Vous êtes sur la page 1sur 4

Escherichia coli (EPEC, ETEC, EHEC)

MORFOLOGIA E. coli, o organismo anaerbio facultativo mais comum no intestino humano, distinguido dos outros membros da famlia Enterobacteriaceae principalmente com base em sua capacidade de fermentar lactose e produzir indol, bem como por sua capacidade de hidrolisar ureia. Diversos fatores de virulncia so compartilhados pela maioria dos membros das espcies. Tais fatores incluem a capacidade de produzir um lipopolissacardeo altamente reativo junto ao envelope celular, capacidade de produzir fmbrias ligadoras de manose de tipo 1 (apndices de superfcie adesivos semelhantes a fios de cabelo) e (em muitas cepas) capacidade de produzir uma cpsula antifagoctica e de sequestrar ferro. GENERALIDADES A E. coli assume a forma de um bacilo e pertence famlia das Enterobacteriaceae. So aerbias e anaerbias facultativas. O seu habitat natural o lmen intestinal dos seres humanos e de outros animais de sangue quente. Possui mltiplos flagelos dispostos em volta da clula. A E. coli um dos poucos seres vivos capazes de produzir todos os componentes de que so feitos, a partir de compostos bsicos e fontes de energia suficientes. Ela lactase positiva, uma enzima fermentadora de acares que grandemente responsvel pela flatulncia de cada pessoa, especialmente aps o consumo de leite e seus derivados. Possuem fmbrias ou adesinas que permitem a sua fixao, impedindo o arrastamento pela urina ou diarreia. Muitas produzem exotoxinas, so susceptveis aos ambientes secos, aos quais no resistem. Possuem lipopolissacardeo (LPS), como todas as bactrias Gram-negativas. Esta molcula externa ativa o sistema imunitrio de forma desproporcionada e a vasodilatao excessiva provocada pelas citocinas produzidas podem levar ao choque sptico e morte em casos de septicmia. Na E. coli, o genoma tem quase 5 milhes de pares de bases e vrios milhares de genes codificando mais de 4000 protenas (o genoma humano tem 3 bilhes de pares de bases e cerca de 27 mil protenas). EPIDEMIOLOGIA Existem em grande numero na microbiota normal do intestino. Cada pessoa evacua em mdia, com as fezes, um trilho de bactrias E.coli todos os dias. A doena devida disseminao, noutros rgos, das estirpes intestinais normais; ou nos casos de enterite ou meningite neonatal invaso do lmen intestinal por estirpes diferentes daquelas normais no indivduo.

A presena da E.coli em gua ou alimentos indicativa de contaminao com fezes humanas (ou mais raramente de outros animais). A quantidade de E.coli em cada mililitro de gua uma das principais medidas usadas no controlo da higiene da gua potvel municipal, preparados alimentares e gua de piscinas. Esta medida conhecida oficialmente como ndice coliforme da gua. A estirpe de E.coli que existe normalmente nos intestinos de um determinado indivduo bem conhecida e controlada pelo seu sistema imunitrio, e raramente causa problemas, exceto quando h debilidade do indivduo. A maioria das doenas devido a E.coli vindas de indivduos diferentes e, portanto de estirpe diferente, no reconhecida pelos linfcitos. As intoxicaes alimentares em particular so quase sempre devidas a bactrias de estirpes radicalmente diferentes. por este motivo que raro um Europeu, por exemplo, apanhar intoxicao alimentar de uma E.coli existente noutro pas da Europa, porque mesmo uma E.coli do Reino Unido suficientemente parecida com uma de Portugal para um portugus no apanhar intoxicao quando ingere uma salada mal lavada nesse pas. Pela mesma razo um brasileiro no apanha intoxicaes alimentares na Argentina e com certeza apanharia uma intoxicao alimentar severa ao ingerir uma salada mal lavada em Portugal e, com ela, uma E.coli para a qual no tem defesas. No entanto, se um portugus ou ingls for a um pas distante, como por exemplo, ao Mxico, facilmente pode ingerir uma E.coli para a qual no tem defesas e apanhar uma intoxicao alimentar severa numa salada mal lavada que um mexicano na mesa ao lado ingere sem consequncias. Variantes: Subtipos patognicos mais importantes

EPEC ("Enteropathogenic E.coli" ; E.coli Enteropatognica): causam diarreias no sanguinolentas epidmicas em crianas, especialmente em pases pobres. Tm um fator de adeso aos entercitos e produzem enterotoxinas, resultando em destruio dos vilos do intestino delgado, com m absoro dos nutrientes e consequente diarreia osmtica. H tambm febre, nuseas e vmitos. A EPEC foi a primeira categoria de E. Coli diarreiognica identificada. Os primeiros estudos epidemiolgicos relacionando EPEC com diarreia humana foram publicados na Alemanha nas dcadas de 1920 e 1930.

