Vous êtes sur la page 1sur 2

NOTA SOBRE UM VCIO POSITIVISTA PERTINAZ

Iraci del Nero da Costa So Paulo, agosto de 2002

Creio haver concordncia ampla quanto idia de que o senso comum fundamente influenciado por construes de teor positivista. Alm disso, tal forma de pensar tambm se encontra firmemente fundeada em meios mais intelectualizados. tamanha sua penetrao nas mais distintas esferas que no seria descabido imputar-lhe um perfil "ideolgico"; vale dizer, sua presena revela-se to forte e a ela estamos to afeitos que s episodicamente nos apercebemos do quanto nossos raciocnios e demais atitudes mentais acham-se condicionados por ela. Um desses vcios positivistas no qual incorri algumas vezes, e do qual me dei conta s recentemente, leva-me a escrever esta advertncia, a qual, certamente, vale mais para mim do que para outrem. Trata-se, de fato, de dois pecadilhos intimamente vinculados. O primeiro diz respeito aos autores que nos so caros e os quais queremos resguardar da imputao de omisses ou de erros, mesmo se mnimos. O segundo refere-se nossa nsia de respaldar nossas argumentaes e concluses mais ousadas em autores cujas obras nos parecem definitivas. Em ambos os casos servimo-nos, no coloquial, de expresses brutais tais como: "O que Fulano diz no isso, mas aquilo". J nos escritos os termos so amenizados: "O que Sicrano pretendeu dizer, efetivamente, foi isto ou aquilo". E por a vai. Por vezes, tomados de maiores pruridos, afirmamos "Segundo nossa leitura de..."; e passamos a atribuir a nossos "clssicos" concluses para as quais, muitas vezes, contamos, to s, com o generoso beneplcito de nossos botes. Evidentemente, no estou a sugerir a impropriedade da exegese, impugnando a possibilidade de leituras alternativas ou negando a validade da explicitao de teses que possam haver ficado mais ou menos subentendidas nas obras dos grandes mestres. No, o que denuncio o emprego irresponsvel e no fundamentado dessas prticas,(1) pois, aos que j incidimos em tais deslizes, no basta admitir que tal ou qual idia nos foi sugerida pela leitura deste ou daquele autor; no basta reconhecer neste ou naquele argumento por ns expendido, o eco dessa ou daquela obra magna. Vitimados pela postura positivista acima anunciada, exigimos, a todo custo, que a "coisa" esteja l, univocamente reconhecvel, saltando vista do "bom" entendedor; posta em termos concretos e definitivos em tal ou

qual passagem de um de nossos autores prediletos. Cumpre-se, assim, integralmente, a argumentao calcada na autoridade. Nossa opinio no s conta com o aval pstumo de um grande mestre, mas, tambm, possvel identificar em sua obra, clara e distintamente, as palavras que corroboram nosso achado. Por fim, para no fugir regra, deixo aqui uma frase de encerramento: certamente foram discpulos como esses que levaram Marx a dizer-se no marxista.

NOTA
1. Meu colega Julio M. Pires leu a verso preliminar deste escrito e mandou-me comentrios que vo nesta nota. Sem compromet-lo com minhas opinies e erros sou-lhe muito grato. Sobre este ponto anota Julio M. Pires: "De fato, o equilbrio entre a liberdade necessria a um pesquisador para fazer a exegese e a 'distoro' das idias dos autores a fim de absolv-los e/ou para moldar suas idias de acordo com seus objetivos muito tnue. O alerta perfeitamente cabvel ainda que no seja possvel estabelecer qualquer 'regra' para evitar o problema."

Vous aimerez peut-être aussi