Vous êtes sur la page 1sur 2

Lei n 4.

132, de 10 de Setembro de 1962


Define os casos de desapropriao por interesse social e dispe sobre sua aplicao. O Presidente da Repblica Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1 A desapropriao por interesse social ser decretada para promover a justa distribuio da propriedade ou condicionar o seu uso ao bem-estar social na forma do art. 147 da Constituio Federal. Art. 2 Considera-se de interesse social: I - o aproveitamento de todo bem improdutivo ou explorado sem correspondncia com as necessidades de habitao, trabalho e consumo dos centros de populao a que deve ou possa suprir por seu destino econmico; II - a instalao ou a intensificao das culturas nas reas em cuja explorao no se obedea a plano de zoneamento agrcola (Vetado); III - o estabelecimento e a manuteno de colnias ou cooperativas de povoamento e trabalho agrcola; IV - a manuteno de posseiros em terrenos urbanos onde, com a tolerncia expressa ou tcita do proprietrio, tenham construdo sua habitao, formando ncleos residenciais de mais de 10 (dez) famlias; V - a construo de casas populares; VI - as terras e guas suscetveis de valorizao extraordinria, pela concluso de obras e servios pblicos, notadamente de saneamento, portos, transporte, eletrificao, armazenamento de gua e irrigao, no caso em que no sejam ditas reas socialmente aproveitadas; VII - a proteo do solo e a preservao de cursos e mananciais de gua e de reservas florestais; VIII - a utilizao de reas, locais ou bens que, por suas caractersticas, sejam apropriados ao desenvolvimento de atividades tursticas.
O inciso VIII foi acrescentado pela Lei 6.513, de 20.12.77, art. 31.

1 O disposto no item I deste artigo s se aplicar nos casos de bens retirados de produo ou tratando-se de imveis rurais cuja produo, por ineficientemente explorados, seja inferior mdia da regio, atendidas as condies naturais do seu solo e sua situao em relao aos mercados. 2 As necessidades de habitao, trabalho e consumo sero apuradas anualmente segundo a conjuntura e condies econmicas locais, cabendo o seu estudo e verificao s autoridades encarregadas de velar pelo bem-estar e pelo abastecimento das respectivas populaes. Art. 3 O expropriante tem o prazo de 2 (dois) anos, a partir da decretao da desapropriao por interesse social, para efetivar a aludida desapropriao e iniciar as providncias de aproveitamento do bem expropriado. Pargrafo nico. (Vetado). Art. 4 Os bens desapropriados sero objeto de venda ou locao, a quem estiver em condies de dar-lhes a destinao social prevista. Art. 5 No que esta lei for omissa aplicam-se as normas legais que regulam a desapropriao por utilidade pblica, inclusive no tocante ao processo e justa indenizao devida ao proprietrio.

Art. 6 Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, em 10 de setembro de 1962; 141 da Independncia e 74 da Repblica Joo Goulart - Francisco Brochado da Rocha - Hermes Lima - Renato Costa Lima.

Vous aimerez peut-être aussi