Vous êtes sur la page 1sur 2

Energia Solar O aumento da demanda e consumo de energia decorrente do progresso tecnolgico e do avano no desenvolvimento humano (caracterizado por parmetros

scioeconmicos) so apontados como os fatores mais importantes na acelerao das alteraes climticas e ambientais observadas e descritas pela comunidade cientfica. O crescimento do consumo de energia mais que triplicou aps a Revoluo Industrial e estudos recentes mostram uma tendncia de crescimento da demanda energtica em conseqncia da recuperao econmica nos pases em desenvolvimento. A tendncia de crescimento atual aponta que, provavelmente, na segunda dcada deste sculo, o consumo de energia nos pases desenvolvidos seja ultrapassado pelo consumo nos pases em desenvolvimento em virtude da melhoria dos parmetros scio-econmicos nesses pases [1]. O aumento da demanda energtica em conjunto com a possibilidade de reduo da oferta de combustveis convencionais e a crescente preocupao com a preservao do meio ambiente est impulsionando a comunidade cientfica a pesquisar e desenvolver fontes alternativas de energia menos poluentes, renovveis e que produzam pouco impacto ambiental. A Figura 1a apresenta a estrutura da matriz de oferta de energia primria brasileira e a Figura 1b a empregada na produo de eletricidade. A queima de combustveis fsseis responde por grande parte da demanda de energia no setor de transporte e atende a cerca de 40% da energia utilizada no setor agropecurio brasileiro causando a contribuio mais importante em emisso de gases do efeito estufa (CO2, CO, etc.) no Brasil. Programas de incentivo para adoo de queima de biomassa (etanol e biodiesel) esto em implementao no pas [2] e espera-se que num futuro prximo, a biomassa tenha uma contribuio significativa nesses setores reduzindo a contribuio brasileira para a emisso global de gases de efeito estufa.

.Figura 1 (a) Matriz energtica brasileira e (b) Matriz de energia eltrica [2].

Atualmente, a energia hidrulica a principal fonte de energia para gerao de eletricidade no Brasil. Apesar de ser considerada uma fonte renovvel e limpa, as usinas hidroeltricas produzem um impacto ambiental ainda no adequadamente avaliado, devido ao alagamento de grandes reas cultivveis [3]. Estudos mostram que gases do efeito estufa, principalmente o Metano (CH4), so emitidos para atmosfera em conseqncia de processos de degradao anaerbica da matria orgnica que ocorrem em reas alagadas [4]. Alm disso, as principais bacias hidrogrficas brasileiras com capacidade de gerao hidroeltrica de alta densidade energtica j esto praticamente esgotadas nos principais centros consumidores do Pas. O Brasil, por ser um pas localizado na sua maior parte na regio inter-tropical, possui grande potencial para aproveitamento de energia solar durante todo ano [6, 7]. A utilizao da energia solar traz benefcios a longo prazo para o pas, viabilizando o desenvolvimento de regies remotas onde o custo da eletrificao pela rede convencional demasiadamente alto com relao ao retorno financeiro do investimento, regulando a oferta de energia em perodos de estiagem, diminuindo a dependncia do mercado de petrleo e reduzindo as emisses de gases poluentes atmosfera como estabelece a Conferncia de Kyoto [8]. Existe um grande leque de possibilidades a mdio e longo prazo para aproveitamento dessa abundante forma de energia renovvel, que vai desde pequenos sistemas fotovoltaicos autnomos at as grandes centrais que empregam energia solar.

Vous aimerez peut-être aussi