Vous êtes sur la page 1sur 3

Aplicaes prticas da imunologia

Resumo III - Microbiologia Tortora

Vacinas
Edward Jenner desenvolveu a prtica moderna da vacinao, ao inocular em pessoas vivas o vrus da varola bovina para proteg-las contra a varola humana. Princpios e efeitos da vacinao Imunidade de rebanho obtida quando a maioria da populao se torna imune a uma determinada doena. Tipos de vacina e suas caractersticas A vacinas com agente completo atenuado consistem de microrganismos atenuados (enfraquecidos); vacinas com vrus atenuados geralmente proporcionam imunidade vitalcia. As vacinas com agente completo inativo so constitudas por bactrias ou vrus mortos. Os toxoides so toxinas inativadas. As vacinas de sub-unidades so constitudas por fragmentos antignicos de um microrganismo, que incluem as vacinas recombinantes e as acelulares. As vacinas conjugadas combinam o antgeno desejado com uma protena que estimula a resposta imunolgica. Esto sendo desenvolvidas vacinas de cidos nucleicos ou de DNA. Essas desencadeiam, no organismo receptor, a sntese da protena antignica associada com MHC de classe 1. O desenvolvimento das novas vacinas Os vrus para vacinas podem ser produzidos em animais, por cultivo celular ou em embries de galinha. As vacinas recombinantes e as vacinas de DNA no necessitam de animais ou clulas para serem produzidas. Plantas modificadas geneticamente podem um dia produzir vacinas comestveis. Os adjuvantes aumentam a eficcia de alguns antgenos.

A segurana das vacinas


As vacinas so o meio mais seguro e mais eficiente de controlar doenas infecciosas.

Imuno-diagnstico
Muitos testes baseados na interao entre anticorpos e antgenos tm sido desenvolvidos

para detectar a presena de anticorpos ou antgenos nos pacientes. Reaes de precipitao A interao dos antgenos solveis com anticorpos IgG ou IgM leva s reaes de precipitao. As reaes de precipitao dependem da formao de trelias e ocorrem melhor na presena de propores timas de antgeno e anticorpo. Um excesso de qualquer um dos componentes reduz a formao da trelia e a precipitao subsequente. O teste do anel de precipitina realizado em um tubo pequeno. Os processos de imuno-difuso so reaes de precipitao realizados em um meio formado por gel de agar. A imuno-eletroforese combina a eletroforese e a imunodifuso na anlise protenas sricas. Reaes de aglutinao A interao de antgenos particulados (clulas carregando antgenos) com anticorpos produz reaes de aglutinao. A combinao do soro de um paciente com um determinado antgeno pode diagnosticar doenas. O aumento no ttulo ou soro-converso (da ausncia at a presena de anticorpos) pode diagnosticar doenas. As reaes de aglutinao direta podem ser usadas para determinar o ttulo de um anticorpo. Os anticorpos causam aglutinao visvel de antgenos solveis imobilizados em esferas de ltex nos testes de aglutinao indireta ou passiva. As reaes de hemaglutinao envolvem o uso de eritrcitos. Essas reaes so usadas na tipagem sangunea, no diagnstico de determinadas doenas e na identificao de vrus. Reaes de neutralizao Nas reaes de neutralizao, um anticorpo especfico elimina os efeitos nocivos de uma exo-toxina bacteriana ou de um vrus. Uma anti-toxina um anticorpo produzido em resposta a uma exo-toxina bacteriana a um toxoide e que neutraliza a exo-toxina. Em um teste de neutralizao viral, a presena de anticorpos contra um vrus pode ser detectada pela capacidade do anticorpo de impedir os efeitos citopticos do vrus nos cultivos celulares. Os anticorpos contra determinados vrus podem ser detectados em funo de sua capacidade de interferir na hemaglutinao viral em testes de inibio da hemaglutinao viral. Reaes de fixao de complemento As reaes de fixao de complemento so testes sorolgicos baseados na depleo de uma quantidade fixa de complemento na presena de uma reao antgeno-anticorpo. Tcnicas de anticorpos fluorescentes As tcnicas de anticorpos fluorescentes usam anticorpos marcados com corantes

fluorescentes. Os testes de anticorpos fluorescentes diretos so usados para identificar microrganismos especficos. Os testes de anticorpos fluorescentes indiretos so usados na deteco da presena de anticorpos no soro. Um classificador de clulas ativado por fluorescncia (FACS) usado na deteco e contagem de clulas marcadas com anticorpos fluorescentes. Teste ELISA (Ensaio Imuno-sorvente Ligado Enzima) As tcnicas de ELISA usam anticorpos ligados a enzimas como peroxidase de raiz forte ou fosfatase alcalina. Reaes antgeno-anticorpo so detectadas por atividade enzimtica. Se o indicador enzimtico aparecer na placa, significa que ocorreu uma ligao antgeno-anticorpo. O ELISA direto usado para detectar antgenos contra um anticorpo especfico ligado placa. O ELISA indireto usado para detectar anticorpos contra um antgeno ligado placa de teste.

O futuro do imuno-diagnstico
O uso de anticorpos mono-clonais tornar possvel a realizao de novos testes diagnsticos.

Vous aimerez peut-être aussi