Vous êtes sur la page 1sur 34

Seminrio Reviso e Avaliao de Artigos

Grupo Objetivos Estratgicos | OE 2 | Produes Acadmicas Prof. Marina Keiko Nakayama Andreza Regina Lopes da Silva; Carolina Schmitt Nunes; Gabriela Mattei de Souza; Isadora Sampaio de Santana; Maricel Karina Lpez Torres; Marinilse Netto
23/08/2012

Roteiro do Seminrio
Contexto do seminrio Por que revisar? Por que avaliar? Onde queremos chegar?

Fonte: http://www.topkids.com.br/artigos.php

Objetivos
Esclarecer revisores de artigos acadmicos Estudar critrios e indicadores para avaliar artigos Focar no resultado: melhorar a produo acadmica do EGC
Fonte: http://frankvcarvalho.blogspot.com.br /2011/09/como-escrever-um-artigocientifico_13.html

Revisar e Avaliar: existe diferena? Avaliar : diferena?


REVISO. REVISO Consiste em submeter o trabalho cientfico ao exame minucioso de um ou mais especialistas, que na maioria das vezes se mantm annimos ao autor. Os revisores fazem comentrios ou sugerem a edio do trabalho analisado, contribuindo para a qualidade do trabalho a ser publicado. No caso da publicao de artigos cientficos, o dilogo entre os autores e os revisores arbitrado por um ou mais editores, afiliados revista cientfica em causa. Aquelas publicaes e prmios que no passaram pela reviso paritria tendem a ser vistos com desconfiana pelos acadmicos e profissionais de vrias reas. AVALIAO. AVALIAO Consiste em julgar a qualidade de uma pesquisa (artigo para peridico ou congresso e outros), examinando a sua adequao a uma linha editorial e seu potencial para publicao em um domnio de conhecimento. A avaliao deve ser realizada mediante critrios precisos, de modo a abranger todas as dimenses da qualidade de uma pesquisa e evitar que alguns critrios sejam esquecidos ou negligenciados (HOPPEN; LAPOITE e MOREAU, 1996).

Formas de Reviso
Ortogrfica, gramatical, de normatizao (ABNT), terica ou metodolgica, tcnica, dentre outras; Reviso por pares (peer review); Reviso Proof Reading (por especialista, preferencialmente nativo em outro idioma).

Reviso por pares

Fonte : Red de colaboracin entre Europa y Pases de Amrica Latina y el Caribe

Boas Prticas Reviso


A reviso de artigos cientcos deve ser encarada como uma atividade cvica do cientista, como contribuio para melhorar a produo cientca cientca; O revisor deve auxiliar o editor a defender os interesses do leitor, na obteno de trabalhos de melhor qualidade e utilidade utilidade; Na maior parte dos casos, a contribuio do revisor importante, por representar experincia e competncia no domnio;

Boas Prticas Reviso


O papel do revisor no dar largas sua vaidade e mostrar como competente e superior; Um revisor que seja insucientemente crtico poder prestar um mau servio comunidade, encorajando investigao de m qualidade; Um revisor que seja demasiado crtico pode bloquear o progresso da investigao, impedir o nascimento de idias promissoras, prejudicar carreiras, deixar as revistas e conferncias sem nada que publicar;

Boas Prticas Reviso


As crticas devem ser dirigidas ao artigo e no ao autor, usando um tom civilizado e no insultuoso nas avaliaes; relativamente normal que os autores de artigos para conferncias sejam convidados a atuar tambm como revisores. Devero aceitar, a bem do sucesso da conferncia, entendida como evento de partilha; Um revisor dever evitar, em absoluto, atuar em situao de conito de interesses nomeadamente interesses, se for parte interessada na aprovao ou rejeio de um artigo;

Boas Prticas Reviso


Se um revisor no estiver vontade num tpico em avaliao, no tiver tempo para avaliar um artigo, ou tiver conito de interesses, dever comunic-lo comunicde imediato ao editor editor; Quando um artigo denitivamente mau e irrecupervel, no se deve perder tempo a dar sugestes que tentem melhor-lo. O papel do revisor auxiliar o autor mas no escrever o artigo autor, por ele ele. O revisor deve ser pontual aprontando a reviso em pontual, tempo apropriado.

