Vous êtes sur la page 1sur 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE MESTRADO EM LETRAS Lucas Gomes Thimteo FICHAMENTO: BOSI, E. Memria e Sociedade: lembranas de velhos.

captulo 1 Memria-sonho e memriatrabalho. 15 ed. So Paulo: Cia das Letras, 2009.

Por meio das observaes de Bergson, analisam-se as funes da memrias por meio de conceitos como tempo, devir, lan vital, energia. O foco a fenomenologia da lembrana que Bergson persegue em sua obra. A percepo de si se d pelas imagens de seu corpo, no presente. O sentimento atribudo, mesmo que difuso e interiorizado, da corporeidade est presente com o meio fsico ou social que o circundam. Esse presente se manifesta em movimentos que definem aes e reaes do corpo sobre o seu ambiente. Assim, se d o nexo entre imagem do corpo e ao. A relao corpo-ambiente tambm est ligada ao e representao. Nas palavras de Bergson, [] o corpo, interposto entre os objetos que agem sobre ele e os que ele influencia, no mais que um condutor, encarregado de recolher os movimentos, e de transmit-los, quando no os detm, a certos mecanismos motores, determinados se a ao reflexa, escolhidos se a ao voluntria. (p. 45) A lembrana um fenmeno que, para Bergson, impregna a percepo das coisas; impregna as representaes. Lembrar-se, no francs sous-venir, significa vir tona o que estava submerso. A memria acaba sendo um elo entre o passado e o presente. Simultaneamente, ela interfere no processo atual das representaes. Begson tambm diz sobre o constante acompanhamento da memria em nossas percepes atuais, segundo ele a memria seria o lado subjetivo de nosso conhecimento das coisas. (p. 47) Bergson faz a diferenciao entre o espao profundo e cumulativo da memria e o espao raso e pontual da percepo, por meio da representao de um cone invertido tocando um plano. O cone seria o acumulado de todas as lembranas, enquanto o plano seria o presente. Ao tocar o presente em apenas um ponto, ele nos mostra que as lembranas de todo o nosso passado so chamadas em nosso presente. Temos o destaque para dois tipos de memria, a memria-hbito, que consiste em aes automticas, adquiridas por repeties e que acaba sendo uma exigncia para uma socializao

do indivduo, por exemplo, comer segundo as regras de etiqueta, o escrever, o falar uma lngua estrangeira. A memria-hbito faz parte de todo o nosso adestramento cultural (p. 49); A outra seria a lembrana pura, aquela que evoca da conscincia um momento nico, singular da vida. Diferente da anterior, essa no tem um carter mecnico, ela evoca algo de um lugar que Bergson chama de inconsciente. Bergson tambm descreve o dinamismo interno da memria, como algo que parte de uma imagem qualquer e, por meio de associaes de similiaridade ou de contiguidade, vai tocando outras imagens que formam com a primeira um sistema. (p. 51) A recordao , dessa maneira, algo extremamente mvel e variante para cada espectador. A memria vive de maneira latente no inconsciente. Toda a lembrana se conserva inteira e independente no esprito. O plano consciente, no momento que colhe algo do inconsciente, traz luz esse objeto do passado. Dessa forma, a memria estaria localizada em um reino de sombras. O estado inconsciente to real para Bergson, que para ele, negar a existncia desse estado seria a mesma coisa que negar os acontecimentos que acontecem fora do alcance visual das pessoas, seria como dizer: o que no vejo atualmente no existe. Bergson seguia o pensamento de que a lembrana o que mantm vivo o passado. O ato de trazer lembranas passadas conscincia constri imagens-lembrana. Outro ponto observado nos estudos de Bergson o embate entre a subjetividade pura (o esprito) e a pura exterioridade (a matria). A primeira estaria ligada memria e a segunda percepo. Temos, com Halbwachs, uma aproximao social dos quadros da memria, mais especificamente, com os quadros sociais da memria. Para ele, a memria do indivduo depende de seu relacionamento com a famlia, com a classe social, com a escola, com a igreja, com a profisso. (p. 54) Para Halbwachs, lembrar no apenas reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com conceitos e ideias do presente, todas as experincias do passado. A lembrana, para Bergson, seria como um adulto que mantm, da mesma forma que em sua infncia, o sistema de representaes, hbitos e relaes sociais. Para Halbwachs, a memria desse adulto estaria amarrada memria do grupo social a que ela pertence; e essa ltima seria a memria coletiva de cada sociedade.

Vous aimerez peut-être aussi