Vous êtes sur la page 1sur 4

RDD Conceito: a mais nova e drstica sano disciplinar - art 53, V da LEP, includo pela lei 10.792/03.

Parcela da doutrina entende que o RDD inconstitucional, pois fere o principio da humanidade, por ser pena cruel e degradante. Art. 53. Constituem sanes disciplinares: I - advertncia verbal; (Diretor do estabelecimento) II - repreenso; (Diretor do estabelecimento) III - suspenso ou restrio de direitos (Diretor do estabelecimento) IV - isolamento na prpria cela, ou em local adequado, nos estabelecimentos que possuam alojamento coletivo, observado o disposto no artigo 88 desta Lei. (Diretor do estabelecimento) V - incluso no regime disciplinar diferenciado. (Somente o juiz pode determinar a incluso no RDD) Este rol traz sanes gradativas. O Diretor do estabelecimento (ou o juiz no caso de RDD) ao aplicar a penalidade deve-se utilizar apenas a sano estritamente adequada reprimenda da falta disciplinar. Caractersticas do RDD: Art. 52. A prtica de fato previsto como crime doloso constitui falta grave e, quando ocasione subverso da ordem ou disciplina internas, sujeita o preso provisrio, ou condenado, sem prejuzo da sano penal, ao regime disciplinar diferenciado, com as seguintes caractersticas: I - durao mxima de trezentos e sessenta dias, sem prejuzo de repetio da sano por nova falta grave de mesma espcie, at o limite de um sexto da pena aplicada; II - recolhimento em cela individual; III - visitas semanais de duas pessoas, sem contar as crianas, com durao de duas horas; IV - o preso ter direito sada da cela por 2 horas dirias para banho de sol. 1o O regime disciplinar diferenciado tambm poder abrigar presos provisrios ou

condenados, nacionais ou estrangeiros, que apresentem alto risco para a ordem e a segurana do estabelecimento penal ou da sociedade. (criticado: direito penal do autor) 2o Estar igualmente sujeito ao regime disciplinar diferenciado o preso provisrio ou o condenado sob o qual recaiam fundadas suspeitas (criticado) de envolvimento ou participao, a qualquer ttulo, em organizaes criminosas, quadrilha ou bando. 1. Durao mxima de 360 dias com reincidncia de 1/6 da pena aplicada. pode reincidir novamente? a) Para a primeira corrente pode voltar para cumprir 1/6 da pena novamente b) para outra corrente, pode voltar sempre mas a soma de todos os RDDs tem que respeitar o 1/6 C) uma terceira corrente admite apenas uma reincidncia, mais nenhuma. 2) O RDD e cumprido em cela individual, sendo vedada a cela escura, cela insalubre. 3) Visita semanal de 2 pessoas, sem contar as crianas, com durao de duas horas. A) a primeira corrente entende que as crianas so liberadas B) criana no pode visitar preso em RDD. 4) O preso s sai 2 horas por dia Cabe RDD para crime preterdoloso, causador de subverso...? O STJ d um tratamento ao preterdolo como crime culposo. No cabendo desta forma RDD para crime preterdoloso. Rogrio Sanches critica esta posio do STJ, pois afirma que o crime preterdoloso um crime DOLOSO QUALIFICADO pelo resultado. O juiz pode impor o RDD de oficio? NAO. depende de requerimento do diretor da penitenciaria ou outra autoridade administrativa. MP pode requerer RDD? Art. 68, II, "a". SIM. O RDD depende do Devido processo legal - art. 54, $ 2.

O RDD deve ser individualizado possvel RDD preventivo? Art. 60. SIM, mas quem determina e o juiz e no a autoridade administrativa. O art. 60 PU admite detrao, ou seja, o RDD preventivo e computado no RDD definitivo Sistemas de execuo da pena privativa de liberdade - 3 sistemas 1) Sistema Filadlfia - O condenado cumpre a pena integralmente na cela (isolado) 2) Sistema Auburn (silent system) - O condenado: A) de dia trabalha com os demais (em silencio) B) a Noite recolhe-se a cela (cumpre isoladamente) 3) Sistema progressivo (ou ingls) - Num primeiro momento o preso cumpre a pena em cela isolada integralmente Num segundo momento de dia trabalha e a noite recolhe-se Num terceiro momento liberdade condicional.

Competncia de execuo penal A competncia do juiz da execuo penal inicia-se com o transito em julgado. No confundir: 1. o inicio da execuo penal (que se da com a priso e a conseqente expedio de guia de recolhimento) com 2. o inicio da competncia do juiz da execuo (que se d com o trnsito em julgado) Execuo provisria Art. 2, Pargrafo nico. Esta Lei aplicar-se- igualmente ao preso provisrio e ao condenado pela Justia Eleitoral ou Militar, quando recolhido a estabelecimento sujeito jurisdio ordinria. Questo: cabe progresso de regime em execuo provisria? Smula n 716 - STF - Admite-se a progresso de regime de cumprimento da pena ou a aplicao imediata de regime menos severo nela determinada, antes do trnsito em julgado da sentena condenatria. (com um porem):

_ A maioria da doutrina entende que, para haver a progresso de regime na execuo provisria da pena deve ter havido pelo menos o trnsito em julgado para a acusao. (ou seja, a pena no pode mais ser majorada) Smula n 717 - STF - No impede a progresso de regime de execuo da pena, fixada em sentena no transitada em julgado, o fato de o ru se encontrar em priso especial. Competncia A competncia do juiz da execuo onde ele estiver preso _ "aonde o preso vai, a execuo penal vai atrs". Preso cumprindo pena de condenao proveniente da Justia Federal que est preso em estabelecimento estadual a competncia ser do juiz estadual e vice-versa. preso condenado pela justia Estadual mas cumpre em presdio federal a competncia ser do juiz federal 1. Sursis e penas restritivas de direitos: so acompanhadas pelo juiz da execuo do domicilio de reeducando. 2. Pena de multa: competente o juzo da condenao. Mesmo que more fora, a competncia ser do juzo da condenao. 3. E se tiver foro privilegiado: O tribunal competente ir acompanhar a execuo da pena.

Vous aimerez peut-être aussi