Vous êtes sur la page 1sur 8

CONSTRUO DE EDIFCIOS

AULA 08 PG 1

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Este material parte integrante da disciplina Construo de Edifcios oferecido pela UNINOVE. O acesso s atividades, as leituras interativas, os exerccios, chats, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente de aprendizagem on-line.

AULA 08 PG 2

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Sumrio

AULA 08 LOGSTICA E EDIFICAES NECESSRIAS IMPLANTAO O CANTEIRO .........4 LOCAO DE OBRA. ATIVIDADES PRELIMINARES? NR-18 ......................................................4 Canteiro de obras ........................................................................................................................5 Locao de obra ..........................................................................................................................6 Processo de locao ...................................................................................................................6 Materializao da demarcao ....................................................................................................6 Atividades preliminares NR-18 (Ministrio do Trabalho e Emprego) .........................................7

AULA 08 PG 3

CONSTRUO DE EDIFCIOS

AULA 08 LOGSTICA E EDIFICAES NECESSRIAS IMPLANTAO O CANTEIRO LOCAO DE OBRA. ATIVIDADES PRELIMINARES? NR-18

Ao final desta aula o aluno dever conhecer a importncia do canteiro de obras, alm dos dispostos da Norma Regulamentadora n. 18, do Ministrio do Trabalho e Emprego.

Reforando o que foi colocado nas aulas anteriores, muito importante conhecer a empresa qual voc est vinculado e, principalmente, conhecer o projeto e/ou a obra a serem iniciados.

Acesse a plataforma de estudo para realizar leitura complementar

Obviamente, os itens supracitados podero sofrer variao em virtude do tamanho ou dimenso da obra em questo. No entanto, preciso tomar muito cuidado com o dimensionamento de pessoal e equipamento, pois existem fatores denominados produo e produtividade, que so completamente diferentes. Isso significa que, se voc dimensionar um determinado nmero de pessoal e/ou equipamento acima do necessrio, certamente voc ter a produo, mas a um custo elevado, significando que sua produtividade negativa, pois com um nmero inferior de pessoal e e/ou equipamento voc teria o mesmo resultado, a um custo menor. Se voc vai construir uma residncia unifamiliar, certamente ter um tipo de planejamento e providncias a serem tomadas. Porm, se voc vai construir uma barragem, a realidade ser completamente diferente. Ao comparar uma obra de residncia unifamiliar a uma obra de barragem, com certeza ser possvel visualizar imediatamente a complexidade de uma e de outra obra. Convm ressaltar que, embora essas duas obras sejam de dimenses e propores bem diferentes, sua responsabilidade ser a mesma.

AULA 08 PG 4

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Em tese: necessrio tomar algumas providncias ou decises para cada tipo de obra, no caso, as obras consideradas dentro do universo ou limite entre as duas obras supracitadas.

Canteiro de obras
Ao considerar a parte executiva de cada obra, alm do planejamento inicial, a implantao do canteiro de obras item fundamental para garantir um resultado esperado, amplamente planejado pelo engenheiro, observando a produtividade. A implantao do canteiro de obras requer um projeto especfico, elaborado em funo das necessidades da obra e das condies locais de implantao. Nesse contexto, o engenheiro de obras dever verificar as necessidades comuns, denominadas servios preliminares. Considerando a construo de edifcios, o engenheiro dever verificar os seguintes itens: Disponibilidade de instalaes provisrias. A existncia de demolies, quando existem construes remanescentes no local em que ser construdo o edifcio. Retirada de resduos da demolio. O canteiro de obras dever ser provido de instalaes eltricas e de instalaes hidrossanitrias, sem as quais o trabalho a ser iniciado ficaria bastante prejudicado. Quando se trata de construes pesadas, como uma barragem, por exemplo, preciso lembrar-se de que essa uma obra de alto grau de complexidade operacional, pelo fato de muitas vezes ser isolada de qualquer rea de concentrao humana, fazendo com que, em alguns casos, seja necessria a construo de vilas habitacionais, como a vila construda para a Usina Hidreltrica de ITAIPU, por exemplo. O planejamento fundamental e o engenheiro de obras o responsvel direto por tudo o que ocorre no canteiro de obras. No existe erro de funcionrios, sob sua responsabilidade. Se um funcionrio errar, o erro pertence ao engenheiro de obras, denominado engenheiro residente ou preposto. Logo, a justificativa inexistente, pois voc o responsvel pela linha de produo da obra.

