Vous êtes sur la page 1sur 6

BIOGRAFIA DO AUTOR Caio Prado Junior, nascido em So Paulo, a fez seus estudos secundrios Np Colgio So Lus, bem como

em Eastbourne, Inglaterra. Formado em 1928 pela Faculdade de Direito, hoje incorporada a Universidade de So Paulo, obteve nela, em 1956, a Livre Docncia com a sua tese Diretrizes para uma poltica econmica brasileira. Deputado estadual em 1947 teve seu mandato cassado em consequncia do cancelamento do registro do Partido Comunista do Brasil pelo qual se elegera. Recebeu o ttulo de Intelectual do Ano pela publicao do seu livro A REVOLUO BRASILEIRA, sendo agraciado com prmio Juca Pato.

Captulos 1 O que filosofia 2 Filosofia e a Literatura 3 FILOSOFIA E CINCIAS SOCIAIS E FSICAS

4 TEORIA DO CONHECIMENTO E O PENSAMENTO IGUAL MATRIA


5 QUAL ORIGEM DA VIDA?

6 FILOSOFIA E OS PRINCPIOS UNIFICADORES DA NATUREZA


7 FILOSOFIA DE PLATO E A METAFSICA DE ARISTTELES 8 RENE DESCARTES X GALILEU GALILEI 9 OS MATERIALISTAS X IDEALISTAS 10 O HOMEM NO O CENTRO DO UNIVERSO

1 O que filosofia? H uma infinidade de conceitos para o termo FILOSOFIA, e cada autor defendem a sua tese de acordo com aquilo que estudou e acredita, em alguns casos entrando em contradies entre si.

A FILOSOFIA nada mais do que uma investigao terica e sem fim em torno de qualquer assunto ou questo. 2 Filosofia e a Literatura A filosofia Tambm pode ser confundida com a LITERATURA, pois de certo modo causa emoes e estmulos, dvidas e indagaes em torno do assunto que se proposto, mais nem toda a filosofia se compartilha com a literatura. O importante determinar o objeto principal da especulao filosfica, para que se possam debater sobre este, sem hajam discusses inteis e mal propostas.

3 FILOSOFIA E CINCIAS SOCIAIS E FSICAS At o sculo XVIII a FILOSOFIA ainda se confundia com a CINCIA ou que era apenas seu prolongamento A FILOSOFIA se ocupa do objeto, matria ou assunto. A cincia um conhecimento sistematizado intencionalmente elaborado, e qualquer ser humano pode ser titular desse conhecimento independente do seu nvel de cultura. A CINCIA tem o objetivo principal de estudar o Universo que envolve o homem, e que ele participa. Enquanto que a FILOSOFIA o conhecimento desse estudo. CINCIAS FSICAS: tem por base compreender e representar amplamente os diversificados aspectos e feies da Realidade Universal.

4 TEORIA DO CONHECIMENTO E O PENSAMENTO IGUAL MATRIA O CONHECIMENTO a arte de conhecer um fato ou ato, como se realiza esse fato, qual a sua consequncia, a sua origem, o seu desenvolvimento e o final em que vai dar? Todas essas questes se agrupam em uma disciplina conhecida como TEORIA DO CONHECIMENTO.

O PENSAMENTO se aplica ao ato de pensar no outro, em si prprio ou ao seu contedo. A MATRIA a oposio de outros conceitos como: esprito, ideia, forma, de acordo com viso aristotlica a potencialidade para receber a forma. Para outros filsofos a matria se trata de objetos fora do pensamento, e includos na Realidade do Universo.

5 QUAL ORIGEM DA VIDA? Tudo comea com os chamados fsicos de mileto, e cada um tem um ponto de partida diferente, o que seria a substncia universal que daria origem a todas as coisas e as teria constitudo: TALES DE MILETO: a gua ANAXMENES: o ar ANAXIMANDRO: sustncia indefinida, conhecida como o aperon. Na verdade a existncia de uma substncia originria da vida, no tem preocupado os historiadores da filosofia, o que os pensadores se ocupam em explicar de como possvel se ter um conhecimento verdadeiro e legtimo desse mundo to variado e varivel, de vrias formas, em grande quantidade e transformao permanente.

FILOSOFIA E OS PRINCPIOS UNIFICADORES DA NATUREZA Uma nova gerao de filsofos mais maduros procurar dar respostas mais profundas em relao questo anterior. Para eles a verdadeira realidade, est por trs da iluso enganadora dos sentidos, uniformidade e a permanncia proporcionam o legtimo conhecimento. Para alguns filsofos os princpios unificadores da natureza so: PITGORAS: os nmeros HERCLITO: o Logus ANAXGORAS: o Nous PARMNIDES: o SER. Qualquer uma dessas formas se confunde com o pensamento, pois o objeto de que se ocupavam esses pensadores eram o pensamento e o produto de elaborao desse

