Vous êtes sur la page 1sur 5

Causa da guerra

Segundo o poeta Homero a guerra foi causada pelo rapto da princesa Helena de Troia (esposa do lendrio rei Menelau), por Pris (filho do rei Pramo). Isso ocorreu quando o prncipe troiano foi a Esparta, em misso diplomtica, e acabou apaixonando-se por Helena. Pris havia recebido de Vnus a recompensa de ter a mulher mais bonita do mundo, que era Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organizasse um poderoso exrcito. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Atravs do mar Egeu, mais de mil navios foram enviados para Troia.

Histria
A maioria de gregos clssicos admitia que a Guerra de Troia era um evento histrico, embora muitos entendessem que os poemas homricos continham vrios exageros. Por exemplo, o historiador Tucdides, conhecido por seu esprito crtico, considerava-a um evento real, mas duvidava que os gregos houvessem mobilizado a quantidade de navios (mais de mil) mencionada por Homero, para atacar os troianos. Por volta de 1870, na Europa, os estudiosos da Antiguidade eram concordes em considerar as narrativas homricas absolutamente lendrias. Segundo eles, a guerra jamais ocorrera e Troia nunca existira. Mas quando o alemo Heinrich Schliemann (um apaixonado pelas obras de Homero) descobriu as runas de Troia e de Micenas, foi preciso reformular esses conceitos. Ao longo do sculo XX, tentou-se tirar concluses baseadas em textos hititas e egpcios, que datam da provvel poca da guerra. Arquivos hititas, como as Cartas de Tawagalawa, mencionam o reino de Ahhiyawa (Aqueia ou Grcia), que se localizava "alm do mar" (Egeu) e controlava a cidade de Milliwanda, identificada como Mileto. Igualmente mencionado, nesses e em outros documentos, a Confederao de Assuwa, uma liga composta por 22 cidades, uma das quais, Wilusa (Ilios ou Ilium), pode ter sido Troia. Em um tratado datado de 1280 a.C., o rei de Wilusa chamado de Alaksandu, ou seja, Alexandre, que o outro nome pelo qual Pris referido na Ilada. Aps a famosa Batalha de Kadesh (contra o Egito de Ramss II), essa confederao rompeu sua aliana com os hititas, o que provocou, em 1230 a.C., uma campanha punitiva do rei Tudhalia IV (1240 a.C. - 1210 a.C.). Mas sob o reinado de Arnuwanda III (1210 a.C. - 1205 a.C.) os Hititas foram forados a abandonar as terras que controlaram na costa do Egeu, abrindo espao para possveis invasores de alm-mar. Nesse caso, a Guerra de Troia teria sido o ataque de Ahhiyawa (Acaia) contra a cidade de Wilusa (lios) e seus aliados da Confederao de Assuwa. Os trabalhos dos historiadores Moses Finley e Milman Parry procuraram associar a Guerra de Troia com um amplo fluxo migratrio micnico, decorrente da invaso dos Drios no Peloponeso. Poderia tambm haver uma correlao com o ataque ao Egito pelos "povos do mar", nos tempos do fara Ramss III.

Mas os cticos quanto veracidade da guerra glorificada por Homero apoiam-se na ausncia de qualquer registro hitita de uma invaso da Anatlia (onde se localizava Troia) por povos vindos do mar. Em resumo, embora Schliemann tenha encontrado as runas da cidade de Troia (alis, vrias cidades, uma sobre a outra) no stio mencionado por Homero, a questo da historicidade da guerra continua dividindo a opinio dos estudiosos.

Mitologia
A verso mitolgica da guerra estava contida nos poemas picos do Ciclo Troiano, formado por oito poemas: Cantos Cpricos de Estasino, Ilada de Homero, a Etipida de Arctino de Mileto, a Pequena Ilada de Lesques de Mitilene, A Destruio de Troia de Arctino de Mileto, Os Retornos de Hgias de Trezena, Odisseia de Homero e Telegonia de ugamon de Cirene; somente restaram completos os poemas de Homero, a Ilada e Odisseia, dos outros restaram somente fragmentos e informaes de fontes secundrias da antiguidade. Segundo essas verses, a guerra se deu quando os aqueus (os gregos da poca micnica) atacaram Troia, para recuperar Helena, raptada por Pris. A lenda conta que a deusa (ninfa) do mar Ttis era desejada como esposa por Zeus e por Posedon. Porm Prometeu fez uma profecia que o filho da deusa seria maior que seu pai, ento os deuses resolveram d-la como esposa a Peleu, um mortal j idoso, tencionando enfraquecer o filho, que seria apenas um humano. O filho de ambos foi Aquiles, e sua me, visando fortalecer sua natureza mortal, o mergulhou quando ainda beb nas guas do mitolgico rio Estige. As guas tornaram o heri invulnervel, exceto no calcanhar, por onde a me o segurou para mergulh-lo no rio (da a expresso "calcanhar de Aquiles", significando ponto vulnervel). Aquiles se torna o mais poderoso dos guerreiros, porm, ainda mortal. Mais tarde, sua me profetisa que ele poder escolher entre dois destinos: lutar em Troia e alcanar a glria eterna, mas morrer jovem, ou permanecer em sua terra natal e ter uma longa vida, porm ser logo esquecido. Aquiles escolhe a glria. Para o casamento de Peleu e Ttis todos os deuses foram convidados, menos ris (ou Discrdia). Ofendida, a deusa compareceu invisvel e deixou mesa um pomo de ouro com a inscrio " mais bela". As deusas Hera, Atena e Afrodite disputaram o ttulo de mais bela e o pomo. Zeus no quis ser o juiz, para no descontentar duas das deusas, ento ordenou que o prncipe troiano Pris, poca sendo criado como um pastor ali perto, resolvesse a disputa. Para ganhar o ttulo de "mais bela", Atena ofereceu a Pris poder na batalha e sabedoria, Hera ofereceu riqueza e poder e Afrodite, o amor da mulher mais bela do mundo. Pris deu o pomo a Afrodite, ganhando sua proteo e o dio das outras duas deusas contra si e contra Troia. A mulher mais bela do mundo era Helena, filha de Zeus e de Leda, esposa de Menelau, rei de Esparta, que a conquistara disputando contra vrios outros reis pretendentes com a ajuda de Ulisses (Odisseu) rei de taca e Agamnon rei supremo de Micenas e de toda a Grcia, tendo todos jurado lealdade ao marido de Helena e sempre proteg-la, qualquer que fosse o vencedor da disputa.

