Vous êtes sur la page 1sur 2

Alquota de 4% de ICMS nas operaes

Foi aprovada pela Comisso de Assuntos Econmicos CAE - do Senado, por 20 votos a 6, a Resoluo que determina a alterao da alquota interestadual do ICMS para produtos importados. Atualmente a alquota praticada nas operaes interestaduais com produtos importados de 7% para os estados do norte, nordeste, centro-oeste e Esprito Santo e 12 % para os estados do sul e sudeste, entretanto, alguns estados como Santa Catarina, Gois e Esprito Santo concederam benefcios fiscais aos produtos importados. A mencionada prtica adotada por esses estados originou a chamada guerra dos portos, uma vez queos benefcios concedidos, como iseno ou reduo da alquota na importao, no so homologadas pelo Conselho Nacional de Poltica Fazendria CONFAZ. Assim, o importador estabelecido em um estado que conceda beneficio fiscal, como por exemplo, alquota de 3% de ICMS na importao, ao revender o produto importado para outro estado o far com alquota de 7% ou 12%. O contribuinte adquirente se creditar no estado de origem da alquota de 7% ou 12%, o que resultar em dficit, no exemplo apresentado, de 4% ou 9% do imposto para o estado adquirente, tendo em vista que o imposto no recolhido integralmente, na origem, em decorrncia dos benefcios fiscais. Visando impor fim guerra dos portos em 25 de abril de 2012 foi aprovada, aps exaustivas discusses, a Resoluo do Senado Federal n 13 que unifica a alquota do ICMS para produtos importados. A Resoluo fixa a alquota do ICMS em 4% (quatro por cento) para as operaes interestaduais com produtos importados do exterior que ocorrero a partir de 1 de janeiro de 2013. A unificao trazida pela resoluo no alcanar todos os produtos importados. importante salientar que a fixao da alquota ser aplicvel aos bens e mercadorias importados que, aps seu desembarao aduaneiro, no sejam submetidos a processo de industrializao. Somente ser aplicada a alquota de 4% quando o produto resultante da industrializao for composto por produtos importados no percentual superior a 40% (quarenta por cento). Vejamos:

TAX

O Conselho Nacional de Poltica Fazendria CONFAZ poder regulamentar o processo de Certificao de Contedo Importao (CCI).A unificao no alcanar os bens e mercadorias importados que no tenham similar nacional, os produtos produzidos de acordo com os processos produtivos bsicos previstos em lei, tais como, aqueles produzidos na Zona Franca de Manaus, partes e peas de informtica referentes ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnolgico da Indstria de Semicondutores, o Plano Brasil Maior para incentivo ao setor de alta tecnologia e tambm o gs natural.

2012 KPMG Transnational Tax Services Ltda., uma sociedade simples brasileira, de responsabilidade limitada, e firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes e afiliadas KPMG International Cooperative (KPMG International), uma entidade sua. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil.

TAX

Diante da unificao do ICMS para produtos importados, iniciaram-se novas discusses no Senado sobre a postura do GGoverno para com os estados na implantao da unificao da alquota do ICMS e seus reflexos. O senador Luiz Henrique da Silveira apresentou emenda que estabelecia uma regra de transio para aplicao da alquota unificada a qual previa que a alquota fixada fosse atingida gradativamente no perodo de 4 anos, sendo, inicialmente, a transio em 2013 para a alquota de 10%, em 2014 a alquota passaria para 8%, em 2015 a reduo alcanaria 6% e somente em 2015 passaria aos 4% fixados, entretanto a emenda foi recusada. O Estado de Mato Grosso hoje concede aos seus contribuintes importadores o benefcio da aplicao da alquota de 2% do ICMS. O Governo do Estado declarou que a unificao da alquota do ICMS trar prejuzo ao errio em aproximadamente R$ 250.000.000,00 (duzentos e cinqenta milhes de reais) no ano. J o senador Casildo Maldaner, de Santa Catarina, declarou sua opinio no sentido que a unificao no soluciona os problemas da indstria brasileira e ainda desequilibra as contas dos estados afetados. Embora tantas discusses rondem o tema, o GGoverno manteve sua posio, uma vez que seu principal objetivo consiste no fim da guerra dos portos que resulta na concorrncia desleal entre o produto importado e o nacional, prejudicando demasiadamente a indstria nacional, principalmente naquelas estabelecidas nos estados com menor potencial econmico no pas. Por: Tatiana Carissio

Fonte: G1 Mato Grosso em 22/04/2012 http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/04/Governo-de-mt-contesta-possivel-unificacao-de-icms-de-importados.html Fonte: Jornal do Senado 09/05/2012 http://www12.senado.gov.br/noticias/jornal/edicoes/2012/05/09/unificacao-de-icms-sobreimportados-desequilibra-as-contas-dos-Governos-estaduais-diz-casildo-maldaner

2012 KPMG Transnational Tax Services Ltda., uma sociedade simples brasileira, de responsabilidade limitada, e firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes e afiliadas KPMG International Cooperative (KPMG International), uma entidade sua. Todos os direitos reservados. Impresso no Brasil.

Vous aimerez peut-être aussi