Vous êtes sur la page 1sur 5

Hans Jurgen Prien - formao da Igreja Evanglica no Brasil; comunidades teuto-evanglicas de imigrantes at a Igreja Evanglica de Confisso Luterna no Brasil,

So Leopoldo, Sinodal: Petrpolis: Vozes, 2001

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revolues, 1789-1848. So Paulo: Paz e Terra, 2010. Captulo 11: Os trabalhadores pobres, p. 146. (...) A difuso de seitas e cultos de carter mstico e apocaltico durante este perodo (cf. captulo 12) indica uma incapacidade semelhante em lidar com os terremotos da sociedade que destroavam vidas humanas. As epidemias de clera, por exemplo, provocaram renascimentos religiosos na catlica cidade de Marselha, bem como no Pas de Gales, de maioria protestante. (...) (p.146)

LIA, Cristine Fortes. Histria das religies e religiosidades: contribuies e novas abordagens. Aedos n. 11 vol. 4 - Set. 2012 (...) Conhecendo o modelo de divino que uma civilizao elaborou possvel saber como esta mesma civilizao se via. A anlise dos ritos fnebres, por exemplo, permite identificar o grau de intimidade com o mundo do divino e quais expectativas os indivduos tinham com relao vida aps a morte: descansar, renascer, reencarnar, ressuscitar, entrar no universo do desconhecido, pagar pelo descanso, etc. Nenhum grupo humano descartou indiferentemente seus mortos. (...) (p.553)

BELLOTTI, K. K. Histria das Religies: conceitos e debates na era contempornea. Histria: Questes & Debates, Curitiba, n. 55, p. 13-42, jul./dez. 2011. Editora UFPR (...) Vale acrescentar que, em nosso pas, o fato de a Igreja Catlica ter usufrudo de exclusividade religiosa durante os perodos colonial e imperial provocou uma acomodao da cpula catlica em relao evangelizao das camadas mais pobres, maioria da populao. A preocupao em educar os filhos da elite e em atuar em simbiose com o Imprio, pelo regime do padroado, gerou uma dupla consequncia: por um lado, as expresses mais livres ou autnomas do catolicismo (catolicismo popular um conceito complexo, pois denota uma homogeneidade que lhe escapa); por outro lado, fomentou certa indiferena em parte da populao em relao a prticas religiosas, dado que para o catlico era obrigatrio participar dos rituais e procisses, alm de cumprir o batismo, o casamento e o enterro sob a autoridade eclesistica. Essa indiferena em cultivar uma vida espiritual mais engajada foi agravada pela independncia religiosa trazida pelos cristos novos no Brasil, seja pela irreligio de uns, seja pela postura crtica de outros quanto autoridade religiosa institucional, tal como demonstrado na obra de Anita Novinsky, Os cristosnovos na Bahia (1972). O historiador norte-americano Andrew Chesnut afirmou que o monoplio religioso realizado pela Igreja Catlica durante quase 400 anos de histria na Amrica Portuguesa resultou em uma grande margem de catlicos nominais, ou no praticantes, o que contribuiu para o crescimento de outras expresses religiosas em um contexto posterior de competio religiosa no sculo XX mais acentuadamente dos protestantes pentecostais. (...) (p.27)

