispositivos de drenagem subterrnea e superficial. So mais recomendados em regies planas, quando trabalharo como sarjeta e dreno profundo, simultaneamente.

Drenos Verticais de Areia

Objetivo: acelerar o adensamento do subleito. Os furos so feitos por sonda rotativa ou cravao de tubos drenantes, com o contedo lavado por jatos dgua e preenchido com areia. Uma camada de areia (colcho) ou brita lanada sobre o topo dos drenos, para que a gua drenada possa sair, quando pressionada pelo aterro em execuo.

drenagem profunda

Colcho drenante

Referncias Bibliogrficas
_www.drenagem.ufjf.br _www.ceset.unicamp.br/~epoleti/ST031/DRENAGEM%20 SUPERFICIAL.pdf _www2.ita.br/~flavio/cursos/artigos/DIRENGSimoesIriaFla vio2001.pdf _www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/emlurb/cadernoe ncargos/drenagem_superficial.pdf _www.fjp.gov.br/produtos/cei/saneamento/Glossario.htm

Vous aimerez peut-être aussi