AULA 08 PG 5

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Locao de obra
Locar uma obra fazer a materializao da mesma no terreno onde ocorrer a construo, ou seja, transferir a representao existente no papel, no projeto, para a realidade. O mtodo a ser adotado para a locao da obra ser em funo do tipo de obra a ser executada. Por exemplo: Uma residncia unifamiliar nesse caso poder ser uma obra isolada ou um condomnio. O tipo de edifcio a ser construdo, que poder ser de uma nica torre, mltiplas torres, um Shopping Center etc. Uma obra de construo pesada, com caractersticas completamente diferentes, quando comparada a obras de construo de edifcios. Portanto, a locao realizada de maneira correta fundamental para o sucesso da obra a ser implantada. importante atentar ao processo, pois o resultado de um erro de locao poder ser irreparvel, levando a prejuzos financeiros imensurveis.

Processo de locao
Considerando a construo de edifcios, tema do nosso curso, comumente podero ser considerados os seguintes itens: Alinhamento da rua. Poste no alinhamento do passeio. Ponto deixado pelo topgrafo quando da realizao do controle do movimento de terra. Lateral do terreno.

Materializao da demarcao
A locao poder ser realizada por meio dos seguintes mtodos: Aparelhos topogrficos (teodolito e nvel). Nvel de mangueira, rgua e fio de prumo.
AULA 08 PG 6

CONSTRUO DE EDIFCIOS

Trena, fazendo esquadro. Vale observar que o tipo da tcnica a ser adotada depender da obra, do porte do edifcio e das condies topogrficas do terreno.

Atividades preliminares NR-18 (Ministrio do Trabalho e Emprego)


A NR-18 uma Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego, que trata das Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo, estabelecendo: Diretrizes de ordem administrativa. Diretrizes de planejamento. Diretrizes de organizao. Seu objetivo a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos de segurana nos processos, nas condies e no meio ambiente de trabalho na industria da construo civil. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR18, o artigo 200 inciso I da CLT. So Considerados atividades da Indstria da Construo: Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho e as atividades e servios de demolio, reparo, pintura, limpeza e manuteno de edifcios em geral, de qualquer nmero de pavimentos ou tipo de construo, inclusive manuteno de obras de urbanizao e paisagismo. A observncia do estabelecido dessa NR no desobriga os empregadores do cumprimento das disposies relativas s condies e meio ambiente de trabalho, determinadas na legislao federal, estadual e/ou municipal e em outras estabelecidas em negociaes coletivas de trabalho.

Sites recomendados www.ibracon.org.br www.comunidadedaconstrucao.com.br www.abcp.org.br http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_18.asp

AULA 08 PG 7

CONSTRUO DE EDIFCIOS

REFERNCIAS
BAUER, L. A. F. Materiais de construo. v. 1 e 2. So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos, 2005. v.1 e v.2. MEHTA, K.; MONTEIRO, P. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. So Paulo: Pini, 1994. HELENE, Paulo R. & TERZIAN P. Manual de dosagem e controle de concreto. So Paulo: Pini, SENAI. 1992. Thomaz, Ercio. Trincas em edifcios: causa, preveno e recuperao. So Paulo: Pini, 1989. CECHELLA, I. et al. (Ed.) Concreto: ensino, pesquisas e realizaes. v. 2. So Paulo: Ibracon, 2005. PETRUCCI, E. G. Materiais de construo. Porto Alegre: Globo, 1975. Sites recomendados www.ibracon.org.br www.comunidadedaconstrucao.com.br www.abcp.org.br http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_18.asp

AULA 08 PG 8

Vous aimerez peut-être aussi