Parecer do Revisor
Um modelo tpico para revises apresenta um pargrafo introdutrio explicitando um ponto principal e a impresso inicial do revisor. O revisor pode ento defender a publicao do trabalho, listando seus pontos fortes e discutindo sua importncia; Depois pode vir uma seo apontando as fraquezas e tecendo crticas seguidas de conselhos sobre crticas, como podem ser melhoradas (se puderem);

Parecer do Revisor
Ao final da reviso, conclua com uma afirmao a exemplo de Avaliando bem, no acredito que este artigo deva ser publicado em seu presente estado porque [reitere as duas razes principais], ou Penso que o presente artigo deve ser publicado se o autor puder [duas ou trs crticas].

Reviso Servios Especializados


Edio reviso e edio do manuscrito para gramtica, gramtica
ortografia e erros de outra lngua, para que as ideias sejam lngua comunicadas claramente;

Traduo

por pesquisadores da rea de estudo (Ingls); feedback rpido, imparcial e confidencial a

Reviso por Pares

respeito da qualidade do artigo, antes de submet-lo a uma revista;

Recomendao de Peridicos; Peridicos Formatao Formatao; Figuras Figuras.

Exemplo de um processo editorial

Fonte : Revista Alcance

Boas Prticas Avaliao


Um artigo submetido a avaliao condencial e, uma vez avaliado, dever ser esquecido; O avaliador deve se limitar a avaliar o artigo de forma imparcial sem comentar os seus imparcial, julgamentos; As avaliaes devem ser sempre justicadas justicadas, eventualmente com referncias que as apoiem; A deciso de aceitar ou rejeitar um artigo cabe ao editor. editor

Aspectos a considerar na introduo introduo


Descreve o contexto? Descreve o problema? Mostra porque pesquisar ou escrever sobre o assunto? Justifica e delimita? Mostra qual a questo a ser respondida ou objetivo do trabalho?

na parte terica terica


Contempla as questes bsicas do tema? Cita autores clssicos e contemporneos, internacionais, livros, artigos e sites? Organiza e estrutura os tpicos de forma que conduz o leitor a compreender o que se tem escrito sobre o assunto? Descreve algum mtodo utilizado para decidir sobre a escolha dos autores? Como estruturou os temas?

nos procedimentos metodolgicos metodolgicos


Contempla os itens:
tipo de pesquisa, abordagem, participantes ou amostra, tcnica de coleta de dados e tipo de anlise?

Justifica ou descreve como foi o critrio de escolha dos participantes ou da amostra? Tem coerncia entre a abordagem e as tcnicas utilizadas?

quanto aos resultados


Descreve os resultados de forma objetiva? Os dados esto organizados? Fica evidente se a pesquisa de abordagem quali ou quanti? Se contemplou as duas, est claro qual parte se refere ao quali e qual parte se refere ao quanti?

quanto anlise dos resultados resultados


Analisa de forma que inclui a reviso bibliogrfica? Comenta com base nos dados de resultados descritos? Inclui dados da reviso bibliogrfica? Inclui algum aspecto crtico?

comentrios finais ou concluso concluso


Resgata o objetivo do trabalho? Mostra os aspectos mais significativos? Inclui alguma crtica e ou proposta? Quais as contribuies apresentadas?

Exemplos de Avaliao
Itens a serem avaliados e classificados conforme uma escala de 1 a 5:
Relevncia; Significado; Originalidade.