ETEC ("Enterotoxic E.coli; E.coli Enterotoxinognica): so a causa mais comum de diarreia do turista, sendo ingeridas em grandes nmeros em comida mal cozida ou gua contaminada com detritos fecais. Resolve com imunidade durante vrios meses, logo o turista normalmente s apanhado uma vez. Infectam principalmente o intestino delgado. Sintomas adicionais so dores violentas abdominais, vmitos, nuseas e febre baixa. Produzem enterotoxinas semelhantes toxina da clera, com atividade de adenilato ciclase. O aumento do GMPc (um mediador) dentro do entercito causa aumento da secreo de electrlitos como cloro e sdio para o lmen intestinal, seguidos de gua por osmose. O resultado diarreia profusa aquosa, tipo gua de arroz, sem sangue. A bactria tem fmbrias que lhe permite aderir fortemente ao epitlio e no ser completamente arrastada pela diarreia volumosa. A doena perigosa para crianas pequenas devido desidratao. Deve lhes ser administrada bastante gua (mais melhor que menos) com um pouco de sal e acar.

EHEC ("Enterohemorragic E.coli" ; E.coli Entero-hemorrgica): causam diarreia aquosa inicial que pode progredir em colite hemorrgica e sndrome hemolticourmico (que ocorre em 5% das infeces por EHEC). Tm fmbrias aderentes e produzem uma toxina semelhante shiga-toxina produzida pela Shigella. Podem provocar anemia, trombocitopenia e insuficincia renal aguda potencialmente perigosa.

DIAGNSTICO O diagnstico feito pela cultura de amostras dos lquidos infectados e observao microscpica com anlises bioqumicas. So usadas tcnicas genticas para identificar genes presentes no genoma da E.coli. Pode causar dor no final ao urinar, ardncia. Causa hematuria (que sangue), odor ftido. A E.coli pode ser resistente a um nmero crescente de antibiticos, mas uma estirpe raramente a mais de dois ou trs frmacos. Antibiticos aconselhados so a aminopenicilina, cefalosporinas, quinolonas, estreptomicina, cido nalidixico, ampicilina, cefalotina, ciprofloxacina, gentamicina, levofloxacina, nitrofurantoina, trimetoprim e/ou cotrimazole. A escolha do antibitico feita por testes in vitro de susceptibilidade. Em caso de enterite com diarreia abundante deve ser administrada gua com um pouco de sal e acar (soro caseiro), especialmente em climas quentes e em crianas para evitar a desidratao potencialmente perigosa. No h necessidade de outros tratamentos para a flora intestinal. COLIFORME FECAL Os coliformes fecais (termotolerantes) incluem trs gneros, Escherichia, Enterobacter e Klebsiella, sendo a cepas de Enterobacter e Klebsiella de origem no fecal. A E. coli tem seu habitat no trato gastrintestinal sendo indicadora de contaminao fecal. Pode desintegrar com um tipo de formol. Pode desaparecer com ranger, sua principal funo fazer com que as pessoas fiquem com o intestino regularizado. Seu nome cientfico coliformus restartuais pignomentrais sdium. PATOLOGIA A E.coli est entre as principais causas de:

Toxinfeco alimentar: uma causa importante de Gastroenterites. Infeco do trato urinrio (ITU): a mais frequente (cerca de 80% dos casos) causa desta condio em mulheres jovens, podendo complicar em pielonefrite. Resultam da ascenso do organismo do intestino pelo nus at ao orifcio urinrio e invaso da uretra, bexiga e ureteres. Frequentemente causadas pelo serovar UPEC. Tambm conhecida como cistite da lua de mel devido propenso para aparecer em mulheres sexualmente ativas. Colecistite

Apendicite Peritonite: se perfurarem as paredes intestinas ou do trato urinrio. A mortalidade alta. Meningite: a maioria dos casos de meningite em neonatos causada pela E.coli. Infeces de feridas Septicmia: causam 15% dos casos da multiplicao sangunea frequentemente fatal; contra 20% por Staphylococcus aureus. uma complicao de estgios avanados no tratados de doena nas vias urinrias ou gastrointestinais. A mortalidade relativamente alta.

PROFILAXIA Preveno de infeco por Escherichia coli, a infeco por Escherichia coli Shiga Toxignicas podem ser prevenidas das seguintes formas:
Lavar as mos cuidadosamente depois de usar o banheiro, trocar fraldas

antes

de

preparar

ou

comer

alimentos.

Lavar as mos depois de contato com animais em seu ambiente

(fazendas,
Evitar

zoolgicos, laticnios no

feiras). pasteurizados.

Evitar engolir gua ao nadar em lagos, represas e piscinas.

Vous aimerez peut-être aussi