Vous êtes sur la page 1sur 3

Martha, voc formada em arquitetura e urbanismo, e tambm em biologia. Como surgiu seu interesse pela sustentabilidade e o meio ambiente?

? Desde os tempos de colgio, o ambiente era uma preocupao;

O movimento ecolgico tem ganho grandes propores em todo mundo, influenciando vrios setores, como este se integra a arquitetura? Arquitetura uma interveno no espao fsico, na natureza. Da que qualquer construo implique uma agressa no meio-ambiente. O que o movimento ecolgico tem feito lanar luz e revitalizar prticas que na verdade so muito antigas e comuns a todos os lugares do planeta: construir de acordo com o ambiente, incorporando aos projetos os elementos naturais (luz solar, ventilao, materiais) de modo a que estes trabalhem com o arquiteto. O que sucedeu muito nas ltimas dcadas com o progresso tecnolgico e com a "overdose" de crdito disponvel foi o inverso: o arquiteto no fez caso do entorno e ims os seus (caros) projetos ao ambiente.

O que construir com sustentabilidade? Construr com sustentabilidade ter presente que os recursos naturais no so inesgotveis e que no podemos impedir as prximas geraes de tambm os usufrur. Portanto, mais do que tentar obter o selo "A" ou "B" na sua construo, o importante ter noo do problema e leva-lo em considerao quando se projeta e constri. No existe uma frmula fechada para "construo sustentvel".

Como surgiu a idia de monta a Ecohabitar? Moro e trabalho na Granja Viana que um bairro de Cotia que pelas suas caractersticas naturais incorporou a harmonia com a natureza ao seu estilo de vida. A regio fica pertinho de uma das maiores reservas integrantes do Cinturo Verde de So Paulo, o Morro Grande, exemplo perfeito da Mata Atlntica. Isso, e o fato de ser arquiteta e biloga, fez com que a opo por uma abordagem sustentvel da atividade fosse quase uma decorrncia natural. Assim nasceu a Ecohabitar. Estime visitando o site de vocs e vi que vocs desenvolvemos projetos baseados em cinco princpios. Quais so e como isto funciona na prtica nas construes? Os cinco princpios para uma arquitetura sustentvel so: Design Inteligente, Materiais Ecolgicos, Eficincia Energtica, Uso Racional de gua e Preservao Ambiental.

Quais as vantagens para o morador em morar em uma casa ecolgica? Para alm daquelas que todo o mundo conhece, que so a contribuio para que o planeta fique mais saudvel Falando do material de construo.Gostaramos de saber como se dar o aperfeioamento do correto uso dos materiais? As fibras naturais so empregadas nas construes?

As energias reutilizveis j so uma realidade hoje nas construes brasileiras? Se falarmos de aquecimento de gua com energia solar, com certeza! Existem hoje no Brasil dezenas de fabricantes que vendem kits prontos a preos muito acessveis. Por todo o pas, inmeros programas de habitao popular de mbito municipal, estadual e federal exigem a adoo dessa tecnologia em seus projetos. Outro tipo de energias, como a elica e a biomassa, por exemplo, no dispe ainda de tecnologia que as torne acessveis para a grande maioria dos utilizadores individuais da que

Muita gente imagina que morar em uma casa ecoeficiente deva ser caro. alto o custo para desenvolver um projeto deste porte? Como o cidado que as vezes no possui grandes recursos pode integrar a ecoeficincia em casa? Comecemos pelo fim: o custo de desenvolver um projeto ecoeficiente exatamente o mesmo de desenvolver qualquer outro projeto, ou seja, o acrscimo a pagar para ter um projeto ecoeficiente zero. O cidado que no tem grandes recursos, que no consiga, por exemplo, pagar um sistema de aquecimento solar (e eles esto ficando bem baratos) pode recorrer criatividade brasileira e construr um com materiais comuns (existem exemplos de como faz-lo no youtube). Para alm disso, se ao construr conseguir aproveitar ao mximo o perfil natural do terreno, seguir a orientao solar para maximizar a iluminao natural e adequar o projeto ao regime de ventos estar j integrando ecoeficincia em sua casa gratuitamente, porque ir economizar materiais e recursos na obra e energia na utilizao diria da casa. Quanto ao custo de morar em casa ecoeficiente, a realidade exatamente a oposta: mais barato! Esse um dos paradigmas que ns lutamos para mudar: a noo de custo de uma casa. Numa poca em que o crdito habitao atinge em cada vez maior nmero de casos valores de 100% do preo de venda, em vez de relacionar custo com esse preo, achamos que o verdadeiro custo de uma casa o total de despesas mensais com que teremos que lidar enquanto nela vivermos. Aqui esto includos os valores da prestao do financiamento, impostos, seguros e condomnio mas tambm os custos de gua, eletricidade e outros que sero reduzidos com a opo por uma casa ecoeficiente.

Como o publico tem aceito a idia de construir com sustentabilidade? O brasileiro gosta dessa idia? O brasileiro gosta da idia de construir com sustentabilidade mas muita gente ainda possui uma imagem algo distorcida do conceito, associando-o ora a uma imagem quase hippie, ora a algo hipertecnolgico e, portanto, caro. Felizmente, com a exposio que o tema tem tido na imprensa, essa impresso tende a mudar. Fica aberto espaco para suasconseideraes finais.

Vous aimerez peut-être aussi