Vous êtes sur la page 1sur 6

RELEASES DE ALTO IMPACTO

4 principais razes que fazem o jornalista ler um release


Por:Rodrigo Azevedo Data:21/8/2012

O envio de releases no Brasil e no mundo uma das principais formas de divulgao para empresas de todos os portes. Mas estamos sabendo usar esse recurso? Em pesquisa realizada pelo Portal Comunique-se, os jornalistas informam que mais da metade dos releases recebidos so deletados, sem d nem piedade.

Procuramos saber ento o que levam os jornalistas a lerem a outra metade. Confira aqui as quatro principais razes que levam o jornalista a ler um release:

1. Ttulo da mensagem Capriche no assunto/subject de seu release. Vale a pena investir um tempo nisso, pois o item nmero 1 na deciso de leitura. Ttulos curtos costumam ser uma boa opo, pois aparecem inteiro nos leitores de emails dos jornalistas, mas essa no uma regra obrigatria. Ttulos em geral contam o "fim do filme". Se for um release para divulgar o resultado de uma companhia listada na bolsa, um bom ttulo seria "[EMPRESA] divulga seus resultados para o 1o Trimestre, com crescimento de 32%".

2. Uso de remetentes customizados Em geral, os releases so enviados tendo como remetente o nome do assessor ou o nome da agncia. Mas o ideal que o remetente seja decidido caso a caso, na hora do disparo. A escolha entre nome do assessor, da agncia ou do cliente, depende de como voc responder a seguinte pergunta: "Qual dos trs agrega maisa valor para aquela divulgao?". Fica melhor explicar esse conceito usando exemplos. Exemplo 1: Supondo que vc trabalhe em uma agncia especializada em gastronomia. Ou seja, sua agncia s tem clientes que so restaurantes e

muito reconhecida por isso. E vc tem um cliente novo, um restaurante ainda pouco conhecido. Nesse caso, o nome de sua agncia mais forte do que o do cliente e seria uma boa escolha de remetente.

Exemplo 2: Supondo que agora voc seja um assessor de imprensa que trabalhou anos na editoria de gastronomia, em diversos veculos de expresso. Tem um nome forte no meio. E agora vc trabalha em uma agncia pouco reconhecida nessa rea. Nesse caso, seu nome no "from" do release seria uma melhor opo.

Exemplo 3: Neste ltimo email, vamos considerar que voc atende uma grande empresa, com uma marca muito forte, por exemplo, a Embraer. Nesse caso, no restam dvidas que a melhor opo seria suar "EMBRAER" como remetente.

3. Mensagem personalizada Basicamente, estamos falando aqui em inserir o primeiro nome do jornalista no corpo do email. Alguns acreditam que isso poderia ser percebido pelo destinatrio como um artifcio bobo. Mas as estatsticas no mentem. Emails em geral, quando customizados, geram mais leitura, cliques e resultados. Com a tecnologia certa, o release pode ser disparado um a um, personalizado. Com isso, no se utiliza aquele recurso de "cpia oculta" e cada jornalista recebe seu release como se fosse nico. O release poderia receber no incio algo como: "Alberto, segue release para sua avaliao. Aguardo um retorno:".

4. Follow up do responsvel pelo release Apesar de chato, considerando a enorme quantidade de releases que os jornalistas recebem todos os dias, um bom follow up pode ajudar de forma decisiva a voc emplacar aquela matria. Nesse caso, se voc souber quem leu e quantas vezes leu seu release, poder focar seu follow naqueles realmente interessados, ganhando em produtividade.

O C-PRESS e C-MAIL trabalham em conjunto e podem enviar releases personalizados de forma automtica, indicar quais jornalistas leram seu release e quantos vezes fez isso, facilitando o processo de follow. Tambm permite personalizar o remetente a cada envio, aumentando as chances de leitura.

http://blog.comunique-se.com.br/Show.aspx? idMateria=3RTw3YkT3Oxy950HZCFNqQ==, acesso 19/10/2012

O atlas da mdia brasileira, segmentado em 92 editorias. Soluo completa para divulgao de empresas e produtos.

Mais de 70 mil jornalistas de todo o pas, divididos em cerca de 92 editorias. Profissionais de jornal, revista, rdio, TV, agncias de notcias e web, disponveis para acesso de qualquer lugar do mundo, pela internet. Alm disso, uma soluo integrada para distribuio de releases. Esse o C-Press, soluo na nuvem para divulgao de empresas e produtos.

1.Autonomia E PRATICIDADE Acesso a internet e ao Comunique-se Press. o que voc precisa para ter os contatos da imprensa brasileira a seu dispor. Escolha seus contatos por veculo, localidade, cargo, editoria ou tipo de veiculao.

2.Atualizao DIRIA O Comunique-se tem um departamento de pesquisa e atualizao com cerca de 20 profissionais. Todos os dias, milhares de contatos jornalsticos so atualizados ou inseridos em nossa base.

3.Atendimento personalizado Profissionais especializados em prestar suporte a dvidas, repassar orientaes e encontrar as melhores solues para sua empresa .

4Networking Amplie sua rede de relacionamentos, mantendo contato com todos os jornalistas do Brasil.

Sob medida para sua empresa:


Mailing+ - Todas as funcionalidades e editorias do Comunique-se Press + Distribuidor de releases. Mailing Light Nmero definido de editorias + Distribuidor de Releases (opcional). Mailing Avulso Aquisio de contatos avulsos. Mnimo de 100 contatos por lista

Distribuidor e E-mail MKT / Release Multimdia


Comunicao profissional por e-mail.Envio de comunicados, fatos e resultados, com controle de mtricas e muito mais. Distribua sua mensagem de maneira fcil, gil e eficaz com os servios e ferramentas do Comunique-se Mail. Distribuidor

1.Rapidez e praticidade Envie seus releases de forma rpida e funcional, atravs de nosso distribuidor. Acesse nossa ferramenta de qualquer computador do mundo, conectado Internet.

2.release personalizado Com nossa ferramenta exclusiva, voc poder criar seus releases com layout, programao e envio personalizado, de forma gil e prtica.

3.pblico alvo O distribuidor de releases garante total autonomia para sua empresa, voc escolhe pra quem mandar a mensagem e como atingir o pblico desejado.

4.relatrio DE resultados Aps cada envio, gerado um relatrio automtico, onde possvel visualizar quem abriu seu texto, quantas vezes o leu e a quantidade de e-mails no entregues, com o devido motivo.

E-mail MKT / Release Multimdia

1. personalize sua mensagem O Comunique-se Mail tem uma equipe de designers especializada em transformar sua mensagem em uma verdadeira obra prima. Sua mensagem com layout diferenciado, possibilidade de insero de vdeos e udio, como voc planejou.

2. o mailing mais completo A base de dados do Comunique-se possui cerca de 80 mil profissionais da comunicao. So milhares de formadores de opinio, de todo o Brasil, sua disposio.

3. relatrio DE resultados Aps cada envio, gerado um relatrio automtico, onde possvel visualizar quem abriu seu texto, quantas vezes o leu e a quantidade de e-mails no entregues, com o devido motivo.

Vous aimerez peut-être aussi