ABREU, M. de S. A. Os mrtires da causa paulista: a criao do culto aos mortos da Revoluo Constitucionalista de 1932 (1932-1937). Patrimnio e memria (Unesp), v. 7, n. 1, p. 193-211, 2011. (...) possvel que o sentimento do velho campineiro se ligasse apenas s dores da perda pessoal que caracterizam a experincia da morte na modernidade. Como indicava Philippe Aris, h um afastamento entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos que se expressava na separao entre os espaos dedicados morte e os lugares onde a vida cotidiana acontecia. Mais tarde, as exigncias de um Estado que tudo deseja controlar inventam os enterramentos civis e as certides de bito, um dos indcios da secularizao do morrer. A separao entre vida e morte e o controle sobre as prticas morturias eram acompanhadas da individualizao do morto representada pelas transformaes nos ritos fnebres e na prtica do luto que se tornam um encargo familiar mais do que trao definitivo da vida comunitria. (...) (p. 194) BAILLY, Anatole. Dictionnaire Grec Franais. Paris: Hachette, 1963. In: GUERRA, Lolita. Experincia onrica no mundo antigo: um estudo acerca das relaes entre sono e morte na documentao grega e judaico-crist. (...) Entre os escritos neo-testamentais redigidos em grego, o termo mais comumente utilizado acerca de eventos de morte e ressurreio fora... o qual pode ser traduzido por levante (no sentido de fuga ou remoo de um local especfico), insurreio, acordar e, por fim, erguer os mortos (BAILLY, 1963: 141 apud GUERRA, p. 3).(...) GUERRA, Lolita. Experincia onrica no mundo antigo: um estudo acerca das relaes entre sono e morte na documentao grega e judaico-crist. (...) Morte e Sono no apenas so, algumas vezes, percebidos como divindades-gmeas (ou tm uma mesma e simultnea origem) mas, inclusive, podem ser confundidos. O problema se aprofunda quando observamos documentos nos quais o sono um veculo para o contato entre os vivos e os mortos (pois questionam as fronteiras espaciais); nos quais sonhos profticos indicam a morte de um indivduo (questionam as fronteiras temporais); e, por fim, naqueles onde os mortos so chamados a comparecer perante os vivos (questionam as fronteiras metafsicas). (...) (GUERRA, p. 5)

(...) Ao dormirmos, portanto, experimentamos um nvel ou modo de morte (...) (p. 8)

BATAILLE, Georges. O Erotismo. So Paulo: Arx, 2004. In: GUERRA, Lolita. Experincia onrica no mundo antigo: um estudo acerca das relaes entre sono e morte na documentao grega e judaico-crist.
(...) Se o sono irmo da morte porque, dormindo, o homem experimenta diariamente o mesmo desmoronamento de suas fronteiras fundamentais a ocorrer quando estiver morto e, finalmente, sua alma

liberta poder habitar entre os deuses, coabitar em diferentes moradas e submeter o tempo. Como na morte, o homem que dorme despe-se de inteno, perde-se subjetivamente por estar suspenso enquanto ator. O sono figura, assim como a atividade sexual, enquanto um vislumbre da continuidade qual o homem retorna plenamente apenas na morte (BATAILLE, 2004: 35 apud GUERRA, p. 17).(...)

WIRTH, Lauri Emlio. Protestantismo brasileiro de rito luterano. Revista USP, So Paulo, n 67, pp 68-77, set/nov 2005 (...) A Grosso modo esse movimento migratrio estende-se de 1815 at a Primeira Guerra Mundial (...) (p 68) (...) as regies de colonizao europeia ocupam um lugar perifrico e, at certo ponto, subsidirio, um detalhe a ser considerado (...) (p 68) (...) Num primeiro momento o poder pblico o principal agente colonizador, seja atravs do governo imperial, seja por iniciativa das autoridades provinciais (...) (p 68) (...) a preocupao pela assistncia religiosa dos imigrantes integra ambos os modelos de colonizao, o que se expressa, por exemplo, no pagamento do salrio de pastores e missionrios pelo poder pblico ou pelas companhias colonizadoras, bem como no apoio financeiro para a construo de templos e escolas (...) (p 69) (...) No imprio brasileiro, a tolerncia religiosa era um pressuposto para a captao de imigrantes e sua base legal restringia-se prtica do culto domstico (...) (p 69) ALMEIDA, Rute Salviano. Uma Voz Feminina na Reforma: A Contribuio de Margarida de Navarra a Reforma Religiosa. So Paulo: Ed. Hagnos. 2010. p.43 (apud DELUMEAU, Jean. A civilizao do Renascimento. Vol II. Lisboa: Estampa, 1983, p. 49) ... A poca era de soltura de amarras, de liberdade cheirando a libertinagem, de deslumbramento, de uma concepo de que o homem era quase todo-poderoso. Na realidade, porm, ele era frgil e temia muito morrer. O Renascimento conheceu tanto o temor quanto o desejo da morte, a ponto de Du Bellay, poeta da poca, escrever um Lamento do Desespero, no qual faz apologia da mesma: Feliz a criatura Que fez sua sepultura No ventre materno Feliz aquele cuja vida Ao comear se viu arrebatada Por um sono eterno (...)