Fonte: http://dererummundi.blogspot.com.br/2011/05/ o-fim-da-nature-e-da-science.html

Exemplos de Avaliao
Itens a serem avaliados e classificados conforme uma escala de 1 a 5:
Adequao dos mtodos de investigao; Adequao dos processos de investigao; Anlise e interpretao dos dados.
Fonte: http://salvepet.blogspot.com.br/2012/05/i magens-para-tumblr-animais-comoculos.html

Exemplos de Avaliao
Itens a serem avaliados e classificados conforme uma escala de 1 a 5:
Lgica da argumentao; Adequao do ttulo, resumo, introduo e concluses; Profundidade;

Fonte: http://filosofarliberta.blogspot.com.br/2012 /02/logica-informal-mapa-conceptual.html

Reviso e Avaliao por Pares


Exemplos prticos de peridicos e no Programa de Ps-Graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento

Relembrando! Relembrando!
Avaliao por Pares o processo de construo de verdades cientficas, por excelncia; a prtica que valida e autentica o conhecimento cientfico. Ela outorga a aceitao do trabalho de um pesquisador e, por isso, crdito e reconhecimento, da forma que seja. (Davyt e Velho, 2000) usado pelos cientistas para garantir que os procedimentos estejam corretos, estabelecer a plausibilidade dos resultados e distribuir recursos escassos como o espao em revistas, fundos de pesquisa, reconhecimento e reputao. (Chubin e Hackett, 1990) A avaliao por pares uma processo/metodologia de triagem pelo qual um artigo cientfico passa na comunidade cientfica, antes de ser publicado. um sistema de controle de qualidade da cincia. (Grupo Stela, 2004)

Situaes quando a Avaliao por Pares utilizada


a) Na seleo de artigos cientficos para peridicos e congressos/seminrios. b) Projeto de pesquisa submetido para financiamento. c) Premiaes. d) Algumas disciplinas de Instituies de Ensino superior como o caso do Programa de Ps-graduao em Engenharia e Gesto do Conhecimento.

A Reviso por pares no EGC


O intuito fazer com que o aluno: Conhea as partes essenciais de uma proposta de tese/dissertao, em seguida, reelabore a proposta apresentao para a entrada no PPG e participe da rodada de reviso por pares; Desenvolva a competncia de dar e receber a crtica de um trabalho cientfico.

E o programa: Crie e dissemine uma cultura interdisciplinar, em crtica cientfica; Sirva como catalisador do processo de orientao; Estimule o intercambio cientfico interdisciplinar.

Modelos de Avaliao por pares


Cada editor estabelece modelos e critrios para a avaliao dos direntes tipos de publicaes. Ao lado, apresenta-se um modelo aplicado em um curso de graduao (KERN; SARAIVA, 1999). Outro exemplo o modelo de avaliao por pares no EGC.

Referncias
AJE. American Journal Experts. <http://www.journalexperts.com/br/services-overview> COPE. Committee on Publication Ethics. A short guide to ethical editing for new editors. <http://publicationethics.org> DAVYT, A.; VELHO, L.: A avaliao da cincia e a reviso por pares: passado e presente. Como ser o futuro? Histria, Cincias, Sade Manguinhos, VII, n. 1, 93-116, 2000. HOPPEN, N.; LAPOINTE, L.; MOREAU, E. Um guia para a avaliao de artigos de pesquisa em sistemas de informao. REAd, v. 2, n. 2, 1996. KERN, V. M. ; POSSAMAI, O. ; SELIG, P. M. ; PACHECO, R. C. S. ; SOUZA, G. C. ; RAUTENBERG, S. ; LEMOS, R. T. S. Growing a peer review culture among graduate students. In: World Conference on Computers in Education, 9, 2009, Bento Gonalves-RS. TATNALL, A.; JONES, A. (Eds.) Education and technology for a better world. IFIP Advances in Information and Communication Technology (AICT) Series. Proceedings of WCCE. Berlin, Heidelberg, New York: Springer, p. 388-397, 2009. KERN, V. M.; SARAIVA, L. M. Aplicao da Reviso Pelos Pares no Ensino de Graduao. Revista Alcance, v. 4. Itaja: Editora da UNIVALI, 1999. MENDES, I. A. C.; MARZIALE, M. H. P. Avaliao por Pares em Divulgao Cientfica. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online], v. 9, n. 6, p. 1-6, 2001.

Obrigada! Obrigada!

Fonte: http://comunidadedatraducao.blogspot.com.br

Vous aimerez peut-être aussi