Vous êtes sur la page 1sur 7

Uso e Ocupao do solo Rio Manso um municpio cuja populao, com cerca de 4646 pessoas, das quais 2862

2 (61,6%) vivem em areas urbanas ( IBGE. 2001), uma das menores entre os 853 municpios mineiros, o que caracteriza uma forte concentrao no mbito rural, de forma que as atividades do setor agropecurio, sejam de grande relevncia para a economia local. O setor agropecurio responsvel pela gerao de mais de 21% das riquezas, percentual este superior a mdia do Estado. Predomina a produo de hortalias voltada para o abastecimento da RMBH, alm da pecuria leiteira semi-intensiva. O setor secundrio, pouco diversificado, responsvel por quase um quarto do PIB municipal. Esto relacionadas a produo de cermicas de blocos de concreto ,manilhas, tijolos, alambiques, torrefao e moagem de caf, serralherias e marcenarias. O setor tercirio responsvel por 53% do PIB municipal, limitado oferta de bens e servios de primeira necessidade, como padarias, mercearias, lojas de material de construo e de produtos agroveterinrios. As atividades agropecurias ocupam mais da metade do territrio do municpio, o que acarreta na utilizao de grande parte da populao. Porm, o carter informal e de subsistncia de boa parte das atividades rurais, no contribuem para uma melhoria de renda de seus trabalhadores, o que se evidencia na relao PIB/habitantes de Rio Manso, abaixo da mdia Estadual. A topografia do territrio, com exceo das estreitas vrzeas e algumas vertentes pouco inclinadas , desfavorvel agricultura moderna. Os grupos de solos so trs: os Latossolos, os Podzlicos e os aluviais. Os Latossolos so pobres em nutrientes e em bases trocveis e ricos em metais como alumnio e ferro. Mas com aplicao de corretivos como a calagem e uso de fertilizantes minerais, tornam-se propcios para as atividades agrcolas. Os podslicos ocorrem em reas com topografia mais acidentada, suscepitveis a processos hidroerosivos quando no recobertos pelo manto vegetativo. Os solos aluviais, so ricos em nutrientes e utilizados como reas de pasto e cultivo. Por se localizar na regio do Quadriltero Ferrfero, atualmente com a expanso das atividades mineradoras, comea a despertar interesse de grandes empresas mineradoras, com um crescente processo de pesquisa e prospeco mineral de determinadas reas em seu municpio, no intuito de se viabilizar atividades de extrao mineral nas mesmas.

Aspectos ambientais em reas de preservao: Parque Estadual da Serra do Rola Moa APE Rio Manso

Localizao da rea avaliada para conservao e formao de corredores ecolgicos

Este alinhamento da Serra do Curral para Oeste, denominado como serra do Rola Moa e serra Trs Irmos, representa a principal conexo entre o Parque Estadual da Serra do Rola Moa e a regio compreendida pela APEE Rio Manso. Devido topografia de elevada declividade grande parte desta regio constitui-se em rea de Preservao Permanente (APP), havendo diversas reas cobertas com vegetao nativa. Ocupao do solo Alm das reas ocupadas por atividades minerais, existem algumas propriedades rurais junto ao sop da serra, as quais, paulatinamente vm cedendo espao ao parcelamento do solo pelo avano das reas de expanso urbana na forma de condomnios e chacreamentos. Padres fundirios

Quanto sua caracterizao fundiria, pela predominncia de terrenos de propriedade de empresas mineradoras, com destaque para a Cia Vale do Rio Doce. Seguindo-se em direo Oeste, pela vertente Norte da Serra, h terrenos de domnio da Minerao AVG, recm adquiridos da minerao Santa Paulina. Seguindo-se pela base da serra, ainda em sua vertente Sul, tem-se um curto trecho onde ocorrem pequenas propriedades rurais na rea de influncia da localidade de Casa Branca, at chegar-se Fazenda da Jangada de propriedade da Vale do Rio Doce, a qual possui mais de dois mil hectares cobertos por importantes reas de mata, cerrado e campos de altitude. Em seus segmentos localizados nos nveis altimtricos mais elevados, encontrase implantada a Mina da Jangada atualmente em fase de expanso da lavra. Alinhadas rea da Fazenda da Jangada, pela vertente norte da Serra dos Trs Irmos, existem terrenos de propriedade da Minerao Itaminas, com destaque para uma de suas Fazendas com rea aproximada de 300 hectares, a qual foi oferecida para a criao de RPPN, na forma de condicionante de licena ambiental expedida pelo Copam no ano de 1997. Seguindo a Serra em direo Oeste, agora pela sua vertente Sul, existem propriedades da Cia. Vale do Rio Doce, estas localizadas na rea de influncia da Mina do Pico dos Trs Irmos. Possuem grande exteno e possuem importantes remanescentes de vegetao nativa. Conectividades de ambientes naturais Trata-se de uma regio com elevada conectividade tanto entre ambientes florestais como entre campestres/savnicos ocorrentes ao longo do alinhamento serrano em crista e sop. conectividade entre copas de rvores. Riscos e conflitos de usos Por inserir-se em zona de ocorrncia de jazidas minrio de ferro, uma das principais atividades de presso ambiental deste setor unidade ambiental a atividade mineral. Cavas, pilhas de estril, reas de apoio administrativo e operacional e ampliaes recentes das atividades so registradas notadas ao longo de toda a Serra Trs Irmos.