PAGOTO, Amanda Aparecida. Do mbito sagrado da Igreja ao cemitrio pblico: transformaes fnebres em So Paulo (1850 1860). So Paulo: Arquivo do estado, Imprensa Oficial do Estado de So Paulo. 2004 ... Cada vez mais os mortos esto sendo banidos do mundo dos vivos ... (p.18) ... os funerais eram concebidos por uma grande parcela da populao, como eventos sociais e como uma das raras oportunidades para desfilar riqueza e poder ... (p.19) ... Carta rgia assinada por D. Joo VI, em 1808, que obrigava a construo de cemitrios pblicos nas vrias provncias brasileiras... (p. 21) ... O cemitrio muita das vezes visto como um espao que provoca mais receio do que admirao; oferece aos historiadores, no entanto, inmeras possibilidades de investigao acerca de produes historiogrficas (iconogrficas) epitfios, testamentos e os mitos que constituem o prprio imaginrio relativo a morte nos diferentes perodos histricos... (PAGOTO, p. 26 apud RIBEIRO, 1995, p.13) Quase todos os inventrios e testamentos produzidos durante os sculos XVI, XVII e XVIII possuam a mesma estrutura,...,ltimas vontades terrenas e mecanismo de confisso (p.32) ... Durante muito tempo, acreditava-se que o corpo e, consequentemente, a Alma do cristo s estariam protegidos se estivessem dentro do solo sagrado...At metade do sculo XIX, esta a forma de sepultamento ainda era a nica conhecida e obrigatria aos paulistanos catlicos... (enterramentos intra-muros). (p.36) ... Seja qual for o ngulo, ela representa a glorificao do corpo em benefcio a glorificao do esprito, uma das evidencias mais fortes da analogia que se fazia entre o destino do cadver e o destino da Alma. Vestir o cadver com roupa certa podia significar, se no um gesto suficiente, pelo menos necessrio a salvao...(PAGOTO, p. 41 apud REIS, 1991, p. 124) ... A quantidade de missas realizadas pelo falecido demarcava o status social do indivduo... (p.45-46) ... Para se realizar as missas do corpo presente, os cortejos fnebres podiam percorrer toda a cidade... (p.46) ... Sempre foi hbito a utilizao dos sinos das igrejas para anunciar uma catstrofe que ameaava assolar as cidades... Foi a partir dessa ideia que a passagem da morte por determinada residncia tambm comeou a ser anunciada atravs dos sons dos badalos... e esta ser marca para refletir status social... (p.47) ... O ttulo do livro de Joo Jos Reis sobre as transformaes fnebres na Bahia, A Morte uma festa resume em poucas palavras o significados do cortejo fnebre, a morte era vista como uma

passagem obrigatria da vida como, nascimento de filho, casamento e portanto no momento da passagem teria que ser marcado com muita pompa...(p.57) ... em suas cartas dirigidas a sua me, Alvarez de Azevedo relatou que, para o povo da capital da provncia, os cortejos e sepultamentos se convertiam em verdadeiros encontros sociais, nos quais no era raro encontrar senhora desfilando com seus melhores vestidos, acompanhadas por suas escravas e enfeitadas com joias de ouro... (p. 60) IMPORTANTE!!!! ... Porm onde buscar este lugar, j que a Igreja Catlica se tornara intolerante na concesso de sepulturas s ovelhas pertencentes a outros rebanhos... (p. 64) ... viajante Tschudi relata que um professor da Faculdade de Direito do Largo So Francisco que era adepto do protestantismo fora enterrado dentro da faculdade por no haver lugar... (p.65) ... O problema envolvendo os protestantes s comeou a apresentar solues no ano de 1851, quando finalmente foi construdo um cemitrio destinado a populao no catlica... (p.66) ... um dos primeiros indcios referente ao receio do contgio e indicador das futuras mudanas que os ritos fnebres iriam sofrer data do ano 1801,quando o Vice Rei Dom Fernando Jos de Portugal decretou que a ideia difundida sobre os miasmas pestilentos era bem clara, causavam mortes... (p. 70 apud coleo IHG/RJ, documento 03, lata 10) ...

Vous aimerez peut-être aussi