pensamento que na verdade o Conhecimento, que tem sido durante sculos as ideias centrais da FILOSOFIA. 7 FILOSOFIA DE PLATO E A METAFSICA DE ARISTTELES Plato se ocupa de ideias que so os pensamentos, a funo pensante e a atividade racional do homem, a elaborao e expresso do conhecimento, essas ideias permitiram a Plato abrir as perspectivas para a lgica formal. PLATO acredita numa existncia extra- humana, as ideias de procurar determinar a sua natureza e a sua estrutura, como se entrosam em conjunto, a sua derivao e filiao umas das outras. Para ele a Cincia ocupa-se com os dados experimentais das feies e ocorrncias da Realidade; e a FILOSOFIA ocupa-se com as Ideias, pois so as Ideias que constituem a representao da Realidade. PLATO acredita que se existe a Cincia e o Conhecimento, devem existir outras realidades estveis, alm do mundo sensvel, que seriam as Ideias. ARISTTELES: ser ele quem introduzir as confuses e mal-entendidos, que viciaro os pensamentos filosficos e cientficos. Para ele s a FILOSOFIA ou a dialtica constitui o Conhecimento, ele traz as Ideias do seu mestre PLATO do mundo suprasensvel em que esto, para o mundo sensvel, e com isso confunde o objeto do Conhecimento, com o Conhecimento do objeto, as maneiras de se criar as coisas, constituem as maneiras de se dar as prprias coisas. Ao se liberar da FILOSOFIA, ARISTTELES, cria a METAFSICA, ou seja, a sua concepo geral e fundamental da Realidade, que se faria padro do pensamento filosfico pelos tempos afora. Ao contrrio de PLATO, ARISTTLES acredita que neste mundo que cerca o homem e onde ele vive que se deve desvendar conhecer e compreender, para ele com princpios e somente com princpios que se conhece o resto. com base na Lgica do silogismo que ARISTTELES procurar a organizao dos Conhecimentos, do seu tempo e entendimento dedutivo da expresso verbal deles. Um exemplo que ele d a isso aos estudos dos fenmenos fsicos conhecidos como Metereologia, isso antes de tudo dedutivo e sistemtico, nada mais conhecido do que Lgico. Para ele objetos tratados no que seriam hoje a Fsica, a Astronomia, a Biologia e etc, expressos em forma verbal coerente podem-se deduzir logicamente. 8 RENE DESCARTES X GALILEU GALILEI Para DESCARTES o homem tem o domnio sobre a Realidade. Para ele as coisas sensveis eram forjadas no Conhecimento construtor pelo prprio homem, dirigindo a

sua ao, e no apenas desvendado pela deduo, a partir da o objeto prprio da FILOSOFIA comea a se definir. No caso de GALILEU e seus sucessores, atiravam objetos do alto para o solo, e faziam rolar esferas sobre planos inclinados, esses combatiam claramente seus mtodos com a Metafsica aristotlica. Mas era preciso trazer a sua justificao e reeducar-se no proceder de novos mtodos, pois tais mtodos iam bater de frente com preconceitos que traziam as convices religiosas. A FILOSOFIA encontra seu caminho como Conhecimento do Conhecimento, e o seu ponto principal ser determinar a relao da mente humana e o mundo exterior da experincia sensvel, e que o Conhecimento da Realidade pode proporcionar. 9 OS MATERIALISTAS X IDEALISTAS Os MATERIALISTAS eram mais voltados a substncia material, como o componente do Universo. Para LOCKE (pioneiro do materialismo moderno) deriva as Ideias que se constitui o Conhecimento das sensaes que se marcariam na mente como impresses na cera, no cabendo nada mais ao pensamento. Os IDEALISTAS definem como substncia ideal, o Conhecimento elaborado ou por elaborar, eles trazem o Universo para dentro da esfera subjetiva. 10 O HOMEM NO O CENTRO DO UNIVERSO De acordo com a dialtica do homem e de sua histria, o verdadeiro homem o seu ser real e integral, no a razo absoluta parte do Universo, apesar de modificar com a sua ao o meio fsico e humano, as relaes sociais de que participa, ele consequentemente tambm vai se transformando ele prprio de acordo com as aes que ele determina e que possam determin-lo.

Teses do autor
Esclarecer a diferena entre cincia e filosofia, a cincia um conhecimento sistematizado sobre a realidade. E a filosofia o conhecimento do conhecimento e no a extenso das cincias. Nela tambm h uma discurso sobre a distino entre as filosofias de Plato e Aristteles, a filosofia de Plato tem um carter ''mais literrio'' e a Aristteles, um sentido ''mais cientfico''.

Comentrios Concordo com as teses do autor, pois esclarecer a diferena entre a cincia e filosofia e fundamental para entendermos a ponto central de cada uma das questes.

CONCLUSO A Filosofia diferente da cincia e da matemtica. Ao contrrio da cincia, no assenta em experimentaes nem na observao, mas apenas no pensamento. E ao contrrio da matemtica no tem mtodos formais de prova. Na filosofia, se questiona, argumenta, e ensaia idias e argumentos possveis contra elas, procurando saber como funcionam realmente os nossos conceitos. A preocupao fundamental da Filosofia questionar e compreender ideias.

Vous aimerez peut-être aussi