Ressalta-se a tendncia de ampliaes das atividades minerais no municpio, e, se feitas as quais, se implementadas sem critrios que levem em conta a preservao de amostras significativas dos ambientes naturais, poder comprometer a conexo ecolgica. Aspecto geral da paisagem natural, composta de vegetao campestre nas maiores cotas altitudinais, florestas na base e vegetao savnica dispersa. APPE Serra Azul APPE Rio Manso

Localizao do Setor de rea avaliada para conservao e formao de corredores ecolgicos

Estas duas reas de proteo situam-se na poro Oeste da regio, estando sob responsabilidade da COPASA e representam importantes reas de mananciais hdricos para abastecimento da populao da RMBH. Constituem-se em reas de Proteo Especial criadas pelos Decretos 20.792 de 08/07/1980 e 27.928 de 15/03/1988, respectivamente. Em seu artigo 2 estes decretos declaram as florestas e demais formas de vegetao natural existentes nestas reas como de preservao permanente.

O intenso processo de ocupao do solo, envolvendo atividades minerrias, agropecurias e de expanso urbana, fez desse setor o de condies mais desfavorveis, entre todos os demais, para a implantao de corredores ecolgicos. Caracterizao ambiental a. Relevo Este setor caracteriza-se pela presena das formas de dissecao fluvial desenvolvidas sobre terrenos que tm por substrato o embasamento granitognissico, conformando morfologias de relevo arredondadas em colinas de topos abaulados e vertentes cncavo-convexas ravinadas e vales ligeiramente abertos, preenchidos por pequenas plancies aluvionares entulhando a base das encostas. A rede de drenagem relativamente densa em padro dendrtico e os divisores de guas so rebaixados. b. Hidrografia A rede hidrogrfica regionalmente comandada pelo rio Paraopeba, que tem no ribeiro Serra Azul, pela vertente setentrional da serra do Curral, e no rio Manso, pela vertente austral, os principais coletores de guas de abastecimento da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. c. Cobertura vegetal Os remanescentes de vegetao nativa se restringem a estreitas faixas florestais ao longo das drenagens e pequenos fragmentos isolados de cerrado ou florestas nas encostas, em geral suaves. A vegetao nativa representada por formas secundrias, j tendo sofrido diversos cortes. No entanto, possuem capacidade de regenerao, contendo diversas espcies com potencial de desenvolvimento. d. Ocupao do solo A rea de ligao entre as APPEs de Rio Manso e de Serra Azul caracteriza-se por densa ocupao minerria, urbana e agropecuria. Desenvolve-se intensa atividade de minerao de ferro, com grandes reas ocupadas por cavas, pilhas de estril, vias de acesso, estruturas de beneficiamento e reas de apoio. Os remanescentes florestais nessas reas se limitam a pequenos fragmentos isolados e a algumas estreitas faixas de matas ciliares acompanhando, de forma descontnua, trechos de cursos d gua.

e. Padres fundirios O padro de ocupao das propriedades rurais neste trecho bem marcado por pequenos stios voltados para recreio ou para a produo de hortigranjeiros. H tambm propriedades que desenvolvem pequena atividade pecuria, em especial, a leiteira. f. Conectividades de ambientes naturais As reas de ligao entre os mananciais de Rio Manso e Serra Azul, constituem, sem dvida, as de maior grau de dificuldade para o estabelecimento dos corredores ecolgicos, em funo da densa ocupao minerria, urbana e agropecuria. Nos trechos de maior altitude, ao longo da serra ocorre uma seqncia de minas de ferro, instaladas de forma quase que contnua, as quais, com suas grandes reas decapeadas, com cavas, cortes e aterros, constituem importante barreira no sentido leste-oeste. A nica rede de conexes de ambientes nativos se faz atravs das estreitas matas ciliares dos pequenos cursos dgua, mesmo assim com diversas interrupes referentes tanto s vias de acesso que cortam a rea, como a locais desmatados para fins diversos. No sentido norte-sul, a principal barreira ao corredor ecolgico nesse trecho a rodovia Br-381. Possuindo pistas duplas e trfego intenso esta estrada representa uma barreira de baixa permeabilidade. Apenas aves de vo superior a 100m e propgulos vegetativos com disperso area conseguem ultrapassar com facilidade a Br-381. Animais terrestres dificilmente conseguiro ultrapassar esta estrada, pois alm de evitarem a rea devido ao intenso movimento e ruptura de seu habitat, o risco de atropelamento grande. Animais arborcolas tm nesta rea uma barreira ao deslocamento, havendo, portanto, o isolamento entre as populaes instaladas em cada um dos lados da estrada.

Referncias: LEPSCH, Igo F. Formao e Conservao dos Solos So Paulo: Oficina de Textos, 2002 IEF - Instituto Estadual de Floresta: Identificao de reas Prioritrias para Implantao de Sistema de reas Protegidas e Corredores Ecolgicos no Setor Sul da RMBH Produzido por Sere Meio Ambiente Ltda. Brumadinho MG, 2002. Os Atributos do Gegrafo e a Paisagem Geogrfica de Rio Manso MG, Caderno de Geografia BH V. 16 N. 26 1 semestre, 2006

Classificao da Capacidade de Uso da Terra

Fonte: Formao e Conservao do Solo. LEPSCH, Igo F. Ed. Oficina de Textos, 2002

Fluxograma do Planejamento Racional do Uso da Terra

Fonte: Formao e Conservao do Solo. LEPSCH, Igo F. Ed. Oficina de Textos, 2002

Vous aimerez peut-être aussi