Vous êtes sur la page 1sur 5

Venha a ns o Vosso Reino!

PALESTRA DA CONFISSO

I. PREPARAO PARA A CONFISSO


Cristo para que veio ao mundo? Para abrir-nos as portas do Cu. Para ensinar-nos que odeia o pecado, mas ama ao pecador. Quer que sejamos os seus AMIGOS, mas no pode ver-nos como amigos se na nossa alma existe esse terrvel mal que O levou at a Cruz: o pecado, o MEU pecado. Cristo chora diante do meu pecado.

1. A Confisso e a sua importncia:


um sacramento Pelo qual o sacerdote, como instrumento vivo de Deus, perdoa os pecados cometidos, quando o pecador est sinceramente arrependido, diz as suas faltas em confisso ao sacerdote e cumpre a penitncia. D alegria ao corao (Jo. 20,22-23). o abrao e o beijo de Deus Pai ao seu filho prdigo. Ficam destrudos os pecados e saradas as feridas da nossa alma. E o mais importante: recuperamos a amizade com Cristo. Quem sabe confessar-se bem, sabe ir para o cu; muitos vo para o inferno porque no sabem se confessar.

2. Partes da confisso:
As partes necessrias para fazer uma boa confisso so 5: (1) EXAME DE CONSCINCIA: o esforo sincero por recordar todos os pecados cometidos desde a ltima
confisso bem feita. Pedir luz a Deus para conhecer o estado da nossa conscincia. Devemos evitar que a insinceridade, a mentira dos nossos vcios e paixes destruam a voz de Deus no nosso interior. Se um rei soubesse que no seu reino se escondem inimigos, o que ele faria? Primeiro os mandaria procurar e depois os exterminaria. Ora, sabeis que dentro de vs esto os inimigos: estes so os pecados. Procurai-os, se os quereis exterminar (So Bernardo). Temos que abrir as janelas da alma para que entre a luz de Deus no quarto da nossa conscincia e possamos varrer a poeira das nossas faltas, tirar a sujeira dos nossos pecados. Que se faz quando voc abotoa a sua camisa pulando um boto? Tm que abotoar de novo. Se fazeis passar ante a conscincia os Mandamentos da Lei de Deus um por um, sem pular nenhum, vos dir a vossa conscincia quais so os que transgredistes, e por conseguinte quais so vossos pecados. Se confessamos pecados graves devemos dizer quantas vezes fizemos cada um deles (se no da para lembrar-se com exatido dizer com a maior preciso possvel. Por exemplo: faltei mais o menos uma vez ao ms na Missa)

(2) DOR DOS PECADOS: arrepender-se de ter pecado e de ter ofendido a Deus. Compreender que foi um erro, e
doer-se por ter feito isso. Arrependimento dor, desgosto e dio dos pecados cometidos. A dor o mais importante na confisso. indispensvel: sem dor no se tem perdo dos pecados. O arrependimento depende da nossa vontade. Quem disser quisera no ter cometido tal pecado, mas reservo-me o direito de faz-lo outra vez se me der vontade no tem verdadeira dor. No suficiente dizer o ato de contrio s com a boca (no somos papagaios). necessrio dizer com todo o corao.

(3) PROPSITO DE ENMENDA: o firme propsito de no pecar da para frente. O propsito brota
espontaneamente da dor. necessrio colocar os meios necessrios para evitar as ocasies, pensando sempre no momento presente e evitando pensar nas possibilidades futuras: com certeza cairei de novo... O fato de ter cado cem vezes no quer dizer que estejamos condenados a cair sempre. Jesus Cristo tem palavras muito duras sobre a obrigao de fugir das ocasies de pecado. Chega a dizer: Se teu olho para ti causa de pecado, arranca-o e lana-o longe de ti, porque te prefervel um s dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lanado na fogueira. E se a tua mo causa de pecado, corta-a e lana-a longe de ti, porque te prefervel perder um s dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado no inferno (Mt 5,29-30; Mt 18,8-9).

(4) DIZER OS PECADOS AO CONFESOR: Dizer ao confessor todos os pecados desde a ltima confisso bem
feita. Um jovem tinha no colgio a fama de religioso, porm no era verdadeiramente sincero nesse sacramento. Se confessava freqentemente com um sacerdote. Este se preocupava de interrog-lo com esmero para facilitar a confisso. Via ao rapaz perturbado, e sempre perguntava ao final: -No me ests a esconder nada? Porm ocultava algumas faltas. Se afastava com pena, plido, como um criminoso. A vspera da quarta-feira Santa passou a noite em orao, lutando consigo mesmo para decidir-se a acabar com aquilo no dia seguinte. Voltou a encontrar ao sacerdote na sacristia onde costumava confessar. Fez uma confisso muito custosa. Ao final, como outras vezes, a pergunta: -No ests a me esconder nada? De novo a fatal resposta: -No padre. No momento em que ia receber a absolvio, o rapaz exclamou: -No lhe disse tudo. Esperava uma reao dura no rosto severo do confessor, porm encontrou ao pastor que lhe olhava co serenidade e lhe infundia nimos. Assim relata o escritor o acontecido:" Eu no terei jamais em minha vida um momento semelhante. Foi o dia em que se formou em mim um homem honrado. Me sentia outro, transformado, com o olhar transparente".

