Vous êtes sur la page 1sur 31

Universidade Federal do Cear Centro de Cincias Agrrias Engenharia de Pesca

BIORREMEDIAO DO EFLUENTE PROVENIENTE DA CARCINICULTURA POR MICROALGAS

Clique para editar o estilo do subttulo mestre


JOO HENRIQUE CAVALCANTE BEZERRA

Introduo

A gua indispensvel para a manuteno da vida, encontra-se nos oceanos 97,5% dessa gua e na gua doce com 2,5% (SILVESTRE, 2003). E apenas 0,15% da gua doce encontrase disponvel para uso em vrias atividades, (MACDO, 2005). Fornecimento urbano, Gerao de energia, Irrigao, Navegao, AQUICULTURA e Harmonia paisagstica.

Segundo CAMARGO; POUEY, (2005) a aquicultura e uma alternativa na produo de pescado

Fonte: https://www.was.org/LAC-

Fonte: SOFIA 2010, FAO

Fonte: SOFIA 2010, FAO

Atualmente a aquicultura uma das atividades com maior representatividade na produo de protena de origem animal a nvel mundial (BEZERRA, 2008).

Fonte: SOFIA 2010, FAO

Carcinicultura corresponde criao de crustceos, com um maior destaque para a produo de camares (MELLO, 2007). No perodo de 1998 a 2003, a carcinicultura brasileira cresceu em ritmo acelerado com taxas de 60% ao ano, atingindo a produo de 90.190 toneladas em 2003 (SANCHES; PANNUTI; SEBASTIANI, 2008).

Fonte: SOFIA 2010, FAO

Segundo a FAO (2009), a carcinicultura marinha foi atividade que mais gerou renda em relao a outros cultivos, correspondendo a 15,4% da renda total gerada pela

Fonte: SOFIA 2010, FAO

Cultivo intensivo causa vrios impactos ambientais, tm causado um alerta na sociedade quanto a sustentabilidade desta atividade (JONES et al., 2002) A contaminao dos corpos hdricos pelos efluentes poder resultar em um rpido declnio da atividade (OSTRENSKY et al., 2000).

Os efluentes apresentam concentraes mais altas de nutrientes dissolvidos e partculas em suspenso quando comparados afluente (MCINTOSH; FITZSIMMONS, 2003). O tratamento desses efluentes faz parte, atualmente, dos sistemas de produo da aquicultura moderna (VALENTI, 2000).

As microalgas englobam microorganismos que possuem clorofila e outros pigmentos fotossintticos (RAVEN et al., 2001) De acordo com Ohse et al. (2007), j so conhecidas, aproximadamente, mais de 100.000 espcies. Podem ser divididos em dois grupos de acordo com a estrutura celular, os procariticos e os

Fonte: Das microalgas ao Biodiesel (Universidade de Porto)

Biorremediao utilizao de organismo vivos, especialmente microorganismos, para degradar ou transformar poluentes ambientais em substncias de menor toxicidade.(ROCHA , et al, 2009) As microalgas removem compostos nitrogenados, fosfatados, metais pesados (YAN & PAN, 2002), alguns compostos orgnicos txicos como fenis e clorofenis (HIROOKA et al., 2003; LIMA et al. 2004).

Nos efluentes provenientes da aquicultura h a predominncia de nitrognio na formal amoniacal (LOURENO, 2006) Segundo MAESTRINI; ROBERT (1981), essa a forma preferencialmente assimilada pelas microalgas.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi cultivar as microalgas Nannochloropsis oculata, Phaedactylum tricornutum e Spirulina platensis em um efluente da carcinicultura e avaliar a taxa de reduo da amnia presente na gua.

Materiais e Mtodos

Phaeodactylum tricornutum Classificao: Classe Bacillariophyceae Ordem - Naviculales Famlia Phaeodactylaceae Gnero - Phaeodactylum

Fonte: Algabase

Materiais e Mtodos

Spirulina platensis Classificao: Classe - Cyanophyceae Ordem - Pseudanabaenales Famlia Pseudanabaenacea Gnero - Spirulina

Fonte: http://www.soleybio.com

Materiais e Mtodos

Nannochloropsis oculata Classificao: Classe - Eutigmatophyceae Ordem - Eustigmatales Famlia - Monodopsidaceae Gnero - Nannochloropsis

Fonte: http://www.algaelink.com

As cepas das trs microalgas foram cultivadas em seus respectivos meios qumicos at um volume de 50 mL. Aps a devida adaptao das cepas ao efluente da carcinicultura, 40 mL de cada inculo + 360 mL do efluente,transferida para recipiente de 500mL A partir desse momento, o volume das culturas foi mantido constante, caracterizando um cultivo do tipo estacionrio (LOURENO, 2006).

Os cultivos foram realizados em quatro repeties As condies abiticas como temperatura 28 1 C e intensidade luminosa 20 E m-2 S-1 foram mantidas constantes A salinidade de 20 para os cultivos de N. oculata e S. platensis, e 30 para P. tricornutum

Materiais e Mtodos

O acompanhamento do crescimento populacional foi realizado, atravs da contagem celular (DC) e por espectrofotometria a 680 nm para N. oculata e S. platensis e a 700 nm para P. tricornutum. Determinao das equaes de regresso linear para cada cultura.

As curvas de crescimento de cada espcie e taxas de crescimento dirio (divises dia-1) de acordo com Loureno (2006). Onde: K taxa de crescimento em duplicao por dia (divises dia-1), N0 e Nf DO no incio e no dia em que o cultivo obteve a mxima concentrao celular, respectivamente. Dt tempo de cultivo em dias. K = log2 (Nf / N0) / Dt,

Correlao linear N. oculata

Correlao linear P. tricornutum

Correlao linear S. platensis

Amostras de 25 mL e centrifugadas a 3.000 x g por 5 min Foram adicionadas trs gotas de lcool polivinil + uma gota de estabilizante mineral por parte de sal + 1 mL do reagente de Nessler em cada amostra e, aps 1 min de reao leitura da absorbncia a 425 nm.

As determinaes foram realizadas em trs momentos do cultivo, no incio, na fase de crescimento exponencial e na fase estacionria, sendo os valores expressos em mg L-1.

Curvas de crescimento (linhas) e depleo de amnia (colunas) obtidas nos cultivos das microalgas N. oculata

Curvas de crescimento (linhas) e depleo de amnia (colunas) obtidas nos cultivos das microalgas P. tricornutum Curvas de crescimento (linhas) e depleo de amnia (colunas) obtidas nos cultivos das microalgas

As mdias foram comparadas pelo teste de Tukey com P 0,05 no programa Bioestat 5.0.

Concluso

Com a realizao do presente trabalho, podemos concluir que as microalgas utilizadas se adaptaram perfeitamente ao cultivo no efluente da carcinicultura e foram capazes de reduzir a maior parte da amnia presente no referido efluente. Dessa forma, essas espcies podem vir a ser utilizadas na mitigao dos impactos negativos da aquicultura intensiva.

Obrigado

Vous aimerez peut-être aussi