Vous êtes sur la page 1sur 3

Dentro do Captulo XI do Livro Leviat, Hobbes apresenta as causas da natureza instintiva do homem em sempre tender a se relacionar de forma conflituosa

com os demais indivduos, provocando dessa forma uma Estado de Guerra de Todos contra todos, que segundo ele deriva da incessante busca do homem pela felicidade e tambm que os homens geralmente tendem a um perptuo e irrequieto desejo de poder e mais poder, tudo isso derivado da acepo de que a liberdade direito natural do homem, no sentido de que os homens usam seu prprio poder, da maneira que quiser, para a preservao de sua prpria vida. Hobbes afirma que enquanto perdurar o direito de cada indivduo proceder de forma arbitrria e sem limite o homem est fadado condio de uma guerra que envolve a todos num cenrio catico. Tomando por base esse palco, o autor afirma que o homem deve esforar-se pela paz para garantir sua prpria subsistncia e a forma proposta por ele a fim de se encontrar a paz que todos os indivduos renunciem voluntariamente a seu direito de todas as coisas em prol da segurana e instituindo como rbitro para as relaes entre os indivduos algo, que possa atravs da imposio de mecanismos de controle social, perfazendo-se, assim a figura do Grande Estado Leviat, que nasce de um pacto voluntrio entre os indivduos em prol da concesso de um Estado mais seguro. No que tange a soberania no Estado Hobbesiano, o autor configura a soberania de forma distinta da atual acepo sobre o conceito. A Soberania de acordo com o autor reside nica e exclusivamente na possibilidade de o soberano agir da forma que achar necessrio para garantir a segurana de seus sditos no tendo nenhuma limitao civil para suas aes. Mais especificamente sobre esse aspecto da teoria de Hobbes, o autor justifica tal proposio enumerando alguns casos na qual acarretam em certas restries ao poder do soberano e que levadas a cabo desembocam na dissoluo ou no enfraquecimento do Estado. Esses casos so tratados no Cap. XXIX do livro e alguns deles so os seguintes: 1 Contentamento do Rei com menos poder do que exigvel para a manuteno do poder e da segurana dos seus sditos.

2 A submisso do Rei aos juzos dos indivduos ditos bons juzes (isso desenvolve uma conscincia crtica dos cidados acerca das ordens do Soberano desenvolvendo a possibilidade de uma desobedincias esses imperativos) 3 Uma quarta opinio, incompatvel com a natureza do Estado, a de que o detentor do poder soberano est sujeito s leis civis. certo que todos os soberanos esto sujeitos s leis de natureza, porque tais leis so divinas e no podem ser revogadas por nenhum homem ou Estado. Mas o soberano no est sujeito quelas leis que ele prprio, ou melhor, que o Estado fez. 4 A quinta doutrina que tende para a dissoluo do Estado que todo indivduo particular tem propriedade absoluta de seus bens, a ponto de excluir o direito do soberano. Todo homem tem na verdade uma propriedade que exclui o direito de qualquer outro sdito, e tem-na apenas devido ao poder soberano, sem cuja proteo qualquer outro homem teria igual direito mesma coisa. 5 Existe uma sexta doutrina, aberta e diretamente contrria essncia do Estado, que esta: o poder soberano pode ser dividido. Pois em que consiste dividir o poder de um Estado seno em dissolv-lo, uma vez que os poderes divididos se destroem mutuamente uns aos outros? E para estas doutrinas os homens apoiam-se principalmente em alguns daqueles que, fazendo das leis sua profisso, tentam torna-las dependentes de seu prprio saber e no do poder legislativo.

Vale ressaltar que h vrios outros fenmenos enumerados por Hobbes que so estranhos natureza do Estado e que corroboram com a perpetuao do soberano, mas esses so elucidativos no sentido de evidenciar as propores de autonomia centradas na figura do Estado, que passa a transcender as prprias leis civis estando submetido apenas leis naturais e divinas. O cargo do soberano (seja ele um monarca ou uma assemblia) consiste no objetivo para o qual lhe foi confiado o soberano poder, nomeadamente a obteno da segurana do povo, ao qual est obrigado pela

lei de natureza e do qual tem de prestar contas a Deus, o autor dessa lei, e a mais ningum alm dele.

A partir dessa definio da ideia de soberania, Hobbes aponta que a tomada da soberania atravs da fora uma ato contraditrio s leis naturais, pois a investidura de poder que possui o soberano decorre de uma vontade natural e divina e um ato civil que busque retirar o poder do soberano uma afronta a uma lei natural. Frase do livro: Quanto outra hiptese, de conquistar a soberania pela rebelio, evidente que a tentativa, mesmo que seja coroada de xito, contrria razo: por um lado porque no razovel esperar que tenha xito, antes pelo contrrio; por outro lado porque ao faz-lo se ensina aos outros a conquistar a soberania da mesma maneira. Portanto a justia, isto , o cumprimento dos pactos, uma regra da razo, pela qual somos proibidos de fazer todas as coisas que destroem a nossa vida, e por conseguinte uma lei de natureza.

Vous aimerez peut-être aussi