Quando Pris foi a Esparta em misso diplomtica, apaixonou-se por Helena e ambos fugiram para Troia, enfurecendo Menelau. Este foi pedir ajuda a seu irmo que, a conselho de Nestor (rei de Pilos), um de seus conselheiros, apelou aos antigos pretendentes de Helena, lembrando o juramento que haviam feito. Agamenon ento assumiu o comando de um exrcito de mil navios e atravessou o mar Egeu para atacar Troia com o auxlio de Ulsses (que fingiu-se de louco para no ir a guerra sabendo que se partisse passaria 20 anos sem regressar a seu reino), levando consigo grandes guerreiros como Aquiles, Ajax, o pequeno Ajax, Diomedes, Idomeneu entre outros. As naus gregas desembarcaram na praia prxima a Troia e iniciaram um cerco que iria durar dez anos e custaria a vida a muitos heris de ambos os lados. Dois dos mais notveis heris a perderem a vida na guerra de Troia foram Heitor (que foi morto por Aquiles por vingana por ter matado seu primo Ptroclo) e Aquiles.

O Cavalo de Troia, por Giovanni Domenico Tiepolo. Finalmente, a cidade foi tomada graas ao artifcio concebido por Odisseu (Ulisses): fingindo terem desistido da guerra, os gregos embarcaram em seus navios, deixando na praia um enorme cavalo de madeira, que os troianos decidiram levar para o interior de sua cidade, como smbolo de sua vitria, apesar das advertncias de Cassandra. noite, quando todos dormiam, os soldados gregos, que se escondiam dentro da estrutura oca de madeira do cavalo, saram e abriram os portes para que todo o exrcito (cujos navios haviam retornado, secretamente, praia), invadisse a cidade. Apanhados de surpresa, os troianos foram vencidos e a cidade incendiada. As mulheres (inclusive a rainha Hcuba, a princesa Cassandra e Andrmaca, viva de Heitor) foram escravizadas. O rei Pramo e a maioria dos homens foram mortos (um dos poucos sobreviventes foi Eneias, prncipe de Lirnesso que fugiu de Troia carregado seu pai Anchises, j idoso, sobre os ombros). E assim, Menelau recuperou sua esposa, Helena (tendo matado Difobo, com quem ela se casara, aps a morte de Pris), e levou-a de volta a Esparta. Agamnon foi morto por sua esposa que lhe roubou o trono e Odisseu como profetizado passou com o fim da guerra (que durou dez anos) mais dez anos vagando pelo mar, at chegar a taca vestido de mendigo para provar a fidelidade de Penlope, sua esposa, que estava cheia de pretendentes ao casamento e consequentemente ao trono, porem ela os enganara durante 20 anos at o retorno de seu marido que ao descobrir tudo o que se passou em sua ausncia, matou seus inimigos com a ajuda de seu filho.

LEIA O OUTRO
Causa da guerra Gregos e troianos entraram em guerra por causa do rapto da princesa Helena de Tria (esposa do rei lendrio Menelau), por Pris (filho do rei Pramo de Tria). Isto ocorreu quando o prncipe troiano foi Esparta, em misso diplomtica, e acabou apaixonando-se por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organiza-se um poderoso exrcito. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Tria. A Guerra O cerco grego Tria durou cerca de 10 anos. Vrios soldados foram mortos, entre eles os heris gregos Heitor e Aquiles (morto aps ser atingido em seu ponto fraco, o calcanhar). A guerra terminou aps a execuo do grande plano do guerreiro grego Odisseu. Sua idia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Disseram aos inimigos que estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram e deixaram o enorme presente ser conduzido para dentro de seus muros protetores. Aps uma noite de muita comemorao, os troianos foram dormir exaustos. Neste momento, abriram-se portas no cavalo de madeira e saram centenas de soldados gregos. Estes abriram as portas da cidade para que os gregos entrassem e atacassem a cidade de Tria at sua destruio. Os eventos finais da guerra so contados na obra Ilada de Homero. Sua outra obra potica, Odissia, conta o retorno do guerreiro Odisseu e seus soldados ilha de taca. Mito ou fato histrico? Durante muitos sculos, acreditava-se que a Guerra de Tria fosse apenas mais um dos mitos da mitologia grega. Porm, com a descoberta e estudo de um stio arqueolgico na Turquia, pode-se comprovar que este importante fato histrico da antiguidade realmente ocorreu. Porm, muitos aspectos entre mitologia e histria ainda no foram identificados e se confundem. Mas o que se sabe que esta guerra ocorreu de fato.

Vous aimerez peut-être aussi