(5) CUMPRIR A PENITNCIA: rezar ou fazer o que o confessor me pedir. Prova de estar em graa de Deus a
paz do corao (So Bonaventura) Quando Cristo me julgue na sua justia, j no se lembrar do que me perdoaram na sua misericrdia (So Bernardo). A confisso o encontro de Deus e do homem pecador, um grande benefcio de Deus que devemos saber estimar e aproveitar. A confisso um sacramento que nos dar graas para ser cada vez melhores. Tem dois tipos de pecados: mortais e veniais.

3. O pecado mortal e o pecado venial:


(1) O pecado mortal uma falta em matria grave, com plena conscincia e pleno consentimento. Mata e destri a
amizade de Deus na nossa alma; Se morremos em pecado mortal, nos espera o inferno.

(2) O pecado venial uma falta em matria leve. Adoece a vida sobrenatural da alma e nos conduz para o pecado grave.
Uma mancha de graxa na roupa nova motivo suficiente para trocar por outras. Se tens o rosto sujo te lavas imediatamente, porque assim o exige a tua presena em qualquer parte. E no ficas envergonhado que a tua alma seja suja diante de Deus? Uma pedrinha no sapato no te deixa em paz at tirar ela, e como podes andar tranqilo com um pecado grave na tua alma?

4. Condies para um pecado mortal:


(1) Matria grave: mentir com dano para o prximo; blasfemar, os pecados contra a pureza. (2) Advertncia: que ao fazer isso saiba que grave (pleno conhecimento) (3) Consentimento: que eu queira fazer aquilo que sei que grave.

5. Como fazer a minha confisso:


A melhor preparao para a confisso o exame de conscincia dirio. Tua conscincia um livro aberto, sobre o qual todas as tardes deveis anotar os ganhos e as perdas, os atos virtuosos e as faltas. Por isso, ao anoitecer, antes de deitar pergunta a tua alma: que bem fizestes hoje? Que mal cometeste? Os mandamentos so o caminho que Deus nos quis deixar para poder chegar ao Cu: So manifestaes do nosso amor a Deus. Diz Jesus Cristo: Aquele que me ama guardar os meus mandamentos (Jn 14,21)

II. OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS 1. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS:


Amar a Deus sobre todas as coisas estar convencido de que Deus vale mais do que Tudo e todos, e por isso devo preferir-lhe acima de todas as coisas. Devemos estar dispostos a perder tudo antes que ofender-lhe. Sacrilgio (receber em pecado grave a Eucaristia, uso indevido de objetos sagrados). Ter f em adivinhos, curandeiros e nas supersties (passar debaixo de uma escada, ver um gato preto, o nmero 13,...)

2. NO TOMAR O SANTO NOME DE DEUS EM VO: 2

Toma o nome de Deus em vo aquele que jura em prejuzo do prximo (algumas pessoas tem o mal costume de jurar por qualquer coisa). Blasfmias (expresso injuriosa contra Deus, Nossa Senhora, os santos ou coisas sagradas: Sejam palavras, gestos, sinais, desenhos, etc...). Palavres e as palavras feias.

3. GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA:

Participar da Missa inteira Aos Domingos e festas de Guarda. O bom catlico aplica-se a obras em bem dos outros ou da sua alma: orao, leituras edificantes, descanso familiar, obras de caridade. E no rindo e conversando com os outros durante a Missa.

4. HONRAR PAI E ME:


Obedecer seus mandatos (em quanto no mandem o que pecado), socorre-lhes nas suas necessidades e cuidar deles com amor, respeito e carinho.

5. NO MATAR:
No fazer dano prpria vida ou a dos outros com palavras, aes ou desejos (dio); Isto exige querer bem a todos e perdoar aos nossos inimigos. Odiar, querer rogar praga ou desejar o mal do prximo, ter desejo de vingana e rancor. Soluo: Rezar para ter serenidade de esprito e pedir pelo prximo. Bater, ferir, tratar mal algum; fazer uso de drogas e de lcool. Quem escandaliza um assassino de almas: aquele que ensina, convida o induz outro a pecar; j seja com palavras, com seu exemplo, ou sendo cmplice num pecado (eu no vou roubar, mas vou conseguir-te as chaves). Jesus Cristo diz, falando dos que escandalizam que seria melhor que atassem em volta do pescoo uma pedra de moinho e que fosse lanado ao mar, do que levar para o mal a um s destes pequeninos (Lc 17,2). No sejais jamais o ruim que arrasta ao pecado aos colegas (fazer o trabalho para Satans). Tem muita ateno com os maus amigos. Fuja deles. como uma maa podre que contamina as maas sadias da cesta.

6. NO PECAR CONTRA A CASTIDADE:


Ser puros e castos nas nossas atitudes, gestos, palavras, olhares e demais aes. Respeitar o nosso corpo. J ouvistes falar de essas plantas que devoram os insetos? Apenas uma pobre borboleta pousa sobre as suas folhas largamente abertas, a folha enrola-se bruscamente e, quando alguns dias mais tarde, se entreabre de novo, poucos sinais se vem da desventurada. Esta planta devorou vivo o pobre inseto, tomou-lhe a vida gota a gota. Os romanos apresentavam a virtude da pureza armada de um escudo e de uma lana, como se tivessem compreendido que esta virtude no se pode conservar sem uma luta contnua. Pode um pensamento incomodarte durante muito tempo, inclusive durante dias. Como uma mosca pegajosa que volta uma e outra vez. Por muitas voltas que d um mosquito, em quanto no te deixes no te picar. Se no aceitas um mau pensamento e fazes tudo o possvel por rejeitar-lo, no s no pecas, mas te fortaleces diante de Deus. Busque a Deus e a Nossa Senhora, pedindo-lhes a graa de triunfar. Alm disso, pode ser muito til trazer um bom pensamento, cantar, ler um livro. O importante ter uma atividade que absorva a ateno.

7. NO ROUBAR:

Probe prejudicar o prximo nos seus emprendimentos: furtando, retendo injustamente o alheio ou causando dano material as suas coisas. Tirando alguma coisa dos outros (dinheiro, balas) estragando algo alheio sem me preocupar de consertar

8. NO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO NEM MENTIR:


No mentir, nem contar os defeitos do prximo sem necessidade. A lngua uma arma perigosa que pode ferir, com ela bendizemos a Deus, e com ela amaldioamos os homens que foram feitos a semelhana de Deus. Da mesma boca procedem a beno e a maldio.

9. NO DESEJAR A MULHER DO PRXIMO:

Refere-se aos pecados internos e externos contra o matrimnio.

10. NO COBIAR OS BENS ALHEIOS:


Podemos pecar com o desejo de possuir as coisas do prximo (desejo desordenado e consentido). Nunca foi um defeito procurar progredir e crescer na vida, o mal consiste em apegar-nos demais aos bens materiais.

III. OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS EM PERGUNTAS 1. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS:
Usei de coisas religiosas ou consagradas a Deus com irreverncia? (cruz, tero, santinhos...) Faltei o respeito nos lugares sagrados? (capela, seminrio, das Irms...) ou com uma pessoa consagrada a Deus? (seminarista, Padre, Irmo, Freira, missionrio...) Calei voluntariamente algum pecado grave na Confisso? Tentei enganar o Padre na Confisso passada? Comunguei sabendo que tenho um pecado grave? Acredito em benzedeiras, macumbas, espritas...? Consultei a algum deles? Leio, tenho ou empresto revistas, livros ou folhetos que falam em contra da minha religio? Sou capaz de romper escritos que ferem a minha F ou pureza moral? Rezo com certa freqncia? Procuro distrair-me com outras coisas quando devo rezar? Procuro fomentar a minha formao religiosa com boas leituras recomendadas pelo meu Proco, catequista ou amigo da Igreja? Acredito no que ensina a Igreja Catlica ou tenho ideias contrrias a Ela? Tenho dificuldade aceitar alguma coisa da minha f? Tenho conversado disto com outros? Manifesto com alegria e sem vergonha a minha condio crist perante os demais? A minha vida um testemunho de f perante os homens? Penso que posso pecar mais j que depois me hei de confessar? Desconfiei de Deus, do seu amor, do seu poder? Fiquei longe dele (da Igreja) por isso? Tardei muito tempo em confessar-me depois de Ter cado em pecado grave? Fui corajoso para defender a Igreja ao escutar que outros a atacavam com crticas?

2. NO TOMAR O SANTO NOME DE DEUS EM VO:


Tenho jurado em falso (duvidando da verdade que jurava)? Jurei fazer alguma coisa errada por vingana? Falei mal de Deus, de Nossa Senhora ou dos Santos? Comentei isso com outras pessoas? Tenho dito piadas ofensivas ridiculizando coisas da religio? Tive vergonha de dar testemunho da minha religio em algum momento? Falei mal da Igreja ou de coisas santas? Falei mal dos Padres, Freiras ou pessoas consagradas ao servio de Deus? Faltei ao respeito a Casa de Deus brincando durante a Missa ou distrado?

3. GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA:


Deixei de assistir Missa? Cheguei tarde a Missa ou sa antes da bno final? Tenho cometido irreverncias durante a Missa? Fui causa de que outras pessoas no assistissem a Missa? Comunguei em pecado?

4. HONRAR PAI E ME:


Sou uma pessoa alegre na minha famlia, sou motivo de unidade ou de brigas? Colaboro nas necessidades comuns: ajudar a manter limpo e ordenadas as minhas coisas, ajudar a limpar a casa...? Sou motivo de tristeza para os meus familiares a causa da minha conduta? Desobedeci aos meus Pais? Dei risada deles? Os respeito? Respondo de mau jeito as suas indicaes? Deixei de falar com eles, ficando bravo? Insulteios? Despreciei eles? Maltratei-os? Ameacei a eles? Desejei-lhes algum mal? Tenho carinho pela minha famlia? Me vergonhei deles diante dos demais pela pobreza em que vivem, ignorncia ou pela velhice? Reza por eles? Brigas com os irmos, dando maus exemplos?

5. NO MATAR:
Pensei em tirar-me a vida? Coloquei em risco a minha vida sem sentido? Feri algum por algum motivo? Insultei a outros? Falei mal dos demais? Tenho dio por algum? No cumprimento a algum ou deixei de falar com algum? Fui causa de inimizades ou brigas? Sou paciente com as deficincias dos demais? Fico contente com o mal alheio? Neguei o perdo ou me resisto a fazer as pazes com algum? Demoro em

reconciliar-me com algum? Desdenho os demais com facilidade? Incomodei algum com piadas grosseiras? Usei drogas ou dei para algum? Fiquei bbado? Fumei cigarro a escondidas?

6. NO PECAR CONTRA A CASTIDADE:


Cometi aes desonestas? Sozinho ou o acompanhado? Deixei que os outros cometessem comigo? Beije ou abrasei algum com desejo desonesto? Freqentei bailes ou discotecas pouco recomendveis? Tive companhias perigosas? Tenho guardado modstia ao vestir? Demorei com malcia em pensamentos desonestos? Ouvi ou cantei alguma msica desonesta? Tive conversas, palavras ou piadas de malcia? Li livros ou jornais maliciosos? Deixei-me levar pela curiosidade, vendo filmes, novelas ou revistas pornogrficas ou indecentes? Deixo-me levar pela tentao ou sou rpido para fugir dela? Toquei algum com desejo desonesto? Toquei-me levado pela luxria? Procurei conscientemente alguma satisfao carnal? Procuro rejeitar desde o comeo as tentaes desonestas ou fico pensando muito tempo nelas? Fiz sinais desonestas? Tenho livros, revistas, filmes desonestos? Os tenho emprestado a outros? Continuas a ler sabendo que est mal? Olhei com inteno desonesta? Vi coisas perigosas para a moral? Tive alguma relao amorosa? Tenho amizades que so ocasio de pecado? Vou deixar essas amizades? Tive desejos desonestos consentidos, mas que at agora no tenho feito?

7. NO ROUBAR:
Tenho na minha propriedade alguma coisa que no minha? Tirei-a com violncia, de uma pessoa carente, de um lugar sagrado? Tentei roubar a algum ou desejei fazer o mal ao prximo ou aconselhei a fazer? Devolvi o que encontrei que no era meu, sabendo de quem era? Devolvi o que me emprestaram? Aproveiteime da necessidade alheia para tirar dinheiro? Enganei nas compras ou vendas de algum produto? Tenho o costume de brincar apostando dinheiro? Procuro dar esmola segundo as minhas possibilidades (dzimo)? Como aproveito o meu tempo, as qualidades e foras que Deus me deu? Os coloquei ao servio do meu prximo ou perco tempo sem fazer nada? Sou preguioso?

8. NO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO NEM MENTIR:


Disse mentiras? Causei com elas prejuzo a algum? Julguei mal do prximo sem motivo? Falei mal dos outros, levantei calnias ou revelei segredos? Falo sempre bem do meu prximo? Exagerei sobre as falhas ou defeitos dos outros? Critiquei sem motivo? (os meus pais, irmos, superiores, amigos, conhecidos,...)

9. NO DESEJAR A MULHER DO PRXIMO: cfr. 6o 10. NO COBIARS OS BENS ALHEIOS: cfr 7o


Fui invejoso? Sou feliz com o que possuo?

Vous aimerez